Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 50 Mensagens ] 
O MUNDO DO FUTEBOL -" A BOLA" 
Autor Mensagem
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Mensagem O MUNDO DO FUTEBOL -" A BOLA"
Meus caros amigos, boa tarde. Depois de muito estudo muita pesquisa muita conta e muita madeira estragada, enfim consegui fazer a "Bola de Futebol" do jeito que eu queria; isto porque a uns dois anos atraz, eu montei uma bola de futebol no tópico-ttp://marceneiros-e-bricoleiros.forums-free.com/viewtopic.php?f=15&t=5051&start=0, porém não ficou muito boa devido a uns erros de angulos e calculos.
Vou tentar explicar a execução e alguns detalhes para que os amigos que se interessar possa fazer também, para isto espero que me desculpem se o tópico se estender um pouco.
Em nossa bola de futebol existem 12 faces pentagonais e 20 hexagonais, formando um Icosaedro truncado, para aqueles que tiverem interesse em verificar segue o link da fonte de pesquisa:

Bem depois que consegui decifrar a formula e a planta de execução do projeto, conforme o link acima, me deparei com o seguinte problema:
Eu tinha as medidas, tinha o desenho, a formula só faltava um pequeno detalhe, que era o angulo de corte para fazer o projeto em madeira segmentada e depois tornear.
Para isso eu recorri a alguns amigos, inclusive nosso amigo Yan que me mandou uma possivel angulação de corte, retirada do Scketchup, porém na pratica a coisa é um pouco diferente, eu cortava colava mas na hora de fechar; não batia e não dava certo. Tentei na net vi alguns projetos executados, mas nenhum dos torneiros ensina o macete do angulo de corte e nem de que maneira eram cortados os segmentos. Depois de muito tentar, achei o angulo ideal (20º), que só funciona na pratica porque na teoria o angulo correto seria 18º, então se alguém tiver interesse em fazer, pode mandar 20º que não tem erro.
As peças foram cortadas na BT com auxilio de um jig de corte, com madeiras Marfim e Angico na bola e Cedro rosa no suporte, segue as fotos e o roteiro utilizado:
Esta foto mostra as madeiras utilizadas e o corte no jig peças hexagonais e pentagonais:
Imagem
Imagem
Imagem
Aqui a planta do projeto em plano antes de colar
Imagem
Foram coladas em uma base de papel mais firme, e para quem quiser fazer, sugiro utilizar desta formar, pois a colagem uma a uma não da certo de maneira nenhuma
Imagem
Imagem
Depois de colado na base de papel, começa a colagem das peças nas arestas uma a uma e virando devagar que vai tomando a forma.
Imagem
Após tudo colado tem que passar fita adesiva bem apertado e ir acertando os angulos antes da cola secar, reparem que na primeira montagem não estão as peças pentagonais, e outra dica; não cole os pentagonos senão não vai fechar. Tem que secar tudo e ficar bem firme, só então coloca-se os pentagonos e vai ajustando um a um com lixa ou uma grosa bem fina até a peça encaixar perfeitamente, este é o detalhe mais importante, pois caso contrário o trabalho será perdido.
Fica assim tudo montado e pronto para colocar os segmentos pentagonais.
Imagem
Imagem
Agora depois de colado os segmentos pentagonais a bola tem este aspecto, fica bem feia mas no fim vai ficar legal
Imagem
Depois tem que se colar dois suportes para poder prender na placa e no contra ponto para poder girar
Imagem
Só então começa o torneamento da bola
Imagem
Imagem
Uma dica importante é utilizar um pequeno anel, pode ser até uma tampa de pote de maionese, para ir acertando a curvatura da bola, isto porque o torneamento foi feito sem o jig para se fazer esferas.
Imagem
Foi feito também dois outros elementos que servirão para apoio e suporte da bola, acho que vai ficar legal!!
Imagem
Imagem
Depois de torneada, os toquinhos são retirados e é dado o acabamento, já parece uma bola de verdade. Preciso tomar cuidado senão meu neto vai sair chutando pela casa..hiihihihihihihihihi
Detalhe do pedestal e do suporte já torneados.
Imagem
Fiz também uns desenhos para dar um toque diferente no pirógrafo
Imagem
E ficou assim, realmente foi um grande desafio, e foi um projeto bastante demorado pois não encontrei nenhuma literatura a respeito de como fazer pois o pessoal que já fez não mostra o passo a passo, mas foi um desafio bem legal. A peça tem um diametro de 23 cm, 105 peças, com 40 cm de altura, acabamento de seladora e verniz acrilico aplicado com spray.
Imagem
Imagem
Imagem
Espero que os amigos gostem
Um grande abraço
Silvio

Qui Out 18, 2012 5:49 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Jun 29, 2010 9:36 pm
Mensagem Re: O MUNDO DO FUTEBOL -" A BOLA"
O que que isso amigo, que belo presente pros nossos olhos, fiquei maravilhado com tamanha inteligencia e habilidade de MESTRE show de bola sem trocadilhos PARABÉNS.

^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^

Qui Out 18, 2012 6:04 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Mestre Silvio,
Isso que é uma verdadeira obra de arte, queria eu ter assim tanto talento, paciência e precisão nos projetos, realmente deve ter sido um ENORME desafio montar tal peça, Parabéns pelo lindo trabalho !

Merece um lugar de destaque na sala, com certeza !

^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^

Qui Out 18, 2012 6:17 pm
Membro

Data de registro: Qua Nov 23, 2011 5:27 pm
Muito showw!!!
Parabéns pela belíssima obra de arte!!!!!!

Qui Out 18, 2012 6:36 pm
Membro

Data de registro: Ter Dez 13, 2011 1:06 pm
Caraca!!!!! Chic demais!!!!!!!
Eu fui descendo as fotos e já estava achando maravilhoso quando de repente vi o último toque com o pirógrafo... Aí eu babei!!!

Trabalho de mestre com muita criatividade. Parabéns!

Abraço!

Qui Out 18, 2012 6:54 pm
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Qui Out 14, 2010 5:46 am
Pois é, a bola.
Daqui a 2 anos todos querem estar no Brasil.
Muitos parabéns pelo belíssimo trabalho. Esse é mesmo a sério um show de bola. :lol: :lol: :lol:
Abraços

Qui Out 18, 2012 7:10 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Espetacular Silvio! Fica difícil achar palavras para elogiar um trabalho tão complicado e executado com essa perfeição. Melhor só (браво) (браво) (браво) ^:)^ ^:)^ ^:)^ . Parabéns e abraços!

Qui Out 18, 2012 7:13 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Mestre Silvio,
Só esqueci de fazer um comentário: Eu achei a bola mais bonita "in natura" do que envernizada, talvez só com a seladora a beleza da madeira iria aparecer mais. Bem, mas isso é gosto pessoal, certo ?

Qui Out 18, 2012 7:13 pm
Membro

Data de registro: Qui Out 14, 2010 5:46 am
Voltando aos cálculos, e conforme indicou e bem explicou:
"Depois de muito tentar, achei o angulo ideal (20º), que só funciona na pratica porque na teoria o angulo correto seria 18º, então se alguém tiver interesse em fazer, pode mandar 20º que não tem erro".
O ângulo correto só poderia ser de 18º se os cortes fossem paralelos nos 10 grupos (conforme planificação).
10 peças x 2 x 18º seriam 360º.
Não sei como fazer os cálculos na teoria, mas na prática você chegou lá com os 20º. ;)

Qui Out 18, 2012 7:21 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Dom Out 18, 2009 5:59 pm
U A U ! ! !

Silvio, cada post seu é um show!!!!

Não tenho palavras, apenas ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^

Simplesmente m a r a v i l h o s o ! ! !

Qui Out 18, 2012 8:41 pm
Conselheiro Senior

Obrigado meus amigos, suas palavras para mim são a recompensa mais valiosa, pois este trabalho foi bem dificil de fazer.
obrigado amigo Braz,
Amigo Carlos eu também gosto mais da madeira pura ou somente com seladora, ou cera porém este eu quiz fazer uma experiência diferente com verniz, pois estou tendo uma dificuldade que quero ver se consigo melhorar ou seja; na maioria dos meus trabalhos faço o acabamento somente com seladora e tiner, e como normalmente trabalho com cores diferentes de madeira, normalmente a textura também difere umas mais moles outras mais firmes, então esta ocorrendo uma dilatação maior nas madeiras claras isto depois de um ano mais ou menos, então vamos ver como vai reagir esta ok.
Obrigado também amigo Ribeiro, agradeço ao amigo Wadjo, Lauro e Cecilia sempre me prestigiando.
E obrigado ao amigo Verde, e quem sabe daqui dois anos possamos assistir os jogos ao vivo hein? Quem sabe!! Alias quanto aos angulos de corte a teoria é exatamente esta 10x2x18º=360, porém não consegui o fechamento e também não entendi!!!
Só sei que fui ajustando até chegar nos 20º, ai deu certo...Mistério!!! Mas deixa prá lá, já esquentei demais a cabeça com isso.
Obrigado a todos
E um forte abraço
Silvio

Qui Out 18, 2012 9:05 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Fev 06, 2012 8:01 pm
uai sõ !! ate bola de madeira nois ja tem..esse forum ta bão por demais ;

olha amigo Silvio dessa ves voce foi longe por demais , fazer uma bola redondinha no torno não é uma tarefa facil , não sei se realmente essa tua ai ficou.. mas se ficou te dou meus parabéns mais uma ves. pois um amigo meu tentou fazer uma bola por 9 veses no torno e não conseguiu talves por falta de paciencia, eu nem tento pois sei que nao é uma tarefa facil ..

um abraço do amigo
sideni

Qui Out 18, 2012 9:39 pm
Membro

Data de registro: Sáb Abr 02, 2011 2:39 pm
Mestre Silvio!

Sem palavras, tudo o que eu poderia dizer , os amigos já disseram.

Grande Abraço,

Demétrius

Qui Out 18, 2012 10:26 pm
Conselheiro Senior

Valeu meus amigos Sideni e Demetrius, obrigado por prestigiarem. É bom saber que gostaram.
Um grande abraço
Silvio

Qui Out 18, 2012 10:47 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Dom Abr 11, 2010 11:34 pm
Olá, mestre Silvio!! ^:)^ ^:)^ ^:)^ :clap1: :clap1: :clap1:

Que trabalho espetacular amigo, não me lembro de ter visto algo igual, já disseram tudo para exaltar o seu trabalho, assino embaixo, mas parabéns pelo trabalho e tambem pelo tutorial, bem didatico. :up:

Abraços

Zelão

Sex Out 19, 2012 12:03 am
Membro

Data de registro: Seg Out 24, 2011 8:55 pm
Bom Dia!

Isso é o que chamo de uma verdadeira obra de arte!

Sex Out 19, 2012 9:06 am
Membro

Data de registro: Seg Ago 06, 2012 11:08 am
Silvio,

com certeza deve ter sido um grande desafio, o resultado dispensa comentários.
Ficou simplesmente DEMAIS!!!!!

Abraço,

Vespa

Sex Out 19, 2012 9:48 am
Membro

Data de registro: Qua Set 26, 2012 3:36 pm
Sílvio,
Realmente uma obra de arte!
Ficou espetacular...

Sex Out 19, 2012 9:56 am
Membro

Data de registro: Qui Jun 09, 2011 5:46 pm
Maaagistraaall !!! Parabéns, caro amigo, Silvio.
Um grande abraço,
Nelson.

Sex Out 19, 2012 10:02 am
Colaborador

Data de registro: Qua Jul 15, 2009 1:52 am
GENIOOO

Sex Out 19, 2012 11:23 am
Perfil WWW
Colaborador

Data de registro: Ter Set 14, 2010 11:11 am
Mestre Silvio !!!!

............................. Impressionante!!!!

.................................Lindissima!!!!

....................................PARABENS!!!!!!

Sex Out 19, 2012 11:29 am
Membro

Data de registro: Sex Ago 10, 2012 4:02 pm
Amigo SILVIO56:
Tu trabajo es espectacular como todos los que presentaste, es realmente muy dificultoso colocar la ingletadora
en el ángulo exacto debido a que los ángulos son distintos para las uniones de las dos distintas aristas del icosaedro truncado.
Para la unión del pentágono con el hexágono el ángulo diedro es de 142º 37´21" (142,6º aproximadamente), mientras que cuando se encuentran dos hexágonos el ángulo diedro es de 138º 11´22" (138,2º aproximadamente).
Teniendo en consideración que debiste ajustar perfectamente las 90 aristas para formar la esfera esfera, tu trabajo, vuelvo a decir ¡¡¡ES ESPECTACULAR MAESTRO!!!
TE FELICITO AMIGO

Sex Out 19, 2012 12:56 pm
Conselheiro Senior

Agradeço as palavras dos amigos sempre muito antenciosos e gentis.
Mestre Zelão, Paulo Rogerio, Vespa, Alexandre, amigo Nelson, Adenilson, e ao amigo Dagoonum.
Valeu pessoal
Silvio

Sex Out 19, 2012 1:06 pm
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Ficou um espetáculo, Silvio!!!!

:shock:

Sex Out 19, 2012 2:49 pm
Conselheiro Senior

Agradeço ao amigo Hector pelas palavras e considerações, realmente a matemática nunca foi meu forte, nem gosto de lembrar da época de faculdade!!!! Mas fazer este trabalho foi realmente muito dificil porém muito mais prazeroso.
Agradeço também ao amigo Yan, do qual tem participação direta nesta peça, me ajudando a decifrar o enigma dos angulos.
Obrigado meus amigos.
Um grande abraço
Silvio

Sex Out 19, 2012 4:31 pm
Colaborador

não canso de ver este trabalho..

Dom Out 21, 2012 9:17 pm
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Dom Nov 20, 2011 2:04 pm
Sr. Adenilson, eu tb não canso de ver este.

Dom Out 21, 2012 11:14 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
amigo Silvio
Elogiar mais um trabalho teu é uma tarefa rotineira, mas o que quero realmente elogiar é a sua busca e persistência por novos desafios e a sua generosidade de sempre compartilhar tudo o que aprendeu as vezes a duras penas, pois como sabemos a maioria das pessoas postam os trabalhos, mas com raras excessões, dão as dicas de como são feitos. Sem contar a nossa enorme falta de recursos, pois até quando os temos disponíveis, as vezes os custos são proibitivos.
Parabéns mestre pelo seu belíssimo trabalho que é uma prova viva de persistência e superação e generosidade
Do seu seguidor e amigo
Pedro

Dom Out 21, 2012 11:24 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Ter Mar 27, 2012 12:25 pm
Absolutamente sem palavras!

Uma verdadeira obraprima!

Parabéns!

Marco

Seg Out 22, 2012 7:02 am
Conselheiro Senior

Obrigado amigos; agradeço de coração;

Adenilson, quando estiver por aqui em Spaulo está convidado a ver meus trabalhos é só aparecer..
A Ivone não vale.
Amigo Pedro já precisamos arquitetar algo novo, já estou pensando na bola de capotão, aquela antiga do nosso tempo hihihi, com os gomos transversais. Será que vai dar certo? obrigado véio.
Amigo Marcos valeu pelo incentivo, o tema é bastante grande dá pra explorar mais alguns trabalhos, vamos tentando..
Um abraço
Silvio

Seg Out 22, 2012 10:59 am
Colaborador

SILVIO56 escreveu:

Adenilson, quando estiver por aqui em Spaulo está convidado a ver meus trabalhos é só aparecer..
Silvio

opa, anotado o convite... vou cobrar... rs.

Seg Out 22, 2012 12:24 pm
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Qui Jul 05, 2012 1:52 pm
Caro Silvio, tecer comentários sobre um trabalho desse é uma tarefa muita dificil, faltam as palavras mais adequadas pra definir o que estamos vendo, então só vou aplaudir. (браво) (браво) (браво) Parabens mestre

Seg Out 22, 2012 12:43 pm
Conselheiro Senior

Obrigado amigo Vangodias, é muito gratificante estes elogios.
Valeu amigo
Um grande abraço
Silvio

Seg Out 22, 2012 3:05 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
SILVIO56 escreveu:
A Ivone não vale.

Ao contrário amigo. É a que mais vale :D . Abraços!

Seg Out 22, 2012 6:26 pm
Colaborador

SILVIO56 escreveu:

A Ivone não vale.
Amigo Pedro já precisamos arquitetar algo novo, já estou pensando na bola de capotão, aquela antiga do nosso tempo hihihi, com os gomos transversais. Será que vai dar certo? obrigado véio.
Amigo Marcos valeu pelo incentivo, o tema é bastante grande dá pra explorar mais alguns trabalhos, vamos tentando..
Um abraço
Silvio

Silvio
Tô nessa, claro que vai dar certo
Acho que foi transmissão de pensamento eu ia sugerir exatamente essa, mas também deve ficar interessante a de futebol americano, aproveitando pelo que vi no teu passo a passo, serrou os hexágonos na serra de fita e depois fez o angulo de 20 graus na serra circular, outra coisa que fiquei na dúvida os furos guia nas peças você os fez passantes ?
Um Grande Abraço
Pedro

Seg Out 22, 2012 9:22 pm
Membro

Data de registro: Qui Ago 11, 2011 2:30 am
Pelo amor de Deus Silvio oque que é isso teus trabalhos são obras de arte to com uma inveja branca, digo branca porque tu é minha maior fonte de inspiração e apoio eu como já falei antes sou apaixonado por segmentados e estou me equipando para entrar de cabeça no aprendizado desta tecnica, terminei minha lixadeira de tambor a duas semanas mas fiquei meio ruim de saude e ainda não botei a mão na massa mas quero ver se essa semana começo alguma coisa to com dificuldade com relação aos calculos dos segmentos, diametro de anel angulo de corte aqueles descontos que vejo falar com relação a espessura da serra, cola bah to confuso, já passei horas em frente ao computador tentendo entender estes softwares dedicados a segmentados mas ta dificel acho que me encharquei de informação e agora não estou conseguindo processa-las to penssando em zerar tudo e partir para a velha e boa calculadora e regua mas se tu tiver alguma sujestão simples que me ajude fico grato.
1 abração ao mestre!

Seg Out 22, 2012 10:46 pm
Conselheiro Senior

Hehehheheheh!!!!!
Lauro meu amigo! Quando disse que a Ivone não vale, é porque ela fica com quase todos os meus trabalhos! Ela já vai dizendo mesmo antes de terminar; "Este aqui é meu".... e nem dá tempo de falar nada, mesmo sabendo que aqui em casa quem mando sou "eu"......, preciso tomar cuidado com o que escrevo ela depois vai lêr... :oops: :oops:

Amigo Pedro, já arquivei os sites que voce mandou e agradeço, estou estudando, e fazendo uns desenhos, logo logo trocamos figurinhas, ok..

Amigo Zaninip obrigado pelas palavras, folgo em saber que está melhor de saúde, não é pra tu ficar nessas de decorar estes softwares que os gringos mandam a gente comprar não; no fim é mais comercio do que informação positiva, aqui mesmo o Adenilson está postando um curso muito interessante dos amigos Claudio e Hector com informações muito boas, vale a pena dar uma olhada.
Quanto a dicas eu estou sempre por aqui, é só perguntar que a gente vai atras da resposta, aliás adoro uma dificuldade, este trabalho mesmo pesquisei muito e até mandei uns email's para alguns amigos de fora; mas a coisa por lá parece ser meio assim: Paga que eu te mando; ai eu mandei os caras guardar seus segredos bem guardados heheheheh..
Mas é isso ai precisando me manda MP ou escreve por aqui mesmo, assim todos tem como palpitar, no fim agente aprende junto.
Um grande abraço meu véio.
Silvio

Ter Out 23, 2012 3:53 pm
Colaborador

zaninip escreveu:
Pelo amor de Deus Silvio oque que é isso teus trabalhos são obras de arte to com uma inveja branca, digo branca porque tu é minha maior fonte de inspiração e apoio eu como já falei antes sou apaixonado por segmentados e estou me equipando para entrar de cabeça no aprendizado desta tecnica, terminei minha lixadeira de tambor a duas semanas mas fiquei meio ruim de saude e ainda não botei a mão na massa mas quero ver se essa semana começo alguma coisa to com dificuldade com relação aos calculos dos segmentos, diametro de anel angulo de corte aqueles descontos que vejo falar com relação a espessura da serra, cola bah to confuso, já passei horas em frente ao computador tentendo entender estes softwares dedicados a segmentados mas ta dificel acho que me encharquei de informação e agora não estou conseguindo processa-las to penssando em zerar tudo e partir para a velha e boa calculadora e regua mas se tu tiver alguma sujestão simples que me ajude fico grato.
1 abração ao mestre!

Zanip
O segredo é começar....
Um círculo completo é 360 graus, basta dividi-lo pelo dobro dos segmentos que se deseja, por exemplo 12 segmentos
360:(12x2) = 15 graus. A dificuldade que complica bastante é quando queremos fazer formas diferentes, que exigem angulo de divisão e inclinação dos segmentos.
Pedro

Ter Out 23, 2012 4:18 pm
Conselheiro Senior

Amigo Pedro, esqueci de te responder esta!!! Quanto aos furos guias nas peças eles tem 0,5 cm de profundidade; eu explico:

-as peças (hex e pol) tem uma expessura de 2,5 cm, fiz um furo guia de 0,5 cm na parte superior das peças (onde o torno vai tirar)
então fico com uma expessura de aproximadamente 2,0 cm para trabalhar depois que o furo sumir e uma expessura de aproximadamente 1,5 cm na intersecção das arestas que é a parte mais alta do icosaedro, No fim a peça fica com uma expessura final entre 0,8 a 1,0 cm.
Ok.
Um grande abraço
Silvio

Qua Out 24, 2012 12:41 pm
Membro

Data de registro: Qui Ago 11, 2011 2:30 am
Obrigado pela dica Pedro, essa parte ta entendida este calculo define o angulo dos segmentos mas eu tenho outra duvida é o segunite conforme o desenho da peça que se vai produzir vai haver uma variação no diametro dos aneis certo e pelo que eu entendi até agora se eu fizer um anel com 12 segmentos todos os outros aneis desta mesma peça terão que ter 12 segmentos a principio, logo se eu tiver um anel com 30cmm os segmentos deste anel terão um tamanho x ja o anel subsequente teria 35cmm ou um poco mais e assim por diante conforme a curvatura que se deseja dar a peça certo, a duvida é como saber o tamanho dos segmentos de cada anel conforme o seu diametro ou seja qual o calculo para definir o comprimento de cada segmento.

Qua Out 24, 2012 10:33 pm
Conselheiro Senior

Amigo Zaninip, quando não se trabalha com uma tabela própria para esta finalidade; voce pode criar um artificio muito fácil de se fazer:
-Basta voce, em uma superficie tipo um compensado ou uma placa de MDF, desenhar circunfêrencias de 2 em 2 cm de diametro uma dentro da outra até a maior +ou- com uns 32 cm de diametro, todas dentro do mesmo ponto tipo um alvo de tiro ao alvo, ai vc divide estas circunfêrencias em 12 partes iguais e joga o desenho de sua peça dentro destas que voce terá uma base muito boa de quanto terá que aumentar ou diminuir seus aneis de montagem. Putz sou pésimo para explicar mas se vc acompanhar no meu trabalho "UM JARRO EGIPCIO II" existe uma foto onde os segmentos estão sobre a minha tabua de anéis.
Qualquer dúvida me diga ok
Um grande abraço
Silvio

Segue a foto
Imagem

Qua Out 24, 2012 10:42 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Nov 18, 2009 8:08 am
Silvio, esse seu trabalho está fora de série. Ficou perfeito. Parabéns pela persistência.
Abraço
Ademir

Qui Out 25, 2012 6:49 am
Membro

Data de registro: Sex Ago 31, 2012 1:23 pm
Silvio,
Espectacular trabalho! :clap1:
Parabéns, amigo, obrigado por compartir.

Qui Out 25, 2012 8:16 am
Perfil WWW
Conselheiro Senior

Obrigado amigo Ademir,
Obrigado amigo Claudio, valeu meus caros, agradeço pelo prestigio.
Um grande abraço
Silvio

Qui Out 25, 2012 11:46 am
Colaborador

Data de registro: Qua Jun 08, 2011 10:10 pm
........

Amigo Silvio!

Admiro muito essa sua virtude de criar novos desafios e supera-los. Parabéns meu amigo. Em cada obra sua contemplamos a beleza e o esmero no acabamento. Obrigado por compartilhar com os membros do M&B mais esta linda obra de arte.

Um grande e fraternal abraço.

"Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem." (John Quincy Adams)

Qui Out 25, 2012 7:47 pm
Conselheiro Senior

Amigo Samuel, agradeço muito tuas palavras, e saiba que prazer maior que lêr as mensagens aqui postadas, é a possibilidade de mostrar aos amigos aquilo que faço com muito entusiasmo. Grato meu véio, fico feliz que tenha gostado.
Um grande abraço
Silvio

Qui Out 25, 2012 8:22 pm
Membro

Data de registro: Sáb Jul 07, 2012 9:15 pm
Grande Silvio,
Não tenho palavras, mais um trabalho é espetacular!!!! (браво) (браво) (браво) (браво) (браво)
Parabéns e um grande abraço!

Qui Out 25, 2012 8:39 pm
Conselheiro Senior

Obrigado amigo Gastão, por prestigiar este trabalho, que bom que vc gostou!
Um grande abraço
Silvio

Qui Out 25, 2012 9:28 pm
Membro

Data de registro: Seg Jan 02, 2012 9:10 am
Amigo Silvio sinceramente não tenho palavras para dizer sobre este teu trabalho, é muito lindo....

PARABÉNS,,,,

Maurício

Sex Out 26, 2012 8:32 pm
Perfil YIM
Conselheiro Senior

---------
Brigadão amigo Mauricio, valeu pela força..
Um grande abraço
Silvio

Sex Out 26, 2012 9:06 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 50 Mensagens ]