Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 13 Mensagens ] 
Cortes com a BT1800 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Dom Jun 10, 2012 11:14 am
Mensagem Cortes com a BT1800
Olá amigos,

Comprei há pouco tempo uma BT1800 e pretendo construir alguns armário de banheiro e cozinha.
No entanto, estou com a seguinte dificuldade:
Como vocês fazem para cortar, por exemplo, uma porta de 45 cm de largura? Se a mesa da BT vai no máximo até uns 30 cm?

Até consegui prender dois pedaços de MDF na lateral dela para apoiar um outro MDF como guia e consegui cortar alguma coisa. Mas isso dá o maior trabalho e corre o risco de não ficar no esquadro.

Alguém teria uma dica melhor de como fazer isso?
Muito obrigado,
Anderson

Sáb Out 13, 2012 7:45 pm
Membro

Data de registro: Ter Dez 13, 2011 1:06 pm
Mensagem Re: Cortes com a BT1800
Para esse serviço é melhor utilizar uma serra circular manual com uma guia simples.

Sáb Out 13, 2012 9:20 pm
Perfil WWW
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Anderson,
Outra forma de fazer o corte é montar um "Crosscut Sled" para a sua BT, esse é um dos principais jig que se usa em serras de bancada. Aqui no forum você vai achar diversos tópicos sobre o assunto, também tem muito material na internet sobre isso, principalmente no youtube.

Aqui tem um exemplo:

Sáb Out 13, 2012 11:58 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Anderson, a dica do Wadjo está perfeita. Tem algumas réguas para circular que o pessoal fez aqui no forum. Dê uma olhadas nestes tópicos.

Tem outras também. Dê uma busca por "guia serra circular". Abaixo, um vídeo de um jig desses em operação. Abraços!

Dom Out 14, 2012 12:11 am
Colaborador

Opa, postei junto com o Carlos :D . Não sei se daria para usar o sled nesse caso. Dependeria do comprimento da porta. Se tiver 2,00m, ficaria difícil montar um sled. Talvez com uma mesa de roletes na lateral para apoiar. Mas acho que o Anderson quer fazer o corte longitudinal e não transversal. Poderia esclarecer essa dúvida Anderson? Abraços!

Dom Out 14, 2012 12:18 am
Membro

Data de registro: Seg Out 01, 2012 12:07 am
Carlos que ideia legal esta do Crosscut sled..

Acabei de instalar a minha Macrotop 1800W e já vou providenciar um destes.

Alguém tem alguma ideia legal para instalação de um aspirador de pó nestas máquinas.

Obrigado, mais uma bota na conta.

Dom Out 14, 2012 12:31 am
Perfil YIM
Colaborador

Lauro,
O Sled me veio a cabeça porque o Anderson comentou que são portas de armários de banheiro e cozinhas, portanto tem pouco altura. Em uma porta maior como você comentou (2,00m), tem que ser mesmo uma guia para serra circular.

Na serra de bancada teria que ter um apoio na entrada e na saida e um mesa extensora com guia paralela (para portas com largura maior que 30 cm).

Pinotti,
Algumas máquinas já tem este tipo de adaptação de fábrica, como é o caso da Skil 3610. Eu tenho uma BT1800 e sempre tive interesse em ter tal tipo de adaptação, mas até hoje não consegui achar um projeto desses ou bolar algo nesse sentido.

Dom Out 14, 2012 12:46 am
Membro

Olá pessoal,

Obrigado pelas dicas.

Bom, eu tenho uma serra circular manual, e faz algum tempo que fiz uma guia para ela e fiquei feliz em conseguir cortar reto com ela :)

No entanto, talvez por falta de habilidade minha, eu nunca conseguia cortar duas peças idênticas. Tentei fazer com a ela um armário pequeno com algumas sobras, mas as peças sempre ficavam com uma difereça de uns 2 mm de tamanho. Bom, as vezes também não ficavem no esquadro direito.

Agora comprei a BT, e o que fiz foi o seguinte: pedi na madeireira para já cortar o MDF com 60 cm. Com isso eu teria menos trabalho, seria só cortar a largura das portas.

Mas se eu fizer com a serra manual + guia eu não consigo cortar peças idênticas.

Gostei da idéia do Crosscut Sled, vou tentar montar um desses para mim.

Mas estou achando que o que eu precisava era algum extensor para a BT, algo para colocar na lateral e cortar uma peça mais larga.

Ah, por enquanto estou cortando peças só para armários pequenos mesmo (banheiro e cozinha), só quando tiver mais prática e experiência vou me arriscar em armários maiores.

Obrigado e abraços.
Anderson

Dom Out 14, 2012 11:54 am
Colaborador

Anderson,
Eu desconfiava que a sua situação fosse exatamente a que descreveu, a largura ou altura já pré-cortada, necessitando fazer os cortes de segmentos menores. No video que postei, logo no começo você vai ver um crosscut no chão da oficina que tem uma largura maior que o normal, acho que é um desse tipo que deveria fazer. Faça com a largura maior que a mesa, pois ai vai ter um sobra aonde pode apoiar melhor a sua chapa e prende-la ao jig com um grampo sargento. Deixe ele com a profundidade da sua chapa (60 cm). Isso vai ser maior que a mesa da sua BT, o que vai gerar um problema no apoio do jig. Neste caso o que pode fazer é prender dois "trilhos de apoio" em cada lateral da maquina. Pode usar ripas de madeira de 3cm x 3cm, faça no tamanho necessário para apoiar o jig (ex: 1,0 metro).

Não esqueça que para usar este tipo de solução a sua BT vai precisar estar bem fixada ao chão, pois o peso gerado ao movimentar o jig vai tirar o centro de gravidade da serra de bancada, tentendo a tombar.

Outro ponto que seria interessante é usar as guias do jig ("runners") no mesmo formato da mesa da BT1800 ("T" invertido), pois assim também evita que o jig tombe para as laterais, caso a largura da chapa seja muito grande. Eu já montei estas guias em aluminio, tem um tópico que fiz aqui que comento isso, inclusive com video. Caso tenha interesse no runner, recomendo que faça como sugerido pelo amigo RedBaron, procure usar Celeron, com esse material dá até para fresar a guia em uma mesa de tupia.

Não sei se consegui me fazer claro, mas se precisar tento fazer um desenho. Não sei se é a melhor solução, talvez algum colega possa dar uma outra dica.

Estou fazendo algo similar para a minha BT, mas ao invés de usar um trilho de madeira simples de apoio, vou usar uma cantoneira de aluminio com roldanas.

Dom Out 14, 2012 1:00 pm
Colaborador

Além das dicas do Carlos para usar um sled maior, você pode tentar fazer extensões para a mesa. O Mellado fez uma adaptação excelente para a serra dele. Veja . Abraços!

Dom Out 14, 2012 2:14 pm
Membro

Data de registro: Qui Jun 10, 2010 10:58 pm
aborges escreveu:

Bom, eu tenho uma serra circular manual, e faz algum tempo que fiz uma guia para ela e fiquei feliz em conseguir cortar reto com ela :)

No entanto, talvez por falta de habilidade minha, eu nunca conseguia cortar duas peças idênticas. Tentei fazer com a ela um armário pequeno com algumas sobras, mas as peças sempre ficavam com uma difereça de uns 2 mm de tamanho. Bom, as vezes também não ficavem no esquadro direito.

eu acho que é melhor você tentar cortar com a serra manual com guia, agora você tem que ver onde está errando p/ dar diferença no corte, lembrando que a guia deve estar bem presa, a marcação deve ser com lapiseira ponta fina e a guia deve ficar em cima da parte que foi medida e não na parte que vai sobrar.

Dom Out 14, 2012 4:12 pm
Colaborador

Lauro,
Muito bem lembrado, o projeto do Mellado é excelente e com certeza atende a necessidade do corte do Anderson !

Dom Out 14, 2012 4:15 pm
Membro

---------
Olá amigos,
Obrigado por todas as dicas.

Vou tentar rever o meu projeto da guia da serra manual. Acho que estou cometendo alguns erros descritos aqui sim.

Bom, e vi também que vou precisar mesmo fazer o Sled. No próximo final de semana disponível retorno ao trabalho com marcenaria.

Mais uma vez obrigado a todos.
Anderson

Seg Out 15, 2012 1:56 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 13 Mensagens ]