Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 8 Mensagens ] 
Uma mesa, muitas dúvidas 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Sáb Ago 25, 2012 10:24 pm
Mensagem Uma mesa, muitas dúvidas
Amigos,

Agora que meu atual projeto da casinha das crianças está acabado, a próxima incumbência é fazer uma mesa.

A ídeia é fazer o tampo com uma sobra de taco palito que tenho estocado em casa faz um bom tempo. O taco tem 30x30mm e o comprimento é bem variado pois comprei um "aproveitamento" de taco, ou seja, a fábrica vende os tacos que não ficaram com o comprimento padrão (suponho que seja as pontas das ripas), mas esse fato, para mim, não tira a beleza do piso, ou mesa, neste caso.

Eu pesquisei o assunto aqui no forum, mas infelizmente ainda sou "café com leite" não consigo ver as imagens e anexos, então perdoem se estou incorrendo em alguma redundância. Então vamos as dúvidas:

Eu vou ter que assentar os tacos em uma superfície razoavelmente plana, estável e que forneça um pouco de sustentação, o que seria mais indicado? MDF? MDP? Compensado?

Certamente vou precisar de algum reforço na estrutura para evitar que empene. O que seria mais adequado?

Cola branca resolve? Melhor usar alguma outra?

No assoalho, a empresa que assentou passou um cruzamento de enceradeira com lixadeira gigante para desbastar os desníveis, alguma dica para facilitar a vida na hora de nivelar o tampo? Eu tenho só uma roto-orbital e não vai prestar para esse serviço bruto.

Sei que depende muito de gosto, mas alguma dica de acabamento? Eu não gosto de brilho, prefiro o tom natural da madeira, sugestões nesse aspecto são muito bem vindas. Verniz, Sinteco, óleos?

Essas são as primeiras de muitas dúvidas, e agradeço antecipadamente qualquer sugestão ou ajuda.

Quanto ao projeto, ainda não tenho detalhes, mas estou pensando em fazer a borda dupla para dar a ilusão de uma tábua mais grossa, e fazer os pés no torno (torno pequeno, vou ter que fazer 2 parte macho/fêmea). Vou somente arredondar as arestas com a tupia.

Mais uma vez obrigado a todos.

Fernando

Seg Set 03, 2012 5:38 pm
Membro

Data de registro: Sáb Fev 18, 2012 2:27 pm
Mensagem Re: Uma mesa, muitas dúvidas
Vou dar meus pitacos. Com a ajuda dos demais colegas tenho certeza de que você vai sanar todas as suas dúvidas:

1) Como superfície para assentar as peças, eu iria de MDF. Eu gosto do MDF pela facilidade de trabalhar nele e pela facilidade de aplicar qualquer tipo de acabamento

2) Apesar de existirem vários tipos de cola específicas para madeira, cola branca PVA funciona muito bem e você não vai ter problemas com ela.

3) Eu também gosto de acabamento sem muito brilho (quanto mais preserva cores e características da madeira, mais eu gosto), então sou um grande fã de óleos (linhaça e mineral). Só não se esqueça que eles demoram muito tempo para secar (até uma semana após a primeira demão, até duas para as demais), então tem que ter paciência e esperar bastante antes de poder usar o móvel.

4) Dependendo do vão livre, você vai precisar de reforços (mão francesa, suportes, travessas, etc...) para não empenar. Para escolher o reforço, precisamos de mais detalhes do seu projeto.

5) A mais difícil deixei para o final. Supondo-se que você cole os tacos no MDF, eu não tenho uma boa idéia para alisar tudo. Uma roto-orbital realmente não vai dar conta:
a) Montar o painel, colocar no chão e passar a mesma lixadeira de assoalho ?
b) Colar os tacos e um tampo de vidro por cima, colocando-se pequenos calços de silicone onde necessário para nivelar ?
c) Fazer o tampo em forma de bandeja, encher de resina e ir colocando os tacos "boiando" na resina ?

Vamos torcer para que o pessoal aqui tenha mais sugestões !

Abraços,
Fábio Reis.

Seg Set 03, 2012 10:41 pm
Membro

Data de registro: Sex Jun 10, 2011 11:46 pm
Para minimizar os desníveis entre os tacos e facilitar o acabamento com a lixadeira, eu colocaria os tacos com as suas faces voltadas para baixo em cima de uma superfície plana e firme (por exemplo, uma chapa de MDF sobre o piso) e colaria a chapa (que seria usada como base para os tacos) no verso dos tacos...

Assim, as faces dos tacos ficarão niveladas e as irregularidades ficarão no verso do painel...

Ter Set 04, 2012 4:07 pm
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
A idéia do André não é má, embora dessa forma fique muito mais difícil controlar o espaçamento e posicionamento dos tacos. Caso você decida por fazer do modo tradicional, o nivelamento final pode ser feito com uma tupia ou lixadeira de cinta e então o acabamento com a sua lixadeira roto-orbital.

Se eu estivesse tocando esse projeto, iria optar pela tupia. Para isso, contudo, você vai precisar fazer um jig (simples). Abaixo um vídeo ensinando o processo, que pode ser utilizado para o nivelamento de qualquer superfície plana de madeira:

:up:

Ter Set 04, 2012 4:28 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Set 14, 2010 11:11 am
Ola Fernando, mais uns pitacos, mas antes, esclareça umas coisas:
- espessura média dos tacos
- cor(es)
- quantidade (area total a ser conseguida com o material que voce tem)
- quais as ferramentas que tens

A partir das informações acima, eu pensaria numa moldura de madeira maciça com cor adequada e a espessura que englobasse os tacos mais a chapa de base.

Para a montagem, estou com os Amigos, uma chapa no chão,devidamente encerada ou coberta com papel, a moldura, já pronta, sobre ela, os tacos distribuidos de acordo, cola o suficiente e a chapa base.........rapaz gostaria de encontrar um video pra te ajudar mais.....
pois falar, é facil estou vendo na minha mente, ,pena que não transmito pensamentos.....vou procurar.....

Ter Set 04, 2012 4:47 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Olha, particularmente, acho que a maneira mais simples, embora braçal, de fazer o nivelamento, é com uma plaina manual, de prefência número 5 para cima. Por ser uma mesa, o ideal seria uma plaina 6 ou 7, mas, como é raro encontrar uma dessas, vai de 5 mesmo. A montagem da base estou com o pessoal: MDF ou compensado 10 ou 15mm e uma ou duas travessas no quadro para evitar empenamento, dependedo das dimensões da mesa. Abraços!

Ter Set 04, 2012 5:18 pm
Membro

Data de registro: Sáb Ago 25, 2012 10:24 pm
 Re: Uma mesa, muitas dúvidas
Pessoal,

Muito obrigado pela ajuda!

O que serviu de inspiração foi a mesa da capa dessa revista:

Vou tentar esclarecer um pouco as perguntas:

fabioreis escreveu:
4) Dependendo do vão livre, você vai precisar de reforços (mão francesa, suportes, travessas, etc...) para não empenar. Para escolher o reforço, precisamos de mais detalhes do seu projeto.
Fábio Reis.

Chegamos a um acordo sobre o tamanho da mesa que mais se adequaria ao nosso espaço, e 90x200cm é o ideal. Nos demais pontos acho que vou fechar com MDF mesmo.

Antes de comentar sobre o sobre o assentamento dos tacos e nivelamento, cabe um detalhamento do material. Os tacos são perfeitamente emparelhados com altura e largura exatas de 3 cm, e o comprimento varia bastante (entre 10 e 50 cm), e já estão estocados por 2 anos sem empenar, portanto não temo problemas.

andretrigo escreveu:
Para minimizar os desníveis entre os tacos e facilitar o acabamento com a lixadeira, eu colocaria os tacos com as suas faces voltadas para baixo em cima de uma superfície plana e firme (por exemplo, uma chapa de MDF sobre o piso) e colaria a chapa (que seria usada como base para os tacos) no verso dos tacos...

Assim, as faces dos tacos ficarão niveladas e as irregularidades ficarão no verso do painel...

O problema é que os tacos são assentados um a um com ajuda de um martelo, para "socar" bem contra a superfície, temo que com essa solução acabe por ter uma adesão desigual. O que você acha?

dagoonun escreveu:
...
- cor(es)
...
- quais as ferramentas que tens

Para a montagem, estou com os Amigos, uma chapa no chão,devidamente encerada ou coberta com papel, a moldura, já pronta, sobre ela, os tacos distribuidos de acordo, cola o suficiente e a chapa base.........rapaz gostaria de encontrar um video pra te ajudar mais.....
pois falar, é facil estou vendo na minha mente, ,pena que não transmito pensamentos.....vou procurar.....

Dagoberto, eu captei a transmissão de pensamento :D, Mas será que não vou ter o problema de adesão conforme comentei com acima?

A madeira está identificada como peroba dourada na caixa, portanto o tom vaira entre amarelo claro e marrom claro, mas prefiro sem moldura, a menos que não tenha outra opção, pois acho legal o visual do topo da madeira na lateral do tampo.

Eu tenho uma tupia de coluna, serra de bancada, serra tico-tico e lixadeira roto-orbital, e ainda tenho como emprestar serra circular, fora as ferramentas manuais. E sempre tem a opção de alugar alguma coisa e usar feito louco no final de semana.

Lauro escreveu:
Olha, particularmente, acho que a maneira mais simples, embora braçal, de fazer o nivelamento, é com uma plaina manual, de prefência número 5 para cima. Por ser uma mesa, o ideal seria uma plaina 6 ou 7, mas, como é raro encontrar uma dessas, vai de 5 mesmo. A montagem da base estou com o pessoal: MDF ou compensado 10 ou 15mm e uma ou duas travessas no quadro para evitar empenamento, dependedo das dimensões da mesa. Abraços!

Infelizmente não tenho plainas (posso até emprestar). Seria uma boa desculpa para comprar......

yankleber escreveu:
A idéia do André não é má, embora dessa forma fique muito mais difícil controlar o espaçamento e posicionamento dos tacos. Caso você decida por fazer do modo tradicional, o nivelamento final pode ser feito com uma tupia ou lixadeira de cinta e então o acabamento com a sua lixadeira roto-orbital.

Se eu estivesse tocando esse projeto, iria optar pela tupia. Para isso, contudo, você vai precisar fazer um jig (simples). Abaixo um vídeo ensinando o processo, que pode ser utilizado para o nivelamento de qualquer superfície plana de madeira:

Dada a falta de plaina e a disponibilidade de tupia, me parece uma boa opção :-) Já tinha visto esse vídeo, pena a cabeça não lembrou disso para o problema aqui presente..

Fabio, André, Yan, Dagoberto e Lauro, muito obrigado pelos sempre bem vindos palpites. Quanto mais melhor!

Como dizemos aqui no interior de SP "Toró de parpite" (brainstorming)

Fernando

Ter Set 04, 2012 11:02 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Set 14, 2010 11:11 am
---------
HeHeHe!!!! Fernando!!! Legal ter captado "amado mestre".....

uma idéia inicial, já que não queres ai, uma moldura definitiva, podes criar uma de molde, um espaço para distribuir os tacos.......
-para as molduras, seriam duas peças de 200 cm e duas de 100 cm
- sobre a placa de apoio, no chão, colocarias tres lados ( reguas de mdf), aparafusados na placa, perfazendo os ditos 200X90 cm ,de espaço interno, empapelaria esta area com excesso no lado livre e começaria a distribuir os tacos com abundancia de cola, tipo intarsia, montando seu quebra-cabeça......
- hummmmm, será que dá pra montar tudo, mais ou menos rapido???????
- se não tiver tempo, vai fazendo, na medida do possivel, montando faixas de "x" lagura por 200 cm de comprimento, dentro do "C", prensa com a quarta regua(aparafusando), já que os tacos tem largura homogenea e coloca papel por cima, coloca outra placa provisória com uns pesos.....mais de 24 horas de espera,.....continuas captando.........teras que ter paciencia, é um processo demorado coisa até, pra ser feita por partes , esperando a secagem......enquanto a gente vai pensando nas pernas, nas travessas........(já pensando, que se não gostarem do tampo de mesa, vira um painel, super legal.....rsrsrsrsrs), já de antemão, perdão pela "viajada", mas é que fiz algumas artes do tipo, então..........

Qua Set 05, 2012 9:55 am
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 8 Mensagens ]