Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 4 Mensagens ] 
MDF/Compensados: Tipos e tamanhos de parafuso, pré-furo, etc 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Ter Ago 14, 2012 10:52 am
Mensagem MDF/Compensados: Tipos e tamanhos de parafuso, pré-furo, etc
Pessoal,

Boa noite a todos!!

Desculpem o tópiuco enorme mas tentei concentrar a maior parte de informação possível.

Como ja falei algumas vezes estou começando na arte da marcenaria agora. Como não poderia ser diferente tenho muitas dúvidas!! Tenho lido muito o forum e tenho aprendido bastante!!

Uma dúvida que eu tenho mas que não achei nenhum tópico conclusivo é sobre pré-furo e parafusos usados principalmente em MDF e Compensado que são as madeiras que vou trabalhar inicialmente.

As melhores dicas que juntei (aqui e no outro forum q participo) até agora são:

Citação:
Parafusos de corpo reto com roscas afiadas, profundas e largas são os melhores para MDF. Ele usa Robertson "square drive", parafusos para aglomerados e parafusos para chapas de metal. (Na costa oeste, outro expert recomenda os Twinfast particleboard screws.)
Os parafusos rosca fina para metal ou os auto atarrachantes ( self-tapping) também são bons e os parafusos para drywall proporcionam bons resultados para fixações temporárias para projetos em MDF
Não use parafusos conicos para madeira. As roscas cortam as fibras e a resina do MDF. Enquanto madeiras comuns ou compensados possuem um efeito mola e retornam , o MDF distorçe. Esta distorção e o formato conico do parafuso proporcionam uma junção pobre.
Existe um limite para o tamanho de parafusos que uma borda aceita sem rachar. Por isso, use parafusos longos e não mais grossos para maior resistencia nas bordas. Faça furos piloto nas bordas, na profundidade em que o parafuso vai entrar, mais uns 6mm (1/4"). Para maior resistencia, use mais parafusos, espaçados a 10cm (4in.)