Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 22 Mensagens ] 
Cove Cutting Table 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Qua Nov 23, 2011 5:27 pm
Mensagem Cove Cutting Table
Fala pessoal!
Eu já havia visto essa técnica no site do Mathias Wendell, a cove cutting, mas não tinha parado para prestar muita atenção.
Porque achei meio impossível e mais uma forma de tentar se matar com a serra de bancada.
ImagemImagem
Então, estava eu navegando pelo site da Rockler (olhando coisas que eu não posso comprar) e vi esse jig e pensei: é possivel ser feito com bastante segurança!!
Imagem
Dei uma olhada aqui no forum e achei somente um tópico do Edu onde o pessoal cita a técnica, mas não conversa sobre suas aplicações e peculiaridades!
É justamente sobre isso que eu gostaria de saber, se algum dos mestres usa essa técnica e quais as aplicações dela, e tudo que os colegas acharem útil para acrescentar!!

Abaixo um vídeo da técnica.

Editado pela última vez por Edu em Ter Set 04, 2012 8:10 pm, num total de 1 vezes
Correção link do vídeo

Sex Ago 31, 2012 10:41 am
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Mensagem Re: Cove Cutting Table
Uma aplicação prática dessa técnica que me vem à mente, seria abrir valas para passagem de fios em rodapés.

/think

Sex Ago 31, 2012 11:18 am
Membro

Data de registro: Sex Jun 10, 2011 11:46 pm
Puxadores para móveis...

Sex Ago 31, 2012 8:06 pm
Membro

Data de registro: Sáb Fev 18, 2012 2:27 pm
Alça de "push blocks"...

Não.... pensando bem...

Acho que não vale a pena...

É mais fácil comprar uma plaina de aplicação de rejunte, cortar o que não é útil fora, e utilizar só a alça.

Foi o que eu fiz, afinal, uma plaina de aplicação de rejunte custa apenas R$ 8,00 na Conibase (loja de SP).

Enfim... acho que não vale a pena essa parafernália toda para fazer um "Cove Cut'. Haja paciência ! Qual a real utilização disso, afinal ?

Esse papo de Cove Cut é muito exibicionismo e pouco uso prático. Sei lá... é só minha opinião sobre o assunto.

Abraços,
Fábio Reis.

Sáb Set 01, 2012 12:03 am
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Fabio, essa eu não conheço. É aquela desempenadeira fininha para aplicar rejunte? Abraços!

Sáb Set 01, 2012 1:21 am
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Lauro,
Acho que o Fabio tá se referindo a desempenadeira de madeira, similar a da foto abaixo. Custa menos de R$ 5,00 na Brasutil.

Imagem

Fabio,
É isso mesmo ???

Sáb Set 01, 2012 2:02 am
Colaborador

Fabio,
Depois que postei a foto da desempenadeira, pensei com calma sobre o que disse e cheguei a uma conclusão: para fazer um "push block", nem precisa cortar a alça da desempenadeira, use ela inteira mesmo. Basta colar na base um tapete antiderapante de celular (tapete magico), igual a este aqui vendido no mercado livre por R$ 6,00:

Já tive um tapete destes é a aderência é realmente bem forte. A idéia é montar um "push block genérico" deste aqui:

Acho que por R$ 11,00 você monta um excelente "push block", não ? Caso goste da idéia, você poderia até abrir um novo tópico sobre o assunto, pois você utiliza tal tipo de ferramenta; eu não uso isso, empurro a peça na mão mesmo...

rribeiroadm,
achei o seu post bem interessante, sempre vale a pena conhecer uma nova técnica, nunca se sabe quando iremos precisar dela. peço desculpas por ter desviado o assunto para um outro lado, mas sabe como que é, a imaginação vai tomando conta e a gente se empolga e viaja cada vez mais...

Sáb Set 01, 2012 2:38 am
Iniciado

Rapaz, que idéia legal essa de utilizar desempenadeira como "plataforma" para construir um push-block!

/dance

Sáb Set 01, 2012 9:37 am
Membro

Data de registro: Qui Jul 05, 2012 1:52 pm
Em uma das edições da shopnotes, tem um projeto de um jig para fazer exatamente isso aí, de uma forma simples e segura. Pra ser usado na parte superior de um armário (eeeeita, deu branco) não lembro o nome da peça, aquele enfeite no fechamento da peça no armário. Depois coloco o nome direito.

Sáb Set 01, 2012 9:02 pm
Membro

Prezados,

Eu conheço como plaina para aplicação de rejunte, nas talvez eu esteja com o nome errado e o Lauro esteja correto, ao referir-se a uma desempenaideira fininha...

Desculpem-me por não usar o nome correto.

Como uma foto vale mais que mil palavras, vamos lá:

Abraços,
Fábio Reis.

Sáb Set 01, 2012 9:14 pm
Membro

Fala moçada!
Andei dando umas pesquisadas sobre,
Encontrei o artigo da WoodMagazine e vi que o lance tem utilidade...
Quando postei estava meio que pensando já igual ao Fábio, que isso era exibicionismo dos caras metidos da FineFurniture...
Mas, num é que "trem" tem utilidade, se destina basicamente a confecção de molduras e sancas... Achei interessante principalmente por eu não ter tupia (e nem manjo muito da ferramenta), não sei muito sobre a bitola das fresas, mas com essa técnica dá para fazer molduras bem largas... A vantagem que eles dizem ter é essa, de você fazer os trabalhos apenas na Serra de bancada...
Se algum dos nossos ninjas quiser fazer uns testes para ver a viabilidade ou praticidade...
O artigo da WoodMagazine é este aqui:
Traduzido
Aqui tem um interessante da shopsmith.com sobre técnicas em serra de bancada, ai fala do cove cutting
Tradução by google tradutor:
Umas imagens para ver se alguém fica animado!!
Imagem Imagem
Imagem
Imagem
Imagem Imagem ImagemImagem

Sáb Set 01, 2012 11:49 pm
Iniciado

Muito legal!

:up:

Dom Set 02, 2012 4:07 pm
Membro

Data de registro: Seg Ago 27, 2012 8:35 pm
Interessantissimo.

Dá para fazer vários tipos de acabamentos. Mudando apenas o angulo e altura de corte da lamina.

Abraços

Dom Set 02, 2012 9:48 pm
Iniciado

cecs1202 escreveu:
Fabio,
Depois que postei a foto da desempenadeira, pensei com calma sobre o que disse e cheguei a uma conclusão: para fazer um "push block", nem precisa cortar a alça da desempenadeira, use ela inteira mesmo. Basta colar na base um tapete antiderapante de celular (tapete magico), igual a este aqui vendido no mercado livre por R$ 6,00:

Já tive um tapete destes é a aderência é realmente bem forte. A idéia é montar um "push block genérico" deste aqui:

Carlos, mas ele agarra em madeira também? Esse material é feito para agarrar em plástico...

/think

Seg Set 03, 2012 10:49 am
Colaborador

Yan,
Acredito que vai funcionar, pois quando tinha este "tapete mágico" no meu carro testei com tudo que podia imaginar (celular, chave, oculos, carteira, moedas,etc.) e não tive problemas com nenhum material. A carteira que usei no meu teste era de couro de búfalo (material "poroso") e leve, achei que não ia segurar... Dá uma olhada no link do mercado livre que postei, lá tem um video de demostração com um carro em movimento. Lembro que este produto é feito para "agarrar" o material somente com o proprio peso dos mesmos, imagina se você faz pressão por cima da peça, como é o caso de um push block !

TALVEZ se a peça de madeira tenha MUITA serragem na superfície, pode ser que não agarre, mas nada que uma "espanada rápida" com a própria mão resolva. Lembro também que este produto é lavável, caso ocorra de alguma serragem ficar presa no tapete.

Aqui tem outros videos:

Veja também o link da rockler. O produto deles também não tem o dente tradicional localizado na frente do push block, a aderência é feita por tapete de borracha na base da peça, a mesma borracha usada no produto "Bench Cookie". Pelas fotos deste ultimo produto, parece que é o mesmo material do tapete mágico.

Bem, para quem precisa de um push block e pelo preço do tapete, acho que vale a pena testar. Acredito que também não seja dificil de encontrar estes tapetes em camelôs, na época comprei o meu nessas lojas de R$ 1,99.

Seg Set 03, 2012 1:09 pm
Membro

Carlos,

Muito legal essa dica do Tapete Mágico. Obrigado por postar. :up:

Qualquer dia desses vou comprar um para testar.

Por enquanto vou ficando com o meu velho Push Block:

Abraços,
Fábio Reis

Seg Set 03, 2012 10:13 pm
Membro

Data de registro: Sex Jul 27, 2012 10:17 am
Muito interessante essa técnica. Obrigado por compartilhar.
Agora é so colocar a imaginação para funcionar.

Ter Set 04, 2012 2:21 pm
Iniciado

Valeu, Carlos!

:up:

Ter Set 04, 2012 2:46 pm
Membro

Data de registro: Seg Jan 03, 2011 11:44 am
1.6) É proibido qualquer ato ilícito ou sua incitação e promoção, bem como de sites o façam, ferindo as leis brasileiras, internacionais e/ou contra o Tratado Internacional da Internet. Inclui-se: pirataria e distribuição de material protegido por direitos autorais, invasão ou alteração de sites (hacking), distribuição de informações sigilosas (ips, documentos, contas bancárias, senhas, etc), calúnia e difamação, apologia a qualquer tipo de crime, infração, P0RN0GRAFIA, ********* e substâncias ilícitas (drogas). O descumprimento dessa regra em desatenção ao corrente tópico acarretará a punição prevista no itém 4.1.1, sendo considerados Crimes Digitais.

Editado pela última vez por YanKleber em Qua Set 05, 2012 11:55 am, no total de 4 vez
Correção link das imgs

Ter Set 04, 2012 7:14 pm
Perfil YIM
Membro

Valeu pela contribuição Mila!!!
O show é que se combinar essa técnica com o uso das raspilhas, com o que os gringos chamam de scrath stock, dá pra fazer peças com muito detalhes!! O ruim é que precisa de uma mão muito precisa para fazer bons trabalhos!
Quero só comprar um disco de serra novo, pq eles indicam discos entre 60-80 dentes para fazer o cuve cutting, para me aventurar nessa brincadeira!!!!

Qua Set 05, 2012 9:54 am
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Moreira, embora eu ache essa uma técnica muito perigosa, se você quer mesmo se aventurar com ela, não esqueça que a cova deve ser feita em várias passadas pela serra, aumentando a altura da lâmina lentamente. Nunca tente fazer a cova em uma única passada, pois o risco de acidente é muito grande. Veja no vídeo abaixo que o operador faz a cova na madeira em quatro passadas, subindo a lâmina poucos milímetros após cada uma. Abraços!

Qua Set 05, 2012 11:44 am
Membro

---------
Obrigado pelo bizu, Lauro!
Já tinha visto isso, que a cova é gradual...
Eu tenho um medo de acidente com serra de bancada que me "borro" todo, tenho um respeito imenso pela força do disco e da capacidade de arrancar dedos e membros....
Tenho um "tio", pai de um grande amigo, que perdeu três dedos da mão direta na serra.
Por isso o meu cuidado é redobrado!!!
Pretendo fazer um gabarito tipo o da Rockler para me dar mais confiança, push blocks e todo aparato para minha segurança... Desse jeito ai do vídeo, e que o Mathias Wendell faz não tenho coragem não... Outra coisa que penso, é não usar uma madeira muito densa nessa técnica...
Sou bem novo e casei só faz um ano, pra já querer deixar a mulher viuva, uai!!!

Qua Set 05, 2012 12:51 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 22 Mensagens ]