Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 75 Mensagens ] 
Programa para projetos 
Autor Mensagem

Mensagem Programa para projetos
Bom dia, sou novo na área... gostaria de saber qual seria o melhor programa para criar projetos de móveis???

Até mais.

Dom Ago 15, 2010 9:13 am
Membro

Data de registro: Qui Out 16, 2008 7:02 pm
Mensagem Re: Programa para projetos
Olá Judivan!
Seja bem vindo.

Minha filha é projetista de móveis e utiliza um programa com o nome de 20 20 (é isso mesmo vinte vinte). Verifique na internet que acredito que vc conseguirá maiores detalhes.
Um abraço,
Nelson

Dom Ago 15, 2010 11:05 am
Membro

Data de registro: Sex Mar 12, 2010 4:37 pm
ola... eu trabalho com dois programas.. o autocad.. para vistas e plano de corte, sendo que com ele ja passo para o marceneiro como vai ser a montagem... e o sketchup para mostrar em 3d e fotorealismo...

alguns exemplos, clique nos tumbs para dar zoom...

este daqui era um projeto movel para aquario pra um rapaz... so o desenho...

aqui uma renderização de uma mesa de reuniao feito no sketchup e usando o vray para renderizar

aqui para o marceneiro...

Seg Ago 16, 2010 9:45 am
Membro

Data de registro: Ter Ago 17, 2010 11:09 pm
sketchup sem duvida é ótimo e muito facil de usar até porque na internet tem muita coisa a respeito.
Boa sorte.

Qui Ago 26, 2010 9:44 pm
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Dom Mai 23, 2010 7:56 pm
Recomendo o Promob Plus. Voce pode configurar todas as dimensões dos módulos e gerar lista de peças.
Depois voce pode utilizar o CorteCerto p/ gerar o plano de corte.

Espero ter ajudado.

Abraços

Mauro

Sex Set 03, 2010 8:19 pm
Membro

Data de registro: Seg Jul 04, 2011 3:07 am
 Re: Programa para projetos
Bom, tenho ambos os programas aqui, Sketchup e Promob, eu prefiro infinitamente o Sketchup, pela facilidade de desenhar e personalizar tudo, o Promob é mais limitado, tem os módulos prontos e tal, mas uma coisa no Promob é muito legal e adianta muito, que é exportar as medidas das peças para montar um plano de corte, com o programa "Corte Certo" por exemplo.
Se o Sketchup tivesse esta funcionalidade para mim seria perfeito.
Então hoje eu descobri um plugin para o Sketchup que o deixa com esta funcionalidade, da para exportar uma lista com as medidas das peças e com alguns ajustes usar no "Corte Certo".
O nome do plugin é: CutList
Link para ********:

Algumas páginas em inglês a respeito:

Como a descoberta foi hoje e quis compartilhar logo não tenho pleno conhecimento do plugin, mas exportar as medidas já deu para testar. :)

Seg Abr 23, 2012 9:56 pm
Membro

Data de registro: Seg Jul 04, 2011 3:07 am
Complementando, segue umas telas que tirei do programa:
Vi que há uma opção para exibir o plano de corte também, porém não consegui configurar para as medidas de nossas chapas de mdf.

O CutList na lista de plugins em meu Sketchup, e na tela do programa uma gaveta usada como teste:
Imagem

Tela com os os ajustes do programa:
Imagem

Relatório com as peças e as ferragens do projeto:
Imagem

Conto com ajuda de vocês para "fuçarmos" e descobrirmos novas funcionalidades.

Seg Abr 23, 2012 10:29 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Amigo Celso, estou começando estudar o Sketchup, para mim ainda é um bocado dificil aprender e entender este programa, sou arquiteto não atuante e pertenço a uma geração digamos; anterior a sua, sou do tempo de projeto em prancheta e portanto muito natural a dificuldade de aprendizado, mas estou me esforçando pois como gosto muito de tornear madeiras segmentadas; para meus projetos seriam ótimos. Portanto qualquer dica sobre o assunto são muito bem vindas e vou acompanhar com muito carinho.
Agradeço as dicas, porém ainda não posso lhe passar nenhuma, quem sabe em breve futuro.
Um grande abraço e obrigado novamente.
Silvio

Seg Abr 23, 2012 11:48 pm
Membro

Data de registro: Sex Jun 10, 2011 11:46 pm
No You Tube tem muitos tutoriais sobre esses programas, do básico ao avançado...

Eu penso ser uma boa maneira de aprender a usar esse tipo programa...

Ter Abr 24, 2012 11:28 am
Iniciado

Data de registro: Qua Fev 08, 2012 4:44 pm
sketchup, com certeza....

Simples de trabalhar e tem tutorial até não querer mais na internet...

Qua Mai 02, 2012 6:47 pm
Membro

Data de registro: Ter Mai 01, 2012 10:40 pm
Ok, acabei pegando uma carona tambem estava em dúvida em programas para serem utilizados, obrigado a todos pelas dicas!

Dom Mai 06, 2012 3:04 pm
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Baixei o Sketchup, instalei e assisti aos três primeiros vídeo tutoriais na própria página do programa, que ensina os fundamentos básicos.
Realmente a curva de aprendizado dele é muito curta -- em algumas poucas horas passei a dominar os principais recursos e já fiz o projeto do meu closet nele.

:mrgreen:

Uma dica importante, que eu custei um pouco a perceber. Embora você possa sair desenhando livremente nele (e realmente isso seja tentador), eu descobri que fazendo dessa maneira quando chega lá na frente e você decide fazer alguma modificação importante no seu projeto, muitas vezes não consegue porque as partes "grudam" umas nas outras e você não tem como modificar uma sem danificar a outra. Assim, a solução para isso é criar objetos sólidos e trabalhar com eles separadamente.

Por exemplo, suponha que você tenha que fazer o projeto de uma caixa. Você poderia simplesmente fazer um retângulo, usar a ferramenta "push-pull" para transformá-lo em um cubo e finalmente usar a ferramenta "offset" para criar as paredes da caixa. Isso funciona se você estiver desenhando uma caixa sem nenhum compromisso de tamanho e não pretenda modificá-la. Mas se se tratar de um projeto com medidas reais, e você necessitar mudar as dimensões da caixa mais tarde, com certeza vai ter problemas!

Para não passar por isso, faça assim: crie um retângulo de qualquer tamanho e use a ferramenta "push-pull" para dar um pequeno volume ao retângulo transformando-o numa "tábua". Em seguida, selecione a sua tábua (dê três cliques nela) e pressione a tecla "G". Quando surgir uma janelinha clique no botão "create". Pronto! A sua tábua se transformou em um objeto independente ou sólido, que não vai grudar em lugar nenhum. E você poderá a qualquer tempo girá-la, aumentar, diminuir, mover de lugar, etc.

Para criar as outras tábuas da caixa, tire cópias dessa que você criou: selecione (um clique), copiar e colar.

Com as tábuas que você criou, "monte" a sua caixa. Se precisar de mais tábuas, selecione qualquer uma das existentes, copie e cole. Depois use as ferramentas próprias para girar, redimensionar, etc.

O princípio é o mesmo para qualquer construção de um projeto em marcenaria!

:up:

Seg Mai 07, 2012 10:28 am
Membro

Data de registro: Seg Ago 30, 2010 4:42 pm
Dica salvadora,Yankleber. Já tive problemas com isso eheh

Obrigado e abraços

Seg Mai 07, 2012 2:02 pm
Iniciado

Seg Mai 07, 2012 2:23 pm
Conselheiro Senior

Meu amigo Yan, voce pelo visto já está se familiarizando com o programa e eu te invejo por isso, me perdoe. Se me permite te perguntar, e se não for incômodo, estive lendo tuas resposta sobre a criação de objetos separados para depois unir a um desenho especifico.
Mostro abaixo meu grande problema; isto é uma foto dos anéis que faço para girar meus segmentados;
Imagem
Shot at 2011-12-14

Basicamente e em quase 80% dos trabalhos os segmentos são desta maneira um bloco trapezoidal que junto com outros tantos iguais formam o circulo que será o componente da peça (os anéis). Estes segmentos trapezoidais logicamente tem angulação ideal para a quantidade de segmentos por aneis, podendo variar normalmente em numeros iguais ou multiplos de 4, ou seja 8 12 16 24 48 e assim por diante.
Minha pergunta, daria para se criar um segmento deste tipo no programa e depois unir os segmentos criando um anel e um anel em cima do outro criando a peça num todo???? Isto com medidas e angulos pré definidos?

Desculpe meu velho, se estou sendo muito chato, mas se o amigo puder me ajudar ficaria muito grato.
Um grande abraço
Silvio

Seg Mai 07, 2012 3:11 pm
Iniciado

Caro Silvio,

Não está sendo nada chato. Estamos aqui para tentarmos ajudar uns aos outros, e o faço com o maior prazer!

Não sei responder de pronto à sua pergunta (até porque baixei e comecei a usar o programa faz só uns dois dias), mas acredito que dê para fazer sim, pois o aplicativo tem bastante recursos.
Vou dar uma fuçada e ver se descubro como fazer isso, e caso consiga lhe passo o "caminho das pedras"!

Seg Mai 07, 2012 3:42 pm
Conselheiro Senior

Valeu amigo, desde já agradeço.
Um grande abraço
Silvio

Seg Mai 07, 2012 4:00 pm
Iniciado

Silvio,

Acho que consegui, mas não estou bem certo se é isso mesmo que você está querendo. Por acaso seria algo como na imagem abaixo?

Imagem

/think

Seg Mai 07, 2012 4:37 pm
Iniciado

Mensagem TUTORIAL
TUTORIAL PARA CRIAR ANEL SEGMENTADO NO SKETCHUP

No tutorial abaixo, vou ensinar passo-a-passo como fazer um anel a partir de segmentos de 20x10cm e 5cm de espessura. O anel será composto por segmentos trapezoidais com 75 graus nos ângulos inferiores e 105 graus nos superiores. O anel completo conterá 12 segmentos.

Imagem

Obs.: Dependendo da angulação do trapézio, o anel poderá ter mais ou menos de 12 segmentos.

Vamos lá?

CRIANDO O TRAPÉZIO

1) Crie um novo projeto
2) Apague aquela mulherzinha que aparece em pé
3) Vá no menu Camera >> Standard Views >> Top
4) Desenhe um quadrado (com a ferramenta "Rectangle" clique UMA vez em qualquer lugar) e digite o tamanho que você quiser. Se quiser um retângulo de 20cm x 10 cm digite 20cm,10cm e pressione ENTER.
5) Pegue a ferramenta "Protractor" (transferidor) e clique no canto inferior ESQUERDO do seu retângulo.
6) Gire o seu transferidor até que a régua que tem no meio dele aponte para cima. Você vai sentir que ele vai "grudar" na linha vertical do seu retângulo e vai aparecer escrito "On green axis". Agora clique nessa posição para "zerar" o transferidor.
7) Agora comece a girar o transferidor para a DIREITA até marcar 15 graus. O ângulo é mostrado no canto inferior esquerdo. Quando estiver marcando 15 graus clique novamente. Uma nova linha-guia terá sido criada com a respectiva inclinação.
8) Ainda com o transferidor, dessa vez clique no canto inferior DIREITO do seu retângulo.
9) Repita o passo 4.
10) Agora comece a girar o transferidor para a ESQUERDA até marcar 15 graus. O ângulo é mostrado no canto inferior esquerdo. Quando estiver marcando 15 graus clique novamente. Uma nova linha-guia terá sido criada com a respectiva inclinação.
11) Com a ferramenta "Move" clique no canto superior ESQUERDO uma vez e mova o mouse para a DIREITA até que ele "grude" na linha. Clique novamente.
12) Ainda com a ferramenta "Move" clique no canto superior DIREITO uma vez e mova o mouse para a ESQUERDA até que ele "grude" na linha. Clique novamente.
13) O trapézio "básico" está pronto!

TRANSFORMANDO O TRAPÉZIO EM OBJETO

1) Pressione a barra de espaço para mudar para a ferramenta "select" e clique DUAS vezes no seu trapézio
2) Com a ferramenta "push-and-pull" clique uma vez no trapézio e arraste para cima para dar volume ao mesmo. Se você quiser dar um volume específico para o trapézio, digamos 5cm, clique uma vez no trapézio com a ferramenta "push-and-pull", comece a arrastar e digite 5cm e pressione ENTER.
3) Pressione a barra de espaço para mudar para a ferramenta "select" e clique TRÊS vezes no seu trapézio
4) Tecle "G" e clique "create"
5) Pronto, seu segmento está criado!

CRIANDO O ANEL

1) Clique uma vez no segmento para selecioná-lo
2) Tecle CONTROL-C e CONTROL-V para fazer uma cópia dele
3) Mova seu mouse, e você verá que um novo segmento está grudado nele. Posicione-o à direita do segmento existente e clique o mouse.
4) Agora vamos girar esse segmento para encaixá-lo ao outro. Pegue a ferramenta "Rotate" (aparecerá o transferidor) e clique no canto inferior esquerdo do novo segmento.
5) Gire o seu transferidor até que a régua que tem no meio dele aponte para cima. Você vai sentir que ele vai "grudar" na linha vertical do seu retângulo e vai aparecer escrito "On green axis". Agora clique nessa posição para "zerar" o transferidor.
6) Agora comece a girar o transferidor para a ESQUERDA até marcar 30 graus. Você verá que o seu segmento está girando junto. O ângulo exato é mostrado no canto inferior esquerdo. Quando estiver marcando 30 graus clique novamente.
7) Com a ferramenta "Move" clique uma vez no segmento que você girou e mova-o até que o seu lado fique bem coladinho ao lado do segmento anterior. É um pouco chato para acertar a posição exata mas tem um macete: primeiro acerte na horizontal e depois na vertical. Faça assim: para acertar primeiro na horizontal, clique e mova o mouse na horizontal até que apareça uma linha pontilhada vermelha. Nesse momento pressione a tecla SHIFT e mantenha ela pressionada e você perceberá que o movimento ficará "travado" na horizontal. Leve o segmento até a posição que você quiser, dê um clique para finalizar e solte a tecla SHIFT. Em seguida, para acertar na vertical, clique e mova o mouse na vertical até que apareça uma linha pontilhada verde. Nesse momento pressione a tecla SHIFT e mantenha ela pressionada e você perceberá que o movimento ficará "travado" na vertical. Leve o segmento até a posição que você quiser, dê um clique para finalizar e solte a tecla SHIFT. Repita esse processo quantas vezes for necessário até encontrar a posição exata que você deseja.
8) Crie todos os demais 10 segmentos repetindo os passos 1 a 7. Ao final você terá um anel composto por 12 segmentos.

Não é difícil! Da primeira vez apanhei um pouquinho até identificar as ferramentas que deveria usar. Mas quando criei o tutorial fui capaz de fazer esse anel inteiro em menos de 2 minutos.

Espero que tenham gostado e que aproveitem bem o tutorial!

Seg Mai 07, 2012 5:47 pm
Conselheiro Senior

Meu amigo Yan, tú é genio cara....Sou completamente avesso as modernidades de computadores então não tenho vergonha de admitir que não tenho cabeça para estas coisas. E foi só lançar o desefio que tu vem com a resposta pronta!!!!! Meus sinceros parabens fico te devendo uma meu veio. Quem sabe não te mando uma peça minha projetada no Sktchup.
E tudo isso que voce escreveu ai, acredito que a hora que eu conseguir criar um anel como estes que tu fez eu consiga projetar a peça toda. Vou estudar muito devargazinho para ver se consigo ai eu parto para os projetos.
Valeu meu amigo, oh cabeça boa sô.............
Um grande abraço
Silvio

Seg Mai 07, 2012 6:40 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Ter Mar 27, 2012 12:25 pm
Yan, que tal juntar todas estas dicas e fazer um belo tutorial, hein?

Acho que vale a pena....

Grande abraço!

Seg Mai 07, 2012 6:41 pm
Iniciado

SILVIO56 escreveu:
Meu amigo Yan, tú é genio cara....Sou completamente avesso as modernidades de computadores então não tenho vergonha de admitir que não tenho cabeça para estas coisas. E foi só lançar o desefio que tu vem com a resposta pronta!!!!! Meus sinceros parabens fico te devendo uma meu veio. Quem sabe não te mando uma peça minha projetada no Sktchup.
E tudo isso que voce escreveu ai, acredito que a hora que eu conseguir criar um anel como estes que tu fez eu consiga projetar a peça toda. Vou estudar muito devargazinho para ver se consigo ai eu parto para os projetos.
Valeu meu amigo, oh cabeça boa sô.............
Um grande abraço
Silvio

Silvio, fico muito feliz em tê-lo ajudado! Se você tiver alguma dificuldade em algum dos passos (sei que tutoriais apenas escritos são complicados) é só dar um grito que a gente desatola a caminhonete!

Seg Mai 07, 2012 6:46 pm
Iniciado

marcoaandrade escreveu:

Acho que vale a pena....

Grande abraço!

Fala Marco, vamos ver... se eu tiver um tempinho eu faço sim. É que para montar o tutorial MESMO tem que tirar vários snapshots das telas, e isso dá mesmo um trabalhão danado. Pelo número de passos do tutorial, acho que seriam mais de 30 imagens!!!!

:shock:

Seg Mai 07, 2012 7:04 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Excelente tutorial Yan! Muito detalhado mesmo. Obrigado por essa ótima contribuição. Abraços!

Seg Mai 07, 2012 7:16 pm
Conselheiro Senior

Yan

Estou brincando quanto ao tutorial! Claro que, pelo andar da carruagem você está sanando a maioria das dúvidas de nossos colegas, mas sei da dificuldade em se abordar todos os possíveis passos em um tutorial...

Pensei mesmo em "juntar" todos os seus posts num documento do word, por exemplo...deve ajudar "muito" aos marinheiros de "primo viaggio"...rsrsrs

Grande abraço

Seg Mai 07, 2012 8:07 pm
Iniciado

Grande Marco...

A sua idéia não é nem um pouco má. Na verdade ela é ótima. Ontem à noite eu fiquei pensando que talvez ao invés de fazer um tutorial com snapshots de telas e textos, eu poderia tentar fazer um vídeo, o que seria bem mais simples. Recentemente eu consegui um programinha que ajuda a gravar tutoriais em vídeo, mas eu tenho que aprender como usar ele. A idéia não está descartada, só preciso de um tempo pra me organizar.

Deixa eu explicar uma coisa pra você (e os colegas) entenderem. Atualmente eu moro num espaço de 30 metros quadrados. Imagine como é viver nesse espaço quando além de ser sua casa, ainda é seu escritório e o ateliê de sua esposa. A casa é uma espécie de "loft" sem separação de cômodos, ou seja é apenas um salão (salinha?) onde fica tudo ali: mesas, cadeiras, cama, TV, geladeira, máquina de lavar, etc. Minhas máquinas e ferramentas ficam literalmente empilhadas atrás da minha cadeira de computador. Tem ainda as máquinas de costura da minha mulher, minhas guitarras, um saco de ração grande para cachorro em um canto, três geladeiras (sendo duas pifadas e que estão servindo de "armário" para tranqueiras de cozinha) e nossas roupas espalhadas onde dá, pois não temos espaço para um guarda-roupa. O fato é que vivendo nessa zona, eu não tenho privacidade suficiente para gravar um vídeo, pois para isso minha mulher teria que não estar em casa ou eu pedir a ela para ficar quietinha sem fazer absolutamente nada para não fazer barulho. Ou seja, não tem como mesmo...

Afora isso, eu já devo ter mencionado um milhão de vezes que minha casa principal está em fase final de construção. Quando ela estiver pronta, serão 120 metros quadrados de espaço. O "loft" atual irá se transformar em ateliê da minha mulher e casa de hóspedes. Eu terei uma oficina de marcenaria, um escritório próprio, espaço para minhas guitarras, meu mini-estúdio e minha mesa de modelismo para que eu volte a praticar meu hobby após 3 anos parado por falta de espaço.

Por estar literalmente louco para ter minha casa pronta e começar a desfrutar de mais conforto, e também por estar tentando economizar por todos os lados, meus finais de semana têm sido comprometidos pela obra em si, quando eu me transformo em carpinteiro e faço o que dá para ir adiantando. Atualmente estou terminando o tarugamento, depois vem o forro, a colocação dos alisares das portas, os rodapés, o guarda-corpo do deck, o armário embutido no teto do corredor, a porta de correr da sala, a colocação das portas internas, a construção dos painéis de parede para as TVs da sala e do quarto.

Ah, e ainda tem outras coisas não ligadas a carpintaria para eu fazer como passar os fios elétricos, instalar todas as tomadas (são quase 60!!!) e interruptores, acabar de emassar e lixar algumas paredes que ficaram faltando, aplicar papel de parede em algumas delas, pintar a casa toda por dentro, construir o closet, instalar vidros que faltam, e ainda me aventurar a aplicar os pisos na calçada baseado no que aprendi vendo o pedreiro fazer.

Isso sem contar que minha mulher já me encomendou algumas peças de marcenaria para a casa nova, como jardineiras, espreguiçadeiras, bancos, prateleiras e armários para o ateliê. E ainda preciso terminar minha bancada nova, desmantelar a velha, fazer a mesa para a tupia e uma meia dúzia de jigs antes de começar a pensar em dar conta das "encomendas". É mole?

Ou seja, além da já mencionada falta de privacidade, meu tempo livre está bem comprometido e ando muito cansado, não só fisicamente mas também mentalmente. Você não faz idéia do stress. Some-se a isso tudo o fato de que, como também já mencionei, eu e minha mulher passamos 24 horas por dia juntos confinados num espaço exíguo. Se não fôssemos tão parceiros, companheiros e certos do que realmente queremos, não sei como seria. Conheço muitos casais que não sobreviveriam a essa pressão. Já estamos há seis anos construindo, sendo que estamos há quatro dividindo esse "bunker".

Acho que já estamos chegando no nosso limite, mas felizmente os prognósticos são ótimos: mais alguns meses e a casa estará 100% pronta e habitável do jeitinho que nós sempre quisemos e planejamos. Então é só questão de ter um pouco de paciência, que eu prometo fazer uns tutoriais bem bacanas em um futuro próximo. Afinal, não posso negar meu dom de professor (lecionei por seis anos quando morava em Niterói), e uma das coisas que eu realmente gosto de fazer é ensinar e partilhar conhecimentos!

Um forte abraço a todos com os meus sincero agradecimentos pela compreensão e SACO para ler a ladainha acima!!!!!

Ter Mai 08, 2012 10:53 am
Conselheiro Senior

Caro Yan

Perfeitamante explicado! Não se preocupe, com o tempo tudo se acerta! Se precisar de uma ajudinha (ou quem sabe duas mãos) para acelerar o processo, fique à vontade!

Temos alguns "gostos" comuns...Aqui em casa tem violão, pandeiro, piano, teclado, algumas flautas e violino...Ufa! Todos aqui são meio "musicais" mas só de bagunça mesmo...Como já dito anteriormente gosto muito de som, construir caixas acústicas e tudo mais, além, é claro, das ferramentas...Tenho mais espaço que você atualmente, mas dividir a casa com 3 mulheres (uma esposa, fazendo a terceira faculdade, uma adolescente de 14 e uma pré-adolescente de 10), torna os MEUS espaços "quase" impossíveis...Enfim, aqui em casa tenho que "fazer xixi sentado" hehehe...

Vamos nos falando...se precisar de alguma ajuda, grite!

Grande abraço!

Ter Mai 08, 2012 1:32 pm
Colaborador

Caramba Yan! Fazendo tudo isso você ainda diz que seu tempo livre está "quase todo comprometido"? Que tempo livre é esse? Me ensina essa mágica aí :D . Falando sério, acho que podiamos pedir para o Edú separar, em tópico próprio, esse tutorial que você fez, ou então copiá-lo em um novo no tema "tornearia". Ficaria mais fácil a localização, pois acredito que haverá um grande interesse dos amigos em utilizá-lo. O que acha? Abraços!

Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Iniciado

Legal Marco, mas, pô, TRÊS mulheres não é mole não hein!!!!

:lol:

Lauro, acho a idéia ótima, porque senão acaba que o "tutorial" ficará perdido no meio de um tópico.

Ter Mai 08, 2012 3:47 pm
Conselheiro Senior

Amigo Yan, não posso deixar de ler estes teus longos e deliciosos textos, são sempre uma alegria..
Vc precisa urgentemente de um ajudante, senão ainda vai ficar doidão!!!!!!!
Só faltou dizer que a "sogra mora contigo", que a patroa não nos ousa.

Mas se voce colocar um video com este tutorial eu seria o primeiro a desfrutar...
Um grande abraço
Silvio

Ter Mai 08, 2012 3:53 pm
Iniciado

Grande Silvio!

Acho que doidão eu já estou -- ou será que no fundo o SOU?

/think

Minha mulher me ajuda um pouco, e que ela não nos ouça, algumas vezes é mais "atrapalhante"... mas falando sério, eu sou meio (meio?) chato e impaciente, e tenho esse terrível hábito de achar que as pessoas têm que saber o que eu estou pensando. Quando faço trabalho pesado, fico irreconhecível: faço uma bagunça infernal, perco a paciência com quem estiver em volta e durante a atividade xingo milhares de palavrões para desopilar. E daqueles bem cabeludos. Os vizinhos até falam baixinho e andam nas pontas dos pés quando eu estou trabalhando, acho que com medo de sobrar pra eles.

:loll:

Mas esse sou eu!

Mas não se preocupe, daqui a alguns meses vou produzir uns tutoriais em vídeo. Enquanto isso não ocorre, a pergunta é: meu parco tutorial em "modo texto" lhe serviu de algo?

Ter Mai 08, 2012 5:11 pm
Conselheiro Senior

Com certeza meu amigo, serviu e bastante, mas como te disse sou bem fraco com computadores e estes programas, então estou estudando bastante, o seu Skectup está em ingles e o meu em portugues então é um porco mais complicado pra mim, mas com tempo e o velho google tradutor estou estudando, logo logo te digo se conseguir ok.
Um grande abraço.
Ah!!!!, também vou te confessar uma coisa; qdo estou só em meu atelier e as coisas não saem como se "deve" também viro o bicho e não faltam palavras destas ai que voce comentou .
Um abraço
Silvio

Ter Mai 08, 2012 5:33 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Qui Out 16, 2008 9:15 am
yankleber escreveu:
marcoaandrade escreveu:

Acho que vale a pena....

Grande abraço!

Fala Marco, vamos ver... se eu tiver um tempinho eu faço sim. É que para montar o tutorial MESMO tem que tirar vários snapshots das telas, e isso dá mesmo um trabalhão danado. Pelo número de passos do tutorial, acho que seriam mais de 30 imagens!!!!

:shock:

usa o software - Você pode usá-lo para criar vídeos de demonstração de qualquer software e se não quiser postar o video tira uns print screen dele mesmo.

Qua Mai 09, 2012 8:46 am
Perfil WWW
Iniciado

SILVIO56 escreveu:
Com certeza meu amigo, serviu e bastante, mas como te disse sou bem fraco com computadores e estes programas, então estou estudando bastante, o seu Skectup está em ingles e o meu em portugues então é um porco mais complicado pra mim, mas com tempo e o velho google tradutor estou estudando, logo logo te digo se conseguir ok.
Um grande abraço.
Ah!!!!, também vou te confessar uma coisa; qdo estou só em meu atelier e as coisas não saem como se "deve" também viro o bicho e não faltam palavras destas ai que voce comentou .
Um abraço
Silvio

Bom saber, Silvio!

E bom saber também que não sou o único a premiar os ouvidos alheios com belos adjetivos quando as coisas não saem como esperado!

Qua Mai 09, 2012 10:04 am
Iniciado

Data de registro: Ter Mai 08, 2012 9:02 pm
Pessoal,

Estive em uma feira de marcenaria hoje (Femman - Gramado-RS) e tive a oportunidade de conhecer e comparar 2 softwares: O Promob Plus e Top Solid.
O Top Solid é um software de origem francesa mas está em português e tem um módulo para marcenaria (Top Solid'Wood). Me pareceu bem mais flexível por ser bem parametrizável e mais inteligente que o Promob.
Por exemplo: Ao incluir uma ferragem no móvel ele já determina toda a furação necessária.
Outra coisa é a facilidade de alterar (editar) uma peça sem grande esforço ou repetições.
Ambos são pagos.
Mas eu pessoalmente continuo usando o Sketchup por ser free.

Segue link do Top Solid:

Espero ter jogado uma luz sobre esse tema.

Qui Mai 10, 2012 9:56 pm
Colaborador

André, você sabe os preços dos programas? Abraços!

Sex Mai 11, 2012 12:48 am
Iniciado

Lauro,
Na feira o Promob Plus estava em torno de R$ 2.300,00 e o Top Solid estava um pouco mais de R$ 6.000,00.
Bem salgados, não é?

Sex Mai 11, 2012 1:17 pm
Iniciado

Considero o preço do Sketchup bem mais competitivo.

Sex Mai 11, 2012 1:18 pm
Colaborador

Putz! Dá para comprar um monte de ferramentas com essa grana toda :D :D . Acho melhor ficar com esse gratuíto mesmo :lol: . Obrigado e abraços!

Sex Mai 11, 2012 1:30 pm
Iniciado

Pessoal Atenção,
Uma atualização importante sobre o Sketchup:
A Google repassou (ou vendeu) essa tecnologia e a equipe para a empresa Trimble ().

No comunicado a Google alega que o produto cresceu muito mais que o esperado e estava forçando a empresa a fugir de seu foco.
Segundo a Google o Sketchup teve mais de 30 milhões de ativações no último ano e essa será uma transferência ganha-ganha, onde o produto será beneficiado, a equipe e os usuários. E a Google ficará livre para voltar a se focar em seu core business.

A Trimble é uma empresa líder em soluções de posicionamento e medição.
O Gerente de Produto do Sketchup garante que nas mãos da Trimble será possível desenvolver ainda mais o produto, investindo no seu crescimento bem como inovando e desenvolvendo novas funcionalidades.

A comunidade está ansiosa quanto ao futuro deste promissor software, que a princípio parece que o Sketchup vai continuar gratuito.

Por enquanto são só anúncios. Nos resta aguardar e ver para onde os ventos soprarão de fato.
Ontem mesmo ainda consegui ****** o Sketchuo no site da Google.

Sex Mai 11, 2012 2:04 pm
Conselheiro Senior

Caro Andre

Vamos acompanhar!

Se continuar sendo gratuito, quem sabe até com arquitetura aberta, será um programa bem interessante (ainda mais do que agora) rapidamente...

vamos ver como a "coisa" anda

Obrigado pela informação!

Um grande abraço

Sex Mai 11, 2012 2:14 pm
Iniciado

AndreR escreveu:
a princípio parece que o Sketchup vai continuar gratuito.

:loll:

Sex Mai 11, 2012 2:16 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
Acho que vamos perder mais um bom programa, portanto quem quiser que baixe agora ou pague por ele depois. Yan, com a facilidade com que voce dominou o programa, acredito que voce iria gostar muito de trabalhar com máquinas cnc, porque uma bichinha destas, nas mãos de quem tem facilidade com programas de projetos, faz misérias. Pense no assunto é mais uma dica para voce gastar din din.

Seg Mai 14, 2012 10:40 pm
Membro

Data de registro: Seg Abr 16, 2012 1:48 pm
Eu desenho meu projetos no sketchup, creio que seja o mais simples de manusear, só requer um pouco de conhecimento em linhas arquitetônicas...

Segue um dos meus projetos que irei construir aqui no meu quarto:

https://lh6.googleusercontent.com/-SyavPHoevPA/T7G1LB_w6ZI/AAAAAAAAAd0/7thznoTRg6g/s800/quarto.jpg

Seg Mai 14, 2012 10:52 pm
Conselheiro Senior

Belo projeto, Felipe

Todos aqui temos o SketchUp como uma bela ferramenta para criação de modelos e projetos...

Está se pensando até mesmo na criação de um tutorial bem didático, para facilitar o acesso aos demais amigos que ainda não dominam a ferramenta...

Um grande abraço

Ter Mai 15, 2012 10:03 am
Iniciado

REDBARON escreveu:
Acho que vamos perder mais um bom programa, portanto quem quiser que baixe agora ou pague por ele depois. Yan, com a facilidade com que voce dominou o programa, acredito que voce iria gostar muito de trabalhar com máquinas cnc, porque uma bichinha destas, nas mãos de quem tem facilidade com programas de projetos, faz misérias. Pense no assunto é mais uma dica para voce gastar din din.

Isso é maldade.

:cry:

Ter Mai 15, 2012 10:34 am
Membro

Oi Yan, eu estava dando uma olhada no sketchup e achei um comando interessante para segmentados (pelo menos eu achei eheh) . Quando voce desenha um circulo e clica na linha com o botão direito, aparece um menu e tem a opção "dividir" aí esse círculo vai ser dividido em partes iguais e se voce movimentar o mouse a quantidade de partes altera.

Achei que assim voce pode definir o tamanho da peça e o programa diz o tamanho dos segmentos.

Abraços

Ter Mai 15, 2012 12:39 pm
Membro

Ops... eu vi aqui

Ter Mai 15, 2012 12:41 pm
Iniciado

litoral escreveu:
Oi Yan, eu estava dando uma olhada no sketchup e achei um comando interessante para segmentados (pelo menos eu achei eheh) . Quando voce desenha um circulo e clica na linha com o botão direito, aparece um menu e tem a opção "dividir" aí esse círculo vai ser dividido em partes iguais e se voce movimentar o mouse a quantidade de partes altera.

Achei que assim voce pode definir o tamanho da peça e o programa diz o tamanho dos segmentos.

Abraços

Rapaz, essa dica é boa mesmo! Vou dar uma bizoiada!

Ter Mai 15, 2012 1:31 pm
Conselheiro Senior

Pô, gente!

Isso tá muito legal! Bem que a gente comentou do turorial...Todo mundo tá ajudando todo mundo...

Viu só Yan! Já tem comando novo na praça!

Um grande abraço!

Ter Mai 15, 2012 2:32 pm
Iniciado

Ter Mai 15, 2012 3:27 pm
Iniciado

Litoral, testei e dá certo. Usando o seu método, fica mais fácil criar o segmento. Fiz assim:

1) Desenhei o círculo
2) Cliquei com o botão direito na linha e cliquei em "Divide" (dividir)
3) Movi o mouse até ele indicar 12 segmentos e cliquei de novo para confirmar
4) Usando a ferramenta "Line" (linha), cliquei em um dos pontos e tracei uma linha até o ponto adjacente; em seguida tracei uma nova linha até o centro do círculo e finalmente uma linha até o ponto inicial, formando assim um triângulo equivalente a 1/12 do círculo
5) Deletei todo o resto do círculo deixando apenas o triângulo
6) Usando a ferramenta "Move" (mover) ajustei o transferidor e girei o triângulo até colocá-lo em pé (ele estava meio inclinado)
7) usando a ferramenta "Line" novamente, dividi o triângulo em duas partes, mais ou menos em 1/3 de sua altura
8) Deletei o topo do triângulo ficando com um trapézio

Daí em diante o resto é todo igual ao meu tutorial.

Basicamente a diferença entre os dois métodos é que no MEU o trapézio é desenhado a partir de um retângulo e portanto obrigatoriamente terão que ser calculados os ângulos internos baseado no número de segmentos utilizados no anel. Por exemplo, se o anel é composto por 12 segmentos, divide-se 360/12 = 30, portanto cada um dos dois ângulos retos superiores do retângulo terá somado a metade do resultado, ou seja 15 graus, passando cada ângulo a contar com 105 graus. Obviamente os ângulos inferiores terão igual valor subtraído, passando cada um a contar com 75 graus. E assim por diante.

No entanto, se o anel for feito com um número "quebrado" de segmentos, digamos 13, por exemplo, daí a coisa já complica, pois nesse caso a divisão daria algo em torno de 27,69 graus. Nesse caso, o SEU método é muito mais fácil pois não é preciso fazer cálculo algum!

Ter Mai 15, 2012 3:59 pm
Membro

eu fiz assim :

1)Usando a ferramenta "círculo" , desenhei um círculo com o raio que eu queria.
2) Aí, usando a ferramenta "equidistância", desenhei o aro digitando a medida desejada.
3)Com a ferramenta "selecionar, cliquei no centro e apaguei, ficando só o aro.
4)Agora, clicando na linha externa com o botão direito, cliquei em "dividir" e deixei com 12 peças.
5) Com a ferramenta "empurrar/puxar", deixei com a altura desejada.
6) Com a ferramenta "linha", cliquei na linha externa em uma das divisões (fica uma bolinha verde escrito "extremidade") e arrasto até a linha interna, onde ficar com a bolinha verde escrito extremidade ( se não estiver certo, a bolinha fica vermelha e escrito "na aresta").
7)Agora, usando a ferramenta "orbitar", fui girando e repetindo o passo 6, na lateral interna e no lado de baixo.

Agora faltou testar selecionar só um gomo e apagar o resto (não sei se precisa fazer isso)

será que dá pra entender ????

Ter Mai 15, 2012 5:39 pm
Iniciado

Litoral, o único detalhe é que da forma que você fez, embora mais rápida, os segmentos ficarão com as partes internas e externas arredondadas, quando na realidade os segmentos são todos retilíneos, tornando-se curvos apenas depois de torneados. Dessa forma, o desenho não irá refletir com realismo o segmento real.

Ou será que eu entendi errado????

/think

Ter Mai 15, 2012 5:50 pm
Conselheiro Senior

Valeu meus amigos professores; só estou colando, lembrando meu tempo de escola, tô só aprendendo... Pode mandar mais dicas.
Um muito obrigado
E um grande abraço
Silvio

Ter Mai 15, 2012 6:13 pm
Membro

Então tá melhor do que eu esperava, nem preciso do torno eheheheheh

Entendi o que voce falou. :(

Ter Mai 15, 2012 6:14 pm
Membro

Grande mestre Silvio, tudo na paz??

então Yan, se em vez de usar a ferramenta círculo usar a "poligono" funciona igual a ferramenta "dividir" e fica reto.

Ter Mai 15, 2012 6:19 pm
Iniciado

litoral escreveu:
Grande mestre Silvio, tudo na paz??

então Yan, se em vez de usar a ferramenta círculo usar a "poligono" funciona igual a ferramenta "dividir" e fica reto.

Então fechou!

Ter Mai 15, 2012 6:55 pm
Conselheiro Senior

Legal amigo Sidnei, tô só aqui absorvendo os ensinamentos. eheheheheheheh;;;
Logo logo estarei projetando meus trabalhos em Sketchup, vai ficar muito chic.
Um grande abraço
Silvio

Ter Mai 15, 2012 8:20 pm
Membro

Conforme as Fotos segue meu primeiro desenho no Google SketchUP não encontrei muitas dificuldades em realizar, pois é um programa bem intuitivo e bem parecido com programas de edições de imgens comuns, porém com o recurso 3D:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tenho este pequeno brinquedo, e pretendo fazer umas reproduções do mesmo, pois me acado em risadas com as pessoas tentando abrir a caixinha misteriosa!!!!

Conforme o andamento irei postando as imagens no forum, espe pequeno desenho foi só para testar o google SketchUP

Dom Mai 20, 2012 12:11 am
Membro

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Dom Mai 20, 2012 12:34 am
Membro

Data de registro: Qua Mai 23, 2012 9:29 am
Qual o programa que vocês utilizam para plantas 2D? Algum gratuito?

Dom Jun 03, 2012 12:05 pm
Iniciado

Pra 2D eu uso o Corel.

Sei que não é o mais apropriado para isso, mas como já uso esse programa há uns 25 anos (desde a versão 1) já estou acostumado...

:roll:

Dom Jun 03, 2012 5:12 pm
Membro

Data de registro: Qui Jul 19, 2012 11:39 pm
Sou novato na área também e baixei o Promob Plus. Fiz as configurações, vi vários tutoriais no Youtube e até que consegui alguns desenhos.
Pelo que o pessoal comenta, o mais rápido de aprender e começar a fazer os projetos é o Sketch Up. Acaba que no meu caso, pela ainda incapacidade de dominar esses programas, vou no canetão mesmo! rsrs
Abs!

Sex Ago 10, 2012 10:13 am
Membro

Data de registro: Sáb Jul 21, 2012 3:15 pm
Gostaria de dar minha contribuição ao assunto postado, eu utilizo Autocad, scketchup para fazer os projetos e como foi colocado pelo colega é importante dividir em grupos para não haver problema, utilizo também a metodologia de camadas que é o mesmo que os layers do autocad, assim posso colocá-las visíveis ou não e pra cada peça uso uma camada diferente em seguida crio um grupo para essa peça, assim se precisar mudar essa peça tenho que clicar com direito nela e editar grupo, e assim só tenho acesso a ela sem o problema de querer selecionar uma linha e selecionar a de trás.

Quanto a dúvida do colega referente ao vaso, existe um vídeo no you tube que ajuda a fazer a técnica é semelhante, tratasse de uma escada helicidal, ou caracol, a ideia é a mesma cria-se um círculo, e um componente e usa a ferramenta de múltiplas cópias usando o rotate e ctrl, após copiar digita * e número de vezes que quer que se repita e pronto, isso ajuda muito nesses casos, mas enfim é difícil explicar só escrevendo acredito que visualizando este vídeo na internet possa ajudar bastante.

Um fraterno abraço a todos.

Sex Ago 10, 2012 11:48 am
Iniciado

wilsonxaud escreveu:
assim se precisar mudar essa peça tenho que clicar com direito nela e editar grupo

Ou você pode simplesmente dar um duplo-clique no grupo!

Sex Ago 10, 2012 12:59 pm
Membro

Amigos, to com uma dúvida no Sketchup.
Fiz o projeto de uma mesa com gavetas pra minha sobrinha, mas gostaria de fazer uma espécie de "explodir" nela, pra ver os encaixes e fazer umas perguntas sobre a montagem a todos vocês muito mais experientes nisso. Essa função Explodir no Promob é bem fácil de achar, só clicar com o direito e selecionar que ele afasta as peças umas das outras para que visualizemos como se encaixam e etc. No caso do Sketchup tem alguma ferramenta dessas ou eu teria que selecionar peça por peça e afastar manualmente?
Se alguém puder dar uma luz...

Abração a todos!

Sáb Ago 18, 2012 9:37 pm
Iniciado

Até onde eu sei tem que clicar uma por uma e afastar manualmente.

Dom Ago 19, 2012 5:45 pm
Membro

Data de registro: Sáb Jul 21, 2012 3:15 pm
Infelizmente essa função ainda não está disponível, tem que ser manual mesmo.

Seg Ago 20, 2012 8:46 am
Membro

Pois é, estou nessa trabalheira. Quase terminando pra postar o projeto e consultar a todos se minhas formas de fixação das peças entre si estão corretas. Estou colocando a os parafusos na posição e deixando algumas peças transparentes pra melhor visualizarmos. Assim que estiver pronto, posto. Mas uma dúvida aos Moderadores, posto aqui nesse tópico ou lá em projetos mesmo?
Abs!

Ter Ago 21, 2012 12:44 am
Membro

Data de registro: Sex Fev 27, 2009 3:55 am
Pessoal...

Parabéns e muito obrigado pelo aprendizado transmitido a nós, discípulos do pó-de-serra!

Obrigado

Roberto Pavarine

Qui Ago 23, 2012 12:02 am
Membro

Data de registro: Seg Ago 20, 2012 9:56 pm
Ola a todos

Empolgando com o ensinamento dos mestres dei uma navegada e achei isso bem legal.

Abraço a todos.
rbazzani

Qui Ago 23, 2012 8:23 pm
Membro

Oi rbazzani, legais os vídeos. O único lembrete que faço é que desenhando desse jeito fica inviável usar aquele plug-in "CutList", que já te dá o tamanho e a quantidade das peças da estante, o que facilita muito o trabalho quando passamos à fase de corte das chapas. Fora isso, muito rápido de aprender e fazer desenhos rapidinhos.
Abs!

Qui Ago 23, 2012 10:00 pm
Membro

Data de registro: Seg Ago 20, 2012 9:56 pm
Legal a dica felipesiciliano, só estou engatinhando tudo e muito bem vindo. Muito Obrigado.
Já consegui encontrar um começo para utilizar melhor o plugin mencionado, poderia fazer a gentileza de ver se estou no caminho certo?

Claro que tive que traduzir no googues.

Qui Ago 23, 2012 10:27 pm
Membro

---------
rbazzani, é por aí mesmo. Apesar dessa tradução muito louca :shock: :shock: :shock: é por esse caminho mesmo.
Resumindo: basta desenhar no Sketchup peça por peça. Sempre que criar uma peça, por exemplo, uma lateral, seleciona toda a peça, clica com o direito do mouse e "criar componente". Na hora de calcular as peças usando o Cut List, basta selecionar todas as peças e rodar o Plug in. Eu fiz dessa forma pela primeira vez no projeto que fiz de uma mesa pra minha sobrinha. Deu um trabalhinho porque não sei desenhar direito ainda, mas acho que ficou bom. rsrs. Até coloquei pra ser sabatinado no tópico "Projetos", mas até agora ninguém comentou. Pelo jeito não cometi erros muito grandes... :roll: :roll: :roll:
Se quiser ver a mesa, segue o link: http://marceneiros-e-bricoleiros.forums-free.com/viewtopic.php?f=26&t=9299
Abração!

Sex Ago 24, 2012 12:40 am
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 75 Mensagens ]