Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 18 Mensagens ] 
Separador ciclônico 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Sex Abr 06, 2012 7:39 pm
Mensagem Separador ciclônico
Bom dia!

Eu estava vendo um dos vídeos recentes do Mark Spagnolo do "The Wood Whisperer" e nesse vídeo em questão, ele comparou 3 separadores ciclônicos vendidos comercialmente lá nos EUA. Os preços eram: 79, 89 e 149 Dólares. O teste foi o seguinte: ele lixou uma pedaço de madeira por 5 minutos com uma lixadeira ligada em um aspirador usando cada um desses 3 separadores ciclônicos, depois cortou alguns pedaços de madeira usando uma serra de meia esquadria também ligada aos separadores.

O resultado final foi muito bom para os nossos bolsos: o separador mais barato foi o que teve o melhor desempenho. Ele filtrou praticamente tudo, não deixou quase nada passar para o aspirador. Uma coisa muito interessante pra nós aqui do lado de baixo da linha do equador é que esse separador em questão, o Oneida Dust Deputy, também é vendido sem a parte do balde. Ou seja, nós podemos comprar só o "cone" do separador ciclônico e adaptarmos ele ao recipiente que melhor nos convier, obviamente desde que esse recipiente seja ermeticamente fechado. E por quer isso é bom para nós? Porque o preço cai de US$ 79,00 para US$ 39,00 sem o balde e também o frete deve ficar mais barato.

O video de que estou falando é esse aqui:

O link para poder comprar o separador é esse aqui:
[url]http://www.oneida-air.com/inventoryD.asp?item_no=AXD001004&CatId={6EE79B16-EB63-43E7-8F30-1E06240A24A4}[/url]

Não pretendo comprar esse separador por agora, mas acho que pode ser uma aquisição interessante para um futuro próximo.

Abraços,
Rafael.

Qui Set 06, 2012 10:21 am
Colaborador

Data de registro: Ter Set 14, 2010 11:11 am
Mensagem Re: Separador ciclônico
Ola Rafa, gastar dindin pra que!!! faça o seu, Eu fiz o meu e ta super legal....

Qui Set 06, 2012 11:21 am
Membro

Data de registro: Ter Dez 13, 2011 1:06 pm
Eu quero fazer um também!
Além de fazer o ciclone, quero fazer o exautor usando um motor de máquina de lavar e uma ventoinha de fusca.
Lembro de ver no site do Mathias Wendel um tutorial para construir um exaustor com voluta de madeira. Vou procurar o link e posto aqui depois.

Qui Set 06, 2012 3:30 pm
Perfil WWW
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
dagoonun escreveu:
Ola Rafa, gastar dindin pra que!!! faça o seu, Eu fiz o meu e ta super legal....

Também estava pensando nisso. O meu pretendo fazer eu mesmo. Outro dia mesmo andei olhando na loja de ferramentas aqui da cidade e um cone desses de plástico utilizado para controle de tráfego (que é uma das partes mais "complicadas" de se fazer) custa R$ 8,00...

:up:

Qui Set 06, 2012 3:50 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
Estes últimos dias precisei fazer algumas peças no meu torno, onde iria usinar alumínio, com o torno cheio de serragem não dava, Eu perdi um dia inteiro só para tirar o pó e não ficou essas coisas, onde voces puderem imaginar ele penetra, fora o micro que tenho que estar retirando pó o tempo inteiro, nem imagino como esteja o cooler dele.
Pedro

Qui Set 06, 2012 6:05 pm
Membro

Esse projeto é interessante:

Qui Set 06, 2012 6:20 pm
Perfil WWW
Membro

Aqui está o link com o projeto do exaustor:

Eu acho os aspiradores muito barulhentos. Acredito que fabricar um exaustor desse deve dar um maior conforto acústico para a oficina e para os vizinhos também...

Qui Set 06, 2012 6:33 pm
Perfil WWW
Membro

Pessoal,

eu postei esse tópico pra mostrar o resultado do teste do Mark Spagnolo. Apesar o separador ciclônio mais caro custar quase o dobro do mais barato, ele foi inferior em desempenho. Sinal de que o produto da Oneida tem um bom custo x benefício, pelo menos lá nos EUA. Não fazia idéia do preço de um cone de sinalização, mas com o preço que o Yan informou, realmente não teria muito por quê comprar o produto importado.

Wadjo,

obrigado pelos links, não conhecia esse site. Você já viu esse aqui?

Abraços,
Rafael.

Qui Set 06, 2012 7:18 pm
Membro

Rafa,
eu conhecia esse site. Ele tem dicas muito boas!

Para complementar, gostaria que vocês vissem o vídeo do link abaixo. É uma excelente ideia para acabar com qualquer vestígio de pó. Trata-se de um ciclone com cortina de água. Para o nosso caso, que o resíduo é serragem, pode-se utilizar dois ciclones em série. O primeiro seria um ciclone seco para coletar o pó grosso e o segundo um ciclone com cortina d'água para retirar o pó fino. Isso elimina a necessidade de ter filtro na saída, podendo utilizar um exaustor simples. Com isso diminui-se a perda de carga no sistema, aumentando a eficiência do conjunto e eliminando de vez o pó suspenso no ambiente de trabalho.

Qui Set 06, 2012 8:21 pm
Perfil WWW
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Caramba! Esse é muito bom mesmo. Abraços!

Sex Set 07, 2012 12:46 am
Membro

Wadjo,

a idéia é muito interessante, mas o tamanho desse equipamento o inviabiliza para a maioria das nossas pobres marcenarias. :lol:

Acho que dá pra pensar em fazer uma versão em escala reduzida via gambitech. É essa a sua idéia?

Abraços,
Rafael.

Sex Set 07, 2012 9:18 am
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
A gente não leva em consideração que o pó é extremamente prejudicial a saúde, pois lidamos com madeiras que as vezes não são de origem conhecida, não sabemos a que tratamentos foram submetidas, principalmente as antigas, as vezes recebiam tratamentos com produtos extremamente venenosos, que hoje estão proibidos. Certa vez quis comprar uns dormentes, mas como não cabiam no carro perguntei se o dono podia serrar, ele me falou que estava proibido de serrar, pois teve processos trabalhistas por envenenamento, quando disse que eram para serem torneados ele desaconselhou, pois me falou que esses dormentes tinham sido tratados com soluções que continham mercúrio. Outro perigo são os famosos MDF, que geram um pó extremamente fino e com química.
Eu estou interessado em construir um, pois não consigo trabalhar com o barulho do aspirador ligado e um industrial ainda não cabe no bolso
Pedro

Sex Set 07, 2012 11:11 am
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
wadjo escreveu:
Esse projeto é interessante:

Adorei esse projeto, o mais bem explicado que já vi até hoje. O autor mostra como criar um sistema ciclone bem feito, bonito e com simplicidade.

:up:

Sex Set 07, 2012 12:59 pm
Membro

rafa0173 escreveu:
Wadjo,

a idéia é muito interessante, mas o tamanho desse equipamento o inviabiliza para a maioria das nossas pobres marcenarias. :lol:

Acho que dá pra pensar em fazer uma versão em escala reduzida via gambitech. É essa a sua idéia?

Abraços,
Rafael.

Sim Rafa! Esse do filme é muito exagerado para os nossos propósitos. A ideia é fazer um menor aproveitando apenas a dica da injeção de água nebulizada.

Abraço!

Sex Set 07, 2012 3:14 pm
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Sáb Jul 14, 2012 10:35 pm
Oi pessoal, fiz um ciclone parecido com esse do projeto, só que usei um cone de sinalização e duas saídas de caixa d água e ficou passando pó para o filtro. O que pode ter acontecido? O tamanho do cano central tem influencia nesse caso?

Sáb Set 08, 2012 11:30 am
Membro

joseildo escreveu:
Oi pessoal, fiz um ciclone parecido com esse do projeto, só que usei um cone de sinalização e duas saídas de caixa d água e ficou passando pó para o filtro. O que pode ter acontecido? O tamanho do cano central tem influencia nesse caso?

Joseildo,
o ciclone tem as dimensões ideais para funcionar bem. O tamanho do tubo central influencia muito sim.
Mas, vale lembrar que o ciclone não é muito eficiente para partículas muito finas.

Veja na imagem abaixo as medidas ideais para o ciclone:

Imagem

Sáb Set 08, 2012 1:36 pm
Perfil WWW
Membro

Vocês já viram isso aqui?

Imagem

Abraços,
Rafael.

Seg Set 10, 2012 10:20 am
Membro

Data de registro: Qui Jul 05, 2012 1:52 pm
---------
Esse assunto é muito bom, vou ficar :shock: :shock:

Seg Set 10, 2012 11:09 am
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 18 Mensagens ]