Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 14 Mensagens ] 
Estrutura para móveis 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Sáb Jul 03, 2010 1:34 pm
Mensagem Estrutura para móveis
Pessoal, Boa Tarde.

Estou engajado em um projeto para montar uma mesa para meu home office e home estudio, e uma prateleira com portas de correr.
Como sou hobista, meu problema está em como fazer a estrutura das prateleiras suportar peso de aproximadamente 100Kg na porta inferior, como fixar este móvel na parede de modo seguro, como deixá-lo extruturado. No caso da mesa, minha dúvida é como deixá-la de pé e bem firme. Neste caso, não sei se será necessário utilizar algum tipo de pé, fixar a mesa na parede ou algo parecido.

Não estou conseguindo colocar a foto do projeto feito no scketchup. Irei ver como faço isso no fórum e postarei depois.

Dom Jul 11, 2010 5:02 pm
Membro

Data de registro: Qua Jan 27, 2010 5:59 pm
Mensagem Re: Estrutura para móveis
Oi, Boa Noite.

Seguinte, no Scket vá em arquivo/exportar/grafico2d e ele vai abrir uma caixa para salvar em .jpg, aceito aqui. Atenção ao fazer isso: ele vai tirar uma "foto" do que está na tela. Então escolha antes um bom ângulo para gente ver direitinho por aqui.
Abrs,
Esquadro.

miltonueno escreveu:
Pessoal, Boa Tarde.

Estou engajado em um projeto para montar uma mesa para meu home office e home estudio, e uma prateleira com portas de correr.
Como sou hobista, meu problema está em como fazer a estrutura das prateleiras suportar peso de aproximadamente 100Kg na porta inferior, como fixar este móvel na parede de modo seguro, como deixá-lo extruturado. No caso da mesa, minha dúvida é como deixá-la de pé e bem firme. Neste caso, não sei se será necessário utilizar algum tipo de pé, fixar a mesa na parede ou algo parecido.

Não estou conseguindo colocar a foto do projeto feito no scketchup. Irei ver como faço isso no fórum e postarei depois.

Dom Jul 11, 2010 9:05 pm
Membro

Boa Noite pessoal,

Estou tentando desde ontem colocar uma foto anexa neste para ver as opiniões dos nossos companheiros, porém não consigo colocá-la. Já vi outros tópicos no fórum ensinando a colocar anexos, mas não consigo encontrar o botão para anexar arquivos. Alguém sabe me dizer o que está acontecendo ou se é preciso algum tempo de casa para poder fazer esse tipo de post ?

Seg Jul 12, 2010 6:44 pm
Membro

Data de registro: Qui Out 23, 2008 8:38 pm
so depois de 20 msgs tu pode anexar imagens se nao me engano...

Seg Jul 12, 2010 7:32 pm
Perfil ICQ
Membro

Valeu high. Vou pesquisar mais.

Seg Jul 12, 2010 9:24 pm
Membro

Data de registro: Dom Jun 27, 2010 12:58 am
Oi milton,
fiquei interessado neste tópico. Vc não vai postar a foto ?
Um abraço.

Sex Jul 16, 2010 11:34 am
Membro

Data de registro: Ter Jun 22, 2010 7:13 pm
High, o contador dele já tem 25 msg, o Milton deve estar com outro problema, ou não é este contador?

Sex Jul 16, 2010 2:22 pm
Membro

Data de registro: Qui Out 23, 2008 8:38 pm
a ultima vez q ele me disse tinha poucas msgs.. ele tentou depois de passar das 20?

se nao conseguir so me avisar q do um help nop q ele precisar

Sex Jul 16, 2010 6:05 pm
Perfil ICQ
Membro

Vamos lá galera, boa noite,

Estava ancioso para a liberação dos anexos. Sendo assim, sem mais delongas, segue a foto do meu projeto e minhas dúvidas seguem abaixo. Conto com a sabedoria de todos para que eu consiga concluir este projeto. Quero deixar uma coisa bem clara para todos os colegas: Utilizei o ScketchUp para fazer os desenhos apresentados por mim neste tópico, porém não tenho ainda um bom manejo deste programa. Quaisquer erros que os desenhos possam ter, ficarei muitíssimo feliz em corrigí-los, assim que vocês amigos os virem. Tenho apenas curso de desenho técnico.

Vamos ao que interessa:
1 - Armário sobre mesa Home Office
1.1 - Este Armário tem na porta superior da direita, dois nichos grandes. Logo abaixo desses nichos coloquei nichos menores com a metade do tamanho dos grandes, computando um total de 4 nichos. A porta da direita tem as mesmas configurações da esquerda.
1.2 - A porta de baixo, corre em toda a extensão do móvel, sempre deixando aberto um dos lados. Decidi fazer assim para o móvel não ficar com a " cara quadrada ". Esta parte tem apenas uma divisão no meio, deixando sempre a impressão de que está faltando algo.
1.3 - Na parte das portas duplas superiores, ainda não tenho nada para colocar, já na parte de baixo está comprometido com algumas coisas. Do lado direito como voes podem ver no desenho aonde está a vista frontal do armário sem as portas, tem duas bases anguladas. Estas bases são para duas caixas de som. Só tem um probleminha, cada caixa pesa 18Kg, ou seja do lado inferior direito teremos um peso de 36Kg e do lado esquerdo teremos um peso aproximadamente igual. Calculo eu que o armário cheio, poderá pesar até 150Kg. Neste desenho, defini que as laterais, o tampo superior, a divisão mediana, a base inferior e divisão central da parte inferior de MDF de 18mm, todas as outras peças serão de 15mm.
1.4 - Como vocês podem já ter percebido, este móvel está sem o fundo. Calma galera ão sou doido, ainda. Algumas observações e perguntas. Está claro para todos que utilizarei este ambiente como um home estúdio também. Neste caso, a parede aonde este armário ficará fixo, receberá uma camada de piso de madeira cru, para diminuir a reflexão sonora e abdorção do som refletido. É possível deixar o armário sem o fundo ? Neste caso, o fundo do armário será o piso de madeira cru. Como estabelecer uma estrutura para este armário não cair nem entortar para nenhum dos lados suportando o peso descrito ? Quais as espessuras e os tipos de madeiras que seria mais recomendados ?
1.5 - Caso não seja possível ficar sem o fundo, como será a configuração do móvel levando em cosideração as perguntas acima ?

2 - Mesa Estúdio Home Office
2.1 - A meu ver a mesa é mais simples. Tem Oito Gavetas, sendo: As duas de baixo para pastas suspensas, as quatro acima para material de escritório e as duas superiores para coisas pequenas. Como essa mesa também servirá para meu home estúdio, tem uma base retrátil do lado direito das gavetas, aonde ficará meu teclado de arranjos. Todas as gavetas e a base retrátil será de 60 cm utlizando corrediças telescópicas.
2.2 - Sobre o tampo da mesa, tem uma aba para esconder os fios, outra modificação que estou pensando em fazer é colocar o aparelho que está acima da gaveta do lado direito, dentro da gaveta.
2.3 - Neste projeto, coloquei todos os tampos e laterais de MDF de 18 mm, as gavetas ficaram de 15 mm
2.4 - Como estabelecer uma estrutura nesta mesa para que ela suporte peso de aproximadamente 60Kg sobre o tampo ? como estruturar ( travar ) esta para que ela não caia de lado ?

Conto com todos e podem ter certeza que irei ver todos os posts de todos os amigos que colaborarem com a comunidade.

Milton Ueno

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Sex Jul 16, 2010 9:48 pm
Membro

Data de registro: Qua Set 08, 2010 5:05 pm
Muito interessante este Home Office... mandou bem...

Sáb Set 11, 2010 8:37 pm
Membro

Data de registro: Qui Jul 19, 2012 11:39 pm
Poxa, que pena que ainda sou iniciado e não consigo ver os anexos e imagens. To querendo fazer um home office também e gostaria muito de ver esse seu projeto. Daqui a uns dias eu vejo. rsrs

Sex Ago 10, 2012 10:52 am
Membro

Data de registro: Seg Jul 19, 2010 11:22 am
Olá Milton, vou dar meus pitacos, mas lembrando q eu tb sou hobbista...

Eu faria uma travadinha no fundo, tanto no armário, como na mesa, para evitar balanços laterais. No armário, eu colocaria um fundo nos nichos menores, deixando vazados os demais. Ou mesmo, um fundo no nicho em que tem a porta corrediça. Na mesa, eu colocaria um fundo para travar o tampo nos pés, mas não precisa ser grande (algo como um pedaço de mdf de 15cm de largura, posicionado na parte superior, assim, vc além de travar a estrutura, diminuiria um provável empenamento do tampo pelo excesso de peso). Mesmo assim, dependendo do peso, terá que pensar em reforçar a parte dianteira do tampo.

Para travar as peças, eu usaria dispositivos minifix, mais cavilhas.

Sex Ago 10, 2012 3:34 pm
Membro

Data de registro: Sáb Jul 21, 2012 3:15 pm
Eu também sou hobista, mas vou dar uns pitacos.

Para travar as peças separaria as mesmas por nichos e faria a amarração em cima e em baixo conforme a necessidade por pedaços de 5 cm de fora a fora nos nichos.

Quanto a mesa debaixo, substituiria abaixo do tampo onde está o segundo gaveteiro por uma peça de sustentação de 18 mm, para dar sustentação e faria os gaveteiros com rodízios, e para fechamentoda parte de trás mdf de 3mm.

Ter Ago 14, 2012 6:17 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Dez 01, 2010 10:26 pm
---------
Boa noite colega...

Seu projeto, de certa forma, é parecido com o meu: Meu primeiro "projetiu": um Guarda Roupa. Apesar do nome, fiz o guarda-roupa integrado a um home-office com mesa de tampo retrátil com corrediças telescópicas, gavetas e estante em L. Tanto o guarda-roupa como a estante não têm fundo (só a parede...)

Não sei quanto peso tenho "estocado", mas é grande... livros, mangas, revistas... :mrgreen:

Como é sabido, MDF não suporta peso então fiz o seguinte: nos maleiros superiores acrescentei sarrafos 5x2cm de madeira sob a prateleira de MDF 15mm; as prateleiras da estante foram reforçadas com suportes metálicos em L (não ficou muito bonito, mas funcionaram).

Geralmente as marcenarias costumam utilizar MDF de espessuras maiores para prateleiras que terão que suportar carga. Para isso há duas possibilidades: adquirir o MDF já na espessura ou, o que é mais prático, colar duas ou mais chapas até conseguir a espessura que deseja.

No mais, qualquer dúvida sobre o meu projeto envie uma MP ou poste aqui mesmo neste tópico que eu estarei acompanhando.

Abraço.

Nilson "Matuto"

Ter Ago 14, 2012 7:56 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 14 Mensagens ]