Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 24 Mensagens ] 
Meu painel de TV 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Sáb Jul 07, 2012 3:01 am
Mensagem Meu painel de TV
Caros amigos, com alegria compartilho com vocês o meu painel de TV.

Imagem armazenada no picasa

O painel é feito em teca nas medidas 2.10 x 1 x 2cm. O peso do painel completo (como mostrado na foto) está em aproximadamente 50 kilos. A fixação na parede foi feita com madeira de palettes de 5cm que tinha aqui da última reforma, somente encaixado e com um parafuso no sentido painel->madeira fixa na parede. Isso feito para evitar deslocamento do painel em momentos de limpeza.

O desejo era fazer no esquema mostrado aqui no fórum, chamado de guilhotina/facão. Mas não consegui faze-lo utilizando a serra de tico-tico. Acredito que por pura inexperiência.

Fazer o painel foi um aprendizado. Rachei algumas prateleiras por parafusar diretamente sem pré-furo na prateleira. Eu queria que o parafuso já fizesse o furo. Funciona, a parafusadeira aguenta, mas corre-se o risco de rachar a madeira. O meu rachou. Até que tive a ideia de fazer pre-furos e acabou o problema do rachar :-) Eu sei... é tosco, mas eu me sinto como se tivesse descoberto um segredo. "deve-se fazer pré-furos". Um mantra.

Outra coisa que aprendi. Eu usei 4 suporte de prateleiras "invisíveis". Aqueles que vão dentro da madeira. Foi uma novela para furar, pois a prateleira tem 20mm de espessura e o suporte mais fino que encontrei tem 13mm. Comprei uma broca chata de 14mm. Não a conhecia. Ela vibra no momento que a furadeira gira. Me debati pensando em como fazer um furo em ângulo reto, com uma furadeira na mão e sem bancada para segurar a prateleira a ser furada. Resolvi isso com um toquinho de 10cmx2cm, desempenado. Fiz um furinho nele com broca 6 que é certinho para enfiar o corpo da broca chata. Furei devagarinho .... até que o toquinho chegasse na prateleira. Firmei a prateleira com as pernas, segurei firme o toquinho e usei como guia para o furo. Foi o mais próximo de ângulo reto que consegui chegar. Mas não ficou reto. :(

Em uma prateleira que eu comprei 3 suportes para segura-la, só consegui usar dois suportes. Não fui capaz de colocar o terceiro no meio pois os furos não estavam alinhados. Uma furadeira de bancada ajudaria, mas como veêm, não tenho nem bancanda e nem lugar para colocar a bancada :(

Em alguns momentos precisei martelar para encaixar as prateleiras e acertar algumas coisas. Depois da primeira martelada vi o lascado que fiz. Não foi muito, mas machucou. Resolvi isso com um havaianas colocado entre o martelo e a superfície a ser martelada.

Tudo muito rudimentar, eu sei, mas como não tenho martelo de borracha....

O que estou em dúvida é: será que o painel não vai despencar da parede? Somente o painel tem 50kg, mais a TV e mais todas as coisas que colocaremos nele. O suporte da parede foi afixado com parafuso para buxa 8". Usei 12 parafusos garantindo que tenha 5cm de cada parafuso dentro da parede. Já o suporte colocado no painel foi afixado também com 12 parafusos, mas com 1cm dentro do painel de teca. Será que 12 parafursos de 6" com 1cm dentro do painel suportará o peso? Estimo peso total de 80 a 100kg. Ou seja, 50kg do painel, 15kg de TV e o resto de tranquerada e enfeite que será colocado no painel. O que vocês acham?

Será que feito com MDF o painel ficaria mais leve? Ou esse peso é o normal para um painel de 2.10 x 1.00 x 2
Está ai. Painel pronto. Falta a TV =)

Agradeço a todos os colegas do fórum

Forte abraço

Gastão

Seg Set 17, 2012 1:13 am
Colaborador

Data de registro: Qua Jul 15, 2009 1:52 am
Mensagem Re: Meu painel de TV
Cara, ficou bonito o painel... quanto aos erros eles são quase que necessários para aprimorarmos nossos métodos.
O bom é que conseguiu fazer com o que tinha de ferramentas, mas logo vai querer comprar outras.. rs.

quanto a aguentar eu faria o seguinte... colocaria na parede e iria colocando carga até o aproximado do seu uso... assim pode testar sem maiores riscos, mas creio que suporta sim...

Seg Set 17, 2012 10:26 am
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Dom Ago 12, 2012 9:24 pm
Que beleza de painel! Os desenhos dos veios da madeira deram um toque especial. Parabéns!

Nunca trabalhei com teca, mas me parece bem resistente. Fico imaginando as portas de um armário de cozinha nesse material :idea: .

Abraço,
Cristiano.

Seg Set 17, 2012 11:08 am
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Gastão, como disse o Adenilson ficou muito bom, especialmente levando em consideração as suas limitações de ferramental!

Algumas dicas e observações:

1) Furar perfeitamente a 90 graus à mão livre é impossível, a não ser que você tenha um torno CNC no lugar do braço. Então não se fruste com essa "incapacidade".

2) Quando acontecer de você rachar a madeira sem querer, não entre em pânico. Injete cola de madeira dentro da rachadura, aperte bem o local para a madeira voltar para o lugar e use um sargento para segurar o conjunto prensado. Se não tiver um sargento, use fite adesiva bem apertada. Limpe o excesso de cola que sair da rachadura e deixe secar. A rachadura vai desaparecer completamente (não fica nem marca) e vai ficar mais forte do que a madeira original.

3) Quando precisar martelar a madeira para fazer algum ajuste de posição, bata com um martelo de borracha. Ou então, se tiver que usar um martelo de aço, coloque um toco de madeira onde você tem que bater e bata no toco. Nunca martele madeira diretamente com um martelo de aço ou ferro, pois isso irá marcar a madeira com mossas (afundados).

:up:

Seg Set 17, 2012 11:38 am
Membro

Data de registro: Qui Ago 30, 2012 3:18 pm
Também sou inexperiente, mas acho que um gabarito de cavilha pode facilitar o furo reto em 90º com a madeira, de repente alguém pode me responder.

Seg Set 17, 2012 12:29 pm
Membro

E a respeito de ser rudimentar, acho que é por isso que me chama atenção a parte de marcenaria como hobby. Eu acho os móveis mais rudimentares feitos à mão mais bonitos do que aqueles feitos em grande escala absolutamente certinhos e perfeitos.

Seg Set 17, 2012 12:32 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Rodrigo,
O gabarito de cavilhas ajuda sim, tem até uma dica aqui no forum do nosso colega Yan para montar um gabarito destes por um custo bem baixo. O problema é que você fica preso ao tamanho de broca do gabarito, o ideal é usar uma furadeira de bancada mesmo.

Seg Set 17, 2012 1:06 pm
Membro

Data de registro: Sáb Fev 18, 2012 2:27 pm
Gastão,

Você está de parabéns. Com uma limitação enorme de ferramentas você fez um belíssimo trabalho !

Agora, quanto a sua pergunta principal (grifada em vermelho): É difícil dar palpite com base em uma foto, mas se eu tivesse que chutar, eu diria que não aguenta.

Aproximadamente 100kg sustentados por 12 parafusos que entram, cada um, apenas 1cm na madeira me parece muito pouco.

Será que não daria para, a partir do verso, colocar parafusos mais longos cujas pontas se esconderiam dentro das prateleiras invisíveis ? E do lado esquerdo do painel (visto de frente), você "cria" mais uma ou duas prateleirinhas só para esconder a ponta do(s) parafuso(s) que estará vindo "de lá prá cá".

Será que me fiz entender ?

Mais uma vez, parabéns !

Abraço,
Fábio Reis.

Seg Set 17, 2012 10:21 pm
Membro

Data de registro: Sáb Jul 07, 2012 3:01 am
Colegas, obrigado.

yankleber, obrigado pela dica 2. Fantástica.

fabioreis, eu também acho pouco 1cm somente e estou com receio. Vou ver se consigo fazer o que você sugeriu. Obrigado.

cecs1202, pode colocar a dica do gabarito para eu olhar?! Qualquer coisa que ajude é bom :)

cristianojm, :-)

Seg Set 17, 2012 10:36 pm
Colaborador

Gastão,
Depois tenta se familiarizar com a ferramenta de busca daqui do Forum (opção "Busca" entre o "FAQ" e "Membros na barra superior), depois que aprender a usar vai conseguir achar muita coisa interessante guardada aqui ! vale a pena !

Sobre o topico do gabarito de cavilhas do Yan, segue o link: viewtopic.php?f=23&t=9356&p=90072

Seg Set 17, 2012 10:45 pm
Membro

Obrigado Cecs. Eu comprei um pelo ebay, vai sair uns 30 reais (aqui no Brasil tá em média 100 reais).

Sex Set 21, 2012 8:13 am
Colaborador

Rodrigo,
Parabéns pela compra, belo achado !
Depois que receber o gabarito, tente fazer alguns testes com pequenos retalhos, vai ver que é bem fácil de usar e dá um bom acabamento ao seu móvel.

Sex Set 21, 2012 12:02 pm
Membro

Data de registro: Dom Set 16, 2012 2:57 am
Gastão

Excelente tópico.
Gostei muito da sinceridade com a qual tratou das dificuldades. Com as sugestões, esse tópico ficou muito rico.

Abraço.

Ter Out 16, 2012 9:46 pm
Membro

Data de registro: Ter Ago 21, 2012 3:11 pm
Gastão, meus parabéns!

Gostei muito mesmo do seu painel e também da maneira franca que relatou suas dificuldades aqui.
Também tinha (tenho) essa dificuldade de falta de ferramentas, até que "aloprei o cabeção" e comprei algumas em suaves prestações a perder de vista. De longe, estou considerando o melhor investimento que já fiz, pois já realizei alguns trabalhinhos (postarei no MB posteriormente) e senti uma diferença e-n-o-r-m-e na maneira de confeccioná-los e no prazer do trabalho. Agora entendo a loucura desse povo por ferramentas :mrgreen: .

Opinião totalmente leiga, mas também acredito que da maneira que está, não vai aguentar o peso...

Abração e boa sorte!

Qua Out 17, 2012 3:40 am
Membro

Amigo Rodrigoprim, poderia postar o link do gabarito no ebay, por gentileza?

Obrigado.

Abração.

Qua Out 17, 2012 3:45 am
Membro

Data de registro: Seg Abr 16, 2012 1:48 pm
Muito bacana o teu painel, já deu para perceber que você gosta muito de coisas rusticas.

Qua Out 17, 2012 8:37 am
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Amigo Gastão, como disse o nosso amigo Rapha; com esta exposição tua o tópico ganhou uma riquesa de detalhes sem igual, quanto as dificuldades enfrentadas é muito normal isso para quem esta iniciando na arte. Voce mostrou isto com uma sinceridade muito sutil o que valoriza tanto seu tópico como o produto final.
Achei o painel lindo e colocaria em minha sala sem problemas nenhum. Quanto à dúvida de fixação, aprendi na faculdade a muitos anos atrás que um parafuso preso em bucha de pvc a quatro centimetros dentro da parede (parafuso com bucha 8) suporta até 35 kg de pêso.
Nunca fiz a experiência mais isso foi o que aprendi.
Do mais, parabéns pelo trabalho, e vê se tira o escorpião do bolso e compra umas ferramentinhas ok.
Um grande abraço
Silvio

Qua Out 17, 2012 2:08 pm
Membro

Rapha, segue o link:

Demora bastante pra chegar, levou pouco mais de 1 mês, mas vale a pena, já usei ele e recomendo!

Apesar de ficar preso ao tamanho da broca, como observou o Cecs, pelo menos ele vem com os 3 principais tamanhos: 6, 8 e 10.

Abração!

Qui Out 18, 2012 11:33 am
Iniciado

Data de registro: Qua Out 10, 2012 11:45 am
Caro gastaojunior,

Achei muito interessante a sua idéio, parabéns.

Abs.

Qui Out 18, 2012 12:28 pm
Membro

Valeu Rodrigo!

Qui Out 18, 2012 1:18 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Set 14, 2010 11:11 am
Grande Gastão !!!!, Beleza de peça, gratissimo por compartilhar, PARABENS!!!

Qui Out 18, 2012 4:09 pm
Membro

Data de registro: Seg Out 08, 2012 8:56 am
Turma, planejei o seguinte Painel, estou realizando o orçamento, amanhã apresento para a cliente.

Espero que gostem.

Abraços.

Qui Out 18, 2012 7:53 pm
Colaborador

Japorona,
Muito legal o móvel, com certeza o cliente vai aprovar. Gostaria de ver as fotos do produto acabado, Depois de pronto abre um tópico novo com as fotos, hein ?

Qual o software que usou, por acaso foi o Promob ou Sketchup mesmo ?

Qui Out 18, 2012 8:24 pm
Membro

Data de registro: Seg Out 08, 2012 8:56 am
---------
Usei o Promob, só que não gosto de ficar floreando muito não, colocando luzes, janelas, e tal, faço mesmo só pro cliente ver o resultado final do móvel. Se aprovar e fizer eu posto o resultado final.

Qui Out 18, 2012 9:31 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 24 Mensagens ]