Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 8 Mensagens ] 
Corte de puxador de alumínio tipo perfil 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Qui Fev 16, 2012 10:59 pm
Mensagem Corte de puxador de alumínio tipo perfil
Olá pessoal,

Estou para iniciar a construção de um gabinete para banheiro, sob o tampo de granito da pia, e gostaria de utilizar puxador de alumínio tipo perfil. Minha dúvida é de como cortar a barra do puxador para que fique com bom acabamento, pois como não pretendo gastar muito em ferramentas, pensei em comprar uma serra de meia esquadria manual (Ferrari ou Lee Tools?) e substituir a lâmina original por uma adequada para alumínio. Será que fica bom? Depois teria que ser dado o acabamento final com uma lima? Agradeço pela ajuda.

Abraços,

Antenor

Ter Ago 14, 2012 2:17 am
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
Mensagem Re: Corte de puxador de alumínio tipo perfil
Não sei se irá valer a pena, se voce pretende economizar, comprar uma serra meia esquadria, +- R$ 300,00+serra aluminio+- 100,00 ou seja irá gastar aproximadamente R$ 400,00 para um puxador?
O mais barato é comprar uma serra manual de metal e uma lima média para dar o acabamento.
Em tempo, cortar aluminio em serra meia esquadria requer alguns cuidados, principalmente se as peças forem pequenas, pois podem ser puxadas pela serra, tem que ter um apoio de sacrificio.
Pode também ser cortados com uma esmerilhadora, com disco de corte, o que sai bem mais barato e até mais seguro que a serra para este caso. Acho que entre a esmerilhadora e o disco voce não gastaria R$ 100,00.
Em tempo, não tente após o corte polir o aluminio, pois isso retira a proteção(anodizado), e depois ele se oxidará facilmente.

Ter Ago 14, 2012 10:13 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Jul 15, 2009 1:52 am
Barão Vermelho, acho que é uma serra manual que ele esta falando. não serra de meia esquadria.

se for aquelas caixinhas de esquadria pode funcionar eu creio.

Ter Ago 14, 2012 10:32 pm
Perfil WWW
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Antenor,
Tenho uma serra de meia esquadria manual, só a uso para pequenos cortes em madeira, mas sempre quis usar para cortar aluminio... Nunca o fiz porque nunca vi uma serra de metal que fosse do mesmo tamanho da meia esquadria ! Caso você tenha encontrado, por favor, comente aqui no forum.

Para quem não conheça esta ferramenta, segue link com foto:

Voce pode usar a caixinha de esquadria que o Adenilson comentou, custa em torno de 10 a 20 reais e pode ser utilizada com serra de arco para metal (tipo "starret"). Aqui você pode ver uma foto deste tipo de caixa:

Já fiz moveis com estes puxadores de aluminio e fiz os cortes em uma serra de bancada, o que já dá um bom acabamento na lateral do puxador. Você pode dar o acabamento com uma lima grossa, seguido de lima fina, lixa para metal 400 e por ultimo, se desejar um brilho melhor, polidor de metais (somente aonde foi feito o corte da barra !), destes que se usa em prataria de casa. Eu fiz isto nos meus puxadores e ficou perfeito.

Qua Ago 15, 2012 3:11 am
Membro

Re: Corte de puxador de alumínio tipo perfil
Pessoal, obrigado pelas dicas!

Resolvi fazer uma caixa de esquadria improvisada com alguns pedaços de madeira dura (taco) e cortei o perfil com o arco de serra mesmo. Para dar acabamento nas laterais, segui a recomendação do Carlos e ficou muito bom! Agora só falta calcular os cortes da chapa revestida e encomendar na madeireira.

Abraços,

Antenor

Sex Ago 17, 2012 9:01 pm
Membro

Data de registro: Seg Jun 25, 2012 6:09 am
Olá, Pessoal.
Eu estou com um projeto para fazer um armário de cozinha e nele eu inclui este tipo de puxador. Porém eu imaginava que era só serrar com uma destas serra manuais e dar uma lixadinha...

É mesmo tão complicado assim cortar estes perfis ?!

Dom Ago 19, 2012 8:55 am
Membro

Armingstrong,

Não é complicado não... é só procurar fazer o corte do perfil no esquadro (90 graus), com o arco de serra comum mesmo, e depois dar o acabamento com lima fina e lixa para metal 400 ou 500.

Abraço,

Antenor

Dom Ago 19, 2012 10:45 am
Membro

Data de registro: Seg Jun 25, 2012 6:09 am
---------
Valeu, Antenor. Foi o que eu imaginei. Mas quando comecei a ler este post fiquei com um pouco de receio de haver algo de especial nestes perfis. Obrigado.

Marcelo

Dom Ago 19, 2012 5:28 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 8 Mensagens ]