Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 32 Mensagens ] 
### Fixação de Painel de MDF 
Autor Mensagem
Iniciado

Data de registro: Ter Dez 15, 2009 8:42 am
Mensagem ### Fixação de Painel de MDF
Quero fixar um painel de MDF na parede de alvenaria, mas não quero utilizar parafusos. Estou fazendo uma cabeceira para cama box e são vários painéis de 70x30cm. Voc6es tem uma idéia de como posso fixá-los? Cola ou algum sistema de encaixe?
Obrigado!
Luciano

Ter Dez 15, 2009 8:46 am
Moderador de Forum

Data de registro: Ter Out 28, 2008 7:04 pm
Mensagem Re: Fixação de Painel de MDF
Fala aí Luciano, seja muito bem-vindo ao fórum.
Esta grande família te recebe de braços abertos ;)
Fique à vontade e traga-nos suas dúvidas.
Pelo que entendi, você quer fixar painéis de MDF em parede
de maneira que o sistema de fixação fique invisivel. Tou certo?
Se é esta a dúvida, posteis a alguns meses atrás, um tutorial
de como fazer fixações invisiveis. Vou procurar para você e
enviou o endereço. Mas pode também tentar buscando pela
palavra "invisivel" em perquisa. Grande abraço. :D

Sex Dez 18, 2009 6:28 pm
Iniciado

Ôpa! Vou procurar esse teu post então, pois hoje já está chegando o painel pra mim e já pretendo colocá-lo..... pensei em fazer um suporte de metal por dentro do MDF (uma chapinha) e fixar encaixando tipo um quadro na parede, mas já vou atrás do que tu me indicou, pois tenho medo de como eu vou fazer, podem ficar frouxos na parede.... bom, muito obrigado pelas boas vindas, o site de vcs é bem legal e com certeza já está nos meus favoritos.... já é mais uma ferramenta na minha bancada!
Um abraço,
Luciano

Ter Dez 22, 2009 9:08 am

Oi Luciano,

Eu havia visto esse teu post e fiquei pensando em uma solução para o caso. Imagino que você não queira aparafusar frontalmente o painel (com um uso de bucha para concreto) para não prejudicar o aspecto visual, entendendo que não há previsão de algum tipo cobertura ou algo que oculte os parafusos.

Para qualquer solução sempre haverá a necessidade de que se trabalhe os painéis de mdf pelo avesso (lado da parede). Essa solução - com fixação através de grampos - é uma solução (e existe grampos bem reforçados para isso), havendo necessidade de que haja um rebaixo para que os parafusos da parede possam ficar ocultos sob a parte traseira dos painéis.

Existe uma solução que se usa em armários de parede (cozinho ou banheiro) que consiste no uso de dois filetes de madeira de um pouco mais de um centímetro de espessura por uns cinco de largura e comprimento no tamanho da peça a ser fixada, que em um dos lados há uma forma de cunha, no na parede virada para cima e no móvel (ou no painel) virada para baixo, assim há o encaixe tipo um macho e fêmea. Mas para isso deverá ser providenciada uma espécie de borda no mdf com largura suficiente para que se oculte a fixação sem deixar o painel saliente da parede.

Espero que isso possa colaborar de alguma forma.

Ter Dez 22, 2009 9:49 am
Moderador de Forum

Data de registro: Ter Out 28, 2008 7:04 pm
Luciano, como não localizei o post,
mando o endereço de novo.

Se tiver qualquer dúvida, é só dar um grito aí.
O Domrs descreve em rápidas palavras, o processo que estou
enviando. É este mesmo. A fixação por chapinhas, pode deixar o
painel "dançando" na parede. O melhor é mesmo o sistema de cunhas,
que "chamam" entre si, as partes a fixar. Dá uma olhada....... \";)\"

Grande abraço \":D\"

Ter Dez 22, 2009 7:49 pm
Iniciado

Re: Fixação de Painel de MDF
Bom dia pessoal, deu tudo certo, consegui fixar o painel de forma "invisível" na parede.
Muito obrigado pela ajuda...
Agora já posso partir pra próxima "invensão".

Um ótimo 2010 pra todos.
Um abraço,
Luciano

Ter Dez 29, 2009 8:23 am

Que legal Luciano!

Tira umas fotos e mostra pra nós o seu trabalho!

Um super 2010 pra você e para todos os seus!

Ter Dez 29, 2009 8:11 pm
Membro

Data de registro: Sáb Out 09, 2010 11:38 am
OI colega

em relação à sua pergunta sobre a fixação dos painéis, como os pedaços são relativamente pequenos, voce pode fazer pequenos furos na parede com broca de vídea 5 mm, para encaixe de pregos sem cabeça fixados na parte traseira do painel, e na ponta do prego, enrole fios de estopa para fazer volume e pressionar nos furos da parede.

é assim que se fixa as letras metálicas dos letreiros nas paredes, pode colocar de dois a 4 furos por placas, dependendo das distâncias e espaçamento entre si.

espero que possa ter ajudado.

Rosalve Lucas

Sáb Fev 26, 2011 12:36 pm
Membro

Data de registro: Sáb Out 09, 2010 11:38 am
OI colega

em relação à sua pergunta sobre a fixação dos painéis, como os pedaços são relativamente pequenos, voce pode fazer pequenos furos na parede com broca de vídea 5 mm, para encaixe de pregos sem cabeça fixados na parte traseira do painel, e na ponta do prego, enrole fios de estopa para fazer volume e pressionar nos furos da parede.

é assim que se fixa as letras metálicas dos letreiros nas paredes, pode colocar de dois a 4 furos por placas, dependendo das distâncias e espaçamento entre si.

espero que possa ter ajudado.

Rosalve Lucas

Sáb Fev 26, 2011 12:38 pm
Iniciado

Data de registro: Seg Jun 13, 2011 11:50 pm
Boa Noite a todos, eu gostaria de receber o arquivo da fixação dos painéis.... será que alguém poderia me enviar o endereço?

obrigada.

Seg Jun 20, 2011 11:03 pm
Membro

Data de registro: Seg Jun 13, 2011 10:43 pm
Boa noite a todos.

Bem, estou querendo fazer um painel para colocar uma televisão de 47". A parede tem aproximadamente 2,,33 de altura útil por 1,75 de largura. Eu acho que entend o processo de cunha, mas fiquei em dúvida em relação a lateral. Como eu conseguiria fixar este painél sem que nenhum parafuso fique aparente na parte lateral, já que o meu painel não será fechado dos lados ?

Alguém poderia me mandar o caminho do tutorial, para eu tentar aplicar na minha idéia ? Aguardo sugestões dos colegas

Abraços
Jairo

Seg Jul 04, 2011 11:10 pm
Perfil ICQ
Membro

Data de registro: Ter Mai 25, 2010 3:48 pm
Jairo,

Pelo que entendi... você quer deixar a lateral aberta? Nesse caso vai dar pra ver toda a fiação e o suporte da TV (coisas nada bonitas :roll: )...se você mandar uma foto ou mais detalhes da idéia fica mais fácil do pessoal ajudar...
Tem um tópico recente sobre painel de TV...é bem recente mesmo...vou ver se encontro e posto aqui...

Abração

Ivan

Ter Jul 05, 2011 12:42 pm
Membro

Dá uma olhada nesse tópico...

viewtopic.php?f=54&t=4668

Abraço

Ivan

Ter Jul 05, 2011 12:46 pm
Membro

Grande Ivan

Primeiramente obrigado pela força. Bem, Na verdade eu ainda não tenho o desenho do móvel, mas imagina um painen que nada mais é que uma placa de MDF que vai estar uns 3 cm afastada da parede (espaço inicialmente estimado para passar os fios), com a TV fixada, e na parte de baixo 1 gabinete. Be, a idéia da cunha, poderia servir para fixar esta placa na parede, poré, como a placa não é exatamente de 3 cm, eu teria que colocar uma espécie de moldura lateral para esconder os tais fios que você está mencionando, pois este meu painel não será cercado de parede. Bem, eu vou providenciar uma foto, mas queria entender como eu:

1- Pendurar a placa sem deixar parafusos aparentes
2- Como colocar uma moldura lateral, sem deixar parafusos aparentes.

Como o colega mencionou que tinha um tutorial, achei que poderia servir para o meu propósito. Estes tópicos são interessantes, só não sei se foi possível ocultar todos os parafusos neste sistema. Vou olhar com mais carinho para entender, pois eu tinha visto este tutorial e não vi o sistema de cunhas sendo feito

De qualquer maneira muito obrigado pela ajuda

Qua Jul 06, 2011 12:13 am
Perfil ICQ
Membro

Data de registro: Seg Mai 17, 2010 12:26 pm
Olá, jmodrade.

Eu tenho a intenção de fazer algo parecido em minha casa mas ainda nem comecei o projeto. Entretanto, não suportaria a TV no painel que nesse caso precisaria de uma construção mais robusta e uma fixação mais segura. Como este serviria apenas à função de ocultar os inúmeros fios que seriam ligados à TV, a minha idéia seria de fixar o painel à parede junto com o suporte da TV, este sim aparafusado à parede. Construindo-se um painel leve o peso total sobre os suportes (que suportaria a TV e o painel) não seria excessivo. Por garantia, os parafusos originais do suporte seriam substituídos por outros com comprimento 3cm maior compensando o espaçamento entre o suporte e a parede criado pelo painel. Claro que bons tacos de madeira devem ser colados por trás do painel na área onde o suporte seria colocado garantindo um bom encosto destes.

Por ora, é só uma idéia.

Qua Jul 06, 2011 11:54 am
Membro

Data de registro: Dom Set 05, 2010 2:36 pm
Mensagem ˜
Opa amigos.. pegando o bonde andando, mas dando uma colaboração sobre o painel na parede,
Estou enviando o link com umas fotos de um que fiz no meu quarto.
Como não tinha espaço, fiz ele com 5 cm apenas, na parte do meio, fiz uma parte de MDF como se fosse a moldura da TV, a tv que escolhi tb ajudou, na verdade é um monitor de 26 polegadas de LED, ou seja ele é fininho e leve, ele tem uma moldura de vidro em volta da tela que da uns 4mm, entao usei aqueles suportes de espelhos para fixar ele sobre o MDF, essa parte de MDF que moldura o monitor, tb ficou móvel, como uma porta de armário, ou seja, posso abri-la com o monitor e acessar os fios caso precise.
A sustentação do painel é feita por sarrafos parafusados na parede e as laterais do painel parafusadas nos sarrafos.
Pra terminar coloquei duas prateleiras de vidro com suportes tipo tucano. Aguentaram bem.
Fica aí mais uma idéia de painel.

Abç
J.P.

Qui Jul 07, 2011 12:14 am
Perfil WWW
Membro

Galera

valeu pelas dicas. Tenho fotos de um exemplo, mas na verdade eu peguei através da mala direta de um corretor. Eu olhei o tópico de postar imagens, mas como a figura está dentro do meu computador, eu queria ******** a foto direto do meu computador, mas não consegui.

A sua idéia do Romar é válida, mas acho que você terá um grande trabalho em fazer o corte na madeira, para que a televisão fique diretamente parafusada na parede (se vc usar a placa de MDF tradicional) e outra é que eu acho que de uma forma ou de outra, a parede vai ficar um pouco aparente. Na verdade eu queria tapar a parede e deixar só painél visível. Assim que eu entender como eu carrego uma imagem direto do meu micro, sem ter que ir para 4share, eu posto a fotos para todos. Mas o exemplo é bem parecido com a foto que está no link que o Ivan enviou.

Caro JP, acredito que a lateral você prendeu no sarrafo. Ele não ficou aparente ?

Assim que eu aprender a postar fotos, eu mando para todos

abraços

Qui Jul 07, 2011 12:40 am
Perfil ICQ
Membro

jmodrade escreveu:
Galera

Caro JP, acredito que a lateral você prendeu no sarrafo. Ele não ficou aparente ?

abraços

Nao ficou nao... ficou por dentro do painel, estou postando esse desenho que fiz rapidinho pra vc entender como ficou.
Imagem

Se vc tiver 100 cm de painel, vc precisa descontar a espessura do painel e fixar eles na parede. no meu caso usei mdf de 15mm entao tive que achar os 100cm marcar na pared, e descontar 15mm de cada lado para fixar o sarrafo, quando encaixei o painel por cima, encostando na parede ele vesitu certinho, depois só fixar as laterais do painel do sarrafo.
entendeu??
Abç
J.P.

Qui Jul 07, 2011 1:05 am
Perfil WWW
Membro

J.P,

Qual a distãncia do painel até a parede?
O amigo está tentando fazer o painel sem que os parafusos apareçam...coloca-los na lateral, que será mais estreita, e depois revestila seria uma saída.
Outra coisa a se pensar é o acabamento painel parede...

Abraços

Ivan

Qui Jul 07, 2011 7:14 am
Membro

ivanfg escreveu:
J.P,

Qual a distãncia do painel até a parede?
O amigo está tentando fazer o painel sem que os parafusos apareçam...coloca-los na lateral, que será mais estreita, e depois revestila seria uma saída.
Outra coisa a se pensar é o acabamento painel parede...

Abraços

Ivan

Ivan,
Bem, no caso de usar o mdf já existe os tapa furos, que são adesivos com a mesma textura do painel. Ficam quase imperceptíveis. A distancia ficou de 5 cm da parede, interna, e por fora 6,5cm
Para a montagem do painel usei cantoneiras pela parte de dentro então nao tem parafusos aparente. Som ficaram mesmo os que unem ao sarrafo, no caso dois de cada lado.
J.P.

Qui Jul 07, 2011 12:22 pm
Perfil WWW
Membro

J.P.,

:up: eu acho melhor não revietir os furos porque depois fica difícil fazer qualquer modificação ou manutenção.

jmodrade,

Quem vai notar os parafusos vai ser você...se colocar de lado então! ninguem vai notar...pode acreditar. Diante do trabalho final, só se o camarada for muito chato pra ficar achando motivo pra criticar ou dar idéia de como poderia ser feito.... :( Principalmente se a lateral for só passagem...

Abração

Ivan

Qui Jul 07, 2011 7:47 pm
Membro

ivanfg escreveu:
J.P.,

:up: eu acho melhor não revietir os furos porque depois fica difícil fazer qualquer modificação ou manutenção.

jmodrade,

Quem vai notar os parafusos vai ser você...se colocar de lado então! ninguem vai notar...pode acreditar. Diante do trabalho final, só se o camarada for muito chato pra ficar achando motivo pra criticar ou dar idéia de como poderia ser feito.... :( Principalmente se a lateral for só passagem...

Abração

Ivan

Ivan,
Os tapa furos que me refiro são facilmente removíveis caso necessite. Eles apenas são colados sobre o buraco escariado sobre o mdf. Bem usamos isso nos moveis planejados.
Mas acredito que o que você disse é a verdade, só se algum "chato" quiser ficar caçando os parafusos para criticar.
J.P.

Qui Jul 07, 2011 10:35 pm
Perfil WWW
Membro

Caro JP, o que o Ivan comentou é exatamente o que eu queria. Eu não queria pregar ou parafusar pela lateral e depois usar tapa furos. Tem como fazer isso, mas talvez fique muito caro, pois vou ter que usar uma diversidade de madeiras com espessuras diferentes. Eu tive uma idéia que talvez esconda os parafusos laterais. Mas antes eu queria postar a foto que eu tenho de exemplo, para que todos entendam o que eu quero fazer.

Então antes vai a pergunta ******. Alguém sabe como eu posso anexar uma foto que está no meu micro de forma rápida e simples aqui no fórum ?

Depois que eu mostrar, vcs irão entender rapidamente

Abraços
Jairo

Qui Jul 07, 2011 11:20 pm
Perfil ICQ
Membro

Jairo,

Você clica normalmente para responder ao tópico...logo abaixo do quadro de resposta (é só descer a barra) você vai ver "Anexar arquivo" (barra na horizontal em cinza). Clique em "procurar"..achando o arguivo dê um duplo clik nele....tem que estar dentro de alguns parâmetros de tamanho para ser postado. Depois "adicionar arquivo" e, posicionar ele na linha...

Dá uma tentada que não é difícil...
Sou bem ruim com computador e quando preciso mecher na foto abro ela no paint e faço as mudanças...

abração

Ivan

Sex Jul 08, 2011 8:05 am
Membro

Ivan, olha que eu sou um cara que mexe bastante em computador, e com coisas até mais complexas, mas eu realmente não vi este botão anexar. No meu não aparece. Não sei se eu não habilitei alguma coisa ou meu perfil não permite anexar, mas eu não consigo. Vou ler mais um pouco aqui para ver se o problema é o meu perfil.

Abraços
Jairo

Dom Jul 10, 2011 11:36 pm
Perfil ICQ
Membro

Data de registro: Qui Mar 24, 2011 11:57 am
Oi, Jairo

O problema é que vc ainda é novato no forum e não pode postar fotos ainda, mas 'guenta aí, que logo será possível.
Enquanto isso, continue tentando se fazer entender.
Abraços.

Seg Jul 11, 2011 11:42 am
Perfil WWW
Membro

Bem Silvana

Como você bem falou, eu sou novo. Logo eu não posso dar muito palpite ... rsrsrsrs. Mas acho ruim fazer este tipo de restrição, pois empobrece muito a discussão. Se eu conseguisse postar a foto, acho que esclareceria mais. Acho que ao invés de fazer este tipo de proibição, seria mais fácil expulsar usuários indisciplinados. Bem, se até lá eu não fizer nada, eu posto a foto por aqui ....

Abraços a todos
Jairo

Ter Jul 12, 2011 11:05 pm
Perfil ICQ
Membro

Bem

Como a Silvana falou, eu aumentei minha patente e agora posso postar fotos. Segue uma foto muito similar ao painel que eu quero fazer. Talvez eu muda apenas o fato do meu painel possuir algumas portas na frente. apesar desta foto está longe, eu tenho uma um pouco mais próxima e eu não vejo nenhum vestígio de parafuso aparente

Ter Jul 12, 2011 11:14 pm
Perfil ICQ
Iniciado

Data de registro: Seg Jun 13, 2011 11:50 pm
Olá a todos, estou tentando mais uma vez conseguir ajuda para fixação de painéis sem que fiquem aparentes os parafusos. O meu projeto é o mesmo do luciano, eu sei que ele conseguiu resolver e sei que o exoteric também tem uma sequencia de passos para realizar o mesmo.

Eu gostaria de receber estas informações.
Agradeço se alguém puder me ajudar.

Ter Jul 19, 2011 8:27 pm
Membro

jmodrade,

Cadê as fotos :lol:

nanibat,

Tem que dar uma olhada se pode colocar a lateral encaixada :idea: O pinel (parte frontal) seria montado e fixado aos suportes e depois a lateral seria colada...não... :?: :?: tem que dar uma pensada...Tem que conciliar tomadas, furos, passagem de fios, possíbilidade de manutenção...

Vamos ver as ideías que aparecem.

Tenta postar uma foto do local ou um rascunho da idéia...se vai pegar a parde toda, se só uma parte...se vai ser necessário fechar as duas laterais...

Ivan

Qua Jul 20, 2011 1:30 am
Membro

Para finalizar o painel sem parafusos pensei em algumas opções:

- Fechar a lateral com uso de cavilhas. Acharia melhor colar e projetar o painel com fonga suficiente para não ter necessidade de abri-lo tão cedo.
- Verificar em lojas de pisos e revestimentos (como piso flutuante) a existência se sistemas de fixação e acabamento existente. Atualmente a variedade de produtos nela linha é bem grande.

O uso de cavilhas pode ser em todo o projeto dependendo da espessura do MDF. O maior problema a meu ver seria fixar a Tv no revestimento (eu não faria isso). Nesse caso deveria ser previsto um suporte fixo a parede ou mesmo ao painel, desde que seja confeccionada uma extrutura entre o painel e a parede onde haverá o suporte.

Pensei nisso!

Abraços

Ivan

Qui Jul 21, 2011 7:25 pm
Membro

---------
Bem pessoal, acho que agora eu consegui uma patente que me permite anexar fotos ... rs, segue a foto do padrão de painel que eu quero fazer. Eu ainda estou em dúvida se o que eu vou fazer vai ficar mais profundo, apenas para dar espaço para os fios passarem com tranquilidade. Bem, nesta distância não é possível ver parafusos aparentes, mas acho que não existe nenhum. No meu eu tive algumas idéias para esconder os mesmos. Só não conseguir pensar nada para as laterais, onde eu vou adotar o tapa furo mesmo.

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Dom Jul 24, 2011 2:54 pm
Perfil ICQ
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 32 Mensagens ]