Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 19 Mensagens ] 
Redutor para motor de máquina de costura 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Ter Dez 13, 2011 1:06 pm
Mensagem Redutor para motor de máquina de costura
Minha mãe tem uma máquina de costura antiga a pedal que ela usa para bordar. Essa máquina era da mãe dela e foi nela que ela aprendeu a bordar quando ainda era criança.
O passatempo predileto dela é fazer os bordados nessa máquina. No entanto, ultimamente ela começou a apresentar umas dores no pé devido a inflamação de tendões.
O médico recomendou que ela parasse de usar essa máquina, pois o exercício de pedalar é um esforço repetitivo que provavelmente deve ter causado a inflamação.
Então, eu disse a ela que iria colocar um motor na máquina para que ela continuasse a fazer seus bordados com tranquilidade, mas ela disse que eu poderia desistir dessa ideia pois não funcionaria. Meu pai, certa vez, tentou colocar um motor nessa máquina de costura mas minha mãe não conseguiu bordar bordar porque o acelerador (reostato) que aciona o motor não dá sensibilidade suficiente para realizar os bordados. Ela precisa de um controle muito fino na velocidade da máquina para conseguir fazer os detalhes no bordado e esses motores de máquina de costura tem rotação muito alta e qualquer "beliscada" no acelerador faz o motor disparar arruinando todo o trabalho...
Então eu disse a ela: "Mãe, eu sou engenheiro mecânico. Se eu não conseguir colocar um motor nessa máquina, eu posso rasgar meu diploma".
E ela disse: "Quero só ver então..."

Bem... Como eu fiz o desafio, agora era questão de honra resolver o problema.

Comprei um motor Xing Ling para máquina de costura, que custou R$ 30,00 (um motor original Singer custa uns R$ 260,00) e comprei também um dimmer (R$ 15,00) para garantir um ajuste adequado de velocidade, pois esses motores Xing Ling vem com acelerador por reostato e não por controle eletrônico como são os mais caros.

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Pedi minha mãe para fazer um bordado utilizando a maior velocidade usual em seus trabalhos. Então, contei as voltas do volante do pedal e calculei a rotação do eixo principal da máquina. Na condição de velocidade máxima para bordar, ela utilizava a máquina com 75 rpm no eixo principal.
Como o motor que eu comprei tinha velocidade máxima de 7.000 rpm, não seria possível montá-lo na máquina com transmissão direta. Seria necessário fazer uma redução mecânica e com isso, além de adequar a velocidade eu conseguiria mais torque em baixas rotações.

Assim, calculei as transmissões que precisava fazer e fui procurar algum material para a montagem.

Achei um pedaço de eixo de impressora e dois rolamentos reserva da minha esmerilhadeira. Cortei o eixo e usinei as pontas para acomodar os rolamentos...

Ver em Tamanho real

Procurei uma pedaço de madeira para tornear a polia maior. Só encontrei Pinus... O ideal seria uma madeira mais densa, mas como não tinha outra...

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Fiz o encaixe para colocar a polia no flange do eixo...

Ver em Tamanho real

Furei o flange e abri rosca...

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Parafusei a polia no flange e voltei com ela para o torno, para fazer o canal da correia de transmissão...

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Como o diâmetro externo dos rolamentos é 19mm, precisei fazer os furos dos dois mancais com a tico-tico de bancada e depois ajustá-los com um lima redonda. O resultado ficou bom e os rolamentos ficaram bem firmes e alinhados...

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Depois da montagem do eixo nos mancais, foi hora de fixar o motor na base. Para isso, cortei uma cantoneira de alumínio...

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Depois do motor montado na base, faltava fazer a polia menor. Essa polia seria responsável por transmitir a rotação para o eixo principal da máquina de costura. Então, torneei a polia, fiz a furação no eixo e abri rosca...

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Depois do conjunto montado, fixei-o na parte de baixo da máquina, fiz a ligação em série do dimmer com o reostato e chamei minha mãe pra testar.

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

O resultado foi exelente!!! Com a redução mecânica, o reostato no pé e o dimmer para limitar a velocidade máxima do motor, ela conseguiu controlar a máquina muito bem tanto em rotações bem baixas até as mais altas utilizadas para realizar os bordados. A arrancada também ficou muito boa, devido ao ganho de torque com a transmissão intermediária.

Ver em Tamanho real

Ver em Tamanho real

Com isso, ela ficou feliz e eu mais ainda, pois seria uma vergonha se eu não tivesse conseguido resolver o problema.

Abraços!

Qui Nov 01, 2012 8:38 pm
Perfil WWW
Colaborador

Data de registro: Ter Set 14, 2010 11:11 am
Mensagem Re: Redutor para motor de máquina de costura
Ola Wanderson!!!! FANTASTICOS!!!, tanto a Solução como a descrição, Rapazzzzzzz!!!!!, Gratissimo por compartilhar.

Qui Nov 01, 2012 8:59 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Wadjo,
Trabalho fantástico ! Parabéns pela criatividade e pela grande destreza em montar a adaptação ! A sua mãe deve ter ficado muito orgulhosa do filho, não imagino melhor presente que ela possa ter recebido do que esse.

Parabéns ! :clap1: :clap1: :clap1:

Qui Nov 01, 2012 11:39 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Espetacular Wadjo! Principalmente por agradar a mamãe. Esses cálculos com rotações e polias redutoras são muito complicados para minha cabeça :D . Seu trabalho ficou admirável, pois demonstrou domínio de várias técnicas. Muito legal sua atitude de compartilhar o passo-a-passo. Parabéns e abraços!

Sex Nov 02, 2012 12:42 am
Membro

Data de registro: Dom Jun 10, 2012 12:50 pm
Parabéns Wadjo, além de não ter que rasgar seu diploma, com certeza sua mãe ficou muito feliz com sua engenhoca. :up:

Sex Nov 02, 2012 7:23 am
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
Wadjo
Ainda bem que diploma só serve para enfeitar parede....O que vale mesmo é a força de vontade de se fazer algo e por a mão na massa.
Parabéns, ficou muito criativa a sua solução, e acho que a sua mãe deve ter adorado mais ainda, a propósito vi o detalhe da correia, e eu não conhecia esse tipo, é vendida em lojas de máquinas de costura. Aqui em Sampa, apesar de ser um local onde dizem se encontrar de tudo, tenho uma enorme dificuldade de encontrar correias pequenas, até as das famosas furadeiras de coluna, que são vendidas em qualquer esquina, sofri para achar uma de reposição.
Um grande abraço e mande os parabéns a sua mãe pelos bordados, a minha, apesar de não fazer, era uma admiradora e colecionadora de carteirinha
Um grande abraço
Pedro

Sex Nov 02, 2012 9:14 am
Conselheiro Senior

Data de registro: Ter Mar 27, 2012 12:25 pm
Wadjo

Parabéns pelo projeto! Também sou engenheiro e sei o quanto é gratificante conseguirmos encontrar soluções, por vezes "inusitadas" para problemas do nosso dia a dia...

Enfim, como disse o amigo Pedro...o diploma só serve para pendurar na parede (aliás nem sei onde anda o meu!), mas o conhecimento, a vontade de utilizar todos os recursos disponíveis para resolver essas questões, valem cada minuto de esforço...

Um abraço

Marco

Sex Nov 02, 2012 9:35 am
Membro

Pedro,
essa correia vermelha veio junto com o motor e a correia da transmissão final é de couro. Utilizei essa correia de couro como solução provisória, pois ela é muito dura e não se adapta bem na polia pequena. Depois vou colocar uma mais flexível.
Aqui em Belo Horizonte é muito fácil achar correias de todos os tipos e tamanhos. Na rua Rio Grande do Sul, no centro da cidade, tem várias lojas especializadas em correias.
Essa correia vermelha pode ser encontrada facilmente em lojas de máquinas de costura, mas nessas lojas você só encontrará correia desse tamanho, pois são padronizadas.

Muito obrigado e um grande abraço!

Sex Nov 02, 2012 10:27 am
Perfil WWW
Membro

Dagoberto, Carlos, Lauro, mellado e Marco,
muito obrigado!

Como disse o Marco, é muito gratificante poder resolver essas questões do dia a dia, ainda mais quando é para agradar uma pessoa querida.

Um grande abraço a todos vocês!

Sex Nov 02, 2012 10:35 am
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Sáb Abr 02, 2011 2:39 pm
Wanderson,

parabéns pela solução e por compartilhar detalhadamente conosco!

Parabéns!

Sex Nov 02, 2012 3:49 pm
Colaborador

Data de registro: Qui Jul 29, 2010 1:33 pm
wadjo,

Parabéns. Trabalho fantástico, tutorial de primeiríssima !!!!!!

E o trabalho de sua mãe não fica atrás, repasse meus parabéns pela qualidade.

Sex Nov 02, 2012 6:18 pm
Membro

Tá aí o primeiro trabalho da minha mãe com a máquina motorizada.
Uma toalha com bordado:

Ver em Tamanho real

Obrigado a todos!

Sex Nov 02, 2012 6:43 pm
Perfil WWW
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Uma verdadeira artista! Belíssimo trabalho. Repasse meus parabéns a ela. Abraços!

Sáb Nov 03, 2012 12:14 am
Membro

Data de registro: Seg Jul 23, 2012 2:15 am
O trabalho da técnica ajudando a arte trabalhar! Muito bonita a máquina e muito lindo o bordado!

Sáb Nov 03, 2012 12:36 am
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Já deu para perceber que talento, criatividade e capricho é comum a toda a familia. :clap1: :clap1: :clap1:

O bordado ficou muito bonito, parabéns a sua mãe pelo lindo trabalho !

Sáb Nov 03, 2012 2:00 am
Administrador

Data de registro: Qua Out 15, 2008 10:50 am
cecs1202 escreveu:
Já deu para perceber que talento, criatividade e capricho é comum a toda a familia. :clap1: :clap1: :clap1:

O bordado ficou muito bonito, parabéns a sua mãe pelo lindo trabalho !

Faço minha as palavras do Carlos :lol:

Sobre seu trabalho Wanderson :!: , achei sua criatividade, aliado ao trabalho de engenharia mecânica sensacional :1st: :1st:

Parabéns :clap1: :clap1:

Abraços
Edú

Sáb Nov 03, 2012 7:55 am
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Sáb Fev 18, 2012 2:27 pm
Os trabalhos ficaram ótimos !

Tanto o seu quanto o da sua mãe !

Parabéns a ambos !

Qui Nov 08, 2012 9:19 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Amigo Wanderson até agora eu só estava assimilando o tópico; e acredito ser este um dos principais tópicos aqui mostrado. Pela destreza pela engenharia, pela dedicação, pela execução e principalmente pelo carinho com que foi resolvido todos os problemas.
Parabens por todos os detalhes. Parabens pela Mamãe.
Voce é um grande cara.
Um grande abraço
Silvio

Sex Nov 09, 2012 9:54 am
Membro

---------
Silvio,
eu só tenho a agradecer a todos do M&B pela oportunidade de aprender tanto com vocês.
Muito obrigado e um grande abraço!

Sex Nov 09, 2012 11:42 am
Perfil WWW
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 19 Mensagens ]