Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 26 Mensagens ] 
Como fixar madeiras com encaixe em 45 graus 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Qua Mar 24, 2010 8:12 am
Mensagem Como fixar madeiras com encaixe em 45 graus
Pessoal, to com um problema, nao sei nem fazer uma colocação perfeita com madeiras em 90 graus e a patroa inventou que quer um rack com encaixe a 45 graus, falou que fica mais "bunito".
Gostaria de saber como fazer pra que as madeiras fiquem unidas, uma vez que parece não sobrar muito espaço pra encaixar pinos e também não vi como colocar parafuso nesse tipo de montagem.
Obrigado

Ter Mai 04, 2010 9:04 am

Mensagem Re: Como fixar madeiras com encaixe em 45 graus
Uma ideia seria moldar os bordos com a tupia utilizando bit de encaixe:
Imagem

Outra ideia seria usar a tupia ou serra de bancada para abrir um rasgo na area de contato, e aplicar biscoitos, ou umas tiras de duratex:
Imagem

Outras, imagino, virao...

Ter Mai 04, 2010 9:24 am
Membro

Obrigado paulobro, já deu uma luz.
Existe alguma solução usando apenas uma furadeira ?
Eu ainda não tenho uma tupia...

Ter Mai 04, 2010 12:52 pm

So com furadeira?
Olha, eu ate consigo delirar umas coisas, tipo uns jigs gigantes, ou meticulosissimos encaixes 'japoneses' com serrinha de mao, lima, lixa — coisas de levar anos e/ou custar mais que o preco de dez tupias para fazer... :shock:
Mas so com furadeira? Nao, eu nao faco a menor ideia.

Ter Mai 04, 2010 2:55 pm

Paulista, eu me colocando na sua posição, tendo só uma furadeira, eu tentaria fazer, utilizando aquelas barrinhas roscada de 3/16", cortando para cada canto de encaixe, dois pedaços de 40mm, e dobrando no meio à 90 graus, fazendo um "ele", e cada lado desse "ele", encaixando com pressão e cola em cada lado da junção! É importante que os conjuntos de furos de cada junção, estejam alinhados! Fazemos esse tipo de encaixe em esquadria de alumínio, mas utilizamos barrinhas em "ele", retangulares e parafusamos! Mas no seu caso, tem que usar redondo, por causa da sua furadeira "única"! Importante tambem, deixar para dar acabamento, depois que voce unir as peças, eliminando possíveis diferenças! Eu já fiz este tipo de encaixe, mas foi em alumínio e reforço de bancada! Espero ter ajudado! :D
Um abraço! :up:

Ter Mai 04, 2010 5:50 pm
Membro

Mais uma vez obrigado pelas resposta.
Desculpem a minha "ingnorança" mas é possível usar fresas pra tupia numa furadeira?
Vi que tem umas tupias de 450W, minha furadeira é de 700, entao pensei que se der e eu fixá-la numa bancada talvez consiga fazer algumas coisas sem ter que desembolsar pelo menos 500,00.
Abraço

Qua Mai 05, 2010 12:29 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Dom Out 19, 2008 11:05 pm
Olá Paulista!! :D
Quanto a colocar fresas na furadeira não funciona, pois a rotação (RPM) é muito baixa (+ ou - 2.000 RPM). Sendo que a tupia tem uma velocidade (RPM) de 28.000 á 30.000 RPM.
O que você está comparando no caso é a potência do motor 450 Watts e a sua furadeira tem a potência de 700 Watts, que não tem nada com velocidade. ;)
Espero que tenha ajudado!! :D
Abração!!
Machado

Qua Mai 05, 2010 3:16 pm
Perfil YIM
Membro

Data de registro: Qua Fev 11, 2009 3:59 pm
Paulista:

Não sei como você irá cortar em ângulo, mas tendo as partes cortadas, você pode montar um gabarito interno (G) de 90 graus (um esquadro por exemplo) para fixar as partes usando sargentos. Faça um gabarito num toquinho para furar em 45 graus com a furadeira. Encoste o toquinho na quina e use a furadeira para transpassar as partes seguindo o angulo do gabarito. Faça o furo com broca de mesmo diametro de uma cavilha que você tenha. Introduza a cavilha para unir as partes. A sobra da cavilha deve ser cortada com uma serrinha de cano, coloque uma lâmina abaixo da serra durante o corte, para não ferir a madeira. Dê acabamento com lixas. Segue um desenho meio desfocado, mas acho que com algum esforço, é possível entender. O resultado visual é ter uma bolinha de cor diferente da madeira original em cada lado das junções. Use cola branca para unir as partes e espere secar. Foi o que consegui pensar usando furadeira. Faça alguns testes com madeiras descartadas antes de partir para furar a madeira final. Ao invés de 1 cavilha, você pode fazer 2 ou 3 de menor diâmetro. Acredito que dará um efeito até mais bonito...
Anexo:
05052010178.jpg

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Qua Mai 05, 2010 5:03 pm
Membro

Data de registro: Qua Fev 11, 2009 3:59 pm
Paulista, mais um método:

Usando parafusos.

Anexo:
par1.jpg

Anexo:
par2.jpg

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Qua Mai 05, 2010 5:57 pm

Furadeiras NAO podem fazer `as vezes de tupias por dois motivos fundamentais: primeiro, como ja apontado pelo Machado, porque nao tem rotacao suficiente, resultando em cortes imprecisos, muito desparelhos e irregulares, depois porque sao projetadas para cargas na direcao do eixo, nunca na lateral. Usando-as como tupias os rolamentos e mancais logo, logo se danificam.

Alem disso, ha tupias e tupias. Tupias de baixa potencia sao projetadas para servicos leves, como dar acabamentos em laminas. Tupias para recortes profundos de bordo, alem de velocidade variavel, tem de ter de 2HP (~1.500W) para cima, idealmente mais de 3HP (>2.200W), e utilizarem pincas de 1/2" / 12mm para poderem dar conta do servico satisfatoriamente. Ate e' possivel utilizar tupias pequenas, aprofudando o corte lentamente, utilizando passadas rasas, mas mesmo assim, tanto a vida util da maquininha sera consideravelmente encurtada, como sera dificil encontrar fresas de boa qualidade com eixo de 1/4" / 6mm para esse tipo de servico.

Qui Mai 06, 2010 6:57 am
Membro

Mais uma vez obrigado, agora ja tenho algumas opções pra poder, pelo menos, tentar.
Sobre as tupias tenho muitas dúvidas ainda, já assisti a vários vídeos mas nao consegui chegar a uma conclusão, principalmente porque nunca utilizei uma nem vi uma funcionando pra fazer algum trabalho de verdade...ai fica difícil mesmo.
É possível, com uma tupia manual, tipo essa da b&d que tem pinças de 6,0mm, 1/4" e 8,0 mm, fazer trabalhos como esse que pretendo?
Além disso, com tupias é possível fazer a furação (caneco) pra colocação de dobradiças e parafusos minifix?
Muito obrigado pelas resposta, tem ajudado muito um novato curioso.

Qui Mai 06, 2010 8:22 am
Conselheiro Senior

Olá Paulista!
Com esta Tupia dá sim para voce fazer estes trabalhos que você disse!! :up:
No Wal Mart esta mesma Tupia está R$- 399,00 em 12 vezes s/juros. ;)
Anexo:
IMG_2196.JPG

Anexo:
IMG_2197.JPG

Anexo:
IMG_2198.JPG

Agora, preste atenção, o Wal Mart esta mostrando um modêlo e entregando este das fotos que coloquei aqui, a Tupia é a mesma, somente a bolsa e os acessórios que são diferentes. Faça uma visita no site do Wal Mart, isto é se estiver enteressado
em comprar, e você entenderá o que estou falando. E quanto a esses dois acessórios da última foto voce poderá comprar na Assistência Técnica da B&D na valor de R$-10,00.
Qualquer coisa é só falar!! :D
Abração!!
Machado

Qui Mai 06, 2010 3:10 pm
Perfil YIM
Membro

Data de registro: Qua Abr 07, 2010 12:36 pm
Vc poderia usar aqueles L's q seguram trilho de cortina pra deixar a madeira no angulo certo e pra fixar use cavilhas sempre lembrando q o tamanho ideal é ela ter o diametro equivalente a 1/3 da espessura da madeira.

SDS

Qui Mai 06, 2010 4:46 pm

A tupia e' uma ferramenta muito versatil mas, como tudo, essa versatilidade tem um custo: a necessidade de acessorios, moldes, gabaritos, jigs, etc. Nao ha duvidas potencialmente a RP250BK da B&D seja capaz de fazer todos os trabalhos que voce mencionou, e muito mais. Mas so com o que vem no kit, nao. No minimo sera necessario adquirir fresas especificas, comprar ou confeccionar uma bancada com guia, criar ou comprar moldes e gabaritos...

Considerando sua declaracao o parque de ferramentas eletricas em sua oficina no momento resume-se a uma furadeira e considerando ainda os projetos que voce quer fazer, fico pensando se nao seria mais interessante adquirir, antes da tupia, uma serra circular de bancada, como a BT-1800. Com a serra e a furadeira, para poder executar os projetos mencionados so o que faltaria seriam as brocas especificas para as furacoes. Talvez uma economia consideravel, em tempo e reais. /think

Sex Mai 07, 2010 4:05 am
Membro

Vou tentar essas formas que os amigos indicaram e ver qual consigo o melhor resultado.
Também to considerando a compra de uma serra circular, talvez isso aconteça antes da compra da tupia mesmo, o problema é que no momento ainda não tenho local pra colocar uma bancada, provavelmente compre uma "avulsa" e mais pra frente, quando meu puxadinho ficar pronto, eu aproveito pra treinar construindo uma bancada pra fixá-la.
Quando comprar a próxima ferramenta elétrica eu aviso e peço uns conselhos.
Abraço

Sex Mai 07, 2010 8:22 am
Colaborador

Data de registro: Ter Out 21, 2008 7:52 am
Machado

IMG_2198.JPG

"E quanto a esses dois acessórios da última foto voce poderá comprar na Assistência Técnica da B&D na valor de R$-10,00.
Qualquer coisa é só falar!!"

Em qual assistencia técnica? Aqui em Porto Alegre elas só vendem fresas, quando tem algumacomo acessório.

Sex Mai 07, 2010 10:47 am
Conselheiro Senior

Olá Staruck!!
Neste endereço:

top-service <top-service@uol.com.br>

Fale com Patrícia

(11) 3273-3533

Bucha Guia de nível - cód- 5140040-09
Esquadro Guia

Abração!!
Machado

Sex Mai 07, 2010 1:50 pm
Perfil YIM
Colaborador

Data de registro: Ter Out 21, 2008 7:52 am
Obrigado Machado

na segunda vou entrar em contato com eles.

Sex Mai 07, 2010 11:56 pm
Membro

Data de registro: Qui Jul 09, 2009 1:22 pm
Voce deu sorte, fui perguntar onde comprar um parafuso de uma tupia makita numa loja que revende Makita em são cristóvao no rj e quase fui corrido da loja, já que o negócio deles era vender maquinas e não assistencia técnica.

Ter Mai 11, 2010 8:01 am

falando em tupias... achei 2 modelos quase pelo mesmo preço... claro que existe a questão da marca, mas ta ai os dois modelos:

e ver se o pessoal concorda em qual melhor produto

Dom Mai 01, 2011 10:37 pm
Membro

Data de registro: Sex Jun 15, 2012 5:56 pm
Por que não consigo visualizar todas as imagens? Algumas aparece a mensagem: você não tem permissão...

Ter Jun 19, 2012 2:37 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Ter Mar 27, 2012 12:25 pm
brunogio escreveu:
Por que não consigo visualizar todas as imagens? Algumas aparece a mensagem: você não tem permissão...

Caro Bruno

Esta mensagem irá sumir à medida que você for postando mensagens. Dê uma olhada nas regras de utilização...

Quanto ao seu rack, segundo você comentou a "patroa" disse que ficará mais bonito, certo? Você irá utilizar madeira maciça ou compensado/MDF?

Pergunto pois, se for revestir a madeira com alguma folha para acabamento, você poderá efetuar o encaixe "normal" (sem ser a 45°) e faz o acabamento no ângulo desejado...ou seja, para todos os efeitos a madeira de acabamento estará nos 45° desejados...e você pode ficar tranquilo quanto ao encaixe...

Caso não seja este o seu caso, peço que esclareça com mais detalhes para podermos ajudá-lo...

Grande abraço

Ter Jun 19, 2012 3:09 pm
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
marcoaandrade escreveu:
brunogio escreveu:

Caro Bruno

Esta mensagem irá sumir à medida que você for postando mensagens. Dê uma olhada nas regras de utilização...

Quanto ao seu rack, segundo você comentou a "patroa" disse que ficará mais bonito, certo? Você irá utilizar madeira maciça ou compensado/MDF?

Pergunto pois, se for revestir a madeira com alguma folha para acabamento, você poderá efetuar o encaixe "normal" (sem ser a 45°) e faz o acabamento no ângulo desejado...ou seja, para todos os efeitos a madeira de acabamento estará nos 45° desejados...e você pode ficar tranquilo quanto ao encaixe...

Caso não seja este o seu caso, peço que esclareça com mais detalhes para podermos ajudá-lo...

Grande abraço

Tá viajando na maionese, Marcão? O OP que abriu esse tópico não foi o Bruno, mas o colega "Paulista" há mais de 2 anos atrás!!!

:roll:

Por outro lado o colega Bruno já começou mal: primeiro não se apresentou à galera. Segundo vai levando aí o prêmio "pá de ouro" por desenterrar um tópico tão velho e a troco de nada.

Bruno, comece com o pé direito colega, e se apresente à turma aqui:

seja-bem-vindo-welcome-f13.html

:twisted:

Ter Jun 19, 2012 3:19 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Ter Mar 27, 2012 12:25 pm
:shock:

no comments....a única coisa que valeu do meu comentário foi o "dá uma olhada nas regras do fórum"....

:loll:

Desculpa aí!

Abração

Ter Jun 19, 2012 3:41 pm
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Eu não podia perder essa oportunidade de te dar um tesoura voadora!

:mrgreen:

Ter Jun 19, 2012 3:57 pm
Membro

Data de registro: Sex Jun 15, 2012 5:56 pm
---------
Desculpem-me!
Na verdade, eu estava pesquisando na Internet sobre encaixes em 45º e visualizei este tópico, então fiz o cadastro só para poder ver as imagens, porém, somente algumas apareceram...
Vou me apresentar lá...

Abraços,

Bruno

Ter Jun 19, 2012 10:55 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 26 Mensagens ]