Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 18 Mensagens ] 
Construção de Portas de Correr 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Seg Mar 28, 2011 9:04 am
Mensagem Construção de Portas de Correr
No meu primeiro projeto (viewtopic.php?f=26&t=4955) estou tendo um pequeno trabalho com as portas de correr.

O que devo considerar de espacamento e sobreposicao na hora de planejar as porta de correr do guarda-roupa ?

Peguei meu guarda roupa e dividi em partes iguais, e coloquei a sobreposicao das portas na direcao de cada uma das divisorias (MDF de 15mm).

Acontece que as gavetas estao pegando na hora de abrir.

Minha esposa disse que eu nao deixei margem para erro :(

Desde ja, obrigado.

Kleyson Rios.

Ter Jun 21, 2011 4:31 pm
Membro

Data de registro: Ter Mai 25, 2010 3:48 pm
Mensagem Re: Construção de Portas de Correr
Kleyson,

Não posso te ajudar a resolver o problema das portas do armário...Só tô dando uma revigorada no tópico. Tem uma foto por aí pra gente ver direitinho?

Abraço

Ivan

Qui Jun 23, 2011 8:38 am
Colaborador

Data de registro: Qua Dez 01, 2010 10:26 pm
Kleyson, creio que a sobreposição mínima seja aquela que não deixe à vista um vão entre as folhas. Quanto menor a distância entre as folhas, menor será a sobreposição. Em meu projeto, estou utilizando sistemas de portas de correr da Hettich (TL-27 e SL-55) para duas folhas e, ainda na fase de projeto, optei por fazer o gaveteiro menor do que a metade do guarda-roupa e menor do que as folhas abertas.

Poste uma foto da suas gavetas, mostrando qual o tipo de trilho que vc utilizou, e como fixou as folhas de seu guarda-roupas.

Abraço.

Qui Jun 23, 2011 2:34 pm
Membro

Data de registro: Seg Mar 28, 2011 9:04 am
Oi Matuto,

Entao, eu planejei minhas gavetas no mesmo tamanho do vao, e projetei para que a face da porta fique rente a face interna do vao, ou seja, seria perfeito . SERIA PERFEITO se o corte das portas fossem perfeitos hehehe, com isso a porta ficou um beicinho maior, entao algumas gavetas estao pegando nas portas.

A divisao interna dos guarda-roupa esta com chapa de 15 mm, esta pensando que para ficar uma boa sobreposicao e nao pegar nas gavetas as divisao teria que ser um pouco maior, como por exemplo 2 chapas de 15 mm, ou entao fazer como vc disse, uma gaveta menor (pode mandar uma foto da sua ai ?)

Estou pensando seguinte, vou afundar o trilho da gaveta 2 mm pra dentro da gaveta (usando a tupia da bosch que comprei :) ) e ver se resolve.

A foto das gavetas/armario.

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Seg Jun 27, 2011 9:20 am
Membro

Data de registro: Ter Jul 12, 2011 5:41 pm
Olá companheiros do forum, sou novo aqui e pode ser que a ajuda que estou precisando já tenha sido respondida, mas como não achei em minhas leituras por aqui, conto com a colaboração de todos.
Estou projetando um armário em MDF Madeirado Freijó de 15mm que terá 4 portas de correr, sendo 2 de 910 X 2500 e 2 de 340 X 500 (o armário tem o formato de um "L" invertido). O conjunto de ferragens para as portas grandes de correr escolhido foi da Hettich TL1 - STB11, meu problema agora é que conjunto de ferragens utilizar nas portas pequenas. :?:
Minha escolha foi acertada ? :oops:

Qui Ago 18, 2011 5:17 pm
Membro

Data de registro: Qua Jun 29, 2011 8:11 am
Caramba kleysonr, que negócio legal!!! Quando é que vou "me atrever" a fazer um desses??? Parabéns!

Qui Ago 18, 2011 7:27 pm
Colaborador

mcavallari escreveu:
Olá companheiros do forum, sou novo aqui e pode ser que a ajuda que estou precisando já tenha sido respondida, mas como não achei em minhas leituras por aqui, conto com a colaboração de todos.
Estou projetando um armário em MDF Madeirado Freijó de 15mm que terá 4 portas de correr, sendo 2 de 910 X 2500 e 2 de 340 X 500 (o armário tem o formato de um "L" invertido). O conjunto de ferragens para as portas grandes de correr escolhido foi da Hettich TL1 - STB11, meu problema agora é que conjunto de ferragens utilizar nas portas pequenas. :?:

Boa noite mcavallari. No guarda-roupas que estou quase terminando (ufa!!!), também utilizei ferragens da Hettich. No meu caso há 8 portas de correr em MDF:
2 portas de 715x1900 - Top Line 27 com STB-35 (trilho STB Flex)
2 portas de 715x590 - Top Line 27 com STB-35 (trilho STB Flex)
2 portas de 730x400 - Slide Line 55 (perfil plástico SL-55)
2 portas de 420x400 - Silide Line 55 (perfil plástico SL-55)

Optei pelo Top Line 27 e trilho STB Flex porque o guarda-roupa não tem uma base, sendo o trilho inferior das portas maiores fixado diretamente no piso. Como iriam sobrar mais da metade dos trilhos superior e inferior, optei por utilizar o Top Line 27 nas duas portas médias também. Já para a demais portas, como eram mais leves e para economizar um pouco de "dim-dim", utilizei o Slide Line 55 bem mais em conta.

Ao contrário de você, optei por confeccionar todas as portas de forma a ficarem mais leves. Fiz quadros de MDF de 15mm (1 face branco liso) com 65mm de largura e sobre eles colei uma chapa de MDF de 6mm (1 face branco liso). Desse modo as portas ficaram com espessura aparente de 21mm, mas bem mais leves do que uma porta de MDF 15mm (com a vantagem de terem saído bem mais em conta... :roll:). Assim que possível vou atualizar meu tópico do guarda-roupa office e postar umas fotos...

De qualquer modo, faça a gentileza de postar uma imagem do seu projeto para que possamos entender suas necessidades...

Abraço.

Sex Ago 19, 2011 12:11 am
Membro

Matuto e demais companheiros, BOM DIA

Obrigado pelo compartilhamento de informaçãoes, meu projeto ainda esta engatinhando, pois tenho a medida do espaço e comecei por definir o tipo de portas e o que eu teria de definir para abrigar as ferragens. Assim que tiver o projeto com certeza postarei para receber críticas e sugestões.
Gostei muito da idéia da moldura com MDF de 6mm, pois estrava pensando em colocar nas portas MDF de 18 mm. mas outras dúvidas me surgiram, que são: qual a largura ideal da moldura; devo usar cola entre a moldura e a placa ou só parafusos; qual a medida e o espaçamento ideal dos parafusos que iram compor essa porta, visando uma boa e durável estrutura.

kleysonr, desculpe; espero que voce não se incomode de eu estar compartilhando esse espaço.

Sex Ago 19, 2011 9:25 am
Colaborador

mcavallari escreveu:
devo usar cola entre a moldura e a placa...

Sinceramente espero que cola seja o suficiente.. :mrgreen: pois foi a única coisa que usei :? para fixar a chapa de 6mm na moldura... :cry:

Por enquanto tudo em ordem... rs...

----

Desculpe-me também kleyson :saint:

Sex Ago 19, 2011 9:23 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Out 15, 2008 11:10 am
Me tire uma dúvida kleysonr.

O que pega na porte é a gaveta ou o trilho da mesma.

Na foto parece tudo perfeito, não parece que haverá contato na abertura das gavetas.

Um abraço,

Carlos

Sex Ago 19, 2011 9:31 pm
Membro

Data de registro: Dom Fev 27, 2011 10:43 pm
mcavallari escreveu:

Boa noite, mcavallari!

Dá uma olhada no site da Ducasse, , na página principal vc clica num ícone como um 'peso de balança', abrirá uma página onde vc coloca as medidas da porta, o peso é calculado e há sugestão de alguns tipos de trilhos para sua montagem com catalogos completos com informações de montagens.

Vieira.

Sáb Ago 20, 2011 6:53 pm
Membro

Vieira, Bom dia

Obrigado pela dica, dei uma olhada no site deles e escrevi um e-mail para saber se eles tem alguma loja em São Paulo - SP distribuindo os produtos.

Seg Ago 22, 2011 12:00 pm
Membro

Data de registro: Dom Nov 27, 2011 6:11 pm
Boa noite, mcavallari! Não tenho ainda permissão para ver as fotos , contudo , tenho uma notícia para você , se eu entendi diteiro uma das portas terá 2 metros e meio , em mdf de 15 mm ela vai empenar , tem que ser de 18 mm e cuidado na hora de colocar ela em pé nas ferragens , pois se ficar muito caída para dentro ou para fora vai empenar , porta só trabalho com 18 mm , dependendo do padrão que você escolher o material é caro e não dá para arriscar, é melhor fazer o certo. Porta encabeçada ( quer dizer : fazer a moldura com 15 mm e completar com 6 mm ) acho arriscado , com medidas acima de 190 x 50.

Ter Dez 13, 2011 10:26 pm
Iniciado

Data de registro: Sex Set 30, 2011 11:07 pm
[quote="marcosgarrido"]Boa noite, mcavallari! Não tenho ainda permissão para ver as fotos , contudo , tenho uma notícia para você , se eu entendi diteiro uma das portas terá 2 metros e meio , em mdf de 15 mm ela vai empenar , tem que ser de 18 mm e cuidado na hora de colocar ela em pé nas ferragens , pois se ficar muito caída para dentro ou para fora vai empenar , porta só trabalho com 18 mm , dependendo do padrão que você escolher o material é caro e não dá para arriscar, é melhor fazer o certo. Porta encabeçada ( quer dizer : fazer a moldura com 15 mm e completar com 6 mm ) acho arriscado , com medidas acima de 190 x 50.[/quote]

Olá marcosgarrido, por favor me tira uma dúvida, estou pensando em fazer uma guarda-roupas (do chão até o teto) com portas de correr e vi na LeoMadeiras um sistema para evitar o empeno das portas. Então pergunto Conheces este sistema? ele funciona?

Grande abraço

Castelhano

Seg Mar 05, 2012 2:22 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Castelhano, tem um vídeo no youtube demonstrando o funcionamento desse desempenador. Aparentemente, deve surtir bom efeito, pois você pode regular sempre que precisar. Abraços!

Seg Mar 05, 2012 4:18 pm
Membro

marcosgarrido e Castelhano, BOA NOITE

Quando estava planejando o meu guarda roupa, fiquei com esse receio, cheguei a ver esse desempenador, mas era caro para mim e resolvi arriscar fazer sem o desempenador.
A soluçao em que estou apostando foi usar um dispositivo para porta de correr de pendurar ao invez de apoiar, ou seja a minha soluçao foi usar o kit para porta de correr ROS 55 da Rometal.
Já se passaram 5 meses e até agora o armário não deu sinais de empeno,espero que continue assim,até ja colei um espelho de 4 mm do mesmo tamanho de uma das portas (2500 X 910).

TUDO DE BOM

Sex Mar 23, 2012 7:33 pm
Membro

Data de registro: Seg Ago 06, 2012 10:37 pm
mcavallari escreveu:
marcosgarrido e Castelhano, BOA NOITE

Quando estava planejando o meu guarda roupa, fiquei com esse receio, cheguei a ver esse desempenador, mas era caro para mim e resolvi arriscar fazer sem o desempenador.
A soluçao em que estou apostando foi usar um dispositivo para porta de correr de pendurar ao invez de apoiar, ou seja a minha soluçao foi usar o kit para porta de correr ROS 55 da Rometal.
Já se passaram 5 meses e até agora o armário não deu sinais de empeno,espero que continue assim,até ja colei um espelho de 4 mm do mesmo tamanho de uma das portas (2500 X 910).

TUDO DE BOM

Qual esspessura da porta?

Qui Set 06, 2012 1:31 pm
Membro

---------
Desculpe a demora para responder, estive fora algum tempo.
As minhas portas, uma é mdf 15 louro freijo e a outra mdf15 cru com um espelho colado de 4mm.

Tudo de Bom

Seg Set 10, 2012 1:05 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 18 Mensagens ]