Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 29 Mensagens ] 
Mini Plaina que fiz 
Autor Mensagem
Colaborador

Data de registro: Qui Mai 20, 2010 2:59 pm
Mensagem Mini Plaina que fiz
Pessoal.

Estou acabando de fazer esta mini plaina (os americanos conhecem como finger plane).

Pode ser usada na luthieria para trabalhar as travessas da estrutura de violões e afins.

Nestas fotos ainda falta colocar o pino para travar a cunha que prende a lâmina.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Editado pela última vez por luciomfreitas em Ter Set 28, 2010 10:03 pm, num total de 1 vezes

Ter Set 28, 2010 9:56 pm
Colaborador

Mensagem Re: Mini Plaina que fiz
Quase me esqueci. Aqui estão as referências caso alquém queira fazer uma semelhante.

Tem também este vídeo onde é feita uma de latão.

Ter Set 28, 2010 10:00 pm
Colaborador

Eu não sei que madeira é. Só me lembro que foi um pedaço de uma ripa que peguei no descarte de uma madeireira faz um ano. Estou desconfiado de muirapiranga. Inclusive voltei lá para ver se descubro. Achei a madeira muito bonita e estou pensando em fazer um bongô com ela.

A Lâmina é destas molas de fusca (não sei de que parte do fusca)

Ter Set 28, 2010 10:34 pm
Administrador

Data de registro: Qua Out 15, 2008 10:50 am
Parabéns Lucio :clap1: ficou de dar inveja nos gringos :lol:

Abraços
Edú

Ter Set 28, 2010 11:33 pm
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Sex Ago 20, 2010 4:06 pm
Bom dia luciomfreitas;
Fiquei impressionado pelo capricho,uma obra de paciência!!
Parabens!

Qua Set 29, 2010 8:14 am
Colaborador

Data de registro: Qui Jul 29, 2010 1:33 pm
luciomfreitas, o homem dos mil talentos....

Instrumento musical, ferramentas...
Qual será a próxima surpresa ?

Está excepcionalmente bonita, parabéns.

Qua Set 29, 2010 8:33 pm
Membro

Data de registro: Qua Mai 12, 2010 5:16 pm
Olá, Lucio!
Endosso tudo o que foi dito aqui!
Parabéns e obrigado por compartilhar também as fontes!
Um abração!
Claudemir

Qua Set 29, 2010 8:52 pm
Colaborador

Muito agradecido pelos elogios.

Só que o crédito tem que ser compartilhado com todos do fórum, que deixam dicas valiosíssimas. E também aos que fazem perguntas por mais simples que sejam que muitas vezes trazem a tona alguns detalhes de suma importância.

Um abraço a todos.

Qui Set 30, 2010 9:19 am
Conselheiro Senior

Data de registro: Dom Out 19, 2008 11:05 pm
Olá Lucio!!
Parabéns pela ferramenta feita!! Muito capricho!! :up:

Abração!!
Machado

Qui Set 30, 2010 10:54 am
Perfil YIM
Membro

Data de registro: Dom Set 26, 2010 11:27 am
Muito bom seu trabalho!! parabéns!!

Qui Set 30, 2010 2:31 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Dom Abr 11, 2010 11:34 pm
Parabéns, Lucio!! :clap1:

Gostei de ver o seu trabalho. :D

Abraços

Zelão

Qui Set 30, 2010 8:48 pm
Membro

Data de registro: Qui Set 23, 2010 8:38 pm
parabens Lucio, realmente ficou muito bom

Qui Set 30, 2010 9:10 pm
Membro

Data de registro: Seg Mai 24, 2010 7:33 pm
:clap1: :clap1: :clap1: ^:)^ ^:)^ ^:)^

Meus parabéns pelo trabalho de muita paciência e de bom gosto.

Abraços

Leandro

Sáb Out 02, 2010 9:30 pm
Membro

Data de registro: Ter Fev 28, 2012 8:14 pm
Lúcio as laminas são da barra de torção. O fusca não tem molas na suspensão.
Carros da Volkswagem que usam barra de torção. Fusquinha, Kombi, Brasilia etc. Em resumo os com refrigeração a ar. Uma barra de torção dá para tirar diversas laminas.

Sex Jun 22, 2012 2:42 am
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Imagem

1º lugar: GasparDPaolo

:mrgreen:

Sex Jun 22, 2012 9:47 am
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Grande surpresa amigo Lucio, a miniatura ficou explendida.
Parabens
Um grande abraço
Silvio

Sex Jun 22, 2012 7:42 pm
Iniciado

SILVIO56 escreveu:
Grande surpresa amigo Lucio, a miniatura ficou explendida.
Parabens
Um grande abraço
Silvio

Ô Silvio, esse post é de 2010!!!

Foi por isso que eu brinquei com o Gaspar e o agraciei com o prêmio "Pá de Ouro", por ele ter "desenterrado" o tópico!

O mais engraçado não foi o fato dele ter "desenterrado" o dito cujo, desde que ele simplesmente fizesse um elogio, mas gozado mesmo foi ele ter respondido a uma pergunta do OP com uns dois anos de atraso!

Sex Jun 22, 2012 7:52 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Pois é Yan e eu entrei de gaiato também, mas eu não tinha visto mesmo, então valeu desenterrar o tópico assim o véio aqui não deixa passar batido heheheheheheheheh.....
Valeu cara, um abraço
Silvio

Sex Jun 22, 2012 8:51 pm
Membro

Não fui desenterrar nada, por alguma razão ela aflorou como alguns espectros de filmes de terror, Só achei que a turma mais jovem não saberia de onde vinha a lamina, aí facilitei.
Acompanho muito novas mensagens e a primeira página dos itens postados. Ela só não estava devidamente sepultada.
***inha ainda existe em área rural, mas reconhecer uma lamina e de onde ela pode vir pode ficar mais difícil para os garotos.
Só dei uma mãozinha para a garotada.
Yan você por acaso sabe o que é corrida de submarino???

Sex Jun 22, 2012 8:57 pm
Iniciado

GaspardPaolo escreveu:

Gaspar, assisti muuuuuito à corrida de submarinos (de noite, é claro) de dentro do carro e junto com minhas namoradinhas lá pelos idos dos anos 80.

Sex Jun 22, 2012 9:10 pm
Membro

Yan,
Viu, então estamos reciclando as suas memórias agradáveis e mais profundas. Hoje é o último dia da Rio + 20, então é super politicamente correto reciclar uma postagem interessante, que misturada as novas postagens, as vezes não tão interessantes assim, pode dar um bom mix tornando, novas e afloradas um conjunto agradável.
Gostei da ideia, vou desenterrar uns temas interessantes e dar um pitaco neles para que os novos foristas, possam vê-los e uma vez reciclados possam ilustrar nossos novos companheiros.

Sex Jun 22, 2012 9:51 pm
Administrador

yankleber escreveu:
GaspardPaolo escreveu:

Gaspar, assisti muuuuuito à corrida de submarinos (de noite, é claro) de dentro do carro e junto com minhas namoradinhas lá pelos idos dos anos 80.

Gaspar e Yan, vamos clarear as coisas para os que não são cariocas como eu :mrgreen:

Era uma linguagem figurada para enganar o Pai da Moça =DD ou enganar a Moça, sei lá... mas :!: funcionava :loll:

Parava o carro na Barra Velha no Arpoador, acho que era isso :doh: era parar o carro com a namorada, de frente para o mar,
ficar namorando e depois ir embora :shock: submarino que seria bom dizem que nunca ninguem viu, [-X
mas namorava muuuuiiiito /dance será que hoje ainda dá pra fazer isso tranquilo /think

Se eu estiver errado :oops: podem corrigir, sou Paulista e não conheço essas lendas cariocas :D

Obs: Só para recordar também :saint: Gostava de ler as MEMÓRIAS DA RUA DO OUVIDOR de Joaquim Manuel de Macedo :lol:

Abraços
Edú

Sex Jun 22, 2012 11:32 pm
Perfil WWW
Administrador

Só a título de ilustração achei este vídeo de corrida de Submarinos no Youtube =DD

Abraços
Edú

Sex Jun 22, 2012 11:41 pm
Perfil WWW
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
:loll: :loll: :loll: A plaininha é espetacular, mas a corrida de submarinos foi ótima. Abraços!

Sáb Jun 23, 2012 12:16 am
Membro

Edu
Para as moçoilas nascidas na década de 30 isso até poderia valer, mas para a turma nascida no final e após WWII já havia uma baita mudança de costumes. O pai sabia que havia uns "agarros", as famílias eram mais numerosas pois a pílula só aconteceu para a minha geração, a menina se não rolasse nem uma tentativa iria se sentir feia etc etc.
Lembra do kit para reclinar o banco do fusca?
Aqui no Rio, na praia da Barra da Tijuca, pista unica sem meio fio, barraquinhas de cachorro quente, havia uma atividade esportiva frequente, no verão inclusive nos dias de semana, no final de semana era difícil de estacionar e tinha até arranjador de vaga..
Um bom toca fitas removível, fitas feitas com muito carinho a partir de discos de vinil, carro do pai tratado como joia, cera simoniz ( Haja braço)
Bons tempos, hoje a segurança dançou.
C'est la vie...

Sáb Jun 23, 2012 1:02 am
Iniciado

Como eu era de Niterói, RJ, o "point" de onde se tinha a melhor visão para a Baía de Guanabara para avistar os submarinos, era do alto do Mirante da Boa Viagem, onde hoje fica o internacionalmente conhecido MAC (Museu de Arte Contemporânea), projetado pelo Niemeyer. Na época, contudo, isso lá por meados dos anos 80, era simplesmente um platô onde ficavam uns treileres de lanche, e a moçada parava os carros em volta para ficar assistindo à corrida.

Mais tarde, depois que o MAC foi construído, o local para assistir às corridas foi transferido para a ponta da praia de Charitas, bem ao lado do Clube Naval. Mas daí já não era mais a mesma coisa. Há uns 12 anos atrás, em minha última tentativa de resgatar o passado estava eu com uma namoradinha no banco traseiro do meu Santana, quando levamos uma boa duma dura da polícia. Não fosse uma pequena colaboração pecuniária aos inoportunos donos de coturnos, teríamos ido parar na delegacia enquadrados por atentado ao pudor ou coisa que o valha.

:oops:

Seja como for, e endossando o que o Gaspar falou, hoje em dia a segurança e a tranqüilidade de antigamente foram pro espaço. Quem se arrisca a assistir uma corrida de submarinos nos tempos atuais, no melhor dos casos pode levar uma dura da polícia como foi o meu caso. No pior, um assalto, com direito à seqüesto ou até mesmo assassinato. Definitivamente não é o tipo de emoção forte que me atrai!

:cry:

Sáb Jun 23, 2012 12:56 pm
Membro

Do final dos anos 80 eu tenho uma ótima. Em 1988 minhas sobrinhas, com 8 e 10 anos respectivamente estavam com seus coleguinhas, o mais velho com 13 incompletos num Ti-Ti-ti danado, que parava quando algum adulto chegava perto, quando chegou uma amiga para buscar a filha, também de 8 anos que havia passado o fim de semana na casa da minha irmã, comentou que na noite anterior havia tido um sonho muito estranho, a filha gritando o nome dela e uma derrapada de cavalo de *** na pracinha que havia em frente a sua casa, uns 5 Km distante da casa da minha irmã e do outro lado do canal da Barra.
Daí minha irmã chamou as duas filhas que não tinham o habito de mentir para desvendar o que havia acontecido na noite anterior.
Seguinte: O mais velho da turma, foi pé ante pé até o quarto dos pais, extraiu a chave do Fiat da mãe, 9 crianças empurraram o carro da garagem para as ruas do condomínio, empurraram o carro para pegar sem fazer barulho de motor de arranque, entraram todas no Fiat, passaram pela portaria do nem tão fechado assim condomínio( os vigilantes dormiam), e ganharam a Av. Sernambetiba, hoje, Lúcio Costa, foram para o outro lado do canal, isso de madrugada e deram um cavalo de *** e gritaram o nome da mãe da menina que morava naquele endereço, que acordou achando ter tido um sonho.
Quando argumentei com minha sobrinha mais nova da irresponsabilidade do ato, ela contra argumentou que não havia irresponsabilidade, que todos sabiam muito bem o que estavam fazendo, o que valia era a aventura. Contra argumentei, e se a polícia pega vocês ? De pronto, estava todo mundo previnído. Como? Todos levamos nossas mesadas e o Walkman para dar pro guarda.....
E aí comentários.

Sáb Jun 23, 2012 1:52 pm
Iniciado

Data de registro: Qua Abr 04, 2012 3:50 pm
Parabéns Lucio pela ferramenta! Ficou show!

Dom Jul 01, 2012 10:56 pm
Membro

Data de registro: Qui Jul 12, 2012 11:14 am
---------
Belo trabalho Lúcio, já descobriu qual a madeira?

Seg Jul 16, 2012 3:46 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 29 Mensagens ]