Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 22 Mensagens ] 
Mini Bancada para Serra Circular Manual - É possível? 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Sex Ago 06, 2010 11:17 am
Mensagem Mini Bancada para Serra Circular Manual - É possível?
Olá, de novo!
É mais ou menos uma continuação de um tópico que abri há pouco...
Apesar de ter decidido, a partir de agora, a comprar a maior parte da madeira (MDF) para meus projetos já serrada, resolvi comprar uma serra circular (faz tempo que eu a desejava), apenas para o corte de pequenas peças. E como minhas "investidas" em marcenaria são esporádicas, preferi não gastar muito dinheiro com essa máquina e comprei a que estava com o melhor preço: Skil 5401. Pra minhas pretensões, achei que estava de bom tamanho.
Porém, como praticamente não tenho espaço pra trabalhar (moro em apartamento), pensei que poderia fazer algum tipo de bancada "desmontável". Será que alguém poderia me dar algumas ideias de como fazê-la (se é que esse tipo de bancada é realmente possível/funcional).
Outra dúvida: nos primeiros testes com essa Skil, enfrentei problemas para cortar as peças nos tamanhos precisos. Usei um pedaço de compensado como guia, mas os cortes não saíram perfeitos maior num canto, menor noutro. Achei interessante, e aparentemente simples de fazer, a guia do vídeo a seguir: . O que vocês acham? Como devo fazê-lo?
Mais uma coisinha: tem algum "macete" para cortes em 45º de um pedaço de madeira estreito (de uns 10cm de largura, por exemplo), de modo que o corte saia perfeito e seja feito com segurança?
Outra: a Skil acima mencionada veio com uma lâmina de 24 dentes. Para cortar MDF esse serve, ou seria melhor comprar uma outra com mais dentes?
E uma última (pelo menos por enquanto): para um corte arredondado (nas quinas, por exemplo) em MDF de 18mm, devo utilizar a tico-tico, não é isso? Alguma dica especial para que esse tipo de corte saia perfeito?
Descupem pela extensão do texto.
Obrigado a todos!

Qua Out 31, 2012 12:38 am
Colaborador

Data de registro: Sáb Out 13, 2012 10:40 am
Mensagem Re: Mini Bancada para Serra Circular Manual - É possível?
Seeker, não ou te ajudar porque ainda não tenho serra, mas vou te acompanhar de pertinho neste post porque suas dúvidas são exatamente as que tenho. Ainda não comprei a serra mas devo faze-lo em breve e gostaria de cortar MDF nas mesmas espessuras que você. Por enquanto só tenho uma serra tico-tico da Makita SJ401 e um monte de outras ferramentas que não servem para meu caso. Furadeiras de impacto (4) lixadeira bosch que pesa uns 2kg e por ai vai....

Att.,Marcos Amaral

Qua Out 31, 2012 12:54 am
Membro

Data de registro: Qui Jun 10, 2010 10:58 pm
a bancada desmontável você pode fazer com cavaletes dobráveis
Imagem

Qua Out 31, 2012 7:21 am
Membro

Data de registro: Dom Ago 22, 2010 10:51 am
espaço, nunca se tem o suficiente, a idéia do colega sobre os cavaletes é boa, só num se esqueça de providenciar uma trava, pra num fecharem na hora indevida.

lamina de serra, tem varias discussões, quanto mais dentes melhor.

precisão do corte, no meu caso optei, ou inverto a serra, ou na bancada fixei duas partes de regua de aluminio em L, atentando por fazer um esquadro perfeito e corto sacrificando a superficie da bancada, geralmente os cortes num são preciso, pois as maquinas, salvo alguma importada,o
motor vem do lado esquerdo e por comodidade, apoiamos o lado direito na guia que é mais estreito
na minha bosche tem 03 cm, sendo mais confiavel fazer aquela quia, que a maquina se apoia no lado esquerdo onde a base tem 09 cm.

num entendi o corte arrendodado com a tico-tico, sei que na maquina, corte longo reto, lamina
o mais larga possivel, recortes lamina o mais fina possivel.

geraldo1

Qua Out 31, 2012 7:40 am
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
Seeker
Inverter uma serra manual, é um procedimento comum, mas não muito recomendado, pois você fica obrigado a retirar as proteções, o que aumenta bastante o risco de acidentes. Voce pode fazer uma mesa com os pés dobráveis, mas sempre lembrar de que eles tem que ficar bem travados, pois não se pode correr o risco deles se moverem. Abaixo segue um exemplo, mas tem diversos videos sobre o assunto

Qua Out 31, 2012 9:30 am
Membro

Marcos escreveu:
Seeker, não ou te ajudar porque ainda não tenho serra, mas vou te acompanhar de pertinho neste post porque suas dúvidas são exatamente as que tenho. Ainda não comprei a serra mas devo faze-lo em breve e gostaria de cortar MDF nas mesmas espessuras que você. Por enquanto só tenho uma serra tico-tico da Makita SJ401 e um monte de outras ferramentas que não servem para meu caso. Furadeiras de impacto (4) lixadeira bosch que pesa uns 2kg e por ai vai....

Att.,Marcos Amaral

Ok, Marcos. Vamos dividir o aprendizado, então! :)

Qua Out 31, 2012 9:59 am
Conselheiro Senior

Data de registro: Ter Mar 27, 2012 12:25 pm
Seeker

Sua ideia de ter uma bancada "desmontável" é interessante, principalmente no que diz respeito ao espaço disponível, porém devo alertá-lo que, para o caso de uma serra circular, o termos desmontável significa "partes móveis" neste caso a maior implicação é a segurança, que "pode" ficar comprometida (digo pode pois dependendo do caso toma-se todas as precauções e o projeto termina muito bem!).

Outra coisa que me chamou a atenção, você comentou que comprou a serra para peças pequenas. Uma circular de mão não deve ser a opção para peças pequenas (não sei quão pequenas são estas peças), mas tenha em mente a seguinte premissa: "peças grandes, serra móvel; peças pequenas, serra fixa...mais ou menos isso)...

A opção apresentada pelo amigo Geraldo de se inverter a serra e utilizá-la fixa em uma bancada, dá bastante flexibilidade, porém bem lembrado pelo amigo Redbaron, abre-se um precedente perigoso para a insegurança...

Enfim, não quero dissuadí-lo a não fazer o que pretende (bancada móvel) mas acredito que você possa estudar mais o assunto, observando e questionando os amigos do fórum para chegar ao melhor denominador comum, podendo desfrutar dos benefícios de sua nova aquisição, SEMPRE de forma segura...e duradoura...

Grande abraço

Marco

Qua Out 31, 2012 10:41 am
Membro

yudi escreveu:
a bancada desmontável você pode fazer com cavaletes dobráveis
Imagem

Interessante, yudi. Mas, nesse caso, a madeira que ficará sobre eles fica solta?
Obrigado!

Qua Out 31, 2012 10:42 am
Membro

geraldo1 escreveu:
espaço, nunca se tem o suficiente, a idéia do colega sobre os cavaletes é boa, só num se esqueça de providenciar uma trava, pra num fecharem na hora indevida.

lamina de serra, tem varias discussões, quanto mais dentes melhor.

precisão do corte, no meu caso optei, ou inverto a serra, ou na bancada fixei duas partes de regua de aluminio em L, atentando por fazer um esquadro perfeito e corto sacrificando a superficie da bancada, geralmente os cortes num são preciso, pois as maquinas, salvo alguma importada,o
motor vem do lado esquerdo e por comodidade, apoiamos o lado direito na guia que é mais estreito
na minha bosche tem 03 cm, sendo mais confiavel fazer aquela quia, que a maquina se apoia no lado esquerdo onde a base tem 09 cm.

num entendi o corte arrendodado com a tico-tico, sei que na maquina, corte longo reto, lamina
o mais larga possivel, recortes lamina o mais fina possivel.

geraldo1

geraldo1, detre outras coisas, penso em fazer uma nova bancada para o meu PC. Só que a madeireira fazem corte somente em linha reta e no meu projeto, gostaria que as quinas fossem arredondadas por questão de adaptação ao espaço disponível e também para evitar esbarrões nas quinas, já que o local onde ela ficará é de passagem entre cômodos diferentes.

Obrigado pelas dicas!

Qua Out 31, 2012 10:49 am
Membro

marcoaandrade escreveu:
Seeker

Sua ideia de ter uma bancada "desmontável" é interessante, principalmente no que diz respeito ao espaço disponível, porém devo alertá-lo que, para o caso de uma serra circular, o termos desmontável significa "partes móveis" neste caso a maior implicação é a segurança, que "pode" ficar comprometida (digo pode pois dependendo do caso toma-se todas as precauções e o projeto termina muito bem!).

Outra coisa que me chamou a atenção, você comentou que comprou a serra para peças pequenas. Uma circular de mão não deve ser a opção para peças pequenas (não sei quão pequenas são estas peças), mas tenha em mente a seguinte premissa: "peças grandes, serra móvel; peças pequenas, serra fixa...mais ou menos isso)...

A opção apresentada pelo amigo Geraldo de se inverter a serra e utilizá-la fixa em uma bancada, dá bastante flexibilidade, porém bem lembrado pelo amigo Redbaron, abre-se um precedente perigoso para a insegurança...

Enfim, não quero dissuadí-lo a não fazer o que pretende (bancada móvel) mas acredito que você possa estudar mais o assunto, observando e questionando os amigos do fórum para chegar ao melhor denominador comum, podendo desfrutar dos benefícios de sua nova aquisição, SEMPRE de forma segura...e duradoura...

Grande abraço

Marco

Opa, Marco!
De fato, minha ideia inicial para serra circular, era a de bancada - mais precisamente a BT1800. Mas mesmo essa ocuparia espaço que não disponho. Daí ter optado pela manual. E, também por isso, preciso de uma bancada desmontável. Pra você ter uma ideia, atualmente estou colocando um pedaço de compensado sobre dois "pufs" e sobre o qual prendo as partes que pretendo cortar (na verdade, só fiz isso uma vez e foi muito ruim!).
Quanto à ideia do Geraldo, não observei furos na base da serra pelos quais possa prendê-la por baixo de uma bancada.
Por essas e outras foi que recorri aos amigos aqui do fórum que, como você, estão sempre prontos a ajudar.
Muitíssimo obrigado!
Ah, e continuo aguardando mais sugestões do pessoal!

Qua Out 31, 2012 11:08 am
Conselheiro Senior

Data de registro: Ter Mar 27, 2012 12:25 pm
Seeker

Sábias palavras! Sugiro também uma "fuçada" no Youtube, que tem uma infinidade de vídeos com essas adaptações DYI (do it yourself, ou , faça você mesmo), que podem ajudá-lo até mesmo a formular as perguntas para os amigos do fórum ainda mais específicas!

Você já está conscientizado da necessidade de observar muito para obter o melhor projeto...agora é só uma questão de tempo até chegar nele! Eficiência COM Segurança!

Abraços

Marco

Qua Out 31, 2012 11:12 am
Membro

Ok, Marco. Obrigado!

Qua Out 31, 2012 11:18 am
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Já fui um ferrenho defensor do NÃO uso de serras circulares invertidas, mas hoje já penso um pouco diferente. Tenho uma serra de bancada Skil com todas as proteções de fábrica, e volta e meia tenho que as retirar para poder fazer certos tipos de corte. Recentemente um colega aqui no fórum perdeu a ponta de um dedo na primeira vez que usou uma máquina igual, e com todas as proteções. Ou seja, acidentes acontecem.

O fato é que estou começando a pensar que o que realmente importa não são as proteções que existem na máquina, mas o respeito que você tem em relação a mesma. E ter muito, muito cuidado. Afinal, proteções, guardas, acessórios, etc, não são garantia de nada.

Outro dia estava conversando com meu dentista que também é marceneiro amador, e ele me confessou usar a serra mármore para cortar madeira. Então eu o aconselhei a não fazer isso, e comprar uma serra circular, quando ele me disse que TEM uma serra circular mas que prefere usar a serra mármore porque ela lhe dá menos medo por ter a lâmina menor. Acreditem-me, ele disse isso.

Então para convencê-lo eu expliquei que não importa o tamanho da lâmina, mas o estrago que ela proporciona... Brincadeiras à parte, a realidade é que se uma lâmina em alta rotação encostar na gente, o estrago é grande. Vide as tupias cuja peça cortante (fresa) é bem pequena mas capaz de causar uma destruição numa mão. Até uma micro-retífica pode causar um ferimento sério.

Enfim, seja como for, não importa se você usa uma serra de bancada ou uma circular invertida. Respeite-as e respeite-as muito, pois se encostarem em você quando estiverem ligadas, amigo, não vai ser brincadeira.

:up:

Qua Out 31, 2012 12:48 pm
Membro

Pois é, Yankleber, cuidado, precaução, nunca são demais!
Já pensei em inverter a minha Skil, mas observei que não há perfuração na base que possibilite prendê-la (numa olhada rápida, que dei)...
Há, e ninguém respondei ao meu questionamento sobre a guia que aparece no vídeo que linquei, mais acima.

Qua Out 31, 2012 8:17 pm
Membro

Data de registro: Qua Nov 03, 2010 9:18 am
Da uma olhada nessa do professor Leão:
Logo no começo (2 ou 3 min) ele mostra uma mini bancada com adaptador de circular. Bem interessante.

Editado pela última vez por Lauro em Qui Nov 01, 2012 10:44 am, num total de 1 vezes
Exibição do vídeo diretamente no tópico.

Qui Nov 01, 2012 10:31 am
Perfil WWW
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
seeeker escreveu:
Já pensei em inverter a minha Skil, mas observei que não há perfuração na base que possibilite prendê-la (numa olhada rápida, que dei)...

Quanto à isso não vejo problema algum. Dá para resolver fácil e não sei como você não pensou nisso: pegue sua furadeira, faça dois furos de 1/4" em diagonal na base dela e a situação estará solucionada.

PS: Também tenho uma circular Skil e antes de comprar a minha de bancada eu cheguei a invertê-la numa mesa e tive que furar a base.

:up:

Qui Nov 01, 2012 11:12 am
Membro

OCoisa, já tinha visto esse vídeo, sim. Mas estava tentando lembrar de uns (ou eram fotos) em que era mostrado, inclusive, como fazer para que a serra não estragasse o laminado (era colocada uma peça de madeira com abertura exata para a serra)...

YanKleber, de fato, cheguei a pensar nessa possibilidade, mas fiquei na dúvida se dereria fazer isso, pois também vi um vídeo no qual o autor prendia a serra por um tipo de moldura de madeira, em torno da sua base.

A propósito, para cortar um pedaço de madeira (mais ou menos 2,5m x 4cm) em 45º, terei problemas com a serra manual (sem estar fixa em uma bancada)?

Obrigado!

Qui Nov 01, 2012 1:02 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
Seeker
Me desculpe a brincadeira, mas voce já ouviu falar em serrote??????, eles ainda funcionam muito bem, se voce pensar o trabalho que terá com a serra manual, será que compensa, o teu caso uma meia esquadria tiraria de letra [link2]serra,http://www.dutramaquinas.com.br/busca/serra++meia+esquadria[link2][/link2][/link2], alem de ocupar pouco espaço, eu tenho uma da AEG, que me quebra todos os galhos, pena que está indisponível.
Pedro

Seg Nov 12, 2012 9:44 am
Membro

Data de registro: Qua Out 24, 2012 11:45 am
Ola amigo peço desculpa por algo que não esteja bem mas sou novato aqui no forum.
Eu uso esta bancada que e muito boa para mim e claro, BANCADA - MASTER CUT 1200 - WOLFCRAFT.
Vou colocar o link do video que existe no youtube pois nao sei ainda bem como colocar fotos kkkkkk.
.
Esta bancada eu uso a serra circular posso usar o tico tico e mais tupia um grande abraço espero ter ajudado.

Seg Nov 12, 2012 11:37 am
Membro

Data de registro: Dom Ago 22, 2010 10:51 am
pompeirs,, até que enfim apareceu um que tem a master cut, e ai se acha que justifica o custo,
o video conhecemos, mas é do fabricante portando é susto, fale-nos mais dela o que se acha,
SUAS IMPRESSÕES, se num tiver topico ..com o nome dela, abra um até acho que justifica.

geraldo1

Seg Nov 12, 2012 11:41 am
Membro

Data de registro: Qua Out 24, 2012 11:45 am
Outra vez descobri mais este video só que em frances muito mais detalhado um abraço e boa sorte a ja agora esta bancada custa actualmente na minha zona 150.00 euros.

Seg Nov 12, 2012 11:43 am
Membro

Data de registro: Dom Dez 12, 2010 9:41 am
---------
Eu fiz dois furos e prendi dessa forma na minha bancada. É arriscado, sim, bastante, principalmente porque tem que travar o botão. eu vou fazer um interruptor externo, talvez de pedal.
Uso desta forma apenas em casos especiais, estou pensando também em pendurar a serra embaixo da bancada e montá-la quando necessário, aí sim fica legal pra poder prender guias.
Ver em Tamanho real
Ver em Tamanho real

Seg Nov 12, 2012 1:50 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 22 Mensagens ]