Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 18 Mensagens ] 
Minha bancada - 1º trabalho - Em Andamento 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Sáb Fev 18, 2012 5:58 pm
Mensagem Minha bancada - 1º trabalho - Em Andamento
Boa tarde pessoal!

Gostaria de mostrar meu primeiro e sofrido trabalho, algo simples, porém é incrível como um iniciante num simples projeto sofre tanto, seja por falta de habilidade, seja por falta de ferramental correto.

Ainda não está concluída, falta eu conseguir madeiras para o tampo, colocar gavetas.
Estou fazendo tudo com madeiras reaproveitadas ( encontradas na rua ).

Gostaria da opinião dos amigos, sou bem exigente comigo mesmo ( já fiz, desmontei, refiz ) porém não fiquei muito satisfeito com o resultado, está 2 cm fora de esquadro, acho que devido as madeiras não estarem aparelhadas, não consegui acertar muito bem na serra circular.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bom pessoal, de momento é isso, conforme for evoluindo o trabalho vou atualizando.

Att Vinicius

Seg Abr 02, 2012 1:13 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Set 07, 2010 10:09 am
Mensagem Re: Minha bancada - 1º trabalho - Em Andamento
. . .

Mano

Tá ficando Excelente

Parabéns

abraços

. . .

Seg Abr 02, 2012 1:16 pm
Membro

Data de registro: Qui Mar 24, 2011 11:57 am
Fazendo com madeira reaproveitada?
Parabéms! A natureza agradece. eu que tenho paixão por reutilização de inservíveus vou acompanhar pra ver como fica.
Desiste não, companheiro, tá ótima.

Seg Abr 02, 2012 1:39 pm
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Seg Out 03, 2011 10:09 am
Está ficando bonita, devagar vai tomando forma....ja vi que tem uma BT...boa escolha de serra

Seg Abr 02, 2012 2:16 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Vinicius, está ficando muito boa a bancada! Ainda mais que está fazendo com madeira reaproveitada, está ótimo. Se ficar um pouco fora do esquadro não tem muito problema, pois o tampo vai cobrir e ficará imperceptível. Não pode é ficar bamba. Abraços!

Seg Abr 02, 2012 2:53 pm
Membro

Desde já gostaria de agradecer aos elogios e apoio dos amigos

Lauro escreveu:
Vinicius, está ficando muito boa a bancada! Ainda mais que está fazendo com madeira reaproveitada, está ótimo. Se ficar um pouco fora do esquadro não tem muito problema, pois o tampo vai cobrir e ficará imperceptível. Não pode é ficar bamba. Abraços!

Lauro, com absoluta certeza ela não está bamba, porém além de estar fora de esquadro, ficou manca algo em torno de 5mm, pretendo solucionar este problema colocando pés desta forma:
Imagem

Att Vinicius

Seg Abr 02, 2012 3:15 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Esses pezinhos são muito bons para corrigir as imperfeições de apoio. Às vezes, a bancada nem está manca, mas alguma depressão no piso já a deixa assim. Com esses pezinhos, você corrige com perfeição. Abraços!

Seg Abr 02, 2012 3:42 pm
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
vnsilva, faço minhas as palavras do Lauro.

E você está começando certinho: o primeiro projeto de um marceneiro que pretende levar o hobby a sério não poderia ser outro que não a própria bancada de trabalho!

(браво)

Uma observação quanto ao tampo. Se você achar que um tampo de tábuas não ficou muito firme depois de colocado no lugar, pode colar e aparafusar mais uma "camada" de tábuas por cima para engrossar o mesmo. Fica jóia!

:up:

Seg Abr 02, 2012 4:50 pm
Membro

Yankleber, obrigado pela dica, pretendo encontrar material igual usei para fazer os pés, tem uns 5x7cm vi algumas assim, seria muito exagero? até andei olhando em madeireiras aqui perto, me falaram da garapa, para fazer um tampo de 1,50x0,60x0,04 vou gastar em média 150,00.

Então pensei em esperar até encontrar algo descartado na rua mesmo.

Seg Abr 02, 2012 5:20 pm
Iniciado

vmsilva, esse material 5x7 que você mencionou me parece ser medida de caibro, que é utilizado normalmente em madeiramento de telhado. Não acho "exagero". Muitas vezes a gente acaba optando por material mais leve/fino apenas por causa do custo (sai mais em conta) mas se você tem como conseguir de graça material mais parrudo, vá em frente.

Eu pessoalmente, acho que quanto mais pesada for a bancada melhor, porque traz mais estabilidade para a mesma, aguenta ser espancada, sacudida, chacoalhada, e fica lá firme e forte. A coisa mais irritante que tem é bancada toda delicadinha que você tem que ficar cheio de cuidados ou que começa a andar quando você faz força nela!

A minha bancada atual que foi feita meio de improviso há um tempo atrás está com os dias contados. A nova que estou fazendo é bem no estilo "ignorante" mesmo! Só pra você ter uma idéia, os pés da minha bancada são feitos com vigas 6x12... Rs....

:lol:

O único problema ao meu ver em usar caibros (ou qualquer outra madeira estreita) para o tampo, é que você vai ter que alinhar vários pedaços lado a lado para perfazer o tampo todo. Por exemplo, como o tampo da sua bancada tem 60cm de largura, serão no mínimo 9 ou 12 caibros dependendo da posição que você os colocar. O fato é que se eles já não estiverem bem retinhos e todos por igual (algo praticamente impossível de acontecer) o seu tampo vai ficar completamente irregular, o que irá dificultar demais a execução dos trabalhos na bancada. Logicamente, existe a solução de "retificar" o tampo usando uma plaina, uma lixadeira de cinta ou uma tupia, ou seja, nivelar toda a superfície. Agora... dá trabalho... mas... o que é que não dá trabalho??? Rs...

:lol:

Se você desejar COMPRAR o material para o tampo em uma madeireira, uma boa alternativa também é o pranchão como você mencionou. Mas eu achei esse valor aí que você passou da garapa muito alto. Aliás, não conheço essa madeira, não seria "garapeira"? Se for ela é uma madeira mais cara mesma, mas acho que não tem necessidade de utilizá-la e você pode ir por uma opção mais em conta. Aqui na minha cidade, por exemplo, um metro de pranchão de CAXETA ou CEDRO ROSA com 40cm de largura e 4 cm de espessura sai na faixa de R$ 40, que eu não acho muito. Para sua bancada que tem 1,50 e 60cm de largura, sairia algo em torno de R$ 90.

Outra alternativa seria comprar uma folha de compensado de virola com 15mm ou 18mm de espessura e que vem com 1,60 x 2,20m e cortar dois pedaços com 60 x 150 e colar e aparafusar um sobre o outro. Praticamente você iria usar apenas metade da folha e de quebra ainda ia sobrar algum compensado para fazer uns jigs ou começar alguns trabalhos! Também, dependendo da madeireira você não precisa comprar a folha inteira do compensado, eles vendem só o pedaço que você quer já cortado.

Boa sorte!

Seg Abr 02, 2012 7:05 pm
Membro

Data de registro: Ter Fev 28, 2012 8:14 pm
O primeiro ponto que pensaria muito é qual a altura que vai ficar a peça que voce estará trabalhando.
É logico que dependendo das dimensões da peça essa altura varia, mas existem determinadas operações, como por exemplo aplainar com plaina manual, que em determinadas alturas são mais confortáveis, menos cansativas, consequentemente se consegue um resultado melhor. Ergonomia é a palavra que não estava vindo. Como o que será feito é muito especifíco, de cada um, bem como deve ser considerada a estatura da pessoa, ferramentas diferentes tambem tem pega em lugares distintos, assim isso tem que ser bem analisado, senão ficará cansativo trabalhar na bancada.
Prever também formas de sujeitar, escorar, guardar ( pousar a ferramenta), alimentar a ferramenta que podem ser incorporadas à bancada.
O que voce fizer certo vai lhe ajudar pelo tempo de vida da bancada, o que fizer errado, idem, idem ao contrário.
Considere também esta como uma bancada provisória, pois a medida que se ganha experiência, a ideia da bancada evolui, e que não existe bancada perfeita, sempre ajudará muito em determinados aspectos, sendo falha em outros.
Ensaie voce trabalhando com determinada ferramenta, plaina por exemplo, imagine a expessura da peça, aí voce começa a ter uma ideia da altura do tampo.
Quanto a ser pesada, é relativo, já que pode servir para guardar na sua parte inferior uma séria de ferramentas, itens com peso elevado,que a lastrariam. Já a rigidez é um aspecto que não deve ser negligenciado.

Seg Abr 02, 2012 7:41 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Muito legal amigo Vinicius, continue no teu propósito que sairá tudo como pretende.
Um belo começo, parabens.
Um grande abraço
Silvio

Seg Abr 02, 2012 9:49 pm
Colaborador

Data de registro: Qui Nov 17, 2011 9:22 am
Muito bom, está ficanco ótimo... Parabéns!!!

Os primeiros trabalhos são dificeis, mas logo vc se acostuma, e quanto às ferramentas, conforme vai dando certo, vc vai comprando o que precisa,,, mas pode ter certeza que ferramenta nunta tem um fim rsrs

Até mais!

Abraços

Seg Abr 02, 2012 10:02 pm
Membro

Yankleber, GaspardPaolo, SILVIO56 e Lukas

Obrigado pelas idéias e incentivos, vamos tocando e conforme for progredindo vou atualizando e novas sugestões e/ou críticas serão sempre bem vindas.

Att Vinicius

Ter Abr 03, 2012 11:40 am
Membro

Data de registro: Ter Abr 10, 2012 7:17 pm
Parabéns!

Estou com projeto para fazer minha "bancadinha".
Imagem

Como o espaço é pequeno o tampo terá 1,5m x 40cm. Vou deixar as travessas do mesmo comprimento que os pés, para aproveitar numa reforma para aumentá-la.

O preço da madeira nesta cidade me fez repensar e pretendo buscar madeira salva, num local que comercializa materiais de construção usado (portas e janelas).

Sex Abr 13, 2012 12:24 pm
Iniciado

Alejandro escreveu:
O preço da madeira nesta cidade me fez repensar e pretendo buscar madeira salva, num local que comercializa materiais de construção usado (portas e janelas).

Ih rapaz, não sei se vai ser vantajoso isso não. Material de demolição está em moda e os preços estão lá em cima. Uma boa dica seria você procurar canteiros de obra com jeito de que a obra está acabando. Assim você consegue material de graça pois normalmente eles jogam fora as madeiras. Também é ficar de olho em caçambas com resto de obra.

Boa sorte!

Sex Abr 13, 2012 12:46 pm
Membro

yankleber escreveu:
Alejandro escreveu:
Ih rapaz, não sei se vai ser vantajoso isso não. Material de demolição está em moda e os preços estão lá em cima. Uma boa dica seria você procurar canteiros de obra com jeito de que a obra está acabando. Assim você consegue material de graça pois normalmente eles jogam fora as madeiras. Também é ficar de olho em caçambas com resto de obra.

Boa sorte!

Obrigado. Verei o que consigo e irei mantendo-os informados.

Sex Abr 13, 2012 2:00 pm
Membro

---------
Acho que não posso postar fotos nas respostas.

Ou alguém consegue ver o desenho que postei antes?

Sex Abr 13, 2012 2:34 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 18 Mensagens ]