Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 35 Mensagens ] 
Porta mexicana como tampo de mesa de jantar -- sugestões? 
Autor Mensagem
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
 Porta mexicana como tampo de mesa de jantar -- sugestões?
Oi pessoal!

Estou com um projeto para por em prática que é uma mesa de jantar de 8 lugares. Acontece que acabou "sobrando" uma porta estilo mexicana novinha em angelim, lindíssima, que não vai ter onde colocar, e o tamanho dela é perfeito para se tornar um tampo de mesa.

Para quem não conhece, a porta mexicana é essa daqui:

Imagem

Como vou usá-la como tampo de mesa, pensei em fechar os vãos entre as tábuas, de preferência em uma cor diferente (mais clara), e gostaria de saber sugestões. O que seria melhor? Cortar tiras de madeira e aplicar ou utilizar aquela massa corretiva? Os vãos têm mais ou menos 1 cm de largura por uns 6mm de profundidade.

Ou na opinião de vocês não teria problema manter o tampo como está, com os vãos? Eu confesso que acho muito bonito do jeito que está, só me preocupa a praticidade no uso do dia a dia.

:up:

Sex Set 21, 2012 2:23 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Mensagem Re: Porta mexicana como tampo de mesa de jantar -- sugestões?
Amigo Yan, como utilizo bastante em meus trabalhos madeiras de cores e texturas diferentes e na minha opinião se voce colocasse outra madeira junto com o angelim iria ficar muito legal; meu conselho seria conseguir uma cor diferente porém com textura similar ao angelim, pois as texturas diferentes normalmente vão dar uma pequena diferença depois que vc fizer o acabamento. Digo isso pois em meus trabalhos sempre topo com este problema, madeiras porosas com madeiras mais firmes sempre dão um pequeno desnível depois de algum tempo.
Este angelim por ser de textura média combina mais com madeiras duras pois a dilatação do angelim seria menor que por exemplo o ipê, o jatobá a peroba rosa e até o roxinho.
Não use nem o cedrinho nem o cedro rosa, a mescla muito menos o pinus voce teria problemas na certa ok.
Um grande abraço
Silvio

Sex Set 21, 2012 2:42 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Yan, apesar dessas frestas, às vezes, causarem alguns problemas, como copos virando sobre a mesa, eu, particularmente, gosto mais assim mesmo. A ideia de preencher os vãos com madeira mais clara é ótima. Ficaria um trabalho muito bonito. Massa não. Mesmo a F12, que é ótima, quando usada em grande quantidade para vãos ou buracos muito largos, com o tempo, tende a trincar. O problema das ripinhas seria o encaixe perfeito numa extensão tão grande. Mas, como eu disse, prefiro assim. Abraços!

Sex Set 21, 2012 2:50 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Eu deixaria como está, mas se o vão incomodar, usaria ripas de madeira, mas fugiria da massa. Vai dar mais trabalho e o acabamento e beleza não vai chegar nem perto de uma madeira natural. Dependendo da cor e do efeito que deseja, poderia abrir mais o vão com a tupia e colocar uma ripa mais larga ou até mesmo mais profunda, para evitar futuros problemas de descolamento ou algo similar.

Sex Set 21, 2012 2:53 pm
Membro

Data de registro: Seg Ago 06, 2012 11:08 am
Eu também deixaría como está, mas você podería colocar um MDF de 6mm em cima parafusando nas laterais e no meio, sei lá, apenas uma sugestão.

Aqui em casa eu também fiz uma mesa utilizando uma sobra de porta, e já faz um tempinho, hehehe.

Abraço,

Vespa

Sex Set 21, 2012 3:01 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Jul 15, 2009 1:52 am
eu usei uma porta para o tampo da mesa que fiz para o meu pai, e tinha duas opções um lado era todo fechado e do outro tinhas estas cavidades decorativas, decidi por deixar as cavidades para cima, pois me pareceu mais bonito.

fuja da massa para algo tão longo, e madeira se for usar ficaria bonito uma de cor contrastante realmente.

vai ficar bonita com certeza

Sex Set 21, 2012 3:37 pm
Perfil WWW
Conselheiro Senior

Data de registro: Ter Mar 27, 2012 12:25 pm
Yan

Não sei qual o estilo da sua casa, mas eu deixaria a mesa utilizando a porta tal e qual. Mesmo com essas canaletas, acredito que vai dar um visual muito limpo e sofisticado. Dê um belo acabamento nela e "finito"!

Não esqueça de convidar os amigos para a pizza (ou fondue) com vinho! :mrgreen:

Abração

Marco

Sex Set 21, 2012 3:53 pm
Iniciado

Obrigado pelas sugestões, pessoal! Conversei com minha mulher e acho que vamos deixar como está. Se futuramente os vãos encherem o saco, a qualquer tempo o preenchimento dos mesmos poderá ser feito!

Sex Set 21, 2012 4:40 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Set 07, 2010 10:09 am
. . .

Opinião minha:

Deixa como está; ficará mais natural e simples e muitas vezes a beleza maior das peças está na simplicidade

abraços

. . .

Sex Set 21, 2012 5:27 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
Eu manteria a originalidade, se quiser, faça uns sousplat de madeira, porta copos, porta guardanapos e descanso de mesa, aí você além de agradar a parceira, justifica a compra de um torninho e uma série de outros brinquedinhos... E quem sabe fazer uns segmentados para decorar a mesa
Abraços
Pedro

Sex Set 21, 2012 9:25 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Dez 01, 2010 10:26 pm
Que tal unir o rústico ao moderno... no lugar de massa ou madeira aplicar "vidro líquido" (resina bi-componente usada em artesanato) para preencher os vãos e formar uma camada lisa e homogênea sobre o tampo de madeira.

Veja, por exemplo, nesta loja virtual que tem um bom preço:

Só para lhe dar uma idéia do que estou falando:

Abraço.

Sex Set 21, 2012 9:46 pm
Membro

Data de registro: Sáb Fev 18, 2012 2:27 pm
Bom, gosto é gosto e cada um tem sua opinião. Sendo assim, também vou dar o meu pitaco:

Eu não deixaria estes vãos visíveis, pois fica com cara de "porta-utilizada-como-tampo-de-mesa", e não com cara de "tampo-de-mesa", que deveria ser seu objetivo.

Para fechar os vãos, eu alargaria-os com a tupia e então encaixaria uma ripa de cor não exageradamente contrastante. Massa nem pensar.

Bom divertimento !

Fábio Reis.

Sex Set 21, 2012 10:13 pm
Colaborador

Pedro,
Não provoca o Yan, a "catraca" dele ainda tá fechada...

Matuto,
Gostei da técnica, por acaso você já trabalhou com isso ? Fiquei curioso em saber da resistência e durabilidade. É tão resistente a riscos quanto um vidro de verdade ou precisa de alguns cuidados ?

Sex Set 21, 2012 10:55 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Fev 06, 2012 8:01 pm
Yan !!
eu também optaria pela porta tampo bem do jeito que ela esta; vale lembrar que
também vai depender do que você vai usar como suporte `os pés`

se vai ser pés comuns ou vai fazer uns pés especiais , digo mais rustico como por exemplo,
um conjunto de pés em xis um pouco mais grossos vai dar um aspecto diferente nela,
mas isso é so um palpite , pois também vai depender da decoração do local onde vai ser colocada esta mesa ;

bom vamos aguardar para ver ...

um abraço
Sideni.

Sex Set 21, 2012 11:28 pm
Iniciado

Pessoal,

Aqui vai o projeto da mesa que eu estou pretendendo fazer!

Sáb Set 22, 2012 10:48 am
Colaborador

cecs1202 escreveu:
Matuto,
Gostei da técnica, por acaso você já trabalhou com isso ? Fiquei curioso em saber da resistência e durabilidade. É tão resistente a riscos quanto um vidro de verdade ou precisa de alguns cuidados ?

Anos atrás adquiri um pouco de resina epóxi para tentar moldar umas peças... não deu muito certo para a finalidade que eu tinha :oops: pois as peças ficaram muito quebradiças devido, talvez, a carga mineral exagerada que misturei na resina... :doh:

Quanto a resistência e durabilidade, há vários tipos de resinas bi-componente: epóxi, poliéster, polireutiano, silicone etc... então não saberia responder ao certo. Pelo pouco que sei, epóxi e poliéster são rígidas; silicone é mais maleável...

Dá para se ter uma idéia pois é muito comum encontrar chaveiros e pequenos brindes onde eles foram aplicados (poliéster ou epóxi). Creio que a resistência delas esteja entre o vidro e o acrílico. Na época que comprei a resina epóxi, encontrei um tutorial explicando como selar um escorpião (morto, é claro :mrgreen:) num bloco feito com ela e como, depois de curada, fazer o polimento para deixá-la como um bloco de vidro (faz-se o lixamento da peça com lixas de grãos cada vez menores, geralmente dobrando-se o número da lixa). Infelizmente não disponho mais desse material.

Abraço.

Sáb Set 22, 2012 2:37 pm
Colaborador

OK, obrigado pela explicação ! :Thumb:

Sáb Set 22, 2012 3:08 pm
Membro

Data de registro: Qui Jul 05, 2012 1:52 pm
Essa idéia do Matuto do "vidro líquido", seria otima, se o tamanho a ser aplicado fosse pequeno, como aquela bandeija, num tampo desse tamanho, você teria muito problemas na execução, melhor por optar em preencher os vâos com madeira de outra textura, ficará bom, massa nessa situação, jamais.

Sáb Set 22, 2012 7:12 pm
Colaborador

VANGODIAS escreveu:
Essa idéia do Matuto do "vidro líquido", seria otima, se o tamanho a ser aplicado fosse pequeno, como aquela bandeija, num tampo desse tamanho, você teria muito problemas na execução, melhor por optar em preencher os vâos com madeira de outra textura, ficará bom, massa nessa situação, jamais.

Será? :stick:

Imagem

Imagem

Eu ainda vou tentar fazer algo desse tipo um dia... :saint:

Sáb Set 22, 2012 8:51 pm
Colaborador

Eu de novo... :mrgreen:

Esqueci de postar este outro vídeo da resina epóxi aplicada sobre um balcão de bar, muito parecido com a porta que o Yan dispõe... eu, particularmente gostei...

Além da resina epóxi, somente são necessários: vasilhame para a mistura, uma espátula para espalhar o produto e um mini-maçarico para desfazer as bolhas (em superfícies menores usaria-se um alfinete...)

Abraço a todos.. de novo

Sáb Set 22, 2012 9:08 pm
Colaborador

Matuto,
Gostei dos videos, dá para ter um idéia bem melhor da técnica. Já tá anotada, vale a pena testa-la um dia, o acabamento realmente é muito bonito.

Sáb Set 22, 2012 11:11 pm
Membro

Data de registro: Ter Ago 21, 2012 3:11 pm
Vou dar pitaco também :mrgreen:

Gosto muito dessa porta mexicana, tanto que a porta de entrada de minha casa é uma dessas, balcão, duas folhas e a da cozinha é igualzinha essa tua.
Como não tenho conhecimentos técnicos, "vou na onda" do que já foi postado pelos amigos.
Não deixaria como está, pois além de concordar que aparentaria ser uma porta que virou mesa, tenho certeza que os vãos atrapalhariam muito.
Acredito que um acabamento com madeira preenchendo os vãos, ficaria muito, mas muito bonito mesmo.
Achei essa técnica do vidro líquido extremamente interessante e é algo que vou querer "lidar" no futuro.

Grande abraço.

Dom Set 23, 2012 12:21 am
Membro

Matuto, Matuto, Eu não disse que era impossível. Apenas disse que teria dificuldades. Já usei vidro líquido, é fácil, apenas é enjoada seu uso, nunca testei em grandes superficies. Agora não sei se esse produto e o vidro líquido usado em artesanato são a mesma coisa, acredito que não, esse produto a base de resina epóxi ou poliepóxido é um plástico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou "endurecedor". O vidro é um material inorgânico que possui a sílica como elemento básico, não tenho nenhuma embalagem aqui pra ver a composição do vidro líquido, mas uma coisa é certa, fica muuuito bonito, é uma coisa a ser testada, vai que funciona.

Dom Set 23, 2012 10:52 am
Colaborador

VANGODIAS escreveu:
Matuto, Matuto... Agora não sei se esse produto e o vidro líquido usado em artesanato são a mesma coisa, acredito que não, esse produto a base de resina epóxi ou poliepóxido é um plástico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou "endurecedor".

em02 em02 em02 em02

"Vidro Líquido" é só para fins de "marquetinque"... :mrgreen:

Esse nome é dado para qualquer resina que depois de curada dê a impressão de vidro...

Agora quanto a se é o mesmo produto usado em artesanato, também tenho minhas dúvidas. Lendo as especificações do Vidro Líquido da Gato Preto (), lemos o seguinte:

Caracteristicas: O Vidro Líquido Gato Preto é uma resina epóxi de alta transparência, brilho, aderência e resistência. Para utilização em técnicas que simulam efeito de vidro. Após preparação, conforme instruções, pode ser aplicado sobre: madeira, cerâmica, gesso, papel cartão, metais, tela, tecido, superfícies pintadas ou com decoupage.

Até aí parece ser o mesmo produto. Entretanto, nos vídeos que mostram ele sendo aplicado sobre madeira, vê-se a utilização de um bico-de-chama (sem encostar na resina) para retirar as bolhas. Mas nas especificações da Gato Preto consta:

Informações toxicológicas e de segurança do trabalho
a. Ambiente: Este produto é feito à base solventes químicos voláteis e é classificado como tóxico. Recomendamos trabalhar em local ventilado, e jamais comer ou fumar em ambientes com vapor deste produto.
b. Contato: Nocivo por ingestão e pode irritar a pele. No caso de contato acidental, lavar com água e sabão neutro; com os olhos aplicar água abundante e procurar auxílio médico. Em caso de ingestão acidental procure auxílio médico.
c. Flamabilidade: Produto inflamável, manter longe de chama, armazenar em local fresco. Em caso de incêndio, utilizar: CO2, pó químico ou espuma.

Aí mora minha dúvida... será que o produto utilizado nos vídeos é menos volátil do que o utilizado em artesanato?

Já ví na internet que existe resina epóxi para uso em construção civil. Entre esses produtos temo pisos de alta resistência com revestimento autonivelante (sub-entende-se que seja aplicado na forma líquida ou gel). Será que esse tipo são menos voláteis?

--

De qualquer forma acho que devo pedir perdão ao Yan ^:)^ por extender-me demais sobre o assunto aqui em seu tópico...

Dom Set 23, 2012 12:01 pm
Iniciado

Que nada, eu estou gostando do desenvolver do tema!

Dom Set 23, 2012 1:03 pm
Administrador

Data de registro: Qua Out 15, 2008 10:50 am
Yan vou dar meu pitaco também Imagem

fabioreis escreveu:
Eu não deixaria estes vãos visíveis, pois fica com cara de "porta-utilizada-como-tampo-de-mesa", e não com cara de "tampo-de-mesa", que deveria ser seu objetivo.

Conforme disse o Fabioreis os frisos vazios deixa a mesa com cara de "porta-utilizada-como-tampo-de-mesa" Imagem

Entam-se :lol: vários materiais podem ser utilizados, vai depender do $$, pode ser usado friso de aço inox, resina acrilica vitrificada,
friso de alumínio escovado, madeira mais clara ou até mais escura tipo um ébano, (acredito que pode ser usado uma cerejeira escurecido
com corante ébano), filetes de vidrex espelhado, filetes feitos com pastilhas de casca de coco (minha mesa de Jantar tem este acabamento).

Imagem Imagem

No caso do filete de aço ou alumínio preencha com outra madeira e coloca a lâmina com espessura de 1,5mm ou 2mm e cola de contato,
as pastilhas de coco são colados com araldite e use verniz poliuretano naval, para impermeabilizar as pastilhas.

Abraços
Edú

Dom Set 23, 2012 1:08 pm
Perfil WWW
Iniciado

Edu, você sem querer me deu uma idéia interessante quando mencionou as pastilhas de côco. Eu poderia até usar retalhos variados de madeira para preencher os vãos (fazendo uma espécie de "mosaico linear") o que seria bem mais fácil do que cortar e ajustar uma peça única com mais de 2 metros. E os vãos poderiam ser preenchidos com vidro líquido.

Mas a propósito, essas pastilhas de côco se encontra onde pra comprar isso?

É algo a se pensar...

/think

Dom Set 23, 2012 1:12 pm
Administrador

Data de registro: Qua Out 15, 2008 10:50 am
Comprar pastilha pronta :shock: [-X

Compra coco seco no mercado, bebe a agua, come a polpa, e já pra marcenaria cortar as partilhas
elas devem ser secadas ao sol ou ao forno, vou consultar o tempo de secagem.

Ou fure o coco no olho dele, são 3, depois de retirado a agua, corte na serra o coco com polpa, pois se
você quebrar pelo mêtodo tradicional, você perde mto material (casca).

As docerias que fazem cocoda, podem te fornecer o material di grátis Imagem eles preferem coco seco,
pois a agua com o tempo, produz mais polpa :up:

Abraços
Edú

Dom Set 23, 2012 1:27 pm
Perfil WWW
Colaborador

Eu já vi placas feitas com pastilhas de coco para uso em revestimento de móveis e paredes, mas não sei dizer aonde encontrar e nem qual é o preço, mas não deve ser barato.

Dom Set 23, 2012 1:55 pm
Iniciado

Edu escreveu:
Compra coco seco no mercado, bebe a agua, come a polpa, e já pra marcenaria cortar as partilhas
elas devem ser secadas ao sol ou ao forno, vou consultar o tempo de secagem.

Valeu Edu! Fico aguardando a dica sobre a secagem!

:mrgreen:

Dom Set 23, 2012 4:58 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Ter Mar 27, 2012 12:25 pm
Yan

Descobri um local que vende, não só painéis com pastilha de coco, mas também de "maçã" (!?)

Segue o link...[link2]http://www.madeleinet.com.br/ProductCatalogueServlet?cod=170&nome=Painel%20Teca[/link2]

Abraços

Dom Set 23, 2012 6:27 pm
Membro

Data de registro: Ter Ago 21, 2012 3:11 pm
Ahahahahha

O Yan deve tá pensando: "Meu Deus! Quê qui eu fui fazê criando esse tópico?!" =DD
A "coisa" já foi desde só "deitar" a porta em cima de suportes, passando por preenchimento de vãos com: madeira, alumínio, aço, vidro líquido e até "COCO"!!!
Agora sim, quero ver sua "capacidade de decisão" :stick:

Brincadeira pessoal, estou observando e aprendendo muito com esse tópico. Nunca tinha sequer ouvido falar nesse "tar" de vidro líquido...

Abraços.

Seg Set 24, 2012 11:26 am
Membro

Poi é matuto, pois foi justamente aquele maçarico, que criou a minha dúvida, sendo o vidro líquido inflamavel, como usar maçarico???
Vi, já faz algum tempo, um arquiteto fez na casa dele um piso assim: primeiro adobe como contrapiso (aqueles antigos tijojos, só de barro), depois aplicou por cima uma camada de resina, ficou transparente e brilhante, com os adobes aparentes, pensa numa coisa bonita.
Acredito que o material usado na madeira, seja o mesmo desse piso, assim sendo é um produto de multi aplicações.

Yan, desculpas por alongar o assunto e até desviar pra outras coisas... :lol: :lol:

Seg Set 24, 2012 9:21 pm
Membro

ahhh esqueci de dizer, gostei bastante dessa idéia da casca de coco, é uma coisa a pensar. A mesa como da foto ficou muito bonita.

Seg Set 24, 2012 9:22 pm
Colaborador

---------
VANGODIAS, também estou inclinado a acreditar que seja o utilizado em pisos...

Então a todos que, como eu, vão tentar futuramente ( :roll: algum dia, quem sabe, contudo, todavia...) experimentar o uso de vidro líquido, guardem um cuidado extremo na escolha da resina que vão utilizar. Alguns tipos parecem usar solventes inflamáveis e outros não.

Algo que andei pensando: a finalidade da chama é gerar calor para acelerar a "subida" das bolhas de ar. Talvez funcione com outros fontes de calor (soprador térmico, resistências ou lâmpadas infravermelhas), menos perigosas. Sei que, no caso da confecção de chaveiros, após aplicada a resina eles são colocados sob lâmpadas incandescentes para acelerar a secagem.

----

Em tempo: estou com pena do pobre Yan... acho que ela já deve estar

/think

:wall: ou

:sick:

e, na dúvida, vai acabar usando a porta como porta mesmo ou, no pior dos casos, como lenha...

:loll:

Abraço.

Seg Set 24, 2012 10:12 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 35 Mensagens ]