Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 12 Mensagens ] 
COMPREI UMA TUPIA B&D ZERO BALA ,SO NAO SEI O QUE FAZER... 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Sáb Dez 11, 2010 11:48 am
Mensagem COMPREI UMA TUPIA B&D ZERO BALA ,SO NAO SEI O QUE FAZER...
PESSOAL, COMPREI UMA TUPIA B&D, AGORA EU TENHO , UMA SERRA,UMA SERRA TICO TICO DE MAO ,UMA FURADEIRA,DOIS
SERROTES PEQUENOS, DUAS MORSAS PEQUENAS 4 GRAMPOS, UMA MESA QUE EU FIZ , E UMA PRATELEIRA QUE EU FIZ TAMBEM, E UM COMODO NOS FUNDOS ONDE EU TENHO TENHO GUARDADO. TO CHEGANDO LA.
AGORA PRECISO, APRENDER UM POUCO SOBRE A TUPIA PRA QUE SERVE E O QUE DA PRA MIM FAZER COM ELA LEMBRANDO
QUE NAO SOU DA AREA , GOSTARIA DE PEDIR PRA ALGUEM DA GALERA , QUE DESSE ALGUMA ILUSTRAÇAO FACIL , FACIL MESMO PRA MIM TENTAR FAZER DESDE JA MUITO OBRIGADO , UM ABRAÇO E FIQUEM COM DEUS

Dom Jan 16, 2011 7:44 am

Mensagem Re: COMPREI UMA TUPIA B&D ZERO BALA ,SO NAO SEI O QUE FAZER...
Olá fernandobarra como vai caro amigo...Segue este que as portas se abriram.... \";)\"

Dom Jan 16, 2011 8:02 am
Membro

Data de registro: Dom Ago 22, 2010 10:51 am
tambem to com uma ,,até agora só usei pra fazer uns rasgos embaixo de portas de
correr,,com tupia sempre fui cauteloso,,mas só tinha usado de bancada,,vendo as fresas da
pra se ter uma ideia das possibilidades,,só recomendo ao amigo ,,muinto
cuidado ao manusear a bicha é potente e essas portas ou mesmo madeira com nós que
tem densidade diferenciada exige cautela.

geraldo1

Dom Jan 16, 2011 8:21 am
Colaborador

Data de registro: Qui Out 16, 2008 9:52 am
fernandobarra escreveu:
... UM COMODO NOS FUNDOS ONDE EU TENHO TENHO...

Que inveja ! ! ! ! ! (no bom sentido...)

fernandobarra, inicialmente parabéns pelas ferramentas. Não tenho tupia (ainda é um sonho de consumo), mas sei que que é uma ferramenta que merece um cuidado todo especial quando no seu manuseio (não que as demais não o mereçam). Todo o respeito que tenho por esta ferramenta foi adquirido pelas centenas de matérias e vídeos disponibibilizados na internet (grande parte destes disponibilizados aqui no M & B). Acredito que talvez esta seja a ferramenta (router) mais abordada em publicações de marcenaria (woodworking). Vale a pena ler (/asssistir) algumas (ou melhor, muitas) matérias a respeito; para que o entendimento e a segurança sejam o ponto de partida para qualquer serviço (/projeto).

:up: Até mais.

P.S.: Tenho uma pseudo-tupia: aquele acessório que transforma a mini-retífica dremel em uma mini-tupia. Somente para pequenos trabalhos. Fica sempre a vontade de "quero mais".

Dom Jan 16, 2011 3:28 pm
Administrador

Data de registro: Dom Out 19, 2008 2:11 pm
Olá fernandobarra,
Antes de começar a realizar alguns trabalhos com sua tupia Black & Decker, dê
por favor, uma olhada nesses vídeos que demonstram como ela funciona e a utilidade
dos acessórios que a acompanham.

Seg Jan 17, 2011 1:32 am

Em ambos os videos, aparentemente institucionais da representacao da B&D de algum vizinho nosso aqui na Sudamerica, ve-se o usuario utilizando luvas ao operar a tupia...

Usar-se luvas ao lidar com qualquer maquina rotativa e' grave, severissimo risco de seguranca, pela possibilidade, alta, de a luva ser 'presa' pela ferramenta/eixo e entao puxar a mao, com a forca de tantos cavalos tenha o motor, contra o polo ativo da maquina, com consequencias usualmente catastroficas.

Seg Jan 17, 2011 3:51 am

Fernando bom dia, quanto ao uso da tupia vc pode procurar no Google por ******** do livro "Woodworking with Router", lá tem bastante dicas e te pode esclarecer bastante coisa.

Em relação aos vídeos, o Paulo já falou o que eu achei um absurdo, nas minhas andanças por oficinas e industrias no campo ferroviário e petrolífero, já vi muitos acidentes devido a esse exemplo de se utilizar luvas junto de material rotativo, SEGURANÇA ACIMA DE TUDO na hora de operar seu equipamento, lembre-se que a tupia é a ferramenta que mais causa acidentes na industria de marcenaria e nunca enrrole o fio da ferramenta no braço como fez o "hermano" do vídeo, pois em algum acidente a ferramenta ainda está ligada em vc e virá de encontro ao seu corpo, imagine uma tupia com 28000 RPM numa fresa vindo de encontro à sua perna.....

Grande abraço.

Seg Jan 17, 2011 8:22 am
Membro

Agradeço aos colegas , HOTZ, GERALDO1, ALARBACN, VALENTIM ,PAULOBRO, FGUIDO, pela atençao dispensada,
vou ver os videos, e ler os artigos muito obrigado valeu pela força fiquem com DEUS

Ter Jan 18, 2011 5:47 am
Membro

Data de registro: Dom Nov 14, 2010 4:21 pm
Eu uso muito a minha tupia da Makita pra fazer os encaixes para o fundo de 6mm dos armários que eu estou fazendo... usei para montar os fundos das gavetas tmb... É uma ferramenta muito útil.

Outra coisa que dá pra usar é na instalação das dobradiças das portas.

Ter Jan 18, 2011 1:08 pm
Membro

valeu MARCUSKI, um abraço....

Qui Jan 20, 2011 10:18 am

O Paulobro é um mestre na arte de fazer encaixes com a tupia, dê uma olhada em

onde eu mostro um jig para encaixes "rabo de andorinha" que eu fiz.

Grande abraços à todos.

Qui Jan 20, 2011 10:29 am
Membro

---------
ERA SO O QUE QUERIA APRENDER A FAZER....UM DIA EU CHEGO LA.. AI EU TAMBEM VOU MOSTRAR MEU VIDEO,
UM ABRAÇO FGUIDO, FICA COM DEUS

Sáb Jan 22, 2011 1:11 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 12 Mensagens ]