Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 7 Mensagens ] 
Moldes para fundição em Aluminio 
Autor Mensagem
Iniciado

Data de registro: Qua Jul 25, 2012 12:55 pm
Mensagens: 4
Mensagem Moldes para fundição em Aluminio
Olá um bom dia a todos!...
Gostaria de saber se tem alguma publicação sobre este assunto e em que tópico se encontra.
Seria para fundição de tampas de motores em aluminio.
Agradeço pela atensão.

Abraços.


Seg Ago 06, 2012 10:48 am
Perfil
Colaborador
Avatar de usuário

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
Mensagens: 772
Mensagem Re: Moldes para fundição em Aluminio
Eliseu
Afinal o que voce quer, como fazer os moldes ou sobre todo o processo, vou dar uma procurada nos meus arquivos, se encontrar te envio.


Seg Ago 06, 2012 7:59 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Qua Jul 18, 2012 2:24 pm
Mensagens: 28
Localização: Brasília
Mensagem Re: Moldes para fundição em Aluminio
Bom dia, certa vez vi alguns vídeos no youtube que mostravam fundição de aluminio usando areia e uma moldura de madeira para segurar o molde, achei alguns bem explicativos,não posto o link agora, pois aqui no trabalho o youtube está bloqueado.


Ter Ago 07, 2012 9:42 am
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Qua Ago 01, 2012 4:43 pm
Mensagens: 56
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem Re: Moldes para fundição em Aluminio
Olá meu amigo.
o que especificamente vc quer saber sobre esse assunto?

mas vejamos.
Para fazer a fundição sao 3 passos.

1- peça matriz.
vc deve fazer a tampa do motor no jeito que ela vai ser. o material podem ser varios. ( fibra , madeira, plastico.. etc.) lembrando que quanto melhor for o acabamento da peça matriz, melhor será o acabamento do molde e consequentemente melhor será a peça final fundida.

2- molde.
o mais comum utilizado para a fundição de aluminio é o molde de areia. mas com isso vc nao precisa se preocupar, pq quem vai fazer é a propria pessoa que vai fundir. vale lembra que por mais que sua peça matriz estiver perfeitamente lisa. o molde sempre deixa a peça porosa, variando de acordo com a qualidade da areia utilizada no molde.

3- a fundição.

espero que tenha ajudado..

abraços


Ter Ago 07, 2012 1:49 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Ter Fev 28, 2012 8:14 pm
Mensagens: 456
Mensagem Re: Moldes para fundição em Aluminio
Moldes para fundição consideram o material e seu grau de contração quando em resfriamento, também ângulos de saída para que o modelo possa ser desmoldado sem danificar a peça negativa em areia, dependendo da complexidade da peça podem ser adotados machos. Quando da moldagem, na metade superior da caixa, são criados o canal de verter e o canal de realimentação para que a medida que a peça contrai, seja realimentada para não ter falhas.
Também as caixas são macho / fêmea para que a parte superior não desalinhe da inferior. Normalmente essas caixas são de alumínio ou ferro fundido.
A umidade que a areia contém também é importante. Pois quando o material é vertido, se houver muita umidade essa vira vapor podendo causar acidentes ou simplesmente inutilizando a peça.
Essas coisas aprendi a 50 anos atras e não tenho mais a literatura, mas lembro muito bem das aulas pois tive mestres excelentes. Busque literatura a respeito, não é complicado mas também não e simples, busque literatura técnica específica.
Na net se procurar encontra.
Amostra.



Ter Ago 07, 2012 2:32 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Qua Jul 18, 2012 2:24 pm
Mensagens: 28
Localização: Brasília
Mensagem Re: Moldes para fundição em Aluminio

[link2]http://www.youtube.com/watch?v=eCPDez4bbok[/link2]
Boa noite colega, estou em casa /dance e espero que seja isso que você esteja procurando.


Ter Ago 07, 2012 9:49 pm
Perfil
Iniciado

Data de registro: Qua Jul 25, 2012 12:55 pm
Mensagens: 4
---------
Mensagem Re: Moldes para fundição em Aluminio
Seria como fazer os moldes, de preferência em madeira, para não ter que usinar depois as peças fundidas!... Queria saber se a madeira não queima com o aluminio fundido em alta temperatura, seprecisa deixar folga. Quanto ao processo de fundição e forno já lí alguma coisa a respeito


Qua Ago 08, 2012 10:09 am
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 7 Mensagens ] 


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Ir para:  
cron