Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 4 Mensagens ] 
Duvida caixa de madeira 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Seg Out 04, 2010 11:00 pm
Mensagem Duvida caixa de madeira
Salve amigos da serragem; é o seguinte estou com uma caixa de madeira daquelas bem antigas que o pessoal usava pra guardar as coisas, acho que deve ter uns 150 anos. A dúvida é a seguinte , quero restaura-la e deixar na madeira limpa, pois acho que passaram uma cera nela e não ta legal, então gostaria de saber dos amigos qual a melhor maneira de remover esta cera se é na lixa ou raspando. E depois o que é melhor aplicar pra dar o acabamento. Grato pela atenção e ate a proxim. /dance

Seg Ago 06, 2012 1:39 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Mensagem Re: Duvida caixa de madeira
Calil, se for cera mesmo, a lixa vai emplastar muito e estragar. Eu iria na plaina manual na parte externa, dependendo dos detalhes da caixa. Na parte interna, se também estiver nessa situação, você pode usar uma espátula afiada. Depois de tudo limpo, lixa até grão 320 ou 400. O acabamento fica a seu critério. Pode ser verniz ou seladora e cera. O ideal seria você postar uma foto da caixa para vermos melhor. Abraços!

Seg Ago 06, 2012 2:30 pm
Membro

Data de registro: Seg Out 04, 2010 11:00 pm
Entendido Lauro, vou tirar uma foto da caixa e posto aqui.

Seg Ago 06, 2012 3:08 pm
Membro

Data de registro: Ter Jan 03, 2012 7:17 am
---------
Calil, dependendo da rugosidade da madeira pode-se tentar esfregar com removedor ou águaraz. qualquer vestígio de cera que fica na madeira deixará manchas feias no acabamento, talvez seja melhor raspar ou plainar como dito acima. quanto ao acabamento eu sugiro que use stain que penetra na madeira, pode durar 6 anos (cetol deck), não forma película (como o verniz) e por isso não descasca, dá um acabamento excelente e pode ser repintado sem grande dificuldade. em madeiras mais resinosas demora mais tempo para secar.

abraços

cláudia

Ter Ago 07, 2012 4:23 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 4 Mensagens ]