Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 5 Mensagens ] 
Mesa auxiliar para churrasqueira 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Qui Mai 17, 2012 10:28 pm
Mensagem Mesa auxiliar para churrasqueira
Caros amigos foristas. Ganhei 2 “bolachas de eucalipto”, que despencou à 1 mês em um temporal na minha região. Pensei em aproveitar para fazer mesa auxiliar para a churrasqueira. Estas bolachas foram cortadas com motosserra, ou seja ficaram um pouco irregulares e com marcas da serra. Tentei aplainar uma das bolachas mas não ficou muito bom e após tentar lixar também não ficou a contento. As minhas dúvidas são:
Devo esperar secar a madeira para aplainar e lixar (quando lixei pareceu que a seiva da madeira ficou grudada na lixa)?
Quanto tempo deve levar pra secar a madeira?
Estas bolachas tem 150 mm de espessura, pensei em reduzir este tamanho, mas em uma serraria me disseram que se reduzir certamente vai rachar. Isto pode acontecer? O que devo fazer para que elas não rachem (secar à sombra, ...)?
Devo passar alguma resina ou verniz para proteger a madeira? Algumas pessoas disseram que não seria necessário, e falaram que quando passar a faca esta resina ou verniz vai se soltar e contaminar o alimento, é possível?
Pretendo fazer o meu primeiro registro (tutorial) do trabalho nestas madeiras. Assim que conseguir tempo para trabalhar nelas vou adicionando fotos e informações.

Obrigado e abraços a todos os amigos.
Antonini.

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Qua Out 31, 2012 7:53 pm
Membro

Data de registro: Ter Jan 03, 2012 7:17 am
Mensagem Re: Mesa auxiliar para churrasqueira
antonini
só vi este tópico agora
tenho obtido bons resultados em lixar madeira de topo, com muitas marcas, usando uma esmerinhadeira com disco de lixa. vou passando com cuidado para não marcar muito e troco os discos para lixas mais finas, ex: 80 para 120 depois 180 e assim por adiante. dá para obter um acabamento bastante satisfatório sem trabalho extremo
com relação ao acabamento tábuas que serão usadas com alimento pouca coisa podemos passar, no site abaixo existe um produto de proteção e acabamento feito à partir de cera de abelha purificada para uso em utensilhos domésticos, gostei muito do produto

abraços

Claudia

Qui Nov 01, 2012 10:40 am
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Antonini, as peças estão num estado muito bom. É melhor esperar secar antes de aparelhá-las. Eu tenho deixado as minhas peças de poda que encontro na rua na laje do telhado de casa. Funciona como uma estufa, mas demora um bocado para ficar bom. Li recentemente sobre uma técnica de deixar a madeira submersa em água com detergente durante dez dias para estabilizá-la e evitar rachaduras, mas não apliquei ainda para experimentar. Vi uma outra matéria de um torneiro de madeira que molha as peças constantemente e, diz ele, com isso também evita as rachaduras, mas a secagem é mais lenta. Quanto ao acabamento, o produto que a Claudia indicou é o melhor para usar em madeiras que terão contato com alimentos. O link direto do produto é . Boa sorte e abraços!

Qui Nov 01, 2012 2:53 pm
Membro

Claudia e Lauro,

Obrigado pelas dicas. Vou verificar e procurar mais sobre a secagem de madeiras.

Abraços. Antonini.

Qui Nov 01, 2012 6:01 pm
Membro

---------
Pessoal,

Estive procurando, mas não encontrei nada muito significativo, sobre a secagem de madeira.
Alguém poderia contribuir?

Obrigado.
Antonini.

Seg Nov 05, 2012 8:14 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 5 Mensagens ]