Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 54 Mensagens ] 
QUAL A NELHOR COMPRA DE SERRA CIRCULAR? 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Sex Jul 30, 2010 4:33 pm
Mensagem QUAL A NELHOR COMPRA DE SERRA CIRCULAR?
Amigos do M&B,

Essa a minha segunda mensagem. A primeira foi de apresentação.

Estou procurando uma serra circular para comprar.
Fiz algumas pesquisas e não estou conseguindo decidir qual melhor comprar (marca, modelo e preço).
Vocês podem me ajudar a decidir qual seria a melhor compra para trabalhos com mdf entre Dewalt, Makita, B&D e ...
Valeu!
Xyko

Sex Set 03, 2010 10:37 pm
Membro

Data de registro: Seg Ago 02, 2010 7:34 pm
Mensagem Re: QUAL A NELHOR COMPRA DE SERRA CIRCULAR?
Olá Xyko!
Vc. está falando em serra manual? Eu possuo uma da marca toolmix, q. é bem potente e confortável p/ o trabalho, mas as outras q. vc. citou tem a garantia da marca. Adquiri a minha numa época em q. aqui no sul não conseguia encontrar a bom preço a BD, porém agora há uma promoção da makita em uma loja (taqi) q. baixou muito o preço de um modelo da makita, talvez seja a nível nacional (da fábrica). C/ essa q. tenho já cortei madeira de 8 x 10 cm com tranquilidade para fazer uma bancada.
abs.
Uia

Sáb Set 04, 2010 7:18 am

Se o problema não for preço, de longe Dewalt e Makita são as melhores, eu tenho uma Bosh que nunca negou fogo, SÓ NÃO COMPRE FERRARI eu já tive uma e é uma m., a proteção é fraca, o acabamento é ruim, queima com facilidade pois não aguenta esforço, a mola que puxa a proteção da serra perde a tensão logo no início da utilização, bem eu poderia listar aqui dezenas de motivos para vc não comprar uma Ferrari, mas como a sua pergunta é "Qual a melhor Serra?" aconselho que na lista crescente abaixo, considere uma delas.
1 - Dwalt
2 - Makita
3 - Bosh
4 - BD

Mas o pessoal aqui poderá dar mais impressões e vc decidirá qual o melhor custo benefício.

Sáb Set 04, 2010 7:28 am
Membro

Data de registro: Dom Ago 22, 2010 10:51 am
tenho uma bosch a uns 20 anos,,hoje compraria uma de 1800 vats,,tem da makita
e da dewalt,, a makita no exterior ja tem modelos que passam dos 2000 vats,,
potencia faz diferença,,no mercado nacional tem da dwt 2000 e poucos wats
inclusive é de 9 1/4 mas a marca fica na duvida quem sabe algum colega tem
dela e expressa o que achou.

geraldo1

Sáb Set 04, 2010 7:48 am
Membro

Data de registro: Sex Abr 09, 2010 3:15 pm
Olha, vou deixar o pessoal com raiva, mais tenho uma Ferrari, que até o momento não queimou, não me deixou na mão, já cortei por varias vezes prancha de 50 cm x 4 cm, pç de 17x6,12x6,6x6,10x10, já tive uma da marca Forte 6000 rpm, que trabalhou pra caramba, fiz varios corte com ela na montagem de telhados e não falhou, acho que vai da sorte, na hora da compra, a minha Ferrari é modelo SC185-1200P1V, Potencia 1200 Watts, Rotação 5600 rpm, Disco de Corte 180mm, um amigo meu que trabalha com este tipo de serra me falou que a rotação é fundamental para o desempenho desta maquina, quando maior melhor.
um abraço
Gilberto

Sáb Set 04, 2010 7:53 am
Membro

Data de registro: Ter Jul 20, 2010 5:40 pm
Olá Xyko!
Eu tenho 03 equipamentos DWT (plaina manual 1010W, tico-tico 750W, parafusadeira awt- 280w). Dois são feitos na China pois a DWT tem fábrica lá.Tenho uma ferramenta Dewalt, duas B&D, uma Bosch, duas Makita e uma Ferrarri (furadeira de bancada). Eu coloco a DWT antes da B&D, pois apesar de alguns serem de uso hobye, são rolamentados e potentes e tem um custo em geral 03 vezes menor que um Makita ou um Dewalt da mesma potência (importante!). E fazem o mesmo trabalho e a DWT tem fábrica no Brasil, em Jaraguá do Sul/SC.
Curiosidade: Esses dia comprei um jogo de lâminas sobressalentes para a minha plaina elétrica manual DWT e optei por comprar da marca Makita (é a mesma) Em casa é que fui ver, numa etiqueta colada na embalagem os dizeres "importado da R.P.C por Makita do Brasil, + CNPJ, endereço, etc).
Quando compro uma ferramenta elétrica, levo em conta 03 critérios principais: potência, se é rolamentada, o preço. Assistência técnica também é um critério importante, mas para mim não precisa ter oficina em toda esquina (rimou!). Estou cansado de ler aqui no Fórum expressões tipo "tenho máquina tal há 15 anos e nunca me deu problemas".
Bueno, deu prá ver que sou fâ da marca DWT. É que tenho pouca grana mas sou muito ambicioso.
Um abraço.

Sáb Set 04, 2010 2:08 pm
Membro

gs mineirinho tocou no ponto chave,,sorte,,mas o selverte,,se cansou de ver a citação
da idade da ferramenta,,mas é um dos indicadores de qualidade, na minha região a
primeira marca que vem a mente dos profissionais que são antigos no ramo é a
metabo,,depois dwalt,,bosch,,e ai sim maquita,,dizem que a dwt é copia das metabos
mas tão pouco difundidas num se acha expostas na lojas para se conhecer e no brasil
preço é indicativo de qualidade,,se paga pelo que se quer.

geraldo1

Sáb Set 04, 2010 4:20 pm
Membro

Data de registro: Qua Out 15, 2008 7:52 pm
Não vi ninguém citar sobre a Circular da Skill. Eu tenho uma Skill e acho ela muito boa e já vi vários comentários positivos sobre ela. Acho a relação custo benefício muito boa. Mas é barulhenta.... :shock:

[]'s

Sáb Set 04, 2010 10:06 pm
Membro

Data de registro: Qua Ago 18, 2010 9:03 pm
Também gostaria de saber as melhores marcas. A uns 10 anos atrás, meu pai falava muito da, de walt...não sei se ainda ela é bem conceituada, pelo menos a meia esquadria que ele tinha era muito boa...

Sáb Set 04, 2010 10:42 pm
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Ter Mai 25, 2010 3:48 pm
Xyco,

Já viu que a coisa não é tão fácil assim, né :lol: Fala mais sobre a finalidade do seus cortes pra que o pessoal possa te orientar melhor...Pra você ter um aidéia....a algum tempo um colega queria saber qual plaina elétrica deveria comprar (uma ferramenta que pode ser comprada por menos de 300 reais dependendo da marca) Acabou comprando um desengrosso da Makita que custa pouco mais de 2.000 reais...era a ferramenta que resolvia o problema dele...

Abração

ivan

Dom Set 05, 2010 2:23 pm
Membro

tive pénsando sobre minha outra postagem,,é de fato o tempo que a ferramenta ta
com a gente num é um indicativo de qualidade,,mas sim o uso,,vai usar todo dia,
e quantas vezes,,fica só cortando tabuinhas ou abre vigas, e nunca esquecer o
fator sorte.

geraldo1

Dom Set 05, 2010 6:49 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Fev 23, 2010 9:03 pm
Pois é pessoal.
Assim como o Aroldolima, acabei optando pela Skil pelos comentários favoráveis a respeito da qualidade e também por conta do preço muito menor que as mais famosas.

Grande abraços

Dom Set 05, 2010 10:41 pm
Perfil YIM WWW

Olá pessoal!
Tenho uma Skil que por sinal é muito boa, unico problema que estou a procura dela na baguncina já faz dois meses e até agora nada :mrgreen: :oops:

Seg Set 06, 2010 8:56 pm
Membro

Tô com os amigos...a minha serrinha é skil e nunca me deixou na mão...excelente compra! Se é esse tipo de serra que está procurando pode ir sem medo...todo mundo que tem só elogia.

Ivan

Ter Set 07, 2010 5:32 pm
Membro

Data de registro: Qui Jul 09, 2009 1:22 pm
Minha serra circular da makita saiu para passear, disse que ia voltar, levou um maço, uma dwalt de cortar piso e nunca mais voltou.......

Ter Set 07, 2010 9:44 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Fev 23, 2010 9:03 pm
Buenas Carlos.

Grande abraço

Ter Set 07, 2010 10:01 pm
Perfil YIM WWW

Ha, ha, ha, o Hotz fez tanta bagunça com a reforma da tico-tico que perdeu a circular, procura em baixo da tico-tico que talvez esteja lá. Um abraço.

Ter Set 07, 2010 11:06 pm
Membro

Data de registro: Seg Ago 09, 2010 4:26 pm
Oi pessoal:
Tenho uma circular Skill já fazem uns três anos. Não tenho dó nem piedade ( claro que confiro se não existem pregos ou outros obstáculos semelhantes ). Tá novinha. Agora concordo com o Aroldolima: "é barulhenta demais". Protetor de ouvidos sempre !

Ter Set 07, 2010 11:53 pm
Membro

aproveitando o assunto,, alguem possui a de 9 1/4 da dwt.

geraldo1

Qua Set 08, 2010 7:46 am
Membro

Desculpe a demora em comentar as respostas de vocês, mas perdi minha avó no último final de semana.
Obrigado a todos pela participação e comentários. Esse forum e muito bom!!!
** Como escreveu o "ivanfg" a "coisa não é tão fácil assim".
De qualquer forma resolvi comprar a Makita 5007MG. Paguei 515,00 reais, após fazer pesquisa em algumas lojas aqui em Brasília.
É difícil de encontrar os modelos mais baratos da DeWalt que competem com esse da Makita.
A serra é boa e muito silenciosa, tem Potencia de 1.800 watts, Capacidade de corte em 90º (63,5mm) - 45º (45mm) - 56º (35mm), Disco de 185mm, 5.800rpm e pesso de 4,6Kg.

Ivan, sobre os trabalho que pretendo fazer, inicialmente serão móveis em MDF para cozinha e quarto. Fiz um orçamento em alguns lugares e os preços variaram entre R$ 18.000 e R$ 25.000. Vou começar com a cozinha e provavelmente vou "postar" outras mensagens,

Enfim, estou gostando muito de participar desse grupo.
Obrigado!

Qua Set 08, 2010 8:28 am
Colaborador

Data de registro: Sex Abr 02, 2010 5:45 pm
TENHO a mais de dez anos uma Skil ,realmente é barulhenta ,mas corta muito bem peças de ate 5cm O segredo parece que esta nas condições de afiação da lamina x rotação
Outro detalhe que chama a atenção aqui no forum são os depoimentos de marcineiros atuantes e bricoleiros Eu me enquadro entre os bricoleiros,quando dou opiniões sobre uso de maquinas sempre levo em conta o tipo de utilização.
Quem usa uma maquina com prazos de produção, quantidades ,lucro etc etc vê a coisa de um jeito JÁ bricoleiro como não tem compromisso de prazos x lucros etc.etc opina diferente Vamos pesar bem estes PITACOS!!
Quanto a produção de maquinas na RPC temos que prestar atenção para um detalhe FUNDAMENTAL -CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE -
(ME perdoem os que não acreditam em normalização)
Durante muito tempo trabalhei no projeto de maquinas e aprendi ( na dureza!!!) a respeitar a certificação Quando um produto é certificad ele tem que respeitar a qualidade indepemdente do local onde seja produzido.
Eu mesmo trabalhei na produção de uma maquina com marca de origem alemã,(serviço tercerizado) e me lembro do controle que era feito pelos tecnicos da Matriz que vinham da Alemanha .Cada peça,processo de produção e segurança do trabalho eram esmiusados e tinham que ser detalhados com esmero (uma trabalheira !!!) Muitas vezes tinhamos que trocar os rolamentos, condutores eletricos e ate a madeira das embalagens para ficar dentro das normas. São poucas as empresas que enfrentam este desafio ,pois a qualidade enfrenta os custos e ai a coisa descamba para competividade, mercado etc...
Sempre que quero comprar uma maquina ,visito o site da Matriz e verifico os institutos que garantem a qualidade do produto. Isto me da a tranquilidade na aquisição Tenho sempre em mente se a maquina é para Hoby ou Profissional detalhe muito importante e, que muitas vezes NÃO É LEVADO EM CONTA numa avaliação
Um abraço a todos Fernando

Qua Set 08, 2010 8:55 am
Membro

Xyko,

Comprar ferramenta em Brasilia é fogo...num dá pra escolher (pouca loja e pouca variedade)...Já ví essa serra da makita e ela é bem leve trambém. Nem falo de qualidade porque é uma excelente marca. Parabéns! Estou começando a fazer uns armários aqui em casa. Fiz pra lavanderia (faltam as portas). Agora vou pra área de serviço (armário tipo dispensa) Só depois vou encarar a cozinha.

Bom trabalho!

Ivan

Qua Set 08, 2010 11:35 am
Membro

Ivan,

É bom saber que tem mais alguém no grupo fazendo armários para cozinha.
Estou com uma dificuldade que envolve técnica e experiência.
Em breve vou abrir um novo forum para esses assuntos.

Valeu!

Xko.

Qua Set 08, 2010 1:31 pm
Membro

Data de registro: Seg Ago 02, 2010 7:34 pm
Prezado Xyko:
Ofereço condolências pelo passamento de sua avó.
Uia

Qua Set 08, 2010 7:58 pm
Membro

Valeu Uia!

Qui Set 09, 2010 11:51 am
Membro

Data de registro: Seg Jun 28, 2010 8:35 pm
Em um forum nos EUA vi uma pesquisa que colocava em primeiro lugar a Skill, depois a Bosch, após a Makita e a Dewalt ficava mais atrás e outra marcas não comercializadas por aqui. Interessante aqui parece que apesar das poucas postagens, a preferência também ficou na Skill. Mas pergunto não é a Skill uma segunda linha da Bosch? A Skill não estaria competindo com a Dewalt e as Makita com as Bosch? Mas uma preocupação na aquisição de uma serra circular seria a trava de segurança para evitar a rotação estacionaria. Quais das serras circulares teriam tal trava de segurança. Fiz uma pesquisa e observei que os motores para serra de bancada produzidos ou oferecidos por aqui não tem tal recurso e das manuais somente as Makitas e Bosch. Alguém poderia dizer algo mais esclarecedor?
Sobre essa trava de segurança, pelo que sei, é accionada pelo gatilho, que ao desligar o dispositivo tranca o disco. Alguém sabe como isso funciona? E se a serra se desligar da tomada, por acidente, o disco também travaria igualmente?

Ter Set 21, 2010 11:12 pm
Membro

Amigos, tenho uma dúvida. tenho uma serra piso e gostaria de saber se pode ser usada como serra circular ou estraga a máquina? Encontrei em uma loja de materiais de construção o disco para cortar madeira para esta maquina....será que funciona...

Dom Out 03, 2010 6:55 pm
Perfil WWW
Membro

Bruno,

Funcionar funciona...mas não é recomendado não :twisted: . Uma serra circular nem custa tão caro. A serra mármore foi feita pra serrar mármore, né! Não tem as proteções necessárias, gira muito rápido, dá tranco...etc...etc...etc...O que mas tem é registro de acidente com ela...

Fica a seu critério... como sempre! Mas se você pretende fazer trabalhos em madeira é melhor começar certo, né!

Dependendo da marca de sua serra mármore ela até vem com informações restringindo o uso como serra para madeira.

Já vou avisando que vai ter gente que não desaconcelhar, que usa a muito tempo, que coinhece quem usa, que nunca deu problema..blá,blá, blá...

Seu dinheiro, sua ferramenta, sua segurança, sua responsabilidade..só a consequencia que vai atingir você e sua família...

Desculpa se fui "meio grosso"...mas nesse asunto (segurança) ou você tem ou não, né!

Dá um aollhada no video do link abaixo que tem informações de segurança sobre a ferramenta elétrica específica para corte de madeira:

Grande abraço...

Ivan

Editado pela última vez por ivanfg em Dom Out 03, 2010 8:01 pm, num total de 1 vezes

Dom Out 03, 2010 7:51 pm
Membro

fico pensando se ela fosse propia ou até adptavel sera que os fabricantes
num fariam propaganda, num recomendariam os discos de madeira para ela,,
apesar que os que fabricam discos para ela ,,ainda num reparei em nenhum fabricante
de renome como fabricante de laminas de serra. adaptaveis em serra marmore.
e quanto ao colega sobre skill,,tenho outra duvida as que eles vendem no brasil
seriam as mesmas disponiveis no mercado americano.
geraldo1

Dom Out 03, 2010 8:00 pm
Membro

Obrigado ivan e geraldo...tentações controladas......vou fazer um cofrinho de caixaria mesmo, e investir com critério...o forum está sendo um divisor de águas para mim....estou aprendendo muito......valeu amigos...

Seg Out 04, 2010 12:16 pm
Perfil WWW
Membro

Ivanfg parabéns pelo link sobre segurança: http://www.powertoolinstitute.com/pti_pages/safetyvideo_2_circularsawsafety_eng.asp
Temos lá informações importantes tanto para uso de serra manual como de bancada. E para aqueles que não tem ouvido bom para o inglês, tem a versão em espanhol. Vale a pena assistir!
Mas falando em segurança, controle de ferramenta, pergunto, não dá para inverter uma serra circular manual em baixo de uma bancada? Será que com ferramentas de segurança da bancada não teremos mais controle e eficiência em nossos cortes? E teríamos assim, duas ferramentas a manual e de bancada invertida? Alguém já fez isso? E em serras de bancada não tenho visto motores com trava de rotação estacionaria! Você desliga os motores e a serra continua rodando até parar. Um perigo!

Seg Out 04, 2010 11:12 pm
Membro

Bruno,

:up: :clap1: :Shake: :Thumb: (браво) :mrgreen: :happy: :clap: /dance .

Parabéns pela decisão...seja qual for a serra que você comprar vai vir com manual de instrução e normas de segurança...Fico feliz de verdade.

josesperb

Como diria Jack o estripador..vamos por parte...

1- No video do link acima a irversão da serra manual é "desaconcelhada";
2- Um dos problemas maiores que vejo é que uma serra de 7 1/4" invertida fica com pouca "área de corte", principalmente se enclinar a serra. A serra de 7 1/4" tem pouca potência e a de 9 1/2" é muito cara;
3- Vai ser necessário retirar as proteções da lâmina para que não haja acúmulo de serragem, já que vai ficar de cabeça para baixo. Portanto, não vejo como prática a inversão de uma serra pensando em utiliza-la também manualmente;
4- Tem o problema de regulagem...a serra ficará fixa na mesa, portanto não será possível realizar uma regulagem...(prevendo possíveis folgas e reapertos) é claro que isso pode ser administrado com guias da mesa que não sejam fixas...

Quando ainda estava pensando em inverter, baixei o manual da BT 800 no site da B&D e ví o que uma serra circular tem que ter seja por segurança ou para realização de cortes precisos...

Para terminiar...Um dos marceneiros mais hábil que conheço trabalhou vários anos com uma serra de mão invertida (9 1/2", que pelo preço inviabiliza a compra para inverter). Porem ele não pode ser utilizado como parâmetro, porque a experiencia e capacidade dele não se compararia a de nós "pobres mortais".

Minha opinião...Não sei ;) . Particularmente, pensando prós e contras, preço atual de ferramenta, minha habilidade com esse tipo de ferramenta (não faço uso constante de serras) e outros fatores...eu não inverteria.

Tem um companheiro aqui no Forum que atualmente está mostrando a que inverteu (tem um tópico recente aberto) Dá uma olhada no serviço dele...

Abração

Ivan

Ter Out 05, 2010 7:37 am
Membro

Data de registro: Qui Set 23, 2010 7:34 pm
Boa tarde!!!

Já vi conselhos para não comprar a serra circular ferrari e depoimentos de proprietários que não tiveram problemas... minha pergunta é:

Tem uma loja de material de construção aqui em Maceió que está em promoção da serra circular ferrari SC185 1200P1V por R$ 180,89... achei o preço bastante convidativo. será que vale a pena?

Grato,

Cedrim

P.S.1: ainda não possuo serra circular, nem de bancada nem manual.
P.S.2: estou namorando também a Serra de Bancada de 10" com Base BT1800 - Black & Decker que está em 10 x R$ 79,99 com frete grátis pelo ML.

Sex Out 15, 2010 3:34 pm
Membro

jlinsc

Não conheço a ferramenta "pessoalmente". Fiz uma busca na internet e deu pra ver que ela é "bem parecida" com outrasbewm simples. Tem até cunha separadora 9lãmina que vem depois do corte para evitar que a madeira se feche é dê trancos...O preço relamente está mutio bom...na verdade é com você!
Espera pra ver se alguem tem e se pode dar impressões de usuário...

O preço está bem bom mesmo...

A minha aqui é uma skil das mais simples. Funciona muito bem. Não tenho feito muito serviço com ela.

Vai depender da frequência de uso e tipo de cortes que você vai querer...
Sei que não ajudei muito...
GRande abraço.

Ivan

Sex Out 15, 2010 9:03 pm
Membro

Data de registro: Qua Out 15, 2008 7:52 pm
jlinsc,

O preço está bem convidativo mesmo, mas eu não arriscariam, baseados nos depoimentos das ferramentas Ferrari em geral. Eu mesmo já tive uma bancada dela e praticamente dei.
Eu iria de Skil mesmo, liguei a agora a pouco no Borrachão e tá em 285,00 à prazo e dão entre 5% e 10% de desconto a vista (depende da barganha :-)). Achei que o preço tá muito bom comparado a pesquisas que fiz na net.

É um pouco mais caro, mais uma ferramenta desta, vai durar muito anos com você. Quem compra ferramentas mais barata, geralmente fica no dilema do: Eita não é bem o que eu queria, vou ter que comprar de outra marca ou modelo, mas aí o que eu vou fazer com esta! :shock:

Hoje eu prefiro pagar um pouco mais e comprar algo que sei q não vou me arrepender. Pode até ser muito mais do que queria, mas não vai ser menos e não vou ficar olhando com sorriso amarela pra ela. :D

Fora o barulho dela que é mais alto do que a Makita, tem depoimentos muito bons de que tem. Inclusive eu! :mrgreen:

[]'s

Sáb Out 16, 2010 12:21 pm
Membro

Data de registro: Seg Jul 19, 2010 11:22 am
amigos, a serra da Dewalt, mod. dw352 / dw352k, ela é boa?

critério de compra será durabilidade, nível de ruído, e montagem em bancada (que eu mesmo estou construindo)...

obrigado

Seg Nov 22, 2010 12:11 pm
Administrador

Data de registro: Dom Out 19, 2008 2:11 pm
josesperb,
Talvez nesse fórum que você entrou e viu a preferência pela serra circular da Skil,
se deva ao fato dessa marca ter inventado essa ferramenta elétrica, quando em 1924,
fundiu uma carcaça em alumínio, possibilitando ela se tornar portátil. Na época , havia
um movimento de renovação arquitetônica, promovida pela escola de arquitetura de
Chicago. Eles projetaram grandes arranha-céus e a maneira de construir teve de mudar.
Nessa onda renovadora várias máquinas tiveram que ser re-inventadas, e entre elas a
serra circular pela Skil.Essa empresa era justamente de Chicago.Abaixo a fotografia dela
e um link com um vídeo historico . :up:

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Seg Nov 22, 2010 12:57 pm
Membro

Gostaria de apresentar minha escolha. Não e´uma Makita robusta com tecnologia de 10 anos atrás, mas uma Bosch GKS 235 Professional (rolamentada). Não é uma Festool, mas uma resposta da Bosch ao seu concorrente. Possui 2100w de potência (maior do mercado), coletor de pó, e opcional, o tal trilho para guiar o corte de chapas grandes. Lâmina de 9 1/4 com 60 dentes. Ainda tem trava automática quando você desliga a máquina. Preço R$850,00, mas negociada paga menos. Abaixo imagen:
Imagem

Seg Nov 22, 2010 1:53 pm
Membro

josesperb,

Excelente aquisição. Para falar a verdade, não vejo difereça entre Makita e Bosch. Pelo que se vê nas lojas (e também na internet) a Bosch só não trás tudo que tem pro Brasil, ou não está, ainda de olho no mercado como a Makita.

Bons trabalhos!

Ivan

Seg Nov 22, 2010 2:42 pm
Colaborador

Data de registro: Sex Out 17, 2008 6:50 pm
visualmente muitas vezes nao vemos diferenças , mas uma delas começa a ter impoortancia que é o nivel de ruido
mesmo com protetores uma pessoa de audição normal sente maior conforto de uso no equipamento.
Strada

Seg Nov 22, 2010 7:10 pm
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Seg Set 13, 2010 10:48 pm
Ola também estou a procura de uma serra boa, barata, segura, leve e resistente.
Comprei uma tico-tico da BD boa simples leve e gostei por alguns testes, estou pretendendo como você fazer alguns móveis em mdf laminado e talvez a tico tico resolveria o problema para cortar as chapas. Sem muito mistério estou no planejamento e logo posto alguns móveis, ainda pretendo adquirir uma tupia e uma furadeira de coluna.

Seg Nov 22, 2010 8:26 pm
Membro

Sandrosul,

A tico-tico não aguenta não..é muito serviço pra ela...tico-tico é só para pequenos serviços. Tem também a possibilidade do corte não sair perpendicular, pela flexão da lâmina.
Tem que ver como você vai comprar o MDF revestido...vai comprar pre´cortado e fazer apenas pequenas peças e ajustes? Vai comprar a chapa inteira? Tem que ver...
Minha experiência, que é pouca, é a seguinte: Se for comprar pré-cortado quase não vai precisar de ferramenta pra corte, é mais montagem mesmo (vai depender do fundo e de outros detalhes que você escolher. Por exemplo os puxadores, que podem necessitar de tupia)
Vamos continuar conversando... :idea:

Abração

Ivan

Ter Nov 23, 2010 8:05 am
Membro

Data de registro: Seg Jul 19, 2010 11:22 am
concordo com o ivan... estou partindo para a serra circular, pois nesse final de semana tive que cortar umas peças em mdf 20mm, e a unica ferramenta a mão era uma tico-tico... mesmo calçando a prancha com uma régua, para a ferramenta deslizar firme e reto, e com toda a paciencia a disposição para não apressar o trabalho, o corte ficou todo torto, em razão do empeno da lamina durante o deslizamento... :x :x :x

Ter Nov 23, 2010 12:10 pm
Membro

uma curiosidade,,nós temos difilculdade no corte da tico tico,,gostaria que os colegas que
possuem pontas de linha da bosch, makita, dewalt,,expusessem suas opiniões,,eu tenho
duas tico tico dessas baratas,, e ao fazer um teste com uma dwalt,,velha por sinal com
mais de 15 anos de uso e não ser o modelo de ponta de linha,,mesmo assim acusou uma
diferença enorme para melhor,,a minha curiosodade é só eu ou alguem tem algo a dizer
sobre as pontas de linha ou é jogar dinheiro fora ,

geraldo1

Ter Nov 23, 2010 12:23 pm

Eu tenho uma 4350FCT da Makita e a diferenca de performance com a velha B&D que eu tinha e' do dia para a noite. Utilizando as serras da Starrett, de compensado fininho ate itauba e grapia de 25mm, ela nao se acanha e o acabamento e' bem bom.

Inclusive, tenho nao raramente preferido optar por ela onde antes eu utilizava a circular manual, pelo maior conforto e maior seguranca...

Ter Nov 23, 2010 12:49 pm

Geraldo, legal a sua enquete, vem de encontro e em boa hora definir dúvidas com relação à tico tico manual! Como colocou o Paulo, três situações podem definir o desempenho de trabalho: primeiro, a qualidade da máquina; segundo a sensibilidade do operador, e terceiro, a qualidade da lâmina e o modêlo apropriado pra madeira à ser cortada! Eu utilizo pra desdobro das chapas, uma tico tico da bosch modêlo GST 100 BCE, com ação pendular, contrôle de velocidade (6), e soprador ou recolhedor de pó, e lâminas da Starret T111C ( lâminas grossas )! Nunca reclamei do corte não!

Ter Nov 23, 2010 1:14 pm
Membro

Tenho uma Dwalt DW341-B2, com ação pendular e controle de velocidade. Uso mais pra MDF com as lâminas específicas da starrett - BU3DC-2 e U3DCS-2. Só para cortes pequenos...Outro dia cortei um pedaço de Pinus de 3cm com uma das serras que vieram com a máquina e ficou torto.

Destrui, a uns cinco anos, uma tico-tico cortando compensado com cortes grandes (não me recordo a marca)... Pensando bem...e considerando a presa que eu tinha na época, pode ter sido serra velha ou excesso de força. Só sei que a bichinha arriou de vez...

Laerte,

Seus cortes saem perpendiculares ou depois tem que acertar? Explico. Conheço um camarada que só diminui o tamanho do compensado para depois acertar o corte no esquadro...(segundo ele facilita trasnportar)

Abração

Ivan

Ter Nov 23, 2010 2:09 pm
Membro

exatamente ai no corte dos srs, com maquina considerada boa sai em angulo, nas minhas
primeiras ferramentas logo que saiu a tico tico da blak decker,,adquiri uma e tava satisfeito
num dava as dificuldades que to encontrnado com as modernas e baratas,,comprei uma
decpcionei,,gastei em outra cheia de recursos modernos,,ação pendular, luz lazer, 700 w
o que é potente, rivaliza na potencia com as pontas de linha,,mesma decepção,,to pensando
fazer uma loucura e partir pruma ponta de linha, mas antes de gastar queria ver a opinião
dos colegas que tenham a ponta de linha independente da marca,,esta que testei era uma dewalt de um serralheiro,,bastante usada usada mais em metal,,cortei umas tabuas e
fiquei desejando uma,,sera que pelo uso constante a bichinha aprendeu sozinha a cortar
certo

geraldo1

Ter Nov 23, 2010 3:37 pm
Membro

Data de registro: Seg Out 11, 2010 4:57 pm
Laerte,
Repito a dúvida do Ivan:
ivanfg escreveu:
Seus cortes saem perpendiculares ou depois tem que acertar?

Da ultima vez que usei minha tico-tico para cortar uns tacos de ***aru, o corte saiu bem fora de prumo! Razão esta que estou procurando uma circular...

Enfim, para voltar ao tópico das melhores serras circulares, ví que a skil lançou modelos de gente grande 1600W e 1800W.

Serra Circular Skil 5801 - 1800W
Imagem

mas o preço também é de gente grande: cerca de R$450,00

Bom, esta é parece ser uma boa candidata aos hobistas: é potente e cheia de recursos (laser, led, guia, etc...)

[]'s
Éric

Ter Nov 23, 2010 4:05 pm

Não possuo plaina manual, nem lixadeira de cinta, nem orbital, etc...! Só esmerilhadeira de serralheiro, tupia manual de coluna e laminadora, plaina de mesa, serra circular de bancada, e serra de fita! Acabamento só manualmente! Então a necessidade de capricho nos cortes com a tico tico, que aliás utilizo tambem pra alguns cortes de aço!
Uma demonstração rápida de corte da bichinha, em um pedaço de MDF de 19mm, e a foto dela e da lâmina utilizada!

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Ter Nov 23, 2010 4:48 pm
Membro

é isto Laerte, que precisamos é uma pena que moremos todos distantes o ideal
seria juntar as maquinas e fazer o teste com a mesma madeira ,,com as minhas não farias
um corte deste tipo nem com reza braba,,to vendo que vou ter de fazer presente das duas tico-tico,, ho presente de grego, e comprar uma destas que voces tem,,inclusive minha
marca preferida é a bosch,,mas os amigos dizem que depois da metabo é a dwalt,

geraldo1

Ter Nov 23, 2010 5:40 pm

Geraldo, nas empresas que eu trabalhei, as ferramentas elétricas tipo serra tico tico, furadeira, esmerilhadeira, serras, etc..., eram todas Bosch, por que será hein?

Ter Nov 23, 2010 7:07 pm
Membro

Laerte,

Valeu! :up:

Tenho que melhorar a qualiade é do operador ;)

Vou ver se faço uns testes com umas tirar de MDF que sobraaram do último serviço.

Abração

Ivan

Ter Nov 23, 2010 8:10 pm
Membro

---------
Ainda sobre as serras, temos que lembrar das lâminas ou disco. As que possuem 50, 60, 80 100 dentes são boas para chapas finas como MDF, compensados, dão bom acabamento; as que possuem de 20 a 40 dentes, são boas para cortar tábuas, caibros, vigas, ripas; e quanto a marca as mais caras duram mais e as mais baratas acabam durando menos, mesmo que se afie com os especializados.
Os discos possuem dentes de modelos diferentes, os de dentes retos, os alternados, os trapezoidais e os chanfrados à direita e à esquerda. O que determina sua aplicação é o material a ser cortado e o acabamento desejado.
A Bosch por exemplo tem um programa discos para as diversas aplicações vale a pena conferir o catálogo na página 171:

Mas lá vão nossos tostões em especificações e busca da perfeição, mas na hora da compra da serra, veja qual disco vem de lambuja, e qual será necessário comprar depois!
Mas ainda acho que quem está aí pelo hoby, um plaina bem afiada, tem um gosto muito especial, ótimo acabamento, que deixa qualquer número de dentes pra trás.

Qua Nov 24, 2010 10:48 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 54 Mensagens ]