Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 3 Mensagens ] 
Madeira 
Autor Mensagem
Iniciado

Data de registro: Sex Ago 17, 2012 2:37 pm
Mensagem Madeira
alguem me pode dizer qual o tipo de madeira melhor para trabalhar no torno
Nuno

Ter Ago 21, 2012 1:15 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Mensagem Re: Madeira
Amigo Nuno, acredito que não se pode dizer que esta ou aquela madeira seja boa para se trabalhar no torno, eu particularmente trabalho com qualquer madeira que me caia nas mãos não escolho pelo tipo ou pelo trabalho que vai dar; escolho as madeiras a se trabalhar mais pela textura e cor, senão veja uns exemplos: Voce pode ter uma madeira que é bem resistente e dura como a peroba mas é facilmente torneável e uma madeira mais mole como o pinus que é muito resinosa e sofre bastante deformação isso é muito particular, outro exemplo é uma madeira que trabalhei em meu ultimo trabalho que se chama arueira, nunca tinha trabalhado e é dura como aço mas da um acabamento muito bom apesar de acabar com as ferramentas.
Se voce está começando na arte do giro aconselho a experimentar todas que voce puder e tiver possibilidades de encontrar ok.
Um grande abraço
Silvio

Ter Ago 21, 2012 2:27 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
---------
Mensagem Re: Madeira
Amigo Nuno
Só completando o que o mestre Silvio já te disse, a escolha das madeiras é o menos importante, pois no começo voce vai aprender a ter a devida sensibilidade nas mãos, qual a rotação ideal, o formão que vai ser o seu preferido etc. e só se aprende praticando, tambem vai ter que aprender qual a afiação correta, e acabamentos, só tome cuidado com madeiras trincadas ou com muitos nós, pois elas podem acabar voando ou soltando lascas perigosas, madeiras verdes, são boas de tornear, mas após algum tempo a chance de perder o trabalho é grande, pois elas ao secarem tendem a rachar. Se errar, não fique chateado, a gente só aprende com os erros.
Bons giros e estamos ai para qualquer dúvida.
Pedro

Sex Ago 24, 2012 5:08 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 3 Mensagens ]