Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 18 Mensagens ] 
Novo Projeto de Closet em MDF 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Ter Jun 19, 2012 11:44 pm
Mensagem Novo Projeto de Closet em MDF
Olá pessoal,

Como eu havia dito na minha apresentação, estou embarcando no projeto de fazer um closet para nossa nova casa.

Eu e a minha esposa ficamos inspirados pelo blog da Sandra (Sawdust and Paper), onde ela - sozinha! - construiu um imenso closet. Vale a penas vocês darem uma olhada também :>>

Imagem

Bem, decidimos então dividir o closet em dois lados, uma para ela (o maior é claro) e o que sobrou para mim (hehe!!!)

Fizemos uma série de esboços e chegamos a uma configuracao ideal para o nosso uso.

Inicialmente eu fiz um desenho geral no google SketchUp, depois dividi o projeto em modulos e fui desenhando parte por parte, como se estivesse trabalhando com as folhas de MDF.

Esboço inicial:

Parte Dela:

Imagem.

Minha parte (vou chamar aqui de "Parte Dele"):

Imagem.

Para o projeto do closet nós partimos das seguintes premissas:
:arrow: Os móveis seriam embutidos, ocupando todas a extensão da parede
:arrow: Os móveis serão todos brancos, por determinação da chefia (leia-se esposa!). Gostei porque vai baratear e facilitar o corte.
:arrow: Os móveis serão até o teto, com um fechamento superior de gesso, semelhante ao da foto acima (blog Sawdust)
:arrow: Os cortes em sua maioria, naquilo que possível serão feitos na Leo Madeiras. consegui uma condição muito boa depois explico aqui para vocês
:arrow: O projeto vai ser todo feito no google SketchUp, pretendo detalhar o máximo possível nessa etapa para ter menos dor de cabeça depois.

Vou postando aqui as etapas do projeto. Por favor opinem e critiquem a vontade e se acharem legal podem copiar. Se quiserem me peçam que eu envio os arquivos do sketchUp.

Conto com a ajuda de vocês!

Sex Jul 06, 2012 10:23 am
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Mensagem Re: Novo Projeto de Closet em MDF
Legal, boa sorte no seu projeto!

:mrgreen:

Também estou prestes a começar o meu closet!

:up:

Sex Jul 06, 2012 10:46 am
Membro

Valeu yankleber! Espero poder te ajudar também!

Dando continuidade, eu dividi os móveis em módulos e cada um recebeu uma letra. Isso vai ajudar na hora do corte e da montagem das peças.

Essa semana eu comprei uma chapa de MDF cru na Léo e utilizei o serviço de corte deles para testar o serviço. O Corte veio bem limpo, só me pareceu que eles deixaram uns 5 mm a mais em cada peça, mas ianda vou confirmar isso. Minha surpresa foi que cada peça cortada, veio com uma etiqueta identificando a peça.
Isso vai ajudar muito no projeto do closet. Se eu ainda puder passa a minha nomeclatura/numeração das peças para eles, aí vai ficar show!

Módulo A

Esse vai ser o primeiro módulo que vai ficar encostado na parede lateral. O fechamento do acabamento com a parede ainda não pensei em como vou fazer, se não encontrar um mode melhor, provavelmente vou ter que montar tudo, medir como ficou, fazer a peça para o fechamento, e aí montar novamente com o fechamento. Se alguem tiver um método melhor, avisa aí por favor!! :roll:

Os módulos terão todos 550mm de profundidade. Eu sei que está no limite, mas esse closet tem uma janela no meio, então não deu para aumentar. Como o closet não tem portas, acredito que isso não será um problema. Meu atual armário tem menos de 500mm e estamos sobrevivendo!

Este módulo consiste de um vestideiro com 1405mm, e um gavetão na parte de baixo. Todos os módulos terão um maleiro na parte de cima, da mesma dimensão do corpo principal.

Imagem
Abaixo o detalhe da fixação.

Imagem

Eu pretendo coloar e fixar com parafusos Spax, que não necessitam de pré-furo. Eu já consegui comprar 3 caixas, mas até agora só 1 chegou (a receita federal está atrasando a liberação dos correios).

Alguém sabe aonde encontrar esses parafusos aqui no Brasil?

Eu comprei os meu aqui:
Imagem

Acho que é isso. Logo mais posto o módulo B.
Abraços
LordSnow-Edu

Sex Jul 06, 2012 11:19 am
Iniciado

Lord, não querendo me intrometer no seu projeto (e já me intrometendo, como diria o Jô), me parece que você vai gastar muito mais madeira do que o necessário...

A não ser, é claro, que a imagem que você postou do seu projeto não esteja completa e você pretenda colocar portas...

/think

O que eu quero dizer é que se você for construir seu closet na forma de "nichos" (sem portas), não existe a necessidade de fazer paredes duplas. Ou seja, ao invés de construir módulos e depois colocá-los na parede, por que você não faz a construção diretamente na parede? Dessa forma, a tábua direita do módulo à esquerda será a tábua esquerda do módulo à direita. Fazendo do modo como você pretende, você gastará o dobro de madeira na vertical do que realmente necessitaria, e isso sem contar que estará consumindo um pequeno espaço a mais a cada junção de dois módulos.

Veja abaixo o projeto do meu closet para entender melhor o que eu estou falando:

Imagem

Embora o meu projeto seja ligeiramente diferente do seu (teremos uma parede de nichos "genéricos" no fundo para roupa de cama, roupa de banho, etc, e um guarda-roupa para cada um nas laterais), perceba que eu utilizo sempre apenas UMA tábua vertical para separar os nichos, enquanto você utiliza duas, o que no seu caso se traduzirá em maior gasto de material, e portanto, maior custo. Além, é claro, de mais trabalho...

Espero ter ajudado em alguma coisa!

:up:

Sex Jul 06, 2012 11:50 am
Membro

Oi Yan,
Não tem essa de se intrometer não!!!
Eu estou colocando o projeto aqui justamente para isso. Geralmente quando agente fica muito tempo debruçado sobre um projeto agente acaba não vendo coisas básicas que alguém de fora bate o olho e já vê.

Eu já tinha me deparado com essa questão da parede dupla, realmente poderia fazer ela simples e economizar nas folhas verticais, mas agente achou que vale a pena gastar umpouco mais nesse caso. Se voce olhar a foto lá de cima, do Blog Saw Dust, você percebe que algumas linhas são mais grossas, o que ajuda a destacar do restante. Nessas linhas duplas, vou usar uma fita de bordo para 30 mm, então as caixas ficarão duplas e as prateleiras interiores serão simples.

Se o orçamento apertar pode ser algo que eu venha a alterar, mas por enquanto o custo estimado ainda está uma fração do preço que me cobraram na loja de móveis planejados!

Obrigado pela ajuda! Por favor continue dandos suas opiniões!

Aproveitando, na imagem de detalhe do módulo A, eu coloquei 4 parafusos por prateleira. Será que é o suficiente? Eu pretendo passar um fio de cola também, já que o móvel é imbutido e não pretendo remove-lo do lugar.

Abraços,
LordSnow-Du

Sex Jul 06, 2012 12:14 pm
Iniciado

lordsnow escreveu:
por enquanto o custo estimado ainda está uma fração do preço que me cobraram na loja de móveis planejados!

Nem me fale!

Aqui, tendo solicitado o orçamento em três empresas, todas tiveram a cara-de-*** de orçar o nosso closet em torno de 13 mil Reais. Por nichos e prateleiras de MDF? Aff!!!

Pelos meus cálculos, eu não devo gastar mais do que R$ 600,00 em material. Veja que eu não vou fazer em MDF, mas em compensado pintado com esmalte sintético. Também não vou usar fita de bordo, mas sim, irei emassar os topos com massa a óleo. Enfim, seja como for, não chega nem a 5% do orçamento das empresas. Não dá mesmo.

Ainda por cima: para acrescentar uma divisória com porta no quarto (nosso closet é um cômodo à parte) o orçamento das empresas aumentaria em mais de R$ 2.000,00. Nós mesmos fizemos a divisória, e mesmo incluindo o grafiato, custou em torno de R$ 150.

:roll:

Sex Jul 06, 2012 1:01 pm
Membro

É yankleber, isso é um roubo! Eles vendem design, e não móveis.

Bem, vamos ao módulo B:

Imagem

Esse é bem simples. Dois camiseiros, um para calças e outro camisas.

Sex Jul 06, 2012 1:57 pm
Membro

Opss. imagem errada!
Aqui vai o modulo B

Sex Jul 06, 2012 2:04 pm
Membro

Data de registro: Sex Ago 26, 2011 9:34 pm
este closet da Sandra quase cabe a minha casa dentro....rsrsrsrsr

O projeto achei bom mesmo... avante e poste fotos nos finalmente !

Sucesso

Geraldo

Seg Jul 09, 2012 10:07 pm
Membro

Obrigado Geraldo! :D

Vamos ao módulo C :

Este módulo tem algumas prateleiras e um espaço para o gaveteiro. O projeto das gavestas estão em outro arquivo separado, no final eu apresento todas elas.

Imagem

Ter Jul 10, 2012 1:57 pm
Membro

E finalmente o módulo D!

Este módulo possui mais prateleiras e uma sapateira (D4). Para as prateleiras da sapateira, irei utilizar corrediça invisível, que é fixada por baixo da gaveta/prateleira, e não ao lado.
Imagem

Ter Jul 10, 2012 2:18 pm
Membro

Então esses foram os módulos do lado DELA, agora vou colocar os módulos do meu lado do closet, todos de uma vez.

Este módulo contará com um gaveteiro:
Imagem

Este módulo terá dois cabideiros, um para camisas e outro para calças.
Imagem

Apenas prateleiras para roupas de lã e moletons.
Imagem

Os dois lados do closet terão um rodapé como este abaixo. Ele está um pouco alto, com 10cm, mas é porque o quarto vai ter um piso laminado que já tem um rodapé de 7,cm.
Imagem

Ter Jul 10, 2012 2:41 pm
Membro

Então finalmente chegamos às gavetas! Essa é a parte mais dificil para mim. Nunca fiz uma gaveta antes. Conto com a ajuda dos colegas.

Inicialmente ia fazer as gavetas com o fundo inserido no canal feito com a serra mais baixa. Como a minha serra de mesa "foi pro saco", e fazer esse friso com um serra de mão seria mais complicado, entao parti para o plano B: Parafusar ou pregar o fundo e usar cola também.

O fundo vai ser MDF BRANCO 2F de 6mm. A diferença de preço do 1F pra o 2F é insignificante e o 2F tem a vantagem de não empenar com o tempo.

Estive analisando uma gaveta aqui de casa, (feita nessas lojas de planejados) e o fundo dela também não tem o canal, ou seja, o fundo fica por baixo das laterais, mas ele não é pregado nem parafusado, ele é simplesmente GRAMPEADO!!! Deve ser bem mais rápido para fazer, mas será que é mais resistente?!?!?!

O que os senhroes recomendam? pregar, parafusar, colar? (ou todos juntos hehe?)

Outra duvida: :?:
O fundo de 6mm é suficiente não é? Pensei em fazer o fundo com MDF de 9mm ou 10mm, mas seria exagero, não?! As gavetas serão só para roupas menores e delicadas, não vão suportar peso.
O que vcs acham?

Os quatro lados da gaveta serão de MDF branco 2f de 15mm. Vou fazer de 15mm mesmo, pois aproveito as sobras do corte das outras peças maiores. Se fizesse de 10mm, acabaria gastando uma chapa a mais. A fixação vai ser com cola e parafuso mesmo, acho que 2 parafusos está bom não é? A gaveta la de casa eu vi so tem 1 parafuso por lado!! Quanto ao acabamento, vou usar aquele adesivo redondo que cobre o buraco do parafuso.

As corrediças serão as telecópicas de 50mm. Depois eu coloca aqui as especificações e o preço.

As frentes eu ainda não sei o que fazer!! :oops: Talvez use um perfil de topo de aluminio como puxador, mas ainda tenho que parar para calcular o tamnaho dessas peças. Alguem me disse que é bom deixar para depois das gavetas colocadas, para só aí fazer as frentes...

Vejam como ficou:
GAVETA A
Imagem

GAVETA C e X
Imagem

GAVETA M e O
Imagem

DETALHE de Montagem
Imagem

Abraços,
LordSnow

Sex Jul 13, 2012 11:23 am
Iniciado

Data de registro: Sex Jul 13, 2012 10:21 am
Boa tarde,
Não tenho muita experiência em marcenaria, mas tenho estudado bastante e vi recentemente um video sobre aparafusamento em MDF. O cara recomendou usar parafusos autobrocantes para madeira. Ele não é tão invocado quanto o que vc postou, perguntando onde encontrar. Mas a ponta dele parece a ponta de uma broca. E esse tem em várias lojas. Vi no site da Leroy Merlin e da Leo Madeiras. Pelo que vi no vídeo, a fixação é boa e não racha o MDF.

Seg Jul 16, 2012 1:55 pm
Membro

Data de registro: Ter Jul 10, 2012 11:30 pm
Olá LordSnow,

Sempre faço minhas gavetas parafusando o fundo de 6mm, até porque não tenho ferramentas adequadas para fazer os encaixes nas laterais.

No geral acho que ficam bem seguras além de ser mais fácil e rápido para montar.

Normalmente uso chapa de 1F, mas depois do seu toque (2F tem algumas vantagens sobre a 1F) vou passar a utilizar nos fundos chapas de 2F também...

Ah, e nas próximas vou colocar também uma veia de cola antes de parafusar.

Forte abraço.

Paulinho.

Ter Jul 17, 2012 12:42 am
Membro

Olá pessoal,
obrigado pelas respostas.

Quanto à dica do fundo de gaveta ser de mdf de 2 faces, eu aprendi com o mestre Elias Leão. Ele é professor do curso de Marcenaria do Senai-SP e tem colocados alguns videos no youtube. Emum dos vídeos ele explica isso.

Segue o link:

Abraço
LordSnow

Ter Jul 17, 2012 9:51 am
Iniciado

Data de registro: Ter Ago 28, 2012 1:10 pm
Olá!!! Fiquei babando pelo closet da Sandra!!! Quero um igual!!! Rs
Também tentarei fazer. E você já está me dando várias dicas!!!
Obrigada!!!!
Abraços,
Patricia

Ter Set 11, 2012 7:54 am
Membro

Data de registro: Qua Abr 04, 2012 8:52 pm
---------
também quero tentar fazer um...

Qui Set 13, 2012 9:04 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 18 Mensagens ]