Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 13 Mensagens ] 
Junção de MDF com 45º 
Autor Mensagem
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Qui Mar 15, 2012 10:49 am
Mensagens: 10
Localização: Maceio - AL
Mensagem Junção de MDF com 45º
Bom dia,

Estou pensando em fazer um aparador de canto pra sala em mdf revestido dupla face.

A junção dos MDF´s pretendo fazer com corte em 45º para evitar ter que fitar.

Os problemas encontrados:

1 - Como unir um corte de 45º de mdf sem que ele abra.
2 - Fica bom o acabamento apos cortar no angulo 45º.
3 - Nunca cortei com angulo de 45º.

Conto com a experiencia de vocês.

Obrigado a todos


Qui Mar 22, 2012 9:31 am
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Ter Fev 28, 2012 8:14 pm
Mensagens: 456
Mensagem Re: Junção de MDF com 45º
Pra responder encontrei os seguintes problemas:

Qual a expessura do MDF ?
Que tipo de ferramentas possui ?
Consegue cortar perpendicular perfeito ?

Sua pergunta ficou muito vaga.

Após unir as peças cortadas a 45º vai abaular ?
Vai pintar, emassar ou só verniz

Etc, Etc


Qui Mar 22, 2012 12:33 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Ter Fev 28, 2012 8:14 pm
Mensagens: 456
Mensagem Re: Junção de MDF com 45º
Desculpe Dupla face

Diga que se vai usar mesa de corte. Aí serra com dentes para traz. Serra de alumínio, MDF.

Particularmente eu faria tudo com tupia, mas não é o usual, tenho as fresas que permitem o corte e a fresagem perfeitos.

Colaria com uma cola tipo epoxi, limpando qq excesso de cola com alcool antes de secar.


Qui Mar 22, 2012 12:41 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Qua Out 15, 2008 7:52 pm
Mensagens: 603
Localização: Maceió, AL
Mensagem Re: Junção de MDF com 45º
Davimcz, não sei os colegar fariam diferente, mas acho que daria para colar as faces e o reforço seriam as cavilhas.

Imagem

[]'s


Qui Mar 22, 2012 8:04 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Qua Out 15, 2008 7:52 pm
Mensagens: 603
Localização: Maceió, AL
Mensagem Re: Junção de MDF com 45º
Outra forma, um pouco mais complicada, seria fazer um dente numa peça um rasgo na outra, depois unir e colar.

Não encontrei nenhuma imagem do que eu quero dizer, mas acho q esta dá uma idéia.

Imagem

ou esta

Imagem


Qui Mar 22, 2012 8:21 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Ter Fev 28, 2012 8:14 pm
Mensagens: 456
Mensagem Re: Junção de MDF com 45º
Ou esta - Lock Miter Bits



Como não temos esta fresa, corta perfeito a 45º e cola com uma boa cola que não seja a base de agua, senão o MDF incha. Ou cola PVA grossa, faz um teste antes com sobra de material para treinar a colagem.

Não curto MDF pois qq bobeada com agua, incha.

Qualquer que seja o tipo de colagem, tem que sujeitar a peça na posição correta até secar


Qui Mar 22, 2012 10:50 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Qui Mar 15, 2012 10:49 am
Mensagens: 10
Localização: Maceio - AL
Mensagem Re: Junção de MDF com 45º
Obrigado pela resposta rápida.

Eu possuo uma serra circular que corta perfeito a 45º.

o mdf que pretendo trabalhar é de 15mm, já revestido de branco.

vou tentar explicar o que eu pretendo fazer, quero unir 4 peças de mdf com 50cm de largura e 20cm de profundidade cortadas com 45º mas não quero que fique aparecendo os parafusos.

não sei como colocar cavilha numa junta de 45º.

só com cola segura?


Sex Mar 23, 2012 7:49 am
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Ter Fev 28, 2012 8:14 pm
Mensagens: 456
Mensagem Re: Junção de MDF com 45º
Depende de como foi colado, da cola, do material que está sendo colado, de como foi sujeitado durante a secagem, etc. Sempre tudo depende, depende, depende...

Como uma das melhores formas de aprender, é ensaio e erro, pega uma sobra deste material e simula a situação e verifica se o resultado agrada pra voce.
O que é bom para uma pessoa pode não ser para outra.

Um outro aspecto é que dependendo da localidade, os recursos disponíveis variam, eu não sei quais são as suas condições exatas e vou pensar com as minhas até históricas, pois uma cola epoxi que comprei no passado nunca mais encontrei, nem mesmo na mesma loja que por sinal já fechou.
As colas que todo mundo usa são PVA, a base de agua.

Eu inventar pra voce fazer aí pode não ser a melhor solução.

Fui Aeromodelista, e basicamente tudo provém de ideia, executa a ideia, testa a ideia, se der certo, incorpora ao objeto principal.


Sex Mar 23, 2012 12:03 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Qui Fev 09, 2012 8:32 am
Mensagens: 46
Mensagem Re: Junção de MDF com 45º
davimcz, gosto muito desse tipo de acabamento em 45º, pois não fica aparecendo a fita de borda que, geralmente, principalmente com o passar do tempo, vai ficando em um tom diferente do restante do material.

O meu marceneiro trabalha assim, com esses 45º. Inclusive ele está terminando o meu rack. Se ainda houver tempo de servir para você, eu pergunto a ele como ele faz a fixação. Sei que fica excelente: sem parafusos aparentes, sem fita, sem buraquinhos... ele trabalha com muito capricho.


Sex Mar 23, 2012 11:42 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Ter Fev 28, 2012 8:14 pm
Mensagens: 456
Mensagem Re: Junção de MDF com 45º
Quando bem colado quebra fora da cola.
O MDF é poroso, não é material estutural, na região impregnada com uma resina de boa qualidade o material tem caracteristicas superiores as do material base.
MDF + Resina impregnada vira um material composto - Composite


Dom Mar 25, 2012 1:31 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Qui Mar 15, 2012 10:49 am
Mensagens: 10
Localização: Maceio - AL
Mensagem Re: Junção de MDF com 45º
[quote="jamiledarco"]davimcz, gosto muito desse tipo de acabamento em 45º, pois não fica aparecendo a fita de borda que, geralmente, principalmente com o passar do tempo, vai ficando em um tom diferente do restante do material.

O meu marceneiro trabalha assim, com esses 45º. Inclusive ele está terminando o meu rack. Se ainda houver tempo de servir para você, eu pergunto a ele como ele faz a fixação. Sei que fica excelente: sem parafusos aparentes, sem fita, sem buraquinhos... ele trabalha com muito capricho.[/quote]

Jamile a idea é exatamente essa, fico com medo de colocar só cola e depois com o tempo cair.

pergunta ao teu marceneiro

obrigado


Qua Mar 28, 2012 12:42 pm
Perfil
Membro

Data de registro: Sex Mar 09, 2012 12:16 am
Mensagens: 10
Mensagem Re: Junção de MDF com 45º
E ai Davi , tudo bem? É o seguinte : Quando preciso fazer junta de 45º onde não pode aparecer parafusos , costumo fazer da seguinte forma: Após cortar as peças em 45º , faço um rasgo no ângulo de 45º, bem perto do ângulo aberto, numa serra circular de bancada( não sei se tem uma , se não tiver dá para improvisar na manual , mas muito cuidado , pode ser perigoso) nas peças que vão se encaixar e colo uma fita de madeira na espessura do rasgo da serra . Funciona como a cavilha , mas acho bem mais prático e também dá mais área de contato tornando a peça mais resistente.Só a cola eu acho que não dá uma resistência legal para a peça. Espero ter sido útil a sua necessidade. Abraço.


Sex Mar 30, 2012 10:18 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Ter Fev 28, 2012 8:14 pm
Mensagens: 456
---------
Mensagem Re: Junção de MDF com 45º
Se for bem colado não cai.
Faça testes para sentir. O corpo de prova é pra isso mesmo. Aí sentido, ou voce busca solução melhor ou ganha confiança.

É como voce ter dúvidas se vai gostar ou não do beijo de determinada mina, só vai saber fazendo, se gostar repete, se não, aí voce decide o que quer fazer.

Tem situações em que voce não poode contar com a nossa experiência. As respostas aqui valem para foristas em todo o Brasil, posso dar uma indicação possivel de se fazer em RJ e SP capital mas não em cidades com menos recursos.

Faz uma série de provas para aprimorar a forma que vai utilizar no objeto principal. O unico que pode dizer se está bom ou não é voce, isto vai depender do seu grau de exigência.

Vou criar um tópico em materiais com o titulo colas para provocar a discussão, visite-o


Sáb Mar 31, 2012 12:35 pm
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 13 Mensagens ] 


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Ir para:  
cron