Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 32 Mensagens ] 
Construir Cômoda - principiante 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Seg Set 17, 2012 9:22 am
Mensagem Construir Cômoda - principiante
Prezados, boa tarde,

Sou novato no fórum, já me apresentei na seção correta e agora venho expor meus mais profundos anseios ehehehe.
Faz pouco mais de 1 ano que ganhei uma comôda de mdf com 4 gavetas e uma porta lateral. Acontece que ela já está se desmanchando, as gavetas estão soltando os trilhos, as laterais estão formando uma barriga, etc.

Olhando pra sua estrutura vi que são apenas retângulos de mdf parafusados, pensei "não deve ser tão difícil fazer uma de madeira". Fiz um projeto no skeetchup com as peças nescessárias e sai a visitar madeireiras para ver o que achava. Encontrei uma que entregava as chapas cortadas e aparelhadas nas medidas que nescessitava em madeira angelim (foi a única que encontrei que me recomendaram para móveis com baixo custo). O custo ficaria em $255,00.

Link do projeto:

Medidas:
Tampo e base: 120x50 (2)
Laterais: 90x45 (3)
Porta: 89x37
Acabamentos: 35x10 e 77x10
Fundo: 118x30 (3)
2cm espessura

Tentei seguir o máximo as medidas da cômoda original, inclusive nas folgas entre as peças, apenas adaptei para 2cm de espessura. No original era 1,5cm. Não coloquei gavetas, achei melhor tentar fazer depois.

Ainda estou "folheando" o fórum para agregar conhecimento, mas o que vocês já podem me adiantar?

Digamos que eu fosse fazer sozinho hoje, sem saber de nada, iria ser da seguinte maneira: como as peças já virão praticamente prontas, iria fazer um gabarito para marcar os furos nas laterais das peças, furar tudo com uma broca um pouco mais fina que o parafuso. Depois uma montagem preliminar para ver se ficou alinhado. Desmontar, lixar tudo com 3 lixas de númerações diferentes, aplicar 3 mãos de verniz e lixar alternadamente. Instalar roldadas na base e dobradiça tipo piano na porta lateral, depois montar tudo e pronto.

Tudo certinho na minha mente ehehehe. Então, me tragam pra realidade, quais serão as dificuldades encontradas? A madeira é adequada? Quero algo forte, barato e duradouro, como é a primeira peça que tentarei fazer, não espero muita coisa de acabamento. Para prender as peças posso simplesmente furar nas laterais? O acabamento é feito desta maneira mesmo?

É isso, sou um iniciante sem ferramentas, sem conhecimento, mas com muita boa vontade, querendo pregar umas peças de madeiras e chamar de móvel eheheheh.

Qua Set 19, 2012 3:30 pm
Colaborador

Data de registro: Seg Abr 09, 2012 2:00 am
Mensagem Re: Construir Cômoda - principiante
Leo,
Pelo que vi aqui, você está no caminho certo, o procedimento tá perfeito, não vi nada de errado. As dobradiças poderiam ser do tipo caneco, mas como você está começando e ainda tem pouca habilidade e ferramentas, a dobradiça de piano é a mais recomendada. Quando comecei a me aventurar neste hooby, também optei por este tipo de dobradiça.

Você poderia usar compensado, mas vai dar mais trabalho relativo ao acabamento, pois precisaria fazer o bordeamento e o folheamento (formica ou folha). Usando o angelim vai também facilitar a sua vida. Outra opção seria usar MDF de 20mm revestido nas 2 faces. Dependendo da loja, você já pode comprar cortado nas medidas que deseja e com o bordeamento pronto. Essa é a opção mais simples, é só montar o móvel, não precisa de bordeamento, lixa, verniz,etc...

Caso tenha interesse nesta ultima opção e o problema seja o interesse no tipo de acabamento que os veios da madeira tem, atualmente tem centenas de padrões de MDF revestido que imitam madeira, tem até com textura parecida.

No mais, mãos a obra e curta a montagem do móvel ! Só cuidado que depois que o "bicho da serragem" te pegar, não larga mais !

Qua Set 19, 2012 4:30 pm
Membro

Boa tarde cecs,

E então, aparentemente é só seguir o plano, não é? Eu sei que só vou ver os problemas fazendo, mas quero me certificar de que não estou deixando passar nada.

Sobre o mdf e compensado, confesso que estou com um certo trauma heheheheh. A cômoda original é igualzinha a essa que postei, porque será que ela não durou mais? Não arrastamos ela, só desmontamos uma vez para a mudança, não foi molhada, não acredito que seja sobrepeso, só guardamos roupas. E não foi comprada em loja popular não, foi carinha.

Enfim, o que diferencia um móvel de mdf de uma loja popular de um feito mais a sério?

Sex Set 21, 2012 2:18 pm
Colaborador

Será que o móvel não é feito com aglomerado ou invés de MDF ? Normalmente estes "móveis populares" são feitos de aglomerado para ****** os custos e aumentar os lucros... Dá uma olhada na internet para ver a diferença dos dois materiais. Outra dica também é o peso. O MDF é mais pesado que o aglomerado, mas você precisaria de ter os dois em mãos para notar esta diferença.

A ordem de "resistência" seria está aqui: Compensado, MDF e por ultimo aglomerado. O vantagem do MDF é que consegue encontra-lo já com revestimento melaminico ("fórmica"), o que facilita o trabalho.

Sex Set 21, 2012 2:39 pm
Membro

Olhei na internet rapidamente, deu pra compreender a diferença.

Se eu postasse a foto da lateral sem acabamento da cômoda, daria pra dizer olhando se é aglomerado? Pelo peso eu acho ela pesada pacas, só da pra levantar com 2 pessoas.

Sex Set 21, 2012 2:48 pm
Colaborador

Manda a foto, vamos ver se tem como ajudar.

Sex Set 21, 2012 2:55 pm
Membro

Rapaz, pesquisei melhor aqui e vi umas fotos, segue o link:

A lateral da cômoda parece mais com a 1a imagem, passando a unha com força até consegue arrancar algo! As ferragens nas gavetas estão perdendo os parafusos, eles simplesmente estão soltando do lugar e o buraco que fica não pega aperto.

@#$%%$#@ acho que me venderam gato por lebre. A cômoda custou mais de $400 reais. Nas lojas populares daqui tem guarda roupa de 6 portas por

Quando chegar em casa tiro a foto e posto, mas pelo visto já tenho o veredito!!

Sex Set 21, 2012 3:01 pm
Membro

Eu enviei sem completar a frase. Iria postar que aqui na cidade as lojas populares vendem guarda-roupas 6 portas por $300 reais. Vejam:

Então $400 num cômoda simples pra mim indicou sinal de melhor qualidade. Pelo visto estava acusando o mdf de não prestar por engano.

Sex Set 21, 2012 3:06 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Leonardo, uma forma simples de verificar o material é remover a dobradiça caneco. O buraco não é revestido, então você conseguira ver do que é feita sua cômoda. Pelo que você falou, tenho quase certeza que é aglomerado. Quanto a fazer uma nova com angelim, verifique se a madeira está bem seca, pois o angelim, durante o processo de secagem, trabalha muito. Se estiver verde, a probabilidade de empenamento é grande. Abraços!

Sex Set 21, 2012 3:24 pm
Colaborador

Leo,
É por essas e outras que muita gente daqui do fórum começou a se aventurar neste hobby, dentre eles este que vos fala. Com um pouco de experiência e boa vontade, você faz móveis com acabamento igual ou superior que os "aglo*****dos" , mas com muito mais qualidade e resistência e com um preço que pode chegar de 50% a 80% mais barato. Sem contar que ele vai ficar no tamanho exato que precisa e com o acabamento que deseja.

As dicas do Lauro são muito importantes, por isso que reitero a minha sugestão: por ser um "hobista iniciante", faça com MDF revestido nas 2 faces e com o bordeamento já colocado. Pesquisa aqui no forum sobre assunto, acredito que vai achar muita coisa sobre isto. Existem várias lojas que fazem este serviço de corte e bordeamento, você paga pelos serviços, mas vale a pena começar assim. Ai na sua região deve ter várias lojas, tem uma famosa que já confirmei que tem ai em Feira de Santana, dá uma olhada neste link e verifica o endereço ==> .

Vale a pena ir até lá nem que seja para ver o que existe de material disponível para a montagem dos seus móveis. Esse fornecedor tem um mostruário enorme acessivel a qualquer cliente. Talvez os vendedores não tenham muita paciência de lhe atender se perceber que você não é um "profissional da area", pelo menos isso acontece com muitos aqui, inclusive comigo. Mas dá um pulo lá que a sua imaginação vai ficar a mil !

Agora é mão na massa e diverta-se com o seu novo hobby ! :lol:

Sex Set 21, 2012 5:56 pm
Colaborador

cecs1202 escreveu:
Talvez os vendedores não tenham muita paciência de lhe atender se perceber que você não é um "profissional da area", pelo menos isso acontece com muitos aqui, inclusive comigo.

Pois é Carlos, é assim mesmo. E o pior é que, muitas vezes, depois de dez minutos de conversa, percebemos que sabemos mais que eles :roll: . Abraços!

Sex Set 21, 2012 6:19 pm
Colaborador

Lauro,
Sem comentários... Não querendo mudar a direção do tópico, mas é por este motivo que estou interessado em conhecer a "Gasômetro Madeiras". Eles abriram um loja aqui no RJ faz pouco tempo e é quase do lado da Leo Madeiras. Até perguntei sobre referências da loja aqui no fórum, mas não sei porque só uma pessoa se prontificou a dar uma opinião. Tenho esperança que os preços de lá sejam um POUCO melhor e o atendimento MUITO melhor !

Sex Set 21, 2012 6:48 pm
Colaborador

Carlos, eu vi o seu tópico, mas tenho por hábito não comentar sobre assuntos que desconheço completamente, e nunca fui nessa loja, portanto não posso opinar. Mas também a referência fica meio difícil, pois já estive na Leo da Rua do Gasômetro e fui bem atendido por um vendedor e mal por outro. O mesmo aconteceu na Leo da Rua Paes Leme. Acho que depende um pouco de sorte e do humor do figura :D . Abraços!

Sex Set 21, 2012 7:04 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Ter Mar 27, 2012 12:25 pm
Carlos

Assim como o Lauro, estive na Leo da Paes Leme e fui extremamente bem atendido, por uma garota, aliás, que manjava muito! Fiquei impressionado pelo conhecimento dela em vários assuntos.

Acredito que você não tenha dado sorte mesmo, espero que seja melhor atendido na Gasômetro...ou, melhor ainda...a concorrência pode fazer com que a Leo "melhore sensivelmente" o atendimento...quem sabe?

Abraços

Marco

Sex Set 21, 2012 7:13 pm
Colaborador

Lauro e Marcos,
Valeu pelo retorno. em relação ao tópico, eu desconfiei disso mesmo, que quase ninguém tinha experiência com a loja. Achei que ela era famosa aí SP, mas estou vendo que não é tanto assim.

Sobre o atendimento, não que seja dos piores, mas quando você encontra um bom vendedor e que dá a devida atenção, na maioria dos casos ele não dura muito tempo, a rotatividade dos vendedores e gerentes é grande. Aqui no RJ tem 2 lojas, os problemas ocorrem em ambas. Na realidade, o problema maior não é o vendedor em si, para mim é muito cliente para pouco vendedor, por isso a falta de atenção dada ao cliente. Pior ainda é para pagar e receber a mercadoria, não sei aonde se gasta mais tempo. A fila fica grande e o pessoal acaba puxando assunto um com outro, na maioria das vezes sobre estes problemas. Na ultima vez que estive lá, o comentário na fila foi que tinha muito vendedor pedindo demissão para ir trabalhar em um concorrente, concorrente este que tava roubando muito cliente da Leo devido ao melhor atendimento. Não descobri que era o tal "concorrente", mas desconfio que seja a Gasômetro Madeiras.

É como o Marco comentou, nada como uma boa concorrência de mercado para sacudir certos acomodados ! Quando conheci a Leo (cerca de 10 anos atrás), o atendimento era nota 10 e os preços excelentes, mas cresceram muito e acho que acabaram trocando os pés pelas mãos. Ex: comprei um gabarito de cavilhas há cerca de 6 anos e paguei algo em torno de R$50,00. Hoje em dia, o mesmo gabarito sai por R$ 206,00. Acho que a inflação acumulada neste periodo não chegou aos 350% como foi o caso desta peça... Na epoca não conhecia o gabarito Unitool, mas imagino quanto que deveria ser o preço.

Se alguem tiver interesse em conhecer os gabaritos, segue o link ==>

Leo,
Desculpe ai o desvio do assunto, vamos tentar voltar a discussão inicial. Se tiver algo que possamos ajudar, é só perguntar !

Sex Set 21, 2012 7:41 pm
Membro

Boa noite galera,

Bom, cheguei em casa e tirei fotos da bendita cômoda feita de cuspe. De fato é feita de aglomerado, segue links:

Fundo da gaveta:
Buraco do parafuso:
Interior da cômoda:
Buraco da dobradiça:

Me registrar nesse fórum já rendeu seus lucros, agora aprendi a diferenciar hehehe.
Eu passei na LeoMadeiras quando estive orçando as madeiras, e lá não vende madeira! Pelo menos não na daqui. Como estava olhando só com esse foco acabei nem entrando na loja.

Eu estou empolgado em tentar fazer com a angelim mesmo, gosto do cheiro de madeira, da textura, do resultado visual. Me digam com sinceridade, começando deste jeito são grandes as chances de sair tudo errado e eu não querer mais conta com nada?

Abraços.

Sex Set 21, 2012 7:50 pm
Conselheiro Senior

Leo

Realmente é o MDP (ou aglomerado) e dos ruins! Desculpe a franqueza, mas realmente o material desses móveis (tipo Casas Bahia) é dessa qualidade, na sua maioria.

Acredito que você ficará muito mais satisfeito construindo sua cômoda, quer seja com compensado ou MDF, conforme já sugerido pelo amigo Carlos. O Angelim certamente é uma alternativa "premium"...se você se sentir confiante em trabalhar diretamente a partir dessa madeira, manda bala!

Qualquer coisa, estamos todos aqui para ajudar!

Um abraço

Marco

Sex Set 21, 2012 8:24 pm
Membro

Agradeço pelo incentivo.

Uma coisa eu sou: realista. Não estou imaginando que vou conseguir fazer algo de primeira e ficar lindo e perfeito, nunca fiz nada parecido, tem grande chance de ficar torto, mas um tampo de madeira lixado e envernizado não tem como ficar feio. Não creio que ficará tão ruim a ponto de não dar pra usar na área de serviço para guardar qualquer coisa. De toda forma não vai ser em vão eheheh.

Dúvidas de verdade agora: sobre a forma de fixar as peças, um parafuso na lateral é o jeito mais fácil mesmo? E aquelas pecinhas em "L" pra prender por dentro, também pode ser usado? Não sei o nome da peça, é como se fosse uma micro dobradiça, mas sem ser móvel, usa parafusos bem pequenos. Dessa forma o acabamento teoricamente seria melhor, pois não teria parafusos expostos.

Alguma dica sobre isso?

Sex Set 21, 2012 8:34 pm
Conselheiro Senior

Leo

É cantoneira...dá para usar, mas acredito que você deva cavilhar antes o tampo nas laterais, para dar mais firmeza e precisão no encaixe. Há outras técnicas como rafix, mas acho que é melhor você começar com algo mais simples...

Quanto ao acabamento, se você for mesmo usar o angelim, eu iria de seladora e cera...e não de verniz...acho o acabamento da seladora com cera muito mais sofisticado, mantendo o aspecto natural da madeira...

No caso de compensado ou MDF, se você optar por revestir com algum laminado de madeira, cabe o mesmo procedimento...

Abraços

Marco

Sex Set 21, 2012 8:41 pm
Colaborador

Leo, no caso de madeira maciça, eu sou mais adepto ao parafuso mesmo. Você pode escariar o furo, assim a cabeça do parafuso ficará dentro da madeira, e depois cobrir o furo com tampinha ou mesmo pó de serra da própria madeira misturado com cola. Como o Marco disse, se for usar cantoneiras internas, um cavilhamento será necessário. O problema desse tipo de montagem na madeira maciça é que, quando ela começar a trabalhar, pode soltar tudo. Já com parafusos, ficará mais difícil os pequenos empenamentos desmontarem o móvel. Abraços!

Sáb Set 22, 2012 12:38 am
Colaborador

Leo,
O Marco e o Lauro já falaram tudo o que eu poderia dizer, concordo plenamente com eles. Parece que você já está decidido por montar em madeira maciça, independente de qualquer coisa que venhamos a comentar. Vai ser um ótimo aprendizado para você, dou a maior força. Depois não esqueça de mostrar para nós o produto final.

Só para não dizer que não comentei nada (rsrsrs), eu gosto de usar cavilhas, dá um acabamento final melhor. Só que requer um pouco mais de habilidade que um parafuso, sem contar que seria recomendado um gabarito de cavilhas. O parafuso vai dar uma fixação melhor, usa isto mesmo.

Complementando o que o Lauro falou, tem um produto no mercado já pronto para tapar o furo, chama-se "Massa F12". Mas a mistura de cola + serragem é muito fácil de fazer é dá um bom acabamento, só lembre de deixar um pouco mais alto que o furo, pois depois de secar ela encolhe um pouco e fica áspero. Depois de seca é só nivelar com uma lixa.

Acho que o Lauro também pode dar um luz sobre o assunto, mas não tenho certeza se no caso do Angelim é necessário fazer um pré-furo antes de aparafusar. Isto vai depender da espessura do Angelim que você vai comprar. Quando mais grosso, mais dificil de rachar.

Sáb Set 22, 2012 1:19 am
Colaborador

Carlos, eu sou adepto do pré-furo para qualquer material :D . Facilita muito o aparafusamento e evita rachaduras. Quando é madeira maciça, eu faço um pouco menor do que o comprimento do parafuso, para dar uma pega melhor. Eu também uso massa F12, mas é difícil achar o tom certinho da madeira. Já o pó de serra com cola, bem feitinho e lixado, como você mencionou, na maioria das vezes nem dá para ver onde é o furo. Claro, usando o pó da própria madeira que você está trabalhando. Abraços!

Sáb Set 22, 2012 1:28 am
Membro

Boa tarde pessoal,

Valeu muito a pena entrar nesse fórum, ia cometer um erro terrível ehehehehe. Pela manhã visitei mais algumas madeireiras para comparar preços e serviços. Encontrei uma que faz tudo o que eu preciso: entrega as peças secas, lixadas e na medida exata. O orçamento que fiz que deu $250 eram com a madeira verde mesmo e a precisão do corte é duvidável. Já essa outra loja vende madeiras e faz móveis, então eles tem um equipamento melhor e me dão garantia no corte das peças. O gerente disse que a madeira é seca em estufa. O problema é que o preço sobe bastante, as mesmas peças sairão por $600.

Ta certo que teoricamente já terei bem menos trabalho e mais qualidade, mas ai o custo já começa a ficar proibitivo pra gastar assim de primeira. Acho que vou aceitar a sugestão dos colegas e passar na LeoMadeiras para fazer um orçamento de mdf ehehe Quando tiver feit algo e já mais experiente passo pra madeira maciça mesmo.

Agradeço a todos que postaram, assim que tiver mais novidades coloco aqui.

Sáb Set 22, 2012 1:42 pm
Colaborador

Leo,
Mais uma dica: Como você ainda não tem experiência com a Leo e com MDF, esquecemos de explicar que você vai precisar comprar a chapa inteira (2,75mx1,86m). Leva uma lista com os tamanhos das peças que precisa que eles montam no computador o plano de corte da chapa para o melhor aproveitamento possível. É bem provável que sobre um pedaço grande, neste caso seria bom bolar um outro movél menor ou prateleiras para aproveitar as sobras.

Minha sugestão é usar o MDF de 18mm, você pode ver a variedade de cores e preços . Na loja da Leo tem mostruário das cores para você escolher melhor.

A dica da cola + serragem não se aplica ao MDF revestido, pois a cor não vai ser a mesma do revestimento. O parafuso ainda é recomendado, é o mais fácil de fazer, só que neste caso vai precisar de tapa furos. Você encontra na versão de "tampinha de plástico" ou adesivo na mesma cor do MDF. Segue alguns videos sobre o assunto:

Os parafusos de MDF você também encontra na Leo. Use a ferramenta de busca daqui do site e procure por "MDF parafuso", vai encontrar muita coisa boa. Dá uma lida em especial neste tópico

Sáb Set 22, 2012 2:19 pm
Membro

Poxa, vocês são demais, dão tudo mastigado, só falta virem aqui em casa e fazer comigo eheheh

Valeu pelos vídeos, vou olhar o site deles com mais calma, são muitas opções! Fica bom também fazer algo misto? Usar mdf no fundo e nas gavetas para não ficar tão caro?

Como o único dia livre pra ir na rua é sábado, vai demorar um pouco até eu de fato ter tudo definido. Mas desde já agradeço pela paciência. Fico imaginando que deve ser chato as vezes, o pessoal mais experiente discutindo várias coisas, ai chega alguém e pergunta: gente, como bato um prego numa tábua?

Abraços.

Sáb Set 22, 2012 2:29 pm
Colaborador

Leo,
Nao entendi muito bem o que quis dizer, explica melhor o que seria o "misto".

Não sei se é isto, mas a ideia é fazer o móvel todo mesmo em MDF, não tem necessidade de usar outro tipo de material. O normal para o fundo de gaveta e do móvel é usar um chapa mais fina de MDF revestido (06 mm), só que aí você vai ter mais sobre de chapa.

O pessoal vai me matar em falar deste "sacrilégio" (rsrsrs), mas como é o seu primeiro móvel e talvez queira economizar um pouco em seu primeiro "experimento", você pode usar a mesma chapa de 18mm. Vai ficar mais pesado do que deveria e um pouco estranho, mas é uma opção.

E perguntar não é chato, fica tranquilo ! O espírito do pessoal daqui é esse mesmo, todo mundo tem o maior prazer em ajudar e contribuir com o pouco de conhecimento que tem, boa vontade e prazer em compartilhar é o que não falta aqui !

Sáb Set 22, 2012 2:46 pm
Membro

Misto eu quis dizer madeira e mdf juntos. Na minha primeira ideia eu pensei em tudo de madeira, tudo mesmo. Ai agora já vi que não é bem assim como imaginei, então pensei em caso insista na ideia de ser de angelim mesmo, fazer o fundo e as gavetas de mdf, para poupar esse gasto, deixando apenas a frente delas de madeira.

Quando eu tiver o orçamento da Leo em mãos vou decidir melhor o que fica bom pra mim e pra meu bolso. Até lá ainda tenho muita coisa pra ler e assistir :D

Sáb Set 22, 2012 2:57 pm
Colaborador

Leo,
Isso já é questão de gosto pessoal, você é que vai ter que decidir em relação a decoração da sua casa. Eu particularmente não gostei muito da idéia, se fosse para misturar, colocaria só o tampo superior em madeira. Já fiz um móvel assim e deu um efeito legal, o tampo ficou mais destacado em relação ao resto.

Sáb Set 22, 2012 3:06 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Dez 01, 2010 10:26 pm
:oops: Vixi... só agora vi seu tópico...

O pessoal já disse quase tudo, mesmo assim vou dar um "pitaco" se for usar parafusos: quando for fazer a montagem definitiva, pingue um pouco de cola branca no buraco ou na rosca do parafuso... vai dar uma reforçada na fixação. Mesmo assim, se precisar, ainda vai ser possível desparafusá-lo...

Outra coisa, a maioria dos marceneiros profissionais costumam cortar suas próprias peças pois dizem que as encomendadas nunca vêm nas medidas que queriam... então, é melhor considerar uma pequena tolerância no corte de suas peças. Quando encomendei minhas peças, elas diferiram 5mm para mais ou para menos

Abraço.

Sáb Set 22, 2012 3:08 pm
Membro

Valeu pelas dicas.

Agora é deixar de conversa e comprar as peças! Quando tiver mais novidades ressuscito o tópico ehehe

Sáb Set 22, 2012 3:11 pm
Membro

Pessoal, boa tarde.

Olhei mais um pouco o site, olhei o site da Leo, etc. Estou refazendo as medidas do móvel para usar o mdf 2f de 18mm, conforme indicado pelo amigo Carlos. Só que agora estou colocando todas as gavetas, o que me levou a 2 dúvidas.

1. Como fixar as laterais do móvel? Como não será mais em madeira, pelo que vi em alguns tópicos não recomendam colocar o parafuso na borda da chapa, mesmo com pré-furo, é isso mesmo? E agora? Usar cavilhas exige mais precisão nos furos, não acho que terei isso de primeira. Usar isso daqui?

2. E as gavetas? Na busca do fórum achei as medidas de 1,25cm pra cada lateral para usar a corrediça telescópica, confere? E a folga de uma gaveta para outra? Serão 4 gavetas, deixo 1cm de folga entre elas, ou mais?

Sem mais.

Dom Set 23, 2012 3:42 pm
Colaborador

---------
cecs1202 escreveu:
Os parafusos de MDF você também encontra na Leo. Use a ferramenta de busca daqui do site e procure por "MDF parafuso", vai encontrar muita coisa boa. Dá uma lida em especial neste tópico

1) verifique o que mencionei na mensagem acima, acho que lá todas as suas dúvidas serão esclarecidas.

2) O seu raciocínio está correto, pode usar 1 cm.

Dom Set 23, 2012 4:29 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 32 Mensagens ]