Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 14 Mensagens ] 
Nascimento do meu torno 
Autor Mensagem
Colaborador

Data de registro: Qua Jul 15, 2009 1:52 am
Mensagem Nascimento do meu torno
Meu torno não nasceu ainda e já tenho problemas.. rs.

No projeto tínhamos pensado em por uma placa de torno mecânico de 4 castanhas autocentrante, pois o ferramenteiro que esta fazendo tinha esta placa de um torno usado.

Porém, no teste feito descobrimo que a placa esta desbalanceada, e ao girar faz com que o torno vibre demasiado, inviabilizando o seu uso no torno. Fui procurar e uma placa no Mercado Livre, (unica opção para mim) custa próximo de 300 reais, dinheiro este que não tenho condições de dispor neste momento.

Minha pergunta é: Realmente faz muita diferença ter uma placa ou com arrastador comum, e flanges eu consigo tornear sem maiores dificuldades?

Ele (o ferramenteiro) me disse que vai deixar pronto para eu colocar a placa depois, e vai fazer diferentes flanges e o arrastador de maneira que eu posso intercambiar estes acessórios na arvore do torno. Também me disse de fazer uma flange com um quadrado de maneira que eu possa tornear peças em que a base tenha que ser quadrada, como pés de mesa...

Nao tenho a menor experiencia com torno, dia pergunto, será que fica bom estas soluções?

Sex Ago 31, 2012 8:17 am
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Sáb Jan 14, 2012 6:55 pm
Mensagem Re: Nascimento do meu torno
Adenilson, assim como você, não possuo qualquer experiência com torno para madeira. Mas tenho sondado alguns para futura aquisição, notei que, em geral, tais tornos são vendidos sem placas. Sendo assim, creio que, mesmo sem elas, é possível fazer muitos tipos de trabalhos. Depois, quando sobrar alguns trocados, você poderá adquirir uma placa que seja própria para madeira, semelhantes às que aparecem no vídeo a seguir:

Sex Ago 31, 2012 9:05 am
Membro

Data de registro: Qui Jul 05, 2012 1:52 pm
Esse assunto é interessante por demais. Tô :shock: :shock: :shock: :shock:

Sex Ago 31, 2012 9:15 am
Colaborador

pois é.. acho que este vai ser o caminho mesmo... mas fiquei triste de não ter dado certo.. kk

mas melhor ter o torno sem a placa do que não ter o torno né.. rs.

Sex Ago 31, 2012 9:16 am
Perfil WWW
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Amigo Adenilson, os problemas para nos torneiros em inicio de carreira são inevitáveis, seja na dificuldade em conseguir peças adequadas seja na pouca experiência e também na falta do $$$$, este então é o maior!!!
Mas não devemos desanimar não, note que para iniciar suas atividades em torno é até mais adequado começar com uma flange de metal com no minimo 4 furos onde a peça sera parafusada, isto te dará bastante segurança no giro e os furos e parafusos voce saberá o tamanho de acordo com peso e tamanho da peça a ser torneada. Outra dica interessante seria parafusar nesta flange uma base de madeira (peça de descarte) e colar a peça a ser torneada sobre esta base. ok
Futuramente traremos mais dicas sobre este assunto.
Um grande abraço
Silvio

Sex Ago 31, 2012 9:23 am
Colaborador

Puxa, que bom ler isso Silvio, muito obrigado.

Me anima um pouco mais. O Rapaz disse que vai fazer pelo menos umas 3 franges para mim, seria melhor ser de diferentes tamanhos ou ter nela diferentes furações?

como vcs colam a madeira a ser torneada neste pedaço de madeira de sacrifício? cola branca tipo cascorez? tem que deixar 24 horas para poder trabalhar?

mais uma vez obrigado.

Sex Ago 31, 2012 9:40 am
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Sáb Jan 14, 2012 6:55 pm
Adenilson, como eu disse anteriormente, nada entendo de tornamento e, por sorte, o Silvio irá lhe responder com sabedoria. Mas tenho lido sobre o assunto e me lembro de duas técnicas para colagem da peça de descarte: cola quente ou papel e cola branca (veja o vídeo a seguir). Em tempo, vamos esperar o que o Silvio fala sobre estas técnicas.

Sex Ago 31, 2012 10:01 am
Colaborador

Soares, isto da cola quente eu já li também... mas me da um medo de soltar... acho cola quente tão frágil, mas pode ser por que sempre vi a minha esposa usando isso para serviços de artesanato, e coisas mais delicadas...

esta do papel eu vou dar uma olhada, para saber em que ele ajuda.... nunca li sobre isso não.

Sex Ago 31, 2012 10:06 am
Perfil WWW
Colaborador

Data de registro: Qua Nov 18, 2009 8:08 am
Adenisol eu tenho minhas ressalvas com a cola quente, não senti firmeza ainda. Use a cola branca ou cianocrilato(superbonder). Quanto a ter ou não placa, podes usar os flanges como disse o Silvio. Eu trabalhei assim durante anos, o resultado final é o mesmo. A placa apenas facilitará o trabalho. Faz assim: vai vendendo umas peças pros amigos e juntando os pila pra comprar sua placa ou o que faltar.

Abraço
Ademir

Sex Ago 31, 2012 11:20 am
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Amigo Adenilson, as dicas no filme que o amigo Msoares mandou é o que há para resolver teu problema, só uma ressalva quanto a utilização de colas variadas ou seja; eu particularmente não uso a separação com papel entre a peça e a base de descarte, prefiro colar com cola branca depois corto com o formão, mas isto é apenas por preferencia e com o tempo voce vai escolher a melhor solução para que se sinta mais seguro ao girar, o importante é sempre se sentir seguro isto é o essencial. Gosto também de usar a cola quente, e o segredo para utilizar este tipo de cola é a temperatura de derretimento desta cola; note que se voce derreter com uma pistola 110 v voce não irá conseguir uma aderencia adequada, eu uso sempre 220 v e aqueço também a flange derreto a cola e só então eu fixo à peça que irá ser torneada e para isto eu utilizo um soprador com ar quente. São dicas que a gente vai passando ok.
Um grande abraço meu véio, e manda ver que tou torcendo por ti.
Silvio

Sex Ago 31, 2012 11:56 am
Colaborador

Ademir (que bom saber seu nome, pois é difícil escrever o sobrenome... rs) e Silvio, muito obrigado pelas dicas, vou rever o video com atenção.

Estou ansioso para ver o torno chegar.. rs.

Sex Ago 31, 2012 1:25 pm
Perfil WWW
Administrador

Data de registro: Qua Out 15, 2008 10:50 am
Adenilson quero ver logo seu torno trabalhando :lol:

Veja a placa que fiz pro meu viewtopic.php?p=4332#p4332

Algumas fotos se perderam lá no tópico, vou ver se recupero. :shock:

Abraços
Edú

Seg Set 03, 2012 11:32 pm
Perfil WWW
Colaborador

rapaz, mas que ideia genial... ta copiado... rs.
obrigado pela dica.

Seg Set 03, 2012 11:38 pm
Perfil WWW
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
---------
Adenilson
A respeito de colagem com cola quente.
Infelizmente eu descobri que no mercado essas colas não são iguais, tem umas que apresentam uma excelente aderência e outras que não servem para nada, como elas não vem com indicação do fabricante, eu só consegui avaliar da seguinte forma, as transparentes, geralmente tem um poder de aderência superior e as amareladas, é bem menor, no caso de se usar uma placa, de aluminio ou aço, a cola tem que estar praticamente liguida para se colar, para isso é obrigatório ter um bom aquecimento da placa, fazendo este procedimento, voce só descola se voltar a aquecer, ambas as colas funcionam neste caso, mas tem casos em que precisamos fixar a peça em uma placa de madeira, nesses é bom estar atento a qualidade da cola empregada.
Pedro

Seg Set 10, 2012 9:02 am
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 14 Mensagens ]