Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 31 Mensagens ] 
Madeira Branca 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Ter Mar 27, 2012 12:12 pm
Mensagem Madeira Branca
Olá pessoal estou com uma dúvida, aqui próxima a minha casa estão construindo uns apartamento e tem muito resto de madeira, estão vendendo algumas, mas como conheço o vigia da construção ele ficou de me dar uns pedaços de madeiras até consideráveis e vou brincar de fazer arte com elas, mas o vigia me disse que não valia a pena comprar porque era madeira branca e era de baixa qualidade: Apodrecia rápido, umedecia muito, pegava muito cupim, envergava com facilidade...eu vou pegar hoje as peças de madeira e posto no tópico amanhã as fotos dos cortes que vou fazer dela, peço que alguém se puder e reconhecer que madeira é possa me dizer se é só lenda mesmo do vigia ou se a madeira realmente não presta

Qui Mar 29, 2012 10:27 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Fev 06, 2012 8:01 pm
Mensagem Re: Madeira Branca
to no QAP por aqui , aguardando as fotos certo .

Qui Mar 29, 2012 11:22 pm
Membro

Vou pegar agora de madrugada as madeiras, mas você ja ouviu falar nessa estoria de madeira branca não prestar?

Qui Mar 29, 2012 11:24 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Amigo Alarcon, esta estória de madeira branca não prestar é mesmo um mito muito grande. Eu fico a garimpar pedaços de madeira branca para os meus trabalhos, pois segmentados sem uma cor mais clarinha fica muito sem graça, e temos que procurar, as vezes utilizo até o eucalipto retirado das toras daquelas utilizadas na construção civil para compor algum trabalho.
Mas voce pode achar pedaços de Mescla, Pequi, Goiabeira, Louro e até mesmo o Pinus que é tão descriminado porém se bem tratado fica uma beleza.
Qdo tiver conseguido a madeira mostra ai pra gente ok.
Um grande abraço
Silvio

Qui Mar 29, 2012 11:48 pm
Colaborador

amigo Alarcon

a madeira branca pode ser classificada de outras maneiras talves a pessoa ta querendo te dizer que a madeira branca não é de lei,
ou talves ele esteja querendo falar que esta madeira é so brancal de um cerne de alguma madeira,
mas vale a pena pegar se ela vai sair de graça pra vc, va lá meu chapa, se não servir para fazer um móvel bom da para fazer outras coisas mais simples,
,
valeu , qualquer coisa é so mandar um sinal de fumaça que apareço rsrsrsrss;;

sideni

Qui Mar 29, 2012 11:55 pm
Membro

Data de registro: Dom Ago 22, 2010 10:51 am
estes dias fui comprar, pontaletes e comprei doi de pinus de 3 metros,,são bonitos retinhos,
clarinhos,, só que os funcionarios riram quando eu perguntei de a durabilidade,,tão la no quintal em pé, hontem tomaram a maior chuva,,sim a fama de descartavel é grande.

geraldo1

Sex Mar 30, 2012 7:26 am
Membro

Mais tarde coloco o resto das fotos ja que não deu certo para pegar ontem de madrugado o vigiaa ja separou umas o peças de 3m cada e a noite vou pegar

Sex Mar 30, 2012 12:09 pm
Membro

Foto1

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Sex Mar 30, 2012 12:48 pm
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Alarcon, isso aí parece ser "tábua de 30" de eucalipto (de terceira) que o pessoal usa pra fazer andaime. Não é nenhuma madeira de lei, mas também não é de se jogar fora não.

O único problema dessa madeira (aliás como a maioria delas) é que ela não agüenta ficar no tempo tomando sol e chuva, pois acaba apodrecendo. Dependendo de quanto tempo ela está sendo usada na obra, poderá estar boa ou poderá estar podre. Isso também varia de uma tábua para outra. Algumas jogadas no tempo levam mais tempo para apodrecer do que outras. Isso você vai ter que verificar.

Só pra você ter uma idéia, quando comprei meu terreno mandei cercar ele com mourões de eucalipto e arame farpado. Pouco mais de um ano depois já estava tudo podre, e era só encostar no mourões e empurrar que eles caíam. Por outro lado, eu tenho uma tábuas iguais a essas aí que você pegou que foram usadas para fazer os andaimes da minha casa na etapa da fundação (há quase 6 anos atrás) que ficaram jogadas no tempo e que ainda estão boas. A maioria eu tinha dado para o vizinho usar como lenha, mas tinha ficado para trás um andaime velho esquecido aqui no fundo do quintal. Outro dia eu e minha esposa estávamos fazendo uma limpeza no terreno, quando eu o encontrei. Fiquei surpreso que o mesmo ainda estava bem firme, e decidi demantelá-lo para resgatar duas tábuas e umas quatro ripas. Ele ficou no quintal tanto tempo que as pontas das ripas já estavam verdes de limo!!! Mas as madeiras ainda estão em condições! Essa madeira vai virar uma segunda bancada ou um banco de carpinteiro!

/dance

Seja como for, eu duvido que essa obra de onde você resgatou as tábuas tenham tanto tempo, ou seja, provavelmente essas madeiras tem muito menos tempo de uso (talvez um ou dois anos no máximo), então ouso arriscar que apesar de feias elas devem estar ótimas. Uma coisa boa das tábuas de andaime, é que muitas vezes elas acabam ficando coberta de massa de cimento que vai caindo, e isso ajuda a conservar. Mas como eu disse, embora o eucalipto não seja próprio para uso externo, você ainda poderá usar esse material para fazer um móvel para uso interno e que irá durar algumas boas décadas!

Como eu já tinha sugerido antes, porque não usa esse material para começar sua bancada de trabalho???

Antes de utilizar examine a madeira para ver se não está podre. Ela costuma começar a apodrecer nas pontas, daí você pode também serrar fora a parte que está ruim e aproveitar o resto. Não se assuste com a aparência feia, se você plainar ela ou lixar bem com uma lixa grossa (60 ou 80) irá ver aparecer por baixo dessa "casca grossa" uma madeira muito bonita, de aspecto claro e mesclada de um amarelo clarinho e rosado.

Só tenha EXTREMO CUIDADO de verificar a madeira em busca de pregos, pois é muito comum tábuas de obra virem com aqueles imenos 17x30 cravados nele. É PERIGOSÍSSIMO passar a serra circular sem ter certeza que a tábua está livre desses, pois o disco pode quebrar ou causar um retrocesso na máquina, resultando em um acidente grave. Conheci um sujeito que teve um polegar decepado justamente num acidente desses, quando desfiava uma chapa de madeirite reaproveitada de uma obra. Não chegou a perder o dedo, mas teve todo o sofrimento, o baque psicológico e um bom tempo de fisioterapia até o dedo retornar (mais ou menos) à sua função normal.

Tá dada a dica!

:up:

Sex Mar 30, 2012 5:18 pm
Membro

Data de registro: Ter Fev 28, 2012 8:14 pm
Alarcon,

A propósito, diz pra nós, que maquina é essa que voce ganhou, é uma serra para madeira ou uma makita ???

Diz, para que possamos entender melhor as condições que voce tem e alertá-lo, se fôr o caso.

Sex Mar 30, 2012 7:38 pm
Membro

,

a proposito essa madeira da pra fazer uns banquinhos

Sex Mar 30, 2012 10:05 pm
Membro

Alarcon escreveu:
http://www.skil.com.br/showproducts.aspx?idProduto=29,

E que vocês acham dessa marca, ela é boa, as especificações do produto são boas

Sex Mar 30, 2012 10:07 pm
Iniciado

Alarcon escreveu:
Alarcon escreveu:
http://www.skil.com.br/showproducts.aspx?idProduto=29,

E que vocês acham dessa marca, ela é boa, as especificações do produto são boas

Alarcon, eu sou suspeito para falar pois a minha circular é exatamente esta que você mostrou, mas vou tentar ser o mais imparcial possível.

:mrgreen:

O motor dessa serra é bem decente, mas ele perde o fôlego se você partir para madeiras grossas como vigas de 6x12 e 6x15 por exemplo, especialmente se a madeira estiver um pouco verde, mas com paciência vai -- não chega a parar. Ela tem regulagens de altura e inclinação da lâmina, a sapata de alumínio é boa (não enverga) e a pegada da máquina é excelente. Ela tem uma segunda empunhadura para firmar com a mão esquerda, o que acho ótimo pois além de deixar a máquina mais firme, mantém AMBAS as suas mãos longe do disco. Ela também tem o protetor auto-retrátil da serra que se recolhe à medida que a máquina corta a madeira. Na minha opinião é uma máquina honesta: não tem "apitos e luzinhas" mas faz bem o que se propõe, com segurança e por um preço accessível a todos.

So para efeitos de registro, A Skil é a linha hobby da Bosch, então o "pedigree" não é ruim.

Tem gente que só compra ferramentas de primeira linha (Dewalt, Bosch, Markita, etc), mas eu pessoalmente não tenho preconceito com as mais simples. Sendo sincero, o preço das máquinas conta muito para mim na hora de comprar. Eu sempre procuro fazer um balanço custo-benefício, pois também não adianta nada você adquirir um equipamento que possua uma construção tão medíocre que possa colocar sua integridade física em risco, ou que vá pifar depois da segunda ou terceira vez que utilizar. No meu "arsenal" atual eu tenho máquinas das marcas Black & Decker, Skil, Makita, Fort e Einhell; e até o momento nenhuma me decepcionou.

Voltando à Skil, quando eu comprei minha serra circular eu tinha ido às Casas Bahia para comprar uma furadeira (também Skil) para substituir a minha furadeira Arno (garanto que muita gente nem sabia que a Arno já fez furadeira!) que durou uns 20 anos. Daí no impulso eu acabei levando a circular também, mas com muita desconfiança, confesso, pois o preço de ambas estava realmente muito baixo. Mas olha, não me arrependi, a maquininha até agora só me trouxe alegrias. Até já cheguei a utilizá-la durante um breve período como serra suicida (coisa que eu fortemente NÃO recomendo que você faça!).

Sáb Mar 31, 2012 2:49 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Fev 23, 2010 9:03 pm
Salves Alarcon

A minha serra tambem é dessa mesma que a sua e o Yank ja disse tudo, e só reforçando é muito boa.

Grande abraço

Adilson Ferro

Sáb Mar 31, 2012 9:38 pm
Perfil YIM WWW
Membro

Data de registro: Dom Ago 22, 2010 10:51 am
a turma falou bem da skil, eu só acho que a tendencia agora seria maquinas de
1.800 w pra cima, a minha bosch, é de 1400 w e ja tem bem mais de 15 anos e tenho
reparado que a blakc deker, ja ta lançando modelo desta potencia a skil deve acompanhar,
pois depois que a makita lançou a dela, começaram a aparecer os da bosch e dwalt
e a propia dwt lançou um modelo que além de ser 9 1/4, tem mais de 2050 w.

mas o que deve mandar mesmo é o uso, frequencia e o tipo de uso, minha maquina foi bem judiada, utilizada pra telhados que usava madeiras duras e alta densidade e mesmo com 1400
engasga, sou destruidor de laminas, corto madeiras com reboque, e alem disso, antes de ter a sabre, até galhos de arvore cortava,

geraldo1

Sáb Mar 31, 2012 10:36 pm
Membro

É muito fácil dar uma máquina mais potente, que passou por cima de todos os detalhes que a tornariam eficiente do que uma maquina realmente bem construida.
. Uma Festool TS55 tem 1200W. Uma TS 75 tem 1600W. Não são maqunas das mais potentes mas são das mais eficientes.
Potencia é uma forma de chamar a atenção para o seu produto. Também é só a potencia absorvida pelo motor.
Sempre dão uma aproximada camarada pare eles, a função é impressionar o comprador.
Assim a TS55 tem 120V x 10A = 1200Watts, ja a TS75 é 120V x 13A = 1560W e não 1600Watts. E olha que estas são serras fantasticas , das melhores.
O motor tem a sua eficiência, ou seja tem perdas, a rotação do motor elétrico passa por uma pequena caixa de engrenagens que acrescentam outra perda, a qualidade da Serra implica em uma maior ou menor eficiência do corte e finalmente como o operador atua pode fazer toda a diferença.
Outros detalhes como uma maquina com uma boa base, que não torça, o caminhar a serra em linha reta, o avançar sem forçar podem fazer que uma maquina menos potente execute perfeitamente aquilo a que se propõe.
Por vezes uma ferramenta menor e menos potente, mas com mais recursos, pode ser mais adequada para realizar um serviço que exija mais detalhe, melhor acabamento, pois por ser mais leve e menor fica mais fácil manusea-la, transporta-la etc

Aí vai um exemplo

Seg Abr 02, 2012 3:07 am
Membro

estou pensando em adquiri-la o que vc's acham dela?

Qua Abr 04, 2012 1:02 pm
Iniciado

Tenho uma igual.

Qua Abr 04, 2012 4:41 pm
Colaborador

Salves Alarcon

Também tenho uma dessas e estou montando uma mesa para trabalhar com ela invertida. Ela é boa, mas tem que ir devargar.

Grande abraço

Adilson Ferro

Qua Abr 04, 2012 10:48 pm
Perfil YIM WWW
Iniciado

Adilson, eu já fiz isso com a minha mas é perigoso pacas.

No final das contas, para que ela fique realmente segura a gente tem que adicionar um splitter, um anti-kickback e uma proteção para lâmina e acaba ficando quase no mesmo preço de uma serra de mesa. Será que vale a pena???

/think

Qui Abr 05, 2012 3:34 pm
Membro

É uma questão de escolher a serra certa, aqui ninguem vende serra circular certa com Riving Guide, no Riving guide voce pendura o dispositivo anti-kickback, o anti splitter faz com um pedaço de madeira dura, o riscador com um trimmer e um espiral bit down cut ou dois se arrumar um jeito de botar um por cima e um por baixo.
Na Europa é normal encontrar serras circulares com riving guide e nos EUA é lei para serras de bancada todas as medidas citadas.
Pra incomodar posto fotos de serra que comprei na Africa (Gabão não confundir com lugar bão) por R$ 80,00 em 1988.

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Qui Abr 05, 2012 5:50 pm
Colaborador

Salves Alarcon, Yan e Gaspar
Quando digo que estou montando uma dessas invertida me refiro a tupia que o alarcon colocou o link.
Sou radicalmente contra a tentar transformar a serra circular em serra de mesa. Acho isso muito perigoso e desaconselho principalmente por causa da falta de segurança, mas como também o Yan colocou, o custo não compensa.

Grande abraço

Adilson

Qui Abr 05, 2012 10:00 pm
Perfil YIM WWW
Membro

Adilson,
Eu sou contra é passar com a mão perto da serra, se olhar serras profissionais encontrará alimentadores que visam além de alimentar o material a ser cortado, afastar o operador da serra.
As serras de mesa nos EUA contém uma serie de itens de segurança, são obrigatórios por lei, lá é reconhecido que é uma ferramenta extremamente perigosa. Aqui as leis aplicadas são sómente as que taxam abusivamente, fazendo que tenhamos sempre em mãos ferramentas das mais baratas, que não incorporam esses itens de segurança, mas que aqui também são caras devido a carga tributária. Custam para o governo de outra forma, pela perda de produtividade, acidentes que provocam, etc
Isso de inverter a serra vai continuar acontecendo, a velha vai pra baixo da mesa, aproveitando aqui e acolá uma sobra do hobby ou atividade, não nos especializamos, damos jeitinho.
Issó só vai mudar quando nós mudarmos.
Quantos usam uma "makita serra para marmore com uma serra para madeira. Essas " makitas" giram a 12000Rpm x Diam 100mm = 12000 x 3,1416 x 0,1m = 3769,92 metros/ minuto quando em vazio, que é a velocidade periférica com que voce ataca a peça a ser cortada.
Uma serra para madeira usa uma velocidade menor, aprox 2850metros/minuto e dispõe de pegas que ocupam as duas mãos e dão melhor controle sobre a ferramenta.

Sex Abr 06, 2012 2:05 pm
Membro

Vale aqui a lei de Lavoisier que é considerado o pai da Quimica.

" Na Natureza nada se cria , nada se perde, tudo se transforma"

Esse tópico para o qual estamos postando mensagens é um exemplo maior disso,
Madeira branca conseguida de graça.
E daí querendo se fazer os itens que se fazem necessários a partir daí.
E se voce parte buscando uma madeira de qualidade, até consegue, mas vai ter que suar um bocado e conhecer um bocado de " buracos" onde isto poderá existir.
Somos desorganizador por natureza, está no nosso DNA, mudar isso exige itens com um DNA melhor seja em ferramentas, fornecedores, escolas, publicações etc.

Sex Abr 06, 2012 2:23 pm
Iniciado

Adilsonferro escreveu:
Quando digo que estou montando uma dessas invertida me refiro a tupia que o alarcon colocou o link.
Sou radicalmente contra a tentar transformar a serra circular em serra de mesa. Acho isso muito perigoso e desaconselho principalmente por causa da falta de segurança, mas como também o Yan colocou, o custo não compensa.

:clap1:

Sex Abr 06, 2012 3:09 pm
Colaborador

:?: :?: :?:

Sex Abr 06, 2012 3:48 pm
Membro

Yan
O problema é que o pessoal usa o que está sobrando, a serra velha, a madeira sobra, aí o custo cai e a segurança não é item que muitos deem a devida importancia.
A vontade de fazer, inventar é maior, aí reside o perigo.

Sex Abr 06, 2012 4:00 pm
Iniciado

GaspardPaolo escreveu:
Yan
O problema é que o pessoal usa o que está sobrando, a serra velha, a madeira sobra, aí o custo cai e a segurança não é item que muitos deem a devida importancia.
A vontade de fazer, inventar é maior, aí reside o perigo.

Concordo em gênero, número e grau. Eu já cometi essa barbaridade de usar serra circular invertida na forma "suicida" por pura ignorância da minha parte. A gente dá uma olhada de relance pruma mesa de corte e "acha" que já entendeu tudo, ou seja, que é simplesmente uma mesa com uma serra enfiada lá. Nem repara nos acessórios de segurança, ou repara, mas faz de conta que aquilo ali não é nada. Eu já fiz essa besteira e FELIZMENTE não me acidentei. Não sem antes, é claro, passar um baita susto com um kickback que fez um BURACO na parede atrás de mim. Fico só pensando se eu estivesse com a mão na direção da serra nessa hora. Dei sorte. Entendi o recado. Não abusei. Desmontei a trapizonga.

Sex Abr 06, 2012 4:55 pm
Membro

Quem não fez e quem após um susto não desmontou,
Uma forma de serrar bem segura é com trilho, pois as duas mãos estão ocupadas, protegidas, após o corte a serra recolhe e freia, e como está totalmente apoiada sobre o trilho, pode ser solta, após o corte sem risco.
O problema reside *****sto serra por serra Uma Makita SP 6000 custa R$ 1099,00 e uma Makita 5740 NB R$ 359,00 para a SP6000 temos ainda os custos abaixo.
Trilho 3 metros - R$ 499,00
Trilho 1,4m metros - R$ 200,00
2 sargentos R$ 80,00
Chegamos com trilho de 1,4 m + SP6000 + sargentos a R$ R$ 1379,00 contra os R$ 359,00 Do modelo fuleiro da Makita. Daí o sucesso do fuleiro a razão é praticamente 4 : 1, mais de mil pratas que atravancam a via de acesso a SP6000.
A loja que compro ferramentas aqui no RJ nunca nem viu uma dessas (SP6000) só vende as Makita Xing-Ling. A razão é obvia.
OBS - Preços da JNakao

Sex Abr 06, 2012 5:48 pm
Iniciado

Acho que a serra circular convencional com um jig funciona muito bem (talvez tão bem como uma serra de trilho). Considero as serras de trilho muito caras, e nunca consegui entender o porquê, e apenas por isso EU não compraria uma. Não obstante considero uma excelente opção para quem não tem serra NENHUMA e não está preocupado com o custo.

Quanto a mim, pretendo em um breve futuro comprar uma serra de mesa (BD, Skil ou BR) porque já tenho uma circular, e tem coisas que você faz com uma de mesa que você NÃO faz nem com uma circular e nem com uma serra de trilho (como mortising, por exemplo). Também acho que cortes transversais e em ângulo são bem mais fáceis com uma serra de mesa.

Sex Abr 06, 2012 6:01 pm
Membro

---------
Como um papo que peguei num forum alemão.
Quando voce quer cortar itens grandes usa ferramentas pequenas,.

Exemplo - Motoserra x Arvore, fracionar chapa de MDF x serra circular etc

Quando voce quer fazer itens pequenos usa ferramentas grandes.

Isso em se tratando de serras os caras não deixam de ter razão.

Tenho feito muita coisa usando a tupia, grandes ou pequenas, inclusive para cortar, pois fica um corte perfeito, absolutamente perpendicular, quando necessito angular, 45º por exemplo, também atravéz de uma fresa e fica perfeito, a ferramenta de corte é girando um cilindro de pequeno diametro e não um plano como uma serra, então também faço curvas. com o auxilio de Jigs retas e curvas perfeitas, com o auxilio de gabaritos, peças repetidas iguais. Isso é válido quando aplicado em chapas ( já apliquei até 30mm ) Alem de ser muito seguro já que as duas mãos estão sobre os Knobs da tupia. A tupia mergulha para fazer a operação e sobe quando acaba.
O corte não é tão rápido, mas se com serra não fica perfeito de cara e tem que ver como acerta aí pode ser até mais rápido.

Sex Abr 06, 2012 7:45 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 31 Mensagens ]