Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 5 Mensagens ] 
Primeiro Projeto - Armário de banheiro 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Dom Jun 10, 2012 11:14 am
Mensagem Primeiro Projeto - Armário de banheiro
Olá para todos,

Sou novo por aqui, e também na marcenaria.
Bom, gostaria de compartilhar com vocês o meu primeiro projeto.

Depois de alguns meses lendo e brincando com algumas ferramentas, resolvi fazer o primeiro projeto sério.
A vítima do meu projeto foi, é claro, a casa da sogra.

Ela tem um banheiro externo que estava precisando de um armário.

Já fiz todo o projeto no computador, comprei uma chapa de MDF 15mm dupla face, branco e mandei ver. A madeireira fez três cortes para mim, assim pude levar a chapa para casa já em pedaços.

Como o programa que usei para projetar já me deu o plano de corte, consegui cortar tudo direitinho, com um pouco de trabalho é claro. Usei minha BT1800 recém comprada.

Nesse domingo eu estava colocando as fitas de bordo, foi então que verifiquei que o acabamento não estava como eu queria, as beiradas estavam muito lascadas.

Lendo aqui no forum, vi que preciso comprar um disco de serra de 100 dentes para fazer os cortes perfeitos.

Já liguei para uma loja aqui no Rio e eles disseram que esses discos são para cortar alumínio. Fiquei na dúvida, o disco é esse mesmo? O mesmo de cortar alumínio?

Bom, gostaria de postar as fotos aqui, mas não achei opção de anexar os arquivos. Tem como fazer isso? Ou é só através de links?

Abraços e mandarei notícias do andamento do projeto.

Ter Out 09, 2012 5:59 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Mensagem Re: Primeiro Projeto - Armário de banheiro
Caro Aborges,
O correto seria perguntar a loja a marca e modelo do disco e depois pesquisar na internet sobre as caracteristicas do mesmo. Normalmente os disco de aluminio também são indicados para corte de MDF revestido, mas sempre leia as especificações da serra.

Aqui embaixo tem um exemplo de disco de 100 dentes da DeWalt (não sei se foi esse que viu aqui no forum). No anuncio você pode ver a foto dele é aparece com "aluminio" apenas:

Mas se você for até o site do fabricante, vai ver que ele menciona que pode ser usado para aluminio ou madeira laminada.

Por acaso você fez os cortes com o disco original de BT1800 (24 dentes) ? Ele não é recomendado para este tipo de corte, use ele apenas para madeiras brutas. No caso de MDF e compensado, tente usar um disco com melhor acabamento, que tenha no minimo 80 dentes.

Ter Out 09, 2012 6:13 pm
Membro

Pois é Carlos,
Cortei com o disco original da BT mesmo e realmente não ficou bom.
Afinal, eu estava lá, já estava com a serra e o MDF ... não resisti :)

É, agora terei trabalho dobrado. Vou comprar um disco desses de 100 dentes.

O problema é que agora vou ter que refazer o trabalho. Alguém sabe qual será agora a melhor maneira de refazer?

O armário é simples, tem 65 Largura x 69 Altura x 46 Profundidade. Tem duas portas na frente e um gavetão em baixo.
Vou tentar refazer ao menos as portas e a frente da gaveta. Acho que vou ter que comer só suficiente para comer a fita (acho que não dá para salvar ela) e mais um pedacinho.

Obrigado e abraços.

Ter Out 09, 2012 6:37 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Agora vai ficar mais complicado mesmo... Acho que o melhor jeito é o que você falou, se tiver folga na frente das gavetas e das portas (caso não sejam embutidas), dá para retirar 1 ou 2mm para acertar a borda. A fita não dá para aproveitar mesmo, não tenta fazer isto que não vai dar bom acabamento.

Já nas outras partes que não teria como fazer o corte adicional, você pode tentar minimizar o estrago aplicando massa acrilica F12 branca, olhando de longe já vai dar uma disfarçada. Aplique a massa depois de colocar a fita, pois a mesma vai servir de "guia" para nivelar a massa.

Ter Out 09, 2012 6:47 pm
Membro

---------
Opa,
Pois é, o armário tem folga para fazer os acertos sim. Bom, originalmente projetei para as portas terem um recobrimento total das laterais.
Acho que agora não vai ser mais total :)
Gostei também da dica de usar a massa para dar uma disfarçada. Obrigado.

Mas agora só vou pegar nisso quando voltar a casa da sogra, pois o material está todo lá.

Manterei contato.
Mais uma vez obrigado e abraços.
Anderson

Qua Out 10, 2012 10:57 am
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 5 Mensagens ]