Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 4 Mensagens ] 
MDF/Compensados: Tipos e tamanhos de parafuso, pré-furo, etc 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Ter Ago 14, 2012 10:52 am
Mensagem MDF/Compensados: Tipos e tamanhos de parafuso, pré-furo, etc
Pessoal,

Boa noite a todos!!

Desculpem o tópiuco enorme mas tentei concentrar a maior parte de informação possível.

Como ja falei algumas vezes estou começando na arte da marcenaria agora. Como não poderia ser diferente tenho muitas dúvidas!! Tenho lido muito o forum e tenho aprendido bastante!!

Uma dúvida que eu tenho mas que não achei nenhum tópico conclusivo é sobre pré-furo e parafusos usados principalmente em MDF e Compensado que são as madeiras que vou trabalhar inicialmente.

As melhores dicas que juntei (aqui e no outro forum q participo) até agora são:

Citação:
Parafusos de corpo reto com roscas afiadas, profundas e largas são os melhores para MDF. Ele usa Robertson "square drive", parafusos para aglomerados e parafusos para chapas de metal. (Na costa oeste, outro expert recomenda os Twinfast particleboard screws.)
Os parafusos rosca fina para metal ou os auto atarrachantes ( self-tapping) também são bons e os parafusos para drywall proporcionam bons resultados para fixações temporárias para projetos em MDF
Não use parafusos conicos para madeira. As roscas cortam as fibras e a resina do MDF. Enquanto madeiras comuns ou compensados possuem um efeito mola e retornam , o MDF distorçe. Esta distorção e o formato conico do parafuso proporcionam uma junção pobre.
Existe um limite para o tamanho de parafusos que uma borda aceita sem rachar. Por isso, use parafusos longos e não mais grossos para maior resistencia nas bordas. Faça furos piloto nas bordas, na profundidade em que o parafuso vai entrar, mais uns 6mm (1/4"). Para maior resistencia, use mais parafusos, espaçados a 10cm (4in.)
Parafusos na face devem estar no minimo a 1" dos cantos e parafusos nas bordas devem estar a 3" das quinas. Uma broca cega e lenta vai queimar o furo guia e causar enfraquecimento . Use uma broca afiada em alta velocidade 3000rpm para aplicações industriais.
Existe um macete para garantir que não haja sobreaperto e consequente espanamento da rosca. Uma volta de tres quartos depois que o parafuso está faceando é considerado como torque máximo para aplicações na face. Para bordas, um aperto de tres oitavos de volta após faceando é o limite. Mesmo com furos guias e escariamento corretos o parafuso vai espanar após este ponto.

Citação:
Nesse ele diz que a melhor escolha para MDF é sempre o parafuso reto (mesmo sendo possível usar o cônico).Mesmo assim ele reforça com um grampo de madeira antes de inserir o parafuso.

Nesse outro ele diz que você pode usar vários tipos de parafuso em MDF,porém os melhores resultados serão obtidos com parafusos retos e com diâmetro maior.

Most types of screws can be used in MDF but the best results are obtained with two start, parallel thread screws. A high overall screw diameter to core diameter ratio is desirable.

Citação:
Uma coisa que li recentemente é que, além de termos que fazer o pré-furo para o parafuso (caso do MDF) é importante também escarear na chapa a parte que vai ficar a cabeça do parafuso, claro, no caso de parafusos de cabeça chata, que fica embutida na madeira.

Geralmente, como o pré-furo já está feito, aproveita-se pra embutir a cabeça do parafuso também nele. É um erro, primeiro porque a cabeça do parafuso vai ser muito maior que o corpo dele, segundo, a longo prazo as fibras da face do MDF (que na hora aguentam a cabeça e parece que nada vai acontecer) são forçadas a se deslocar, aí formam-se aqueles mini vulcõezinhos e a gente olha e diz: Ué, porque aconteceu isso, eu fiz pré-furo! - O fato é que por incrível que pareça é preciso ter pré-furo para a cabeça do parafuso também! Xiiii....tamos lascados....... Então, para escarear a área para embutir a cabeça do parafuso, quem resolve isso são os famosos escareadores:

Citação:
O que "eu" faço (nada ciêntífico, técnico ou extraído de livros ou manuais): Pego o parafuso e comparo com uma broca que tenha aproximadamente o diâmetro da parte do parafuso que não tem rosca...mais ou menos..no olho... Uso essa broca mais fina pra fazer o pré-furo. Na profundidade eu desconto a ponta do parafuso.

Pra evitar errar ou esquecer eu sempre faço o pré-furo. Mesmo em furos na lateral...como não estou sempre trabalhando posso acabar esquecendo.

Código:
http://www.spanogroup.be/upload/docs/MDF-manual%20ENG%20LOW%20RES.pdf

Mesmo após disso tudo eu continuo cheio de dúvidas:

Qual melhor tipo de parafuro?
Qual tamanho do pré-furo?
Qual tamanho do parafuso (largura e diametro)? Esses tamanhos mudam de acordo com a espessura do MDF?

Quaisquer outras informações são muito bem vindas!!

Meis uma vez me desculpem pelo tópico enorme!

Abs,
Thiago

Sex Set 14, 2012 2:57 pm
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Mensagem Re: MDF/Compensados: Tipos e tamanhos de parafuso, pré-furo, etc
Usar parafuso em borda de MDF sempre me deixa suando frio. Dá para usar mas tem que ter muito cuidado para que o MDF não "abra". Essa dica do parafuso reto é ótima, e os furos pilotos são imprescindíveis. Gostei também da dica a respeito do aperto máximo para não espanar.

:up:

Sex Set 14, 2012 3:41 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Thiago,
Tivemos uma discussão recente aqui no forum sobre este assunto neste topico .

Resumindo o que está escrito lá, eu uso parafusos do tipo "fix bicromatizado com fenda philips", são proprios para uso em MDF. Eu compro a caixa fechada na Leo Madeiras (normalmente 500 parafusos por caixa), sai bem mais em conta. Mas tem loja que vende por unidade. Para chapas de MDF de 15 ou 18 mm, uso com espessura de 4,0mm. Aqui você pode ver a relação deste tipo de parafuso na LEO:

Não leve em consideração as fotos que aparecem no site, são de um outro tipo de parafuso... :wall:

Você pode ver como eles são no video abaixo:

O mais importante é não esquecer de fazer um pré-furo, normalmente 1mm ou 1,5 mm menor que o parafuso. Se usar parafuso de 4,0 mm, use broca de 2,5 ou 3,0 mm. Para compensado não precisa fazer o pré-furo, mas já estou tão acostumado que acabo fazendo também. Também é bom tem um escareador para fazer o rebaixo da cabeça do parafuso, principalmente quando ela for encostar em algum revestimento de formica, pois sem o escareador a formica vai lascar.

Segue também o link de um documento com as tamanhos disponiveis para este tipo de parafuso. O Documento é do fabricante "Flecha", para mim são os que tem o melhor acabamento do mercado.

Sex Set 14, 2012 7:21 pm
Membro

Data de registro: Ter Ago 21, 2012 3:11 pm
---------
Vou acompanhar esse tópico!

Sex Set 14, 2012 11:56 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 4 Mensagens ]