Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 6 Mensagens ] 
Diferença entre tico tico de bancada e serra fita 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Qua Ago 08, 2012 6:30 pm
Mensagem Diferença entre tico tico de bancada e serra fita
Desculpe abusar do conhecimento de vocês , tenho de decidir entre uma serra de fita ou uma tico tico, vou explicar, não sou nem serei um marceneiro ou carpinteiro , me dedico apenas a fabricar pequenas coisas que a dona da casa determina, tenho um problema muscular / motor que NÃO consigo serrar reto mesmo usando guias, tenho uma circular e uma tico tico manual, vendo os videos achei que uma solução seria a compra de uma maquina em que eu controle a madeira e não a ferramenta, não terei grandes pecas para serrar no máximo mdf ou compensado de 15mm.

Se possível me ajude a decidir

:?:

Qui Set 06, 2012 11:23 am
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Mensagem Re: Diferença entre tico tico de bancada e serra fita
Marconi, a diferença básica entre essas duas ferramentas é a maneira como funcionam. A tico-tico move uma pequena serra por movimento recíproco de vai-vem, enquanto a serra de fita usa uma lâmina longa com as duas pontas soldadas uma à outra e o movimento é contínuo, sempre na mesma direção.

Quanto à utilização, a serra tico-tico é mais recomendada para trabalhos mais delicados e detalhados com muitos recortes e curvas, e em madeiras não muito duras nem grossas, pois diferentemente da tico-tico de mão que usa uma lâmina relativamente larga, a tico-tico de bancada usa uma serra bem fininha que tende a se gastar mais rapidamente e quebrar quando forçada. É uma máquina mais apropriada para artesanatos e marchetaria.

Por outro lado, a serra de fita funciona muito bem tanto para cortes retos como cortes curvos (embora não tão detalhados como a tico-tico), e é apropriada para trabalhos em madeiras mais parrudas.

Acredito que no seu caso, você ficará mais bem servido com uma serra de fita.

:up:

Qui Set 06, 2012 11:49 am
Colaborador

Data de registro: Sex Mai 21, 2010 10:53 am
Marconi, usa o "busca" do sitio!
Esse tema já foi debatido em dois deles:
Aqui:
viewtopic.php?f=25&t=8858&hilit=diferen%C3%A7a+tico+tico+de+bancada+e+serra+de+fita
E aqui:
viewtopic.php?f=25&t=6591&p=61778&hilit=tico+tico+de+bancada+e+serra+de+fita#p61778

Abç

Carlos

Qui Set 06, 2012 12:08 pm
Membro

Data de registro: Qua Jan 05, 2011 9:44 pm
Eu tenho as duas, e pra falar a verdade a tico tico de bancada uso quando estou inspirado em fazer algumas miniaturas de guitarra, acabo usando muito mais a serra de fita, acredito que para o que você precisa a serra de fita será mais útil.

Sex Set 07, 2012 10:33 am
Membro

Data de registro: Seg Jan 03, 2011 11:44 am
Marconi.
Também sou da mesma opinião que o danilo e o Yankleber.
Eu trabalho na serra serra tico tico e na serra de fita ambas da makita.
O uso da tico tico é limitado, chegando a cortar madeira macia na casa de até 5 centímetros, quando até menos. Suas lâminas são pouco duráveis e são caras as de marca boa. As vantagens é que com ela você pode fazer cortes no interior da madeira e o acabamento do corte é melhor.
Quanto a serra de fita, ela é mais indicada para madeiras de qualquer espessura, chegando na média de 16 cm, tanto madeira macia quanto dura. Sua lamina é muito durável. Mas nas serras de fitas "hobby" a exemplo da skil, tem relatos na internet de que sua lâmina é pouco durável e difícil de se achar para comprar.
Também depende do que você pretende mais trabalhar. Com a serra tico tico, por exemplo, você pode fazer belísisimos trabalhos em "scroll saw". Pesquise no google usando esta palavra "scroll saw" e acredito eu que você se encantará com o tipo de trabalho que ela é capaz de fazer. Para mim não tem arte mais bonita. Já se você for trabalhar com madeira que não necessite de cortes internos a serra de fita é mais utilizável.
Espero ter ajudado.
Abraços.

Sex Set 07, 2012 7:18 pm
Perfil YIM
Membro

Data de registro: Sáb Jul 14, 2012 10:35 pm
---------
Bem Marcone, eu tenho as duas serras , pois vez por outra ando fazendo umas esculturas de parede. Se você for usar para fazer recortes internamente em madeira nem olha pra serra de fita, mas se for para recortes esternos ela faz, só que com limitações, já que a distancia entre o corpo da serra e a lamina é pequeno. Naõ sei quanto as outras marcas, mas a serra da skil não presta: vem com polias excêntricas,folga entre o eixo do motor e a polia, com as rodas guia da lamina desbalanceada;e mesmo você equacionando esses problemas,quando serra com a guia paralela ou a outra, o corte tende em fazer uma curva.

Sáb Set 15, 2012 10:46 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 6 Mensagens ]