Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 5 Mensagens ] 
Como descolar uma peça de madeira 
Autor Mensagem

Data de registro: Sáb Mai 23, 2009 9:57 pm
Mensagem Como descolar uma peça de madeira

Sponsored Links

Boa noite, amigos do forum!

Mais uma vez apelo para o conhecimento de todos! :D

Existe alguma forma ou produto para descolar peças de madeira, coladas com cola pvc, amarela, coqueiro, etc.?

Sendo mais específico, preciso retirar o cavalete de um violão meu que já fiz uma "reforma" nele uma vez, porém quando fiz isso não tinha local, feramentas, nem conhecimento para retirar o cavalete, desempenar o tampo e colar o cavalete de novo. O que fiz foi colar, reforçar com cola(amarela) na parte que estava descolada, só pra segurar.

Bom o que quero agora, que tenho melhores condições de fazer o trabalho, é reformá-lo novamente, acertando esse detalhe do cavalete, e pintá-lo de rosa para dá-lo à minha filha como forma de incentivo(e para ela não mexer nos meus) a musica.

Resumindo, preciso retirar o cavalete do violão sem estragar o tampo.

Alguém tem alguma idéia de como fazer?

Agradeço a todos pela ajuda!

Gerson.

Qui Jul 01, 2010 8:25 pm

Data de registro: Qui Mai 20, 2010 2:59 pm
Mensagem Re: Como descolar uma peça de madeira
Olá Geremias.

Para descolar o cavalete do violão você pode usar um ferro de passar roupa, um pano úmido (não muito molhado para não encharcar o violão) e uma faca, ou espátula fina.

Você coloca o pano úmido sobre o cavalete, esquenta um pouco com o ferro e vai colocando a faca entre o tampo e o cavalete, sem forçar muito. Conforme o calor vai derretendo a cola você vai introduzindo mais a faca. Sempre sem forçar.

Tome cuidado para não esquentar o tampo, para não empená-lo.

Depois que descolar remova o excesso de cola, lixe e deixe a base do cavalete bem uniforme, para fazer uma boa colagem.

Um detalhe importante, o cavalete deve ser colado exatamente no mesmo local, senão você não vai conseguir afinar o violão. Quando for colar deve ser feita pressão suficiente para dar uma boa aderência.

Mais um detalhe. A pintura. Normalmente quando se faz uma pintura no violão muito expessa acaba abafando o som do violão. Procure dar uma camada fina para que a madeira possa vibrar e ter um bom timbre.

Sponsored links

Qui Jul 01, 2010 9:20 pm

bom dia a todos!

Salve Lúcio!

Obrigado pela ajuda, agora nas férias vou tentar fazer esse trabalho, com calma e muito cuidado.

Quanto a pintura, realmente não tenho experiência alguma mas vou ter a ajuda ao meu vizinho que tem oficina de pintura aí acho que vai ficar bom. da outra vez eu tirei a tinta(o violão era pintado) e apliquei somente verniz na madeira, ficou bom mas alterou o timbre(ficou mais grave) mas até que gostei.

Bom, mais uma vez agradeço a ajuda.

Abraço.

Gerson.

Sex Jul 02, 2010 10:15 am

Data de registro: Qui Mai 20, 2010 2:59 pm
Geremias. Cuidado com os pintores de carro [-X . Digo isto porque já fui pintor de carros :D.

Quando eu era pintor de carros se alguém chegasse e me pedisse para pintar um violão eu aplicaria uma demão de primer (fundo), lixaria, aplicaria massa rápida para corrigir alguns defeitos na superfície, aplicaria a tinta e por último o verniz. Resumindo, ficaria com acabamento bonito mas ESTRAGARIA o som do violão.

Se fosse uma guitarra não teria problema, mas no violão uma camada grossa de fundo/tinta/verniz vai "matar" o timbre do instrumento, pois depende da vibração da madeira.

Só lamento não pode te dizer agora qual seria a tinta ideal para um instrumento acústico.

Eu participo de algumas comunidades de luthieria no Orkut. Vou dar uma procurada por lá. Se descobrir alguma informação interessante a respeito de pintura eu coloco aqui depois para você.

Sáb Jul 03, 2010 12:19 am

---------
Boa noite Amigoa M&B!

Salve lúcio!

Valeu pela dica! Na verdade eu iria levar o violão pro amigo pintor apenas para pintar mesmo, já que não tenho a menor intimidade com revolver de pintura, e assim mesmo orientando para que deva ser feita com camadas bem finas. toda a preparação para a pintura farei seguindo as dicas do pesoal aqui e de outros foruns de lutheria.

Inclusive fiarei aguardando suas pesquisas e novas dicas antes de inciar para não fazer nenhuma caca.

Abraços.

Gerson.

Sáb Jul 03, 2010 6:54 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 5 Mensagens ]