Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 28 Mensagens ] 
Impermeabilizando ou fechando poros em cortes de MDF 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Sex Ago 26, 2011 9:34 pm
Mensagem Impermeabilizando ou fechando poros em cortes de MDF
Olha pessoal, me pediram fotos de como passar MASSA ACRILICA nas bordas do MDF.
Desta forma:
1- fecha a porosidade nos cortes que é tão dificil ficar dando mãos de tinta para fechar e deixa lisinho ;

2- por outro lado ajuda a impermeabilizar.Claro que depois de aplicado a MASSA ACRILICA, escolha bem o fundo e a tinta, para locais de umidade (pouca ou muita).

Eu usei esta tecnica nos moveis de banheiro a anos atrás e nunca ¨estufou¨. E olha que,depois de um banho do meu filho, pra se achar dentro do BWC, só com GPS, dado a quantidade de vapor ...

Na minha opinião, a MASSA ACRILICA é um reforço a impermeabilização, o que vai fazer valer é o fundo e a tinta utilizada, dependendo de onde ficará o movel.

No intuito de colaborar, estou enviando estas fotos de um SUPORTE PARA G-25 do meu filho, que já fiz a tempos atras e que não havia pintado ainda.
Neste suporte não há motivo de ¨impermeabilizar ¨, mas estou utilizando da tecnica para demonstrar aos amigos e para ficar mais facil a pintura nas bordas.
Depois de pronto, vou postar as fotos com o volante e os pedais montados para sua apreciação da obra final !

Abraços e sucesso sempre, à todos!

Geraldo

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Ter Set 27, 2011 10:20 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Set 07, 2010 10:09 am
Mensagem Re: Impermeabilizando ou fechando poros em cortes de MDF
Geraldo

Sem dúvida nenhuma é uma dica muito importante
não só para mdf como também para outros
trabalhos onde se focalizar poros e a necessidade
de impermeabilização

Legal tu disponibilizar fotos para que possamos fazer direito

Abraços

. . .

Qua Set 28, 2011 8:25 am
Conselheiro Senior

Data de registro: Dom Abr 11, 2010 11:34 pm
Olá, Geraldo!!

Gostei da dica, obrigado por compartilhar. :up:
Se tiver mais dicas, pode mandar fotos. :D

Abraços

Zelão

Qua Set 28, 2011 2:52 pm
Membro

Data de registro: Ter Mai 25, 2010 3:48 pm
Geraldo,

Tinha experimentado pintar direto ...claro que não funcionou!

Valeu pela dica!

Ivan

Qua Set 28, 2011 10:32 pm
Membro

Data de registro: Qui Set 23, 2010 7:34 pm
Bom dia!

Obrigado pela dica Geraldo!

As fotos ajudam muito.

Abraços,

Cedrim

Qui Set 29, 2011 8:36 am
Iniciado

Data de registro: Sex Set 21, 2012 3:13 pm
Olá, sou novo aqui no forum, mas trabalho com MDF há algum tempo. Estou vendo quase todos os tópicos, mesmo os antigos e vi que posso contribuir de alguma forma com este. Sempre tive problemas com móveis de banheiro e cozinha por causa da umidade, seja o vapor do banho quente ou a própria água que respinga na bancada. Aprendi um truque que gostaria de compartilhar e que tem dado 1000% certo desde que comecei a usar. SILICONE, sim aquele silicone (transparente ou branco) sem-vergonha que se compra até em supermercado. Depois do corte e do pré-furo passe uma camada fina do silicone (eu uso o dedo mesmo), mas é fina mesmo. Use o tubo sem o aplicador (direto do bico), passe uma tira fina pelo comprimento do corte e espalhe com o dedo. Deixe vulcanizar uns dez minutos e faça a união da forma que você projetou. Pode usar em união fendada (com tupia de emenda) ou corte em 45° ou 90°. Não importa, eu aplico também no fundo do móvel que faceia com a parede. Protege um absurdo contra a água. e se o MDF for branco e a parede também, você pode preencher com uma camada mais grossa que mata a diferença da união do azulejo.

Um abraço à todos.

Ricardo

Ter Out 09, 2012 12:40 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Eu já precisei proteger a borda do MDF contra umidade, mas usei seladora. Não tinha pensado em usar massa acrilica ou silicone. Será que a proteção da seladora (ou stain) fica tão boa quanto a massa ou o silicone ? Faço a pergunta considerando o MDF em ambientes umidos internos, como banheiros e cozinha.

Ter Out 09, 2012 12:53 pm
Membro

Data de registro: Qua Nov 03, 2010 9:18 am
geraldo e ricardoabreubr, valeu pelas dicas! :up:

Ter Out 09, 2012 2:03 pm
Perfil WWW
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Por incrível que pareça, eu não tinha visto esse tópico ainda, mas a idéia é excelente!

:up:

Ter Out 09, 2012 2:30 pm
Iniciado

cecs1202 escreveu:
Eu já precisei proteger a borda do MDF contra umidade, mas usei seladora. Não tinha pensado em usar massa acrilica ou silicone. Será que a proteção da seladora (ou stain) fica tão boa quanto a massa ou o silicone ? Faço a pergunta considerando o MDF em ambientes umidos internos, como banheiros e cozinha.

Carlos, só tenha cuidado com seladora à base de água. Acaba inchando o MDF, já passei por isso e só descobri um tempo depois com o móvel já montado, uma mão de stain ou verniz que não sejam base água poderá ser usada, mas demandam tempo de secagem e pouca diluição. Lembre-se que os produtos de base petróleo são mais finos (ralos) e penetrarão muito na polpa do MDF. Fora isso, pode usar sim, mas veja se a quantidade de produto justifica o preço. Se você só precisa para um móvel, sugiro o silicone. Um tubo rende muito e na maioria das vezes a gente já tem em casa.

Ter Out 09, 2012 2:39 pm
Colaborador

Ricardo,
Até hoje essas seladoras a base de agua não me convenceram muito, nunca testei, mas tenho a impressão que não sejam tão boas quanto as tradicionais a base de solvente. Talvez um dia me aventura a comprar uma lata e testar, quem sabe o produto é bom e seja só implicância minha.

O MDF "chupa" muito mesmo. O que eu fiz foi dar uma demão bem rapida e esperar secar por 1 hora. Depois passei lixa 120 para deixar a superficie mais lisa e passei mais uma ou duas demãos. Eu perguntei sobre qual método é o melhor porque talvez este da seladora seja mais demorado e trabalhoso que a massa acrilica ou silicone, justificaria continuar a usar se a proteção fosse mais eficiente.

O preço deve ficar igual, não sei se isso é tão relevante assim. Eu usei seladora porque sempre tenho uma lata em casa.

Ter Out 09, 2012 3:06 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Jul 15, 2009 1:52 am
Opa.. Gostei deste tópico. Pois sempre é um desafio o acabamendo de bordas de MDF ou a questão de selar o mesmo.

Perguntas:

Ricardo:
depois de passado o silicone vc usa cola normalmente nas junções? Não atrapalha a secagem ou ancoragem da cola na peça?

Passando o silicone podemos pintar diretamente sobre ele? ao passar o silicone não "arrepia" necesitando lixar?

Qua Out 10, 2012 8:58 am
Perfil WWW
Colaborador

Geraldo...

vc deixa secar bem a massa para lixar ou lixa com ela ainda um poco "verde"? Acho um saco lixar massa acrílica... he he he.

Acho que vou testar os dois métodos.

Ainda sobre este tema:

O que me diz do uso de MDF Naval? alguém já usou? muita diferença de preço?

Qua Out 10, 2012 9:00 am
Perfil WWW
Iniciado

Adenilson escreveu:
Opa.. Gostei deste tópico. Pois sempre é um desafio o acabamendo de bordas de MDF ou a questão de selar o mesmo.

Perguntas:

Ricardo:
depois de passado o silicone vc usa cola normalmente nas junções? Não atrapalha a secagem ou ancoragem da cola na peça?

Passando o silicone podemos pintar diretamente sobre ele? ao passar o silicone não "arrepia" necesitando lixar?

Adenilson,

1 - O silicone já une as peças muito bem, não é necessário nenhum outro tipo de adesivo. A ancoragem das peças é perfeita desde que você aplique uma camada fina do silicone em cada face do material. Devido à flexibilidade do silicone, ele vai unir, colar e vedar completamente as peças. Não se preocupe com a junção, apenas sele também a face que ficará junto à parede.
2 - Quanto à pintura, sugiro que não faça, pois o silicone não vai aderir à nenhum tipo de tinta exceto as epoxi ou base petróleo, e ainda assim, uma tinta de base óleo vai aumentar o volume de massa entre as peças criando afastamento.
3 - Como se trata de união fechada nas peças a tinta perderia o sentido.
4 - Tenha cuidado com a limpeza de rebarbas do silicone que possam ficar na peça. Eu, normalmente, faço a limpeza com o silicone ainda molhado usando um pano limpo. Depois da cura o silicone deverá ser retirado com um estilete, nunca com removedor ou solvente de qualquer natureza.

Já comprei na Leo Madeiras aqui do Rio quinze chapas de MDF de 15mm para fazer os móveis da casa nova. Comprei com corte e borda na primeira face. São móveis da cozinha, copa sala e quarto. Em todos eu vou aplicar o silicone nas uniões. Vou postar o projeto e as fotos do andamento da obra. Devo receber no Sábado, dia 13Out e conforme for montando vou postando as fotos. Você vai poder ver bem como eu faço.

Espero ter ajudado.

Qua Out 10, 2012 9:14 am
Colaborador

Puxa Ricardo muito obrigado mesmo pelas dicas. MDF não é mesmo a minha praia, mas estou querendo aprender mais sobre o tema.

Vou seguir bem de perto o tópico ou que for aberto para aprender mais.

Valeu pela disponibilidade em ajudar.

Qua Out 10, 2012 9:29 am
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Seg Ago 06, 2012 11:08 am
Boas dicas Geraldo e Ricardo!

também não conhecia essa de passar silicone, se bem que onde mora até parece o deserto do Saara de tão seco que é, principalmente nas últimas semanas.

Uma pergunta amigos, estou fazendo uns armários aqui pra casa, e embora não tenha uma serra de bancada descente, adaptei uma manual em uma bancada, porém utilizei um disco de 60 dentes, mesmo assim ficaram lascas nas peças. Até comprei aquela massa, vendida em loja de marcenaria, aquelas com a cor do MDF, mas não gostei do resultado.
Me recomendaram massa acrílica, como o Geraldo o fez, mas depois, tería que pintar com uma cor parecida, mas que tipo de tinta usar? Ou qual a melhor solução?

Abraço a todos,

Vespa

Qua Out 10, 2012 9:57 am
Iniciado

Vespasiano escreveu:

também não conhecia essa de passar silicone, se bem que onde mora até parece o deserto do Saara de tão seco que é, principalmente nas últimas semanas.

Uma pergunta amigos, estou fazendo uns armários aqui pra casa, e embora não tenha uma serra de bancada descente, adaptei uma manual em uma bancada, porém utilizei um disco de 60 dentes, mesmo assim ficaram lascas nas peças. Até comprei aquela massa, vendida em loja de marcenaria, aquelas com a cor do MDF, mas não gostei do resultado.
Me recomendaram massa acrílica, como o Geraldo o fez, mas depois, tería que pintar com uma cor parecida, mas que tipo de tinta usar? Ou qual a melhor solução?

Abraço a todos,

Vespa

Meu camarada Vespa,

Junte a ponta dos dedos, junte a palma das mãos e repita comigo:

"Pai nosso que estás no céu....."

Desculpe a brincadeira, mas MDF lascado é fogo na Jacutinga. O acabamento sempre dá diferença. O MDF que você usou é laminado? Se não for, ótimo, mas se for..... Eu creio que seja pelo que você falou de comprar a massa e pintar na cor do MDF.
O primeiro passo é corrigir as lascas. Massa acrílica é a melhor solução ainda. Depois é o processo de pintura normal, massa, lixa e tinta. Se você for paciente, lixe a superfície toda para tirar o brilho da laminação, aplique uma tinta sintética de boa qualidade e faça uma segunda demão se necessário.
Não tente usar selador como base. Já vi "profissional" fazer e fica péssimo depois de algum tempo. Faça o certo. Quanto à tinta, use SEMPRE material de qualidade, eu sugiro acrílica.

Agora, se você não for paciente ou tiver pressa, monte seus móveis e faça um acabamento com perfil em L de alumínio, faça os recortes nos ângulos e cole com cola de Silicone e seja feliz.

Um abraço,

Qua Out 10, 2012 11:11 am
Membro

ricardoabreubr escreveu:

Meu camarada Vespa,

Junte a ponta dos dedos, junte a palma das mãos e repita comigo:

"Pai nosso que estás no céu....."

Ricardo meu nobre,

eu já imaginava a resposta. :D :D

Felizmente foi o armário da bagunça, MDF laminado dupla face, o meu primeiro, e como as lascas de deram só de um lado, tive o cuidado de colocar o lado lascado para dentro, principalmente as portas. Também não é nada assim tão grotesco, é que sou meio perfeccionista e quando chego bem perto e vejo, logo me aborreço.

Enfim, é tomar vergonha e adquirir uma serra e disco descentes para os próximos.

Agora a do silicone foi a "grande sacada", eu estava usando cola a base de PVA (aquela branca extra) para unir as partes cavilhadas.

Valeu!

Abraço,

Vespa

Qua Out 10, 2012 11:43 am
Colaborador

Ricardo,
Uma dica para limpar o excesso de silicone que ainda não está seco: use um pano ou papel toalha com alcool comum, retirada tudo e deixe um bom acabamento.

Qua Out 10, 2012 11:51 am
Membro

Olha eu sempre deixo secar bem para lixar.

gosto do resultado.

Lixar realmente é um saco

Geraldo

Qua Out 10, 2012 12:20 pm
Membro

Data de registro: Seg Out 08, 2012 8:56 am
Turma, boa noite.

Então, quanto as já famosas "lascas" que ficam no MDF após o corte e também após acidentes de marceneiros novatos e excesso de lima para arrumar a fita de borda, pergunto: Qual a melhor forma de cobrir a lasca e outros pequenos riscos? Tenho procurado aqui em Palmas/TO a massa F 12 que ouvi falar que é boa, mas não estou encontrando, nem na Leo aqui em Palmas. Estou usando corretivo daqueles de papelaria, para apagar caneta, mas penso quando for com MDF madeirado.

Alguém pode ajudar?

Abraços.

Qui Out 11, 2012 11:11 pm
Membro

Data de registro: Seg Out 01, 2012 12:07 am
Sou novato mesmo em marcenaria.
Mas quando preciso impermeabilizar mesmo e garantir aderência e resistência uso resina epoxi.
Existe na forma glass. Fica transparente parecendo verniz.

Quando me habilitarem posto algumas fotos.

Pinotti

Qui Out 11, 2012 11:29 pm
Perfil YIM
Colaborador

Japorona,
As "lascas" que você menciona devem ser devido ao uso de disco não apropriado para cortes de madeira com revestimento (ex: MDF revestido). O ideal seria comprar um disco novo que dê o correto acabamento no seu corte, sem nenhuma lasca. Já fiz muito bordeamento com o acabamento feito na lima, mas não sei se era falta de técnica minha ou problema deste tipo de acabamento. Hoje em dia até consigo usar uma lima e minimizar o efeito que você comentou, mas descobri que é muito mais fácil dar acabamento com estilete. É complicado explicar aqui como fazer, o ideal é testar com várias peças e vai ver que não é difícil.

Em linhas gerais, corte o excesso de fita com estilete posicionando a peça na vertical na bancada ou se for muito grande, apoie um pequeno pedaço de madeira na lateral e vá cortando. Isso eu acho que você já deva estar fazendo. Depois, deite a peça e deslize a lamina entre 45 e 90 graus sobre o vértice da borda, até deixar o mais rente possível, alternando a posição da lamina entre mais proxima da borda e mais próxima da face da peça, como se fosse um boleado. Por ultimo, passe uma lixa 220 bem de leve para dar acabamento. Escrevendo fica difícil, mas faça o teste, na terceira peça já vai pegar o jeito.

Acho estranho que não consiga achar a F12, é um produto bem popular no mercado, se costuma achar em algumas lojas de material de construção. Eu cheguei a usar tinta comum de parede (ou esmalte) para disfarçar o famoso "risco preto" que aparece ao aplicar fórmica (isso não ocorre com MDF revestido de fábrica).
Usei um pincel bem fino deste utilizados por artistas em quadros. Já fiz tanto para fórmica branca quanto para coloridas. Ex: tenho um móvel que usei fórmica padrão "imbuia", pintei o friso com tinta marrom escuro, de longe parece até madeira natural. É justamente este "friso preto" que chama atenção em um móvel revestido. Depois da tinta seca, tire o excesso que vazou para as laterais com um pano levemente umedecido com thinner, evitando de passar diretamente acima do friso (ou da parte "lascada retocada").

Sex Out 12, 2012 12:32 am
Membro

Data de registro: Seg Out 08, 2012 8:56 am
Caro Cecs1202,

Então, o problema não é muito em função do corte pois corto minhas peças na Leo e fica muito bem feito, vem com pequenas lascas pontuais mas acho que é do transporte, e mais no refilamento mesmo, eu tenho o costume de refilar com uma espátula bem amolada (só de um lado), iniciou com o estilete e passo a espátula pressionando do lado do MDF, pois aí fica bem retinho, depois arrumo com uma lixa 220 e também com lima, fica bom. Só que muitas vezes agente erra e fica um pouco torno, e tem que arrumar, e também tem que arrumar essas lascas de transporte. Usei esse final de semana corretivo desses de escola, fica bom mas ela suja, não fica legal, mas encontrei agora pela manhã uma massa Sayerlack Sayermassa Branca, acho que vai ficar bom, posto o resultado amanhã pois hoje a noite eu arrumo.

Seg Out 15, 2012 11:11 am
Membro

Data de registro: Dom Out 24, 2010 6:30 pm
Vespasiano escreveu:

Abraço a todos,

Vespa

Caro Vespa para diminuir o lascamento da chapa é só vc colocar uma fita adesiva de papel aonde vai passar o corte,é claro que é uma solução paliativa,pois a solução é mesmo um disco com mais dentes,mas dá certo
Espero ter ajudado.
Att. Macedo

Qui Out 18, 2012 8:57 pm
Membro

eu sempre trabalho com mdf cru pq se amanha ou depois eu resolver trocar a cor do movell, eu tenho esta opção... eu uso tinta esmalte sintetico, tinta a oleo ou acrilica...normalmente eu pinto com rolinho (apesar de ter pistola)...fica excelente... como fundo use latex... correções faça com massa acrilica...é mais dura, vale a pena.... meus moveis de banheiro ja faz cinco anos e ta perfeito.... e olha que fica muito umido depois do banho de 40 minutos da patroa.... so com gps para se achar la dentro,,,veja os moveis no post:

viewtopic.php?f=29&t=6099&hilit=+armario+mdf

Sex Out 19, 2012 12:03 am
Membro

Macedo,
obrigado pela dica.

Geraldo,
seus móveis ficaram show.

Abraço a todos,

Vespa

Sex Out 19, 2012 9:28 am
Membro

Data de registro: Sex Out 08, 2010 11:30 pm
---------
Eu usei uma vez num móvel que fiz para meu filho, massa corrida e pintei por cima porém, para locais úmidos o uso da acrílica é perfeito.
Parabéns pela aula.

Dom Nov 11, 2012 8:26 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 28 Mensagens ]