Redutor para motor de máquina de costura
Minha mãe tem uma máquina de costura antiga a pedal que ela usa para bordar. Essa máquina era da mãe dela e foi nela que ela aprendeu a bordar quando ainda era criança.
O passatempo predileto dela é fazer os bordados nessa máquina. No entanto, ultimamente ela começou a apresentar umas dores no pé devido a inflamação de tendões.
O médico recomendou que ela parasse de usar essa máquina, pois o exercício de pedalar é um esforço repetitivo que provavelmente deve ter causado a inflamação.
Então, eu disse a ela que iria colocar um motor na máquina para que ela continuasse a fazer seus bordados com tranquilidade, mas ela disse que eu poderia desistir dessa ideia pois não funcionaria. Meu pai, certa vez, tentou colocar um motor nessa máquina de costura mas minha mãe não conseguiu bordar bordar porque o acelerador (reostato) que aciona o motor não dá sensibilidade suficiente para realizar os bordados. Ela precisa de um controle muito fino na velocidade da máquina para conseguir fazer os detalhes no bordado e esses motores de máquina de costura tem rotação muito alta e qualquer "beliscada" no acelerador faz o motor disparar arruinando todo o trabalho...
Então eu disse a ela: "Mãe, eu sou engenheiro mecânico. Se eu não conseguir colocar um motor nessa máquina, eu posso rasgar meu diploma".
E ela disse: "Quero só ver então..."
Bem... Como eu fiz o desafio, agora era questão de honra resolver o problema.
Comprei um motor Xing Ling para máquina de costura, que custou R$ 30,00 (um motor original Singer custa uns R$ 260,00) e comprei também um dimmer (R$ 15,00) para garantir um ajuste adequado de velocidade, pois esses motores Xing Ling vem com acelerador por reostato e não por controle eletrônico como são os mais caros.

Pedi minha mãe para fazer um bordado utilizando a maior velocidade usual em seus trabalhos. Então, contei as voltas do volante do pedal e calculei a rotação do eixo principal da máquina. Na condição de velocidade máxima para bordar, ela utilizava a máquina com 75 rpm no eixo principal.
Como o motor que eu comprei tinha velocidade máxima de 7.000 rpm, não seria possível montá-lo na máquina com transmissão direta. Seria necessário fazer uma redução mecânica e com isso, além de adequar a velocidade eu conseguiria mais torque em baixas rotações.
Assim, calculei as transmissões que precisava fazer e fui procurar algum material para a montagem.
Achei um pedaço de eixo de impressora e dois rolamentos reserva da minha esmerilhadeira. Cortei o eixo e usinei as pontas para acomodar os rolamentos...

Procurei uma pedaço de madeira para tornear a polia maior. Só encontrei Pinus... O ideal seria uma madeira mais densa, mas como não tinha outra...

Fiz o encaixe para colocar a polia no flange do eixo...

Furei o flange e abri rosca...

Parafusei a polia no flange e voltei com ela para o torno, para fazer o canal da correia de transmissão...

Como o diâmetro externo dos rolamentos é 19mm, precisei fazer os furos dos dois mancais com a tico-tico de bancada e depois ajustá-los com um lima redonda. O resultado ficou bom e os rolamentos ficaram bem firmes e alinhados...

Depois da montagem do eixo nos mancais, foi hora de fixar o motor na base. Para isso, cortei uma cantoneira de alumínio...

Depois do motor montado na base, faltava fazer a polia menor. Essa polia seria responsável por transmitir a rotação para o eixo principal da máquina de costura. Então, torneei a polia, fiz a furação no eixo e abri rosca...

Depois do conjunto montado, fixei-o na parte de baixo da máquina, fiz a ligação em série do dimmer com o reostato e chamei minha mãe pra testar.

O resultado foi exelente!!! Com a redução mecânica, o reostato no pé e o dimmer para limitar a velocidade máxima do motor, ela conseguiu controlar a máquina muito bem tanto em rotações bem baixas até as mais altas utilizadas para realizar os bordados. A arrancada também ficou muito boa, devido ao ganho de torque com a transmissão intermediária.

Com isso, ela ficou feliz e eu mais ainda, pois seria uma vergonha se eu não tivesse conseguido resolver o problema.
Abraços!