Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 7 Mensagens ] 
Revestimento de portas e batentes 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Ter Jun 26, 2012 9:51 am
Mensagem Revestimento de portas e batentes
Olá pessoal

Sou nova no fórum e gostaria de ajuda sobre métodos para revestimento de portas e batentes.Vocês sabem me dizer se é possível revesti-los com fórmica sem que a mesma se soltem com o passar do tempo?Caso não seja possível existe algum outro material para revestir?
Agradeço a atenção de todos.

Ter Jul 31, 2012 4:38 pm
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Mensagem Re: Revestimento de portas e batentes
Possível é, e não vai soltar se você colar direito. Mas já adianto que vai ser um trabalhão danado, especialmente os batentes, pois tem o ressalto (o batente em si) que é bem estreito...

/think

Além disso, vai ser meio chato de aparar os excessos da fórmica se o batente já estiver no lugar, pois você vai ter que fazer alguma "ginástica" para conseguir posição para o desbaste. Não se esqueça também que se você está planejando fazer o revestimento em um batente/porta que já existem, terá que retirar a porta do lugar e desbastá-la com uma plaina, tanto embaixo como no lado das dobradiças, pois a fórmica irá engrossar tanto ela como o batente, e portanto a porta não vai fechar mais e assim você tem que diminuí-la. As dobradiças também terão que ser reinstaladas.

;)

Não sei se você está pensando em aplicar a fórmica para "renovar" uma porta que está feia. Se for esse o caso, não sei até que ponto irá valer a pena, e vou explicar o porquê. Se forem portas internas lisas, normalmente essas portas custam muito barato (na faixa de R$ 50) e você vai gastar mais em fórmica do que a porta vale! E isso sem contar o trabalhão. O que quero dizer é que se o motivo é renovar portas velhas, pode ser que fique mais em conta e mais simples apenas substituí-las. Hoje existem também à venda portas de MDF que têm um acabamento parecido com a fórmica.

Existem outros métodos alternativos bem mais simples e que irão dar um resultado muito bom também. Uma das alternativas seria fazer uma pátina, que está muito em moda e fica bem bonito. Outra alternativa é preencher os defeitos com massa à óleo, lixar bem a porta e pintar com esmalte sintético (tinta a óleo) acetinada com rolinho. O resultado fica quase igual um laqueado. Já usei esse método em uma mesa de escritório e ficou como se tivesse saído da loja!

Uma outra alternativa que me ocorreu seria fazer uma porta em MDF. Basta comprar uma folha de MDF 15mm com UMA face revestida, cortar dois pedaços e colar um no outro pelo lado não revestido. Vai ficar muito bonito!

Olha, não estou querendo desanimar você, mas eu já trabalhei bastante com fórmica há anos atrás e sinceramente, não tenho a menor vontade de fazê-lo de novo. É muito trabalhoso, até você pegar os macetes vai apanhar bastante, e os resultados obtidos no começo não são nada animadores.

Seria legal se você fizesse uns testes primeiro para ver como se sai. Normalmente nas grandes madeireiras você pode comprar retalhos de fórmica e treinar aplicá-la em pedaços de madeira. Você deve dar especial atenção à colagem em si e ao desbaste dos excessos.

Para a preparação e colagem você precisar de riscador (para cortar), cola de contato Cascola, espátula, martelo de borracha e ripas finas compridas para apoiar a fórmica. Para o desbaste você vai precisar de plaina e lima.

:up:

Ter Jul 31, 2012 5:30 pm
Membro

Data de registro: Sáb Jul 21, 2012 3:15 pm
Bastante esclarecedora a resposta do colega, serviu como aprendizado para mim também.

Grato!

Ter Jul 31, 2012 5:40 pm
Membro

Data de registro: Dom Ago 22, 2010 10:51 am
é o Yan, falou tudo, inclusive to mexendo nas minhas, renovando a proteção contra cupins,
a do banheiro refiz a parte de baixo, que a mulher detona passando rodo, a pincipio pensei em
revestir com pet, mas o serviço num compenssa. formica pior ainda inda mais nos batentes
pois num da pra tirar.
e num esqueça o risco preto nas emendas da formica, por isso que pensei no laminado PET

geraldo1

Ter Jul 31, 2012 6:40 pm
Membro

Data de registro: Ter Jun 26, 2012 9:51 am
Olá Yan,

Valeu por todas as super dicas, pois como sou leiga no assunto as vezes tenho cada ideia que até Deus duvida.Pensei nisso para renovar as minhas portas sim pelo seguinte:Eram envernizadas e não gostei do tom de verniz que ficou porque amigo ficou horrível daí mudei para o esmalte sintético e de boa qualidade mas com o passar do tempo nem um ano elas ficaram com ar de sujo e devido eu residir em local sem asfalto na qual gera muita poeira de barro.Pois bem agora resolvi voltar para verniz só que optei por imbuia e meu digníssimo marido odiou porque achou escuro, resumindo sofri feito louca para remover porque para quem já vem isso sabe o quanto é duro remoção disso tudo e detalhe gastei pacas e nada ficou legal foi por isso que pensei em laminar para dar uniformidade e beleza também.Quanto a laca cotei com uma empresa e quase tive um AVC pois o cara me cobrou em cada uma R$ 750,00 é isso mesmo para lacar uma porta?
Bem fiquei muito triste porque percebo que a ideia não é muito boa, mas é isso aí ainda bem que existe pessoas como vocês aqui do fórum para nos dar dicas e nos ajudar.
Agradeço imensamente suas dicas

Obrigado,

Juliana

Qua Ago 01, 2012 9:33 am
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Juliana,

Vamos lá tentar ajudar. Pelo que você me falou, existe um "conflito de interesses" aí.

Me parece que embora tanto você como seu marido estejam preocupados com a aparência, ainda não conseguiram chegaram a um acordo em relação ao que querem, e você está dando tiros no escuro para tentar acertar. Acho que vocês têm que chegar a um consenso de que tipo de acabamento agrada os dois (claro, escuro, cor, etc), e daí sim buscar uma solução para viabilizar a idéia.

Agora vamos aos aspectos técnicos da coisa. Você disse que quando pintou as portas elas ficaram logo com aspecto de sujas. Estranhei um pouco essa observação já que normalmente esmalte sintético pode ser limpo facilmente com um pano úmido e algum produto tipo Veja. Outra coisa é a respeito do aspecto de sujo: ela ficou TODA suja ou apenas onde as pessoas costumam colocar a mão para empurrar a porta? Se foi isso, você poderia adotar aquela solução utilizada em escritório que é a aplicar uma faixa de madeira ou outro material bem onde se coloca a mão.

Outra alternativa é aplicar uma demão de verniz fosco SOBRE o esmalte sintético que iria funcionar como película protetora.

Uma terceira alternativa, caso você queira voltar a porta à condição de madeira natural envernizada. Pelo que você me falou, da primeira vez que envernizou a porta não gostou, e talvez seja porque o padrão dos veios da madeira não eram bonitos. Uma forma de contornar isso seria FOLHEAR a porta. O folheado é uma lâmina bem fininha de madeira natural que você compra na madeireira, e tem de várias especies como cerejeira, cedro, etc. Você poderia comprar folheado de uma madeira clara, aplicar, lixar e envernizar. Seria um processo semelhante ao que você pretendia com a fórmica, só que bem mais simples, pois, embora qualquer técnica de revestimento requeira alguns macetes ainda vai ser mais simples do que trabalhar com fórmica.

Algumas das vantagens do folheado em relação à fórmica são o preço, pode-se trabalhar com cola de madeira, e tanto o corte como o desbaste dos excessos pode ser feito com estilete. Outra vantagem é que eventuais erros no processo podem ser facilmente corrigidos e disfarçados já que o folheado, por ser madeira natural, tem os próprios veios que já ajudam a tornar um eventual "remendo" praticamente invisível.

:up:

Qua Ago 01, 2012 10:02 am
Membro

Data de registro: Dom Ago 22, 2010 10:51 am
---------
tem umas folhas italianas, que me deixaram babando, apesar de caras em relação as nacionais,
precisa-se analizar as qualidades das portas, aqui tenho, umas que se carrega sozinho e outras
que ficam pesadas, tem de ser em dois.

geraldo1

Qua Ago 01, 2012 11:11 am
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 7 Mensagens ]