Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 18 Mensagens ] 
Desengrossando e desfolhando com a serra de bancada! 
Autor Mensagem
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Mensagem Desengrossando e desfolhando com a serra de bancada!
Oi pessoal,

Como vocês sabem, recentemente eu comprei uma Skil 3610 e estou adorando a máquina.

Eu custei a adquirir uma serra dessas porque toda vez ficava me perguntando se eu realmente precisava de uma, pois me parecia que a princípio tudo que eu fizesse nela poderia ser feito com uma circular de mão. Ledo engano, pois só após começar a brincar com a minha é que fui percebendo que a máquina faz muito mais do que apenas cortar madeira!

:mrgreen:

Duas coisas que descobri que ela faz muito bem é desengrosso de material e desfolhamento.

O desengrosso é extremamente simples especialmente em material como caibros e vigas não muito grossas (algo em torno de até 10 cm), por causa do limite do tamanho da serra. Isso significa que infelizmente não dá para desengrossar pranchas ou tábuas além dessa medida.

Com a máquina desligada, encoste a madeira totalmente no lado direito da lâmina, e em seguida o batente na madeira fazendo um "sanduíche" em que a madeira fique prensada bem justa entre o batente e a serra. Em seguida é só retirar a madeira puxando ela para trás (você notará que é preciso fazer um pouco de força para isso). Agora ligue a máquina e empurre a madeira bem encostada no batente, e ela será desengrossada tirando o mínimo de material possível. Eu percebi que algumas vezes uma segunda passada melhora ainda mais o serviço. Se a madeira estiver muito desigual e irregular, pode ser preciso mover o fence coisa de um milímetro a mais para a esquerda. Mas a idéia é sempre tirar o mínimo possível de madeira. Percebi também que o uso de dois featherboards -- um horizontal à esquerda mantendo a madeira encostada no batente e um vertical superior impedindo que a ponta da madeira levante -- ajudam bastante. Eu fiz o desengrosso de caibros de eucalipto e ripão de cedrinho e posso dizer que o resultado ficou excelente!

O processo de desfolhamento (eu chamo assim a retirada de camadas super-finas de madeira a serem usadas para folhear) é muito parecido com o desengrosso. a única diferença é que o batente deve ser ajustado de forma a deixar sobrar para o lado esquerdo justamente a folha que será retirada. Você deve fazer o ajuste dependendo da espessura que você desejar. Eu consegui tirar umas folhas de muiracatiara a partir de restos de testeira com menos de 1 milímetro de espessura sem grande dificuldade e sem jig nenhum. Infelizmente não dá para tirar folhas muito largas justamente por causa da limitação da altura da lâmina.

Vejam que ambos os serviços eu fiz com a lâmina original de 40 dentes que vem com a máquina!

:up:

Sex Ago 10, 2012 5:55 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Mensagem Re: Desengrossando e desfolhando com a serra de bancada!
Yan, a serra de bancada oferece muitos recursos mesmo. É uma excelente máquina. O único problema de fazer folheamento com ela, além da limitação de altura que você mencionou, é que, para tirar uma folha de 1mm, você acaba gastando 4mm de madeira, devido à espessura da lâmina. Mas, se for para pouca coisa e com material de sobras, vale a pena. Abraços!

Sex Ago 10, 2012 7:04 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
Já vi que o cupim te pegou, uma vez me disseram que o que se pode fazer com uma serra circular, a maioria dos profissionais desconhece, mas já vi que pegou gosto pela maquininha, e acho que ainda vai encontrar muito mais utilidades, eu apesar de estar muito relutante em comprar uma acho que vou acabar embarcando nessa, pois a que eu queria, era uma portátil da bosch, que já vem com todos os acessórios, mas pelo que andei pesquisando quando a lançarem o preço deve ser meio astronômico e a propósito como vai o projeto da esquadrejadeira.
Abraços
Pedro

Sex Ago 10, 2012 7:09 pm
Iniciado

Lauro escreveu:
Yan, a serra de bancada oferece muitos recursos mesmo. É uma excelente máquina. O único problema de fazer folheamento com ela, além da limitação de altura que você mencionou, é que, para tirar uma folha de 1mm, você acaba gastando 4mm de madeira, devido à espessura da lâmina. Mas, se for para pouca coisa e com material de sobras, vale a pena. Abraços!

Totalmente verdade!

Sex Ago 10, 2012 7:10 pm
Iniciado

REDBARON escreveu:
Já vi que o cupim te pegou, uma vez me disseram que o que se pode fazer com uma serra circular, a maioria dos profissionais desconhece, mas já vi que pegou gosto pela maquininha, e acho que ainda vai encontrar muito mais utilidades, eu apesar de estar muito relutante em comprar uma acho que vou acabar embarcando nessa, pois a que eu queria, era uma portátil da bosch, que já vem com todos os acessórios, mas pelo que andei pesquisando quando a lançarem o preço deve ser meio astronômico e a propósito como vai o projeto da esquadrejadeira.
Abraços
Pedro

É verdade, Red! Estou curtindo essa máquina muito mais do que eu poderia imaginar. Como eu tinha colocado no post original, sempre que eu olhava para uma serra de bancada só conseguia ver uma mesa com uma lâmina no meio para cortar madeira. E só. Não imaginava a enorme flexibilidade que tal máquina poderia oferecer. E olha que eu estou só começando!

Quanto à minha mini-esquadrejadeira eu a terminei ontem a noie. Mas essa informação é em "off", não oficial ainda, pois pretendo fazer uns acabamentos bacanas antes de fotografar!!! Mas funcional já está! Fiz uns ajustes e calibragens e instalei o batente do carrinho. Também instalei uma prateleira sob a a mesa dos trilhos que travas as pernas com a mesa de metal da Skil, fazendo com que o conjunto fique firme como rocha, e de quebra ainda ganhei um espaço que vou usar para construir um armarinho para guardar umas coisas!

Essa semana eu encomendei também dois fence clamps (que devem estar quase chegando) para fazer uma extensão para o batente original da Skil que permita a adaptação da tupia na mesa dela.

Afora isso, já tenho na minha lista de aquisições futuras um jogo dado blade da Freud... e você sabe como é... a coisa não pára!!!!

:shock:

Sex Ago 10, 2012 7:13 pm
Membro

Data de registro: Dom Out 31, 2010 10:58 am
Yan,

Fiquei muito curioso com estas versatilidades da máquina.
Para bem ilustrar estas atividades, é possível postar um vídeo sobre as mesmas?

Grato,

Mamoredo

Dom Ago 12, 2012 8:14 am
Iniciado

Mamoredo escreveu:
Yan,

Grato,

Mamoredo

Acho difícil, porque até para fotografar eu sou ruim... e não tenho filmadora.

:oops:

Dom Ago 12, 2012 1:31 pm
Membro

Data de registro: Qua Ago 01, 2012 4:43 pm
Mamoredo escreveu:
Yan,

tbm estou curioso para ver.

vc falou em adaptar a tupia na bancada da serra, como seria isso? não consegui vizualizar..

abraços e parabens pela aquisição

Seg Ago 13, 2012 10:47 am
Iniciado

andreguerra escreveu:
Mamoredo escreveu:
Yan,

tbm estou curioso para ver.

vc falou em adaptar a tupia na bancada da serra, como seria isso? não consegui vizualizar..

abraços e parabens pela aquisição

Gente, sinceramente a explicação que eu dei sobre o desengrosso e o desfolhamento ficou bem detalhada e se lerem com bastante atenção dá para entender. Mas se der tempo eu faço um tutorial no sketchup. Video, podem desistir!

:lol:

Quanto à adaptação da tupia, também não é complicado. Qualquer serra de bancada dá para fazer isso. A minha idéia é fazer um pequena tampo onde a tupia será fixada invertida. Esse tampo será fixado na mesa da Skil no lado DIREITO (pois no meu caso, no lado esquerdo já fixei minha mini-esquadrejadeira). Dessa forma, posso usar o fence da Skil; só que nesse caso eu tenho que fixar nele (com os fence clamps) um batente de madeira grossa com uma meia lua cortada no meio, de forma que a fresa da tupia possa avançar para dentro dela. Vou ver se faço um desenho também, logo logo, e posto um novo tópico com a idéia.

Seg Ago 13, 2012 11:02 am
Colaborador

Data de registro: Qua Jul 15, 2009 1:52 am
REDBARON escreveu:
Abraços
Pedro

ja pensou em importar uma da bosh??? custa 500 Us, se dobramos o preço vai para 1000,00 seria 2000,00 reais... acho que ainda vale a pena..

Seg Ago 13, 2012 11:07 am
Perfil WWW
Colaborador

em tempo... os marceneiros que conheço la fora e que fazem serviços no local, tipo moveis planejados, todos preferem a bosh como maquina de trabalho.

Seg Ago 13, 2012 11:08 am
Perfil WWW
Membro

ok yan!! quanto a parte do desengrosso eu tinha entendido.. e achei otimo.. devo fazer isso para limpar os tacos que achei na caçamba de entulho esses dias.

o que nao tinha entendido era o lance da tupia.. mas agora ja ficou um pouco mais claro.. um modelinho no sketch up seria otimo..

grande abraço

Seg Ago 13, 2012 11:09 am
Colaborador

Que Joia... fico contente que estejas desfrutando da maquina...

ainda vou ter uma.... se Deus quiser.

Seg Ago 13, 2012 11:14 am
Perfil WWW
Colaborador

andreguerra escreveu:
ok yan!! quanto a parte do desengrosso eu tinha entendido.. e achei otimo.. devo fazer isso para limpar os tacos que achei na caçamba de entulho esses dias.

o que nao tinha entendido era o lance da tupia.. mas agora ja ficou um pouco mais claro.. um modelinho no sketch up seria otimo..

grande abraço

campeão, muito cuidado, pois no passado estes tacos eram "pregados" com um prego especial para aderirem ao piche ou cola, verifique se este é o caso para não estragar sua lamina e correr o risco de travamento e acidentes...

vc chegou a ver a reportagem que te mandei?

Seg Ago 13, 2012 11:17 am
Perfil WWW
Iniciado

andreguerra escreveu:

grande abraço

André, beleza, não esquenta! Eu vou fazer um projetinho no Sketchup com o lance da tupia.

Agora, uma observação interessante que o Adenilson fez e que eu nem me lembrava, e que é bem verdade: antigamente os empreiteiros costumavam colocar pregos nos tacos na parte de baixo para aumentar a "pega" no piche, e isso pode ser bem perigoso. Já vi uma situação em que o cara sofreu um acidente feio com uma circular de mão, justamente por causa de pregos em tábuas: a lâmina estourou e um pedaço voou e saiu comendo a mão do sujeito. Ele deu sorte, não perdeu os dedos, mas teve que fazer um monte de cirurgias e até o momento em que ele me contou o fato os dedos ainda estavam com os movimentos comprometidos. Portanto, tome muito cuidado!

Eu acredito que no caso dos tacos, para limpar os mesmos, o ideal seria uma serra de fita.

Seg Ago 13, 2012 12:28 pm
Iniciado

A propósito aqui vai o link para o mini-tutorial de desengrosso que eu fiz:
viewtopic.php?f=54&t=9210

Seg Ago 13, 2012 12:29 pm
Membro

Adenilson escreveu:
andreguerra escreveu:

grande abraço

campeão, muito cuidado, pois no passado estes tacos eram "pregados" com um prego especial para aderirem ao piche ou cola, verifique se este é o caso para não estragar sua lamina e correr o risco de travamento e acidentes...

vc chegou a ver a reportagem que te mandei?

Fala Adenilson!
vi sim e achei muito interessante... realmente tinham pregos nos tacos. mas eu tomei cuidade de ficar um dia inteiro retirando todos esses pregos, e limpando os tacos.
não sei se vcs conseguiram ver as fotos la que eu postei.. vou tentar comecar retirando com uma espatula para ver se sai. depois uma lixada ja pode resolver. e ai por fim para acertar os tamanhos usar a serra circular.

grande abraço!

Seg Ago 13, 2012 12:40 pm
Iniciado

---------
E aqui vai a minha idéia de como utilizar a tupia na mesa da serra:

proposta-para-uso-de-tupia-em-serra-de-bancada-t9213.html

Seg Ago 13, 2012 1:09 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 18 Mensagens ]