Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 10 Mensagens ] 
lixadeira de rolo(espessura) 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Qua Jan 04, 2012 10:52 am
Mensagem lixadeira de rolo(espessura)
pessoal, bem, tive vendo ai algums topicos sobre lixadeira de rolo, de algums amigos ai no forum. bom eu fiz uma aqui, ´para comesso de conversa me arependi, pois fui no torneiro para ele fazer o rolo para mim, bem ele fez tudo em ferro, com os rolamentos e tudo ficou otimo, porem me custou muito (735,00) reais. mas ficou otimo mesmo.

bom, meu problema agora é como prender a lixa, no caso tou usando 2 brassadeira, e o rolo tem a espessura de 100mm, com a brassadeira, a lixa fica bem pressa, o broblema é cortar ela certinha, ja que a lixa é pressa en torno do rolo, ou emvolta se preferir a linguagem.

alguem ai tem algum esboço de como cortar a lixa certinho pra que fique certinho no rolo?
grato

Sex Out 12, 2012 6:46 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Jun 08, 2011 10:10 pm
Mensagem Re: lixadeira de rolo(espessura)
......

Amigo Huilson!

Permita-me dar um pitaco. Ao invés de prender a lixa com braçadeiras, por que não segue o exemplo dado pelo nosso comapanheiro Silvio no tópico a seguir: :arrow: .

Um grande e fraternal abraço.

"Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem." (John Quincy Adams)

Sex Out 12, 2012 7:38 pm
Membro

caro SAMUEL, muito boa sua dica, porem para mim ainda nao tirou minha duvida, a questao a ser discutida nao é o ``como fixar a lixa`` e sim como enrolar ela.
me espressei mal na postagem anterior, eu quero saber bem certinho como enrolar essa lixadeira no tubo, por que pelo que eu vi tem que cortar um pouco e ajustar ela, entao como se faz isso? alguem sabe?

Sex Out 12, 2012 8:39 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Amigo Huilson, boa noite.
Para voce colocar a lixa no rolo com braçadeiras a unica forma possivel a meu ver seria:
1º passo comprar a lixa em fitas, e estas voce consegue em diversas medidas e expessuras de grão, porém voce teria que comprar fitas de no minimo 10 cm de largura.
2º passo prender a fita de lixa no sentido diagonal do tubo (tipo enrolando diagonalmente) até cobrir toda a extenção do tubo. Repare que irá sobrar um corte triangular na fita. Tomara eu tenha conseguido te explicar, pois sou péssimo para explicar aquilo que estou pensando.
Me permita dar um pitaco; talvez seja melhor vc colar com cola de contato em vez de usar braçadeiras.
Outra dica; aqui em São Paulo, na rua do Gasometro no bairro do Braz, vc encontra rolos de fita de lixa em diversos tamanhos já cortado na diagonal em uma das pontas. Se vc encontrar elas já cortadas na ponta é só ir enrolando que vai fechar direitinho ok.
Se ficar alguma dúvida, volte a perguntar ok.
Um abraço
Silvio

Sex Out 12, 2012 10:53 pm
Membro

caro SILVIO vc explicou muito bem, realmente o problema tava na largura da lixa, entao o que eu fiz, cortei a lixa em 8cm de largura e enrolei no rolo, marquei com o lapis e cortei o exesso.

resumindo era apenas a largura da lixa que eu tinha que mexer, heheh

muito obrigado SILVIO, me ajudou muito, uma coisinha tao simples, porem nunca tinha passado pela minha cabeça,

valeu, obrigadão mesmo.

Sáb Out 13, 2012 10:34 am
Membro

Data de registro: Ter Out 20, 2009 12:09 pm
Posso dar um pitaco.

O que eu faço e cortar um pedaço de jornal na mesma largura da lixa (lixa pode ser de qualquer largura, bastando ter o comprimento necessario) e com um comprimento razoalvel.

Enrolo no cilindo e vou ajustando até ficar bem justa e sem fresta entre as "voltas",.

Com o gabarito de jornal é facil cortar a lixa e fica certinho.

espero ter ajudado.

Ter Out 16, 2012 5:10 pm
Membro

Data de registro: Qui Jul 05, 2012 1:52 pm
huilson, cadê as fotos????????????
Vamos mostrar a máquina, estamos todos curiosos., heheheheh

Ter Out 16, 2012 8:16 pm
Membro

gente obrigado pela ajuda

primeiro: resolvi o problema da seguinte forma, cortei a lixa (largura ) em 8cm apenas, assim a lixa enrolou no tubo bem certinho. obrigado por essa dica.

segundo, pessoal assim que eu apreder a postar as fotos eu estarei postando blz.

agora pessoal to com um problema com essa lixadeira.

eu fiz ela para lixar os batentes da portas, ja que é isso que eu faço para sobreviver, trabalho com portas e esquadrias de madeira.

bom mas acontece que agora esse rolo ao passar o batente por ele, comessa a dar falhas tipo assim: se eu lixar uma madeira quaisquer empurando ela contra o rolo sem parar, a qualidade é otima, porem se eu der uma paradinha quaisquer ela ja lixa mais que devia fazedno com que a madeira fique com alguma lonbas.

eu queria saber o seguinte, se eu adaptar uma estera que puxe a madeira sem parar, sera que a lixaçao fica boa?

vcs ai ja tiveram algum problema semelhante?

Qua Out 17, 2012 6:38 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Amigo Huilson, eu só uso madeiras de dimensões menores(bem menores) eu tentei lixar uma peça maior e se parar de puxar dá o defeito também. A solução que encontrei foi diminuir a pressão tirando (lixando) menos e passando varias vezes, ou seja tirando pouquinho de cada vez.
Quando fiz isto consegui lixar uma viga de um metro e meio, mas tive que passar umas 10 vezes!!!! :oops: :oops:
Agora quanto a adaptar uma esteira!! Pode ser, desde que a esteira tenha velocidade constante e com pouca pressão. Pense nisso ok.
Um grande abraço
Silvio

Qua Out 17, 2012 8:18 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Jul 15, 2009 1:52 am
---------
huilson escreveu:
pessoal, bem, tive vendo ai algums topicos sobre lixadeira de rolo, de algums amigos ai no forum. bom eu fiz uma aqui, ´para comesso de conversa me arependi, pois fui no torneiro para ele fazer o rolo para mim, bem ele fez tudo em ferro, com os rolamentos e tudo ficou otimo, porem me custou muito (735,00) reais. mas ficou otimo mesmo.
grato

vixiiii, muita grana. Mas se resolver sua necessidade ta bom. Para um hobbysta acho que seria inviável um projeto assim.

Qui Out 18, 2012 8:22 am
Perfil WWW
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 10 Mensagens ]