Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 12 Mensagens ] 
Novo Projeto Armário Guarda roupas +Sapateira + criado mudo 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Seg Ago 06, 2012 10:37 pm
Mensagem Novo Projeto Armário Guarda roupas +Sapateira + criado mudo
Olá pessoal colegas do fórum!!

Criei este tópico, pois estou planejando fazer um roupeiro para minha casa, e

Eu ja fiz uma escrivaninha e um nicho: http://marceneiros-e-bricoleiros.forums-free.com/viewtopic.php?f=54&t=9241

Eu e a patroa estamos morando em um ap novo já a 6 meses sem roupeiro e tá complicado de bancar o que as lojas estão pedindo!!

Primeiramente quero fazer o roupeiro, sapateira e dois criados mais ou menos como as fotos abaixo:

Visão frontal:
Imagem

Detalhe da base:
Imagem

Detalhe gavetas todo com estrutura em 18mm e frontal em vidro 8~10mm
Imagem

Detalhe criado mudo: Este eu quero deixá-lo suspenso fixando no painel cabeceira
Imagem

Sapateira Frontal:
Imagem

Detalhe sapateira: Base
Imagem

Para os criados terei de fazer uma cabeceira também em MDF, e sobre a sapateira, centralizando no meio da cama um painel mdf par tv.

A idéia e comprar as chapas MDF melaminico branco e cor linho para portas e gavetas e uma porta central do roupeiro comprar de vidro ou espelho.

Comprarei as chapas já cortadas, ficando somente com as tarefas de colocar as fitas das bordas (no Home Office MDF vieram já com as fitas coladas, mas danificou muito

no transporte).

Minhas dúvidas:
Sapatas:pézinho metálico?
Fundo: tenho a intenção de não colocar fundo, fixando as laterais na parede deixando "Embutido" para ficar mais barato!
Trilho: até o chão?? ou sobre a base? largura necessária??
Fixações: Minifix? / Parafusos? / não tenho nenhum gabarito e me interessei muito pelo Unitool da Hafele o problema é o preço!
Gabarito: Hafele? / Sugestões?

Minhas ferramentas para fazer isso:
-Parafusadeira GSR-14-2 Bosch;
-Furadeira Skill
-Serra circular 1400w;

O que os colegas sugerem que devo comprar para fazer este trabalho??

Desde já agradeço a atenção de todos, e qualquer dúvida ou sugestão será bem vinda!

Ter Set 04, 2012 10:12 pm
Membro

Data de registro: Ter Jul 10, 2012 11:30 pm
Mensagem Re: Novo Projeto Armário Guarda roupas +Sapateira + criado mudo
Para fixação das peças tenho usado cavilha e parafusos, mas agora vou me aventurar no girofix, abaixo tem um excelente passo a passo para fazermos uma gabarito caseiro, vou fazer o meu no próximo sábado.

viewtopic.php?f=23&t=2284&start=0&hilit=girofix?bookmark=1&hash=c5190870

Minha idéia para o próximo projeto é utilizar uma associação de cavilhas e girofix, abandonando de vez os parafusos e furos aparentes.

Com relação ao fundo, ano passado fiz um roupeiro embutido na parede aqui em casa e não coloquei fundo não, deixei para a parede essa funçao....no meu entendimento ficou muito bom, até hoje não senti falta do fundo e a economia não é só de material mas de tempo também.

As sapatas utilizei uma vez em um aparador em MDF 25mm, para esse móvel não econtrei ferragem melhor, ficou muito bonito. O problema é que são peças pequenas por isso tenho dúvidas se para um móvel de porte maior (como é a sapateira) ficaria bom, talvez um pézinho mais robusto fique esteticamente mais bonito.

Ah, com relação às ferramentas, costumo utilizar um refilador para fazer o acabamento da fita de borda.

Forte Abraço.

Qua Set 05, 2012 12:26 am
Membro

Data de registro: Sáb Jul 21, 2012 3:15 pm
O projeto está muito bom colega, chamo atenção somente para o calceiro pois fiz um muito parecido com o seu e após montando fui perceber que as minhas calças não davam na altura do calceiro, pois não tinha levado em consideração a altura do rodapé, e além deste fato outro me chamou atenção, o meu pé direitro tem aproximadamente 2,70 m, e as portas medem aproximadamente isso e ficaram um pouco arqueadas, não chegaram a flambar, se puder mais pra frente pretendo colocar com vidro e esquadria de alumínio, parecida com uma que o colega aqui do grupo instalou em sua cozinha.

Qua Set 05, 2012 4:30 pm
Membro

pauloms escreveu:
Para fixação das peças tenho usado cavilha e parafusos, mas agora vou me aventurar no girofix, abaixo tem um excelente passo a passo para fazermos uma gabarito caseiro, vou fazer o meu no próximo sábado.

viewtopic.php?f=23&t=2284&start=0&hilit=girofix?bookmark=1&hash=c5190870

Minha idéia para o próximo projeto é utilizar uma associação de cavilhas e girofix, abandonando de vez os parafusos e furos aparentes.

Com relação ao fundo, ano passado fiz um roupeiro embutido na parede aqui em casa e não coloquei fundo não, deixei para a parede essa funçao....no meu entendimento ficou muito bom, até hoje não senti falta do fundo e a economia não é só de material mas de tempo também.

As sapatas utilizei uma vez em um aparador em MDF 25mm, para esse móvel não econtrei ferragem melhor, ficou muito bonito. O problema é que são peças pequenas por isso tenho dúvidas se para um móvel de porte maior (como é a sapateira) ficaria bom, talvez um pézinho mais robusto fique esteticamente mais bonito.

Ah, com relação às ferramentas, costumo utilizar um refilador para fazer o acabamento da fita de borda.

Forte Abraço.

Valeu Paulo, obrigado por suas dicas!!

Eu não entendi muito bem a parte das sapatas/pézinhos:
Para o roupeiro você acha que devo colocar ? ou deixar direto as laterais sobre o chão?

E quanto a sapateira?

Eu só tenho alguns pézinhos que comprei para colocar em uma mesa para pc que fiz:
Imagem

Abraço e mais uma vez obrigado!!

Qua Set 05, 2012 7:08 pm
Membro

wilsonxaud escreveu:
O projeto está muito bom colega, chamo atenção somente para o calceiro pois fiz um muito parecido com o seu e após montando fui perceber que as minhas calças não davam na altura do calceiro, pois não tinha levado em consideração a altura do rodapé, e além deste fato outro me chamou atenção, o meu pé direitro tem aproximadamente 2,70 m, e as portas medem aproximadamente isso e ficaram um pouco arqueadas, não chegaram a flambar, se puder mais pra frente pretendo colocar com vidro e esquadria de alumínio, parecida com uma que o colega aqui do grupo instalou em sua cozinha.

Wilson,

Valeu pelas dicas!!
Vou verificar as alturas como indicou! A idéia é ficar dois calceiros sendo um no lado esquerdo com 815mm de altura para patroa e outro no lado direito com 1083mm altura x 382mm largura...

Quanto as portas, o pé direito aqui em casa é de 2630mm, e o armário irá ficar com 2570mm, será que consigo montar assim? as portas irão ficar ~2445mm.

Qual a espessura das portas que você montou?

Estou querendo fazer com 18mm será que ficará muito pesado?

Abraço!

Qua Set 05, 2012 7:18 pm
Membro

Data de registro: Sex Jul 27, 2012 10:17 am
mrsoliveira

Seu projeto está muito bom, tambem estou fazendo um projeto parecido e estou com a mesma duvida que voce falou para o Wilson, a espessura do mdf para porta. Estava querendo colocar o de 15mm mas fiquei na duvida se ia entortar. Até pensei em colocar vidro como nosso colega fez em sua cozinha, mas penso que o vidro vai ficar tao pesado quanto o mdf, e nao sei se o perfil aguentaria todo esse peso. Fica aqui a pergunta para os mais experientes,

Qual a expessura de mdf para se usar em portas com aproximadamente 490 x 2500 mmm?

Desde ja agradeco.

Abraços.

Qua Set 05, 2012 9:26 pm
Membro

Data de registro: Sáb Fev 18, 2012 2:27 pm
Algumas sugestões:

1) Armário sem fundo: Escolha um papel de parede que te agrade e cole na parede antes de instalar o armário. Vi alguns com flores, imitando madeira antiga, montanhas, sol nascente, precipícios, listrados... use sua imaginação. Fica show de bola !

2) Portas de vidro: Uma porta de armário de cozinha, tudo bem, pois é pequena. Para um guarda-roupa é muito pesado. Pense na possibilidade de utilizar policarbonato (). É bem mais leve e barato que vidro, e combina muito bem com perfis de alumínio ou madeira.

Abraços,
Fábio Reis.

Qui Set 06, 2012 12:03 am
Membro

Data de registro: Ter Jul 10, 2012 11:30 pm
Marcelo,

No roupeiro e na sapateira eu não utilizaria sapatas, acho que a estrutura da base que você desenhou poderia ir diretamente no chão, desse modo todo o peso do móvel ficará distribuido ao longo de toda a base, além de ficar mais bonito (essa é apenas minha opinião).

Com certeza os demais amigos do fórum poderão trazer outras idéias e enriquecer ainda mais seu projeto.

Qui Set 06, 2012 12:24 am
Membro

Data de registro: Sáb Jul 21, 2012 3:15 pm
Este é o roupeiro da minha residência, na época fiz o desenho e passei para o marceneiro fazer, as portas são de 15 mm com perfis de alumínio nas extremidades, uma coisa que esqueci de especificar pra ele foi os puxadores, que podem ser aqueles engastados no MDF, mas ficou bom utilizo normalmente ele somente aqueles detalhes que mencionei, não consigo guardar adequadamente as minhas calças, penso em fazer um calceiro para resolver isso com os mesmos perfis de alumínio do varao de baixo, com corrediças e MDF, parecidos com os que existem de ferragem.

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Qui Set 06, 2012 9:10 am
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Marcelo,
Segue as minhas sugestões:

- Sapatas: você pode usar os pézinhos da foto que postou, mas tem vários pés feitos de aluminio polido que são bem mais bonitos, no site da Leo tem alguns exemplos:

No roupeiro, devido ao peso, usa uma base de madeira mesmo.

- Fundo: não vejo problema em não usar fundo, já fiz vários móveis assim, só me lembrei de ma preocupação, que seria a umidade da parede ao fundo. No caso de umidade da parede (ex: infiltração), isto pode contribuir para mofo e fungos nas roupas.

- Trilho: eu faria sobre a base do móvel. A largura vai depender do tipo de sistema de correr, existe diversos modelos e fabricantes no mercado.

- Fixação: pode usar os três tipos (parafusos, girofix e cavilhas), dependendo do móvel ou do local/peça a ser fixada. Você pode usar um gabarito de cavilhas para o Girofix ou montar o seu próprio gabarito em MDF.

Sobre a altura das portas, quanto menor, melhor... Mas há 10 anos atrás montei 2 portas com MDF de 15mm revestido com 2,75m x 1,05m cada e para minha sorte até hoje o empenamento foi mínimo, a olho nu fica até difícil de perceber, só mesmo medindo a deflexão.

Sáb Set 08, 2012 3:15 am
Membro

Valeu Carlos, muito obrigado por suas sugestões!!!

cecs1202 escreveu:
Marcelo,
Segue as minhas sugestões:

- Sapatas: você pode usar os pézinhos da foto que postou, mas tem vários pés feitos de aluminio polido que são bem mais bonitos, no site da Leo tem alguns exemplos:

Citação:
No roupeiro, devido ao peso, usa uma base de madeira mesmo.

Você acredita que a base que fiz seria suficiente? ou fazer uma chapa única (25mm talvez) direto no chão?

Citação:
- Fundo: não vejo problema em não usar fundo, já fiz vários móveis assim, só me lembrei de ma preocupação, que seria a umidade da parede ao fundo. No caso de umidade da parede (ex: infiltração), isto pode contribuir para mofo e fungos nas roupas.

- Trilho: eu faria sobre a base do móvel. A largura vai depender do tipo de sistema de correr, existe diversos modelos e fabricantes no mercado.

- Fixação: pode usar os três tipos (parafusos, girofix e cavilhas), dependendo do móvel ou do local/peça a ser fixada. Você pode usar um gabarito de cavilhas para o Girofix ou montar o seu próprio gabarito em MDF.

Sobre a altura das portas, quanto menor, melhor... Mas há 10 anos atrás montei 2 portas com MDF de 15mm revestido com 2,75m x 1,05m cada e para minha sorte até hoje o empenamento foi mínimo, a olho nu fica até difícil de perceber, só mesmo medindo a deflexão.

Em seu projeto você manteve as portas apoiadas na base ou suspensas?Pergunto pq em outro tópico "Construção de Portas de Correr", viewtopic.php?f=54&t=5503 existem algumas idéias de que porta de 15mm pode empenar... e de 18mm talvez poderia ficar pesada...
Pesquisei aqui por onde moro e consigo comprar as 3 portas com as ferragens e puxadores tudo pronto sendo uma porta de vidro e as outras duas com chapa de 5~6mm. Estou muito na dúvida quanto a isso pois a porta de vidro tem que ter aquele perfil (puxador) nos quatro lados, e se eu fosse fazer a porta com chapa de 15 ou 18 iria colocar puxadores somente nas laterais (mais bonito).

Enfim, muitas dúvidas ainda impedem o ínicio do corte e montagem... mas agradeço a ajuda, sugestões de todos.

Grande abraço e sucesso.
Att,
Marcelo Oliveira

Seg Set 10, 2012 9:09 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
---------
Marcelo,
pelo que entendi do seu desenho, você fez uma base "tradicional" com sarrafos transversais. normalmente estas bases tem a altura do rodapé do comodo, ou seja, 7,5 cm.

O móvel que fiz com chapa de 15mm era com roldana suspensa, o que acredito que não é muito usual, pois normalmente são usadas portas ocas e largas. Agora, usar uma chapa de 15 ou 18mm com roldana na base, doideira total ! Nem pensa nisso ! Aí sim, vai empenar com certeza. Mesmo tendo como o exemplo o meu móvel, não sei se vale a pena usar a chapa de 15mm, talvez a de 18mm seja melhor para evitar o empenamento. O ideal seria que os mestres em marcenaria daqui do site também contribuissem com suas opinões.

Agora, lendo o que escrevi anteriormente, não sei se foi isto que deu duplo sentido: quando mencionei "trilho" na base do móvel, estava me referindo ao trilho da guia, ok ? Na parte superior tem outro trilho (maior que o inferior) aonde fica apoiada a roldana.

Não me lembro qual foi o modelo de roldana que usei, só sei que era Hettich. Abaixo segue um video de um modelo muito parecido, se não é o próprio que usei. Nele você pode ver a guia inferior que mencionei, não é necessário fazer um canal na parte inferior da porta, apenas a fixação da tal guia. O que fiz foi usar diversos kits em uma mesma porta para suportar o peso total da chapa.

Seg Set 10, 2012 11:16 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 12 Mensagens ]