Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 13 Mensagens ] 
Home Office MDF 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Seg Ago 06, 2012 10:37 pm
Mensagem Home Office MDF
Olá amigos,

Estou fazendo, na verdade, encomendei as madeiras cortadas para montar umas prateleiras como as imagens anexo:
Eu pensei em fazer tudo em 25mm.

Gostaria de saber opiniões de como ficou o "projeto", e ouvir sugestões e/ou coisas que poderiam não dar certo!!!

Eu queria que os parafusos não ficassem aparecendo, então pensei em utilizar suportes "L" que são niquelados ou cromados, mas não estou encontrando em Porto Alegre...

Alguém sabe dizer se seria o suficiente para suportar a chapa??

Desde já grato a todos.
Abraço.

Qua Ago 15, 2012 12:55 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Mensagem Re: Home Office MDF
Marcelo,
Os moveis com prateleiras maiores (1250mm e 1050mm de largura) podem empenar, dependendo do peso que for colocar em cima das prateleiras. O ideal seria colocar um divisoria no meio para aguentar melhor o peso. Outra opção, não tão boa quanto a divisoria adicional, seria colocar uma travessa no fundo de cada movel, como você fez na mesa.

Sobre a fixação: o ideal seria usar cavilhas ou sistema de fixação tipo girofix ou VB, mas não sei o seu nivel de experiencia em marcenaria, sem contar que talvez tenha que adquirir algumas ferramentas (ex: gabarito de cavilhas). Você pode usar as cantoneiras em "L", mas não ficaria tão firme e com o acabamento das soluções que mencionei. Uma ultima ideia: poderia fixar com parafusos da maneira tradicional mesmo, de fora para dentro, escondendo as cabeças dos parafusos com tapa-furos. Existem alguns modelos no mercado, aqui tem dois exemplos:

Já usei as duas soluções, prefiro a ultima, acho que dá um melhor acabamento, mas depende da cor do seu movel.

Apenas lembrando, caso tenha optado por MDF revestido, que precisa usar parafuso proprio para MDF e faz um pré-furo antes para não rachar a peça.

Editado pela última vez por samuel1960 em Qui Ago 16, 2012 7:34 pm, num total de 1 vezes
Correção do link para exibição do vídeo YouTube

Qua Ago 15, 2012 11:23 pm
Membro

Data de registro: Sáb Fev 18, 2012 2:27 pm
Marcelo,

Eu concordo com o cecs1202.

Um vão de 1050mm, seja ele em MDF, Compensado ou Madeira Maciça certamente vai empenar - não tem como.

Você precisa criar umas divisórias para fortalecer a estrutura.

Abraços,
Fábio Reis

Qui Ago 16, 2012 12:25 am
Membro

Data de registro: Sáb Fev 18, 2012 2:27 pm
Marcelo,

Esqueci de mencionar essa loja de ferragens que fica em Porto Alegre:

RJ Diehl
Moura Azevedo, 379
(51) 3222.4655
(51) 9242.6226

Eles tem uma variedade muito boa, inclusive vários modelos de tapa-furos.

Boas compras,
Fábio Reis.

Qui Ago 16, 2012 12:31 am
Membro

Re: Home Office MDF
Muito obrigado a todos pelas dicas!!

Infelizmente já mandei cortar as madeiras...
Como minha experiência é praticamente zero, vou ter que esperar chegar, aí depois vou providenciar as alterações...

Quanto ao sistema de fixação, queria colocar suportes invisíveis no "Nicho" (1050).
O peso que preciso que suporte é 18,5kg. Existe alguma formula para calcular??

Mais uma vez agradeço a todos pela ajuda!
Abc.
Marcelo O.

Qui Ago 16, 2012 11:10 pm
Colaborador

Marcelo,
Não conheço uma formula para este calculo, mas pela minha expêriencia, colocaria dois suportes em cada prateleira do nicho (total de 4 suportes), posicionando cada um a 25 cm da lateral do movel.

Se me permitir uma sugestão, gostaria de insistir no uso da travessa no fundo do movel. Pelo seu proprio relato, parece que você AINDA não tem muito pratica com marcenaria e o uso de suporte invisivel, apesar de ser uma solução com estetica bem melhor que a travessa, requer certa habilidade e ferramentas para fazer o furo paralelo a chapa de MDF. O furo na parede também ter que estar bem alinhado com o furo da chapa... No caso da travessa, pode ser uma ripa de MDF de 5cm de altura, sendo uma para cada prateleira, ambas pela parte interna do nicho. Depois é só fixar na parede com 4 parafusos. Isto também ajudará na estabilidade no movel, pois o movimento lateral da caixa vai praticamente desaparecer.

Também uso a cantoneira abaixo para fixação, mas normalmente em moveis com porta. Dá uma olhada e veja se lhe agrada...

Espero ter sido claro, qualquer dúvida estou a disposição.

Sex Ago 17, 2012 12:10 am
Membro

Obrigado mais uma vez pelas idéias e sugestões de todos!!!

Dei uma olhada na internet, e encontrei a informação de capacidade , porém não consegui interpretar ela, pelo menos até o momento!

Fiz uma alteração na posição de instalação do nicho para ficar mais firme:
Estou pensando em usar suporte invisivel nas duas paredes, só não sei quanto suportes devo colocar...

O aparelho de som que vou colocar nesse nicho: ele ficava em uma prateleira de madeira de gramado com suporte invisivel de madeira mesmo e com metade da profundidade, então acho que a prateleira vai suportar bem... (Tomara).

Próxima semana chegam as chapas de MDF cortadas...
Assim que chegar posto as fotos...

Vou ter que comprar essa semana a parafusadeira!!!

Abcs.
Marcelo

Dom Ago 19, 2012 10:18 pm
Colaborador

Não consegui visualizar muito bem as mudanças, pois a nova imagem que postou esta sem as cotas. Mas pelo que entendi você diminuiu a largura.

Sobre a tabela de resistência do MDF, concordo que deveria ter um pouco mais de informações para interpreta-la sem erro, mas segue o meu raciocinio:

- vamos considerar a sua prateleira de 1050mm x 420mm do nicho superior, assumindo como exemplo que a espessura seja de 15mm.
- pela tabela, vemos que uma prateleira apoiada com um vão 1,05m pode suportar 15Kg/m2.
- a prateleira teria 0,441 m2 (1,05m x 0,42m). Poderia suportar até 6,6 kg (15 kg/m2 x 0,441m2).

Bem, como disse, este foi o meu raciocinio inicial da tabela, talvez algum colega nosso do forum possa confirmar se a minha interpretação está correta ou se o calculo seria outro.

O som não parece ser muito pesado e como o peso vai estar bem distribuido ao longo da prateleira, acredito que não terá problemas.

Seg Ago 20, 2012 1:58 pm
Membro

Olá amigos,

Abaixo seguem as fotos do meu primeiro trabalho!!!

Agradeço a ajuda de todos, ainda tem que melhorar muito, mas foi o inicio.

A fixação do nicho de 1250 ainda não foi feita, pois não decidi ainda como fixá-lo na parede (suporte "L" ou suporte invisível), até porque fiz de um modo que as laterais não sustentam a parte de baixo, acho que vou ter que mudar isso...

Marcelo

Dom Set 02, 2012 9:46 pm
Colaborador

Marcelo,
Parabéns pelo trabalho, fico muito bem feito ! Espero que seja o primeiro de muitos ! :clap1: :clap1: :clap1:

Não consegui identificar o tipo de fixação que usou entre as peças... Foi cavilha, parafuso ou o que ?

Dom Set 02, 2012 10:05 pm
Membro

Então essa parte foi a que não gostei muito, pois não gosto de parafusos aparentes...

Usei parafusos e tapa-furos no geral, e no tampo da mesa usei somente suporte "L". Realmente não gostei desta parte, por isso estou pesquisando uma forma de melhorar com Gabarito + minifix/girofix.

Quanto a sapata da mesa não fiz nada, mas gostaria de sugestões...

Obrigado.
Abc.
Marcelo Oliveira

Seg Set 03, 2012 12:20 pm
Colaborador

Faça uma busca aqui no site por "girofix" ou "minifix", vai achar alguns topicos interessantes. :up:

Seg Set 03, 2012 1:23 pm
Iniciado

Data de registro: Seg Out 15, 2012 10:44 am
---------
a execução ficou show de bola, to criando coragem pra fazer os móveis área de serviço lá de casa

Ter Out 16, 2012 2:26 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 13 Mensagens ]