Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 14 Mensagens ] 
colar com cola pva 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Qui Jun 10, 2010 10:58 pm
Mensagens: 179
Localização: Londrina-Pr
Mensagem colar com cola pva
alguem sabe de uma dica p/ quando colar com cola pva e for apertar com grampo, a peça não deslize.


Seg Abr 30, 2012 9:22 pm
Perfil
Membro

Data de registro: Sex Mar 02, 2012 3:37 pm
Mensagens: 198
Localização: Campina Grande - PB
Mensagem Re: colar com cola pva
Yudi,

V. poderia informar:

1. Que tipo de grampo está se referindo ?

2. Que cola PVA está usando ?

Um abraço

Carlos


Seg Abr 30, 2012 9:33 pm
Perfil
Conselheiro Senior
Avatar de usuário

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Mensagens: 3071
Localização: são paulo
Mensagem Re: colar com cola pva
Amigo Yudi, quando colamos duas madeiras convém não ter dó da cola e colocarmos bastante para que a colagem seja eficiente, porém è fato que ao apertar com grampos ou prensa, as peças se movam e provoquem níveis diferentes, então aqui vão duas dicas que normalmente utilizo em meus trabalhos segmentados em tornearia:
A primeira dica é passar cola nas duas faces e aguardar um porco até começar a secar e ai unir as duas faces. Com a cola meio seca fica mais difícil o deslise, e com a utilização dos grampos é a forma mais aconselhável.
A outra dica quando vc for utilizar uma prensa; então o ideal é colocar uma arruela e uma bolinha de aço no meio da arruela na pronta da prensa que ira forçar as peças a serem coladas. Esta bolinha de aço irá absorver toda a rotação das peças não deixando a força da prensada ser transferida para as madeiras e sim para a bolinha. Será que deu prá entender?? Tomara que sim, se não conseguiu entender me mande uma MP que eu vou tentar explicar melhor.
Um grande abraço
Silvio


Seg Abr 30, 2012 9:39 pm
Perfil
Membro

Data de registro: Qui Jun 10, 2010 10:58 pm
Mensagens: 179
Localização: Londrina-Pr
Mensagem Re: colar com cola pva
obrigado pelas respostas, Crtrianda, eu uso a cola branca cascores e com qualquer tipos de grampo e quase sempre que vou apertar dá uma deslizada, vou usar a dica do Silvio para ver se melhora.


Seg Abr 30, 2012 10:27 pm
Perfil
Membro

Data de registro: Sex Mar 02, 2012 3:37 pm
Mensagens: 198
Localização: Campina Grande - PB
Mensagem Re: colar com cola pva
Yuri,

Quanto ao uso da cola, acho mais conveniente usar a Cascorez Secagem Rápida (Amarela), que tem uma pega inicial mais efetiva. Isto ajuda na dica do Silvio, de deixar a cola secar um pouco nas duas faces das peças, antes de prensá-las.

No caso do uso de grampos "C" (de ferro fundido), é bom dar uma retificada na faces de aperto do grampo (com uma lima mesmo). Isto me ajudou bastante com o mesmo problema.

Carlos


Seg Abr 30, 2012 10:52 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Ter Abr 10, 2012 7:17 pm
Mensagens: 70
Localização: Luziânia - GO
Mensagem Re: colar com cola pva
SILVIO56 escreveu:
Amigo Yudi, ...
A outra dica quando vc for utilizar uma prensa; então o ideal é colocar uma arruela e uma bolinha de aço no meio da arruela na pronta da prensa que ira forçar as peças a serem coladas. Esta bolinha de aço irá absorver toda a rotação das peças não deixando a força da prensada ser transferida para as madeiras e sim para a bolinha. Será que deu prá entender?? Tomara que sim, se não conseguiu entender me mande uma MP que eu vou tentar explicar melhor.
Um grande abraço
Silvio


Se puder postar uma foto ajuda no entendimento.
No caso, a bolinha não irá fazer mais uma marca na madeira?


Ter Mai 01, 2012 7:20 am
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Ter Fev 28, 2012 8:14 pm
Mensagens: 456
Mensagem Re: colar com cola pva
A cola quando aproximamos as peças age como um filme lubrificante, afinal quando a passamos com o dedo ele desliza super fácil sobre a superfície a ser colada justamente por essa ação lubrificante.
A ideia da bolinha do Silvio é ótima, só não usaria de material duro como uma esfera de rolamento ou uma granalha de jato. Uma esfera de chumbo, dessas usadas para ******** cartuchos (solução não ecológica, chumbo é veneno, não deveria ser usado nem para munição) ou uma pequena esfera de nylon vão ***prir seu papel com perfeição. O papel é criar um ou mais pontos de ancoragem entre as peças.
Uso furar com broca fina e colocar um prego fino que simplesmente aponta na face contrária, depois arranco, assim não deixo nenhuma armadilha no caminho de um corte futuro.


Ter Mai 01, 2012 2:28 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Seg Ago 29, 2011 12:21 am
Mensagens: 30
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem Re: colar com cola pva
Caro Yudi,
Eu trabalho com remos de madeira e sei o que é isso realmetne( esgorregar) pois também uso grampos na prensagem (), mas uma cola boa que eu uso muito pra essa manha que o Crtrianda passou, aliás a mais usada por mim, é a cola monocomponente.É uma cola que reage à ação do ar e expande.da mesma forma, vc pode passar nas duas faces a serem coladas, isso após dar uma boa lixadapra elas ficarem lisas né e esperar uns 5 minutos e depois encostar na medida que vc precisa.
Abraço!


Ter Mai 01, 2012 7:19 pm
Perfil
Membro

Data de registro: Sex Mar 02, 2012 3:37 pm
Mensagens: 198
Localização: Campina Grande - PB
Mensagem Re: colar com cola pva
Olá novamente,

Será que V. (Paddle87) poderia informar a marca e outras especificações dessa cola monocomponente ?

Obrigado,

Carlos


Ter Mai 01, 2012 7:37 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Sáb Jun 26, 2010 4:04 pm
Mensagens: 136
Localização: Santos - São Paulo
Mensagem Re: colar com cola pva
.

yudi, quando vou unir duas peças com cola PVA bato quatro pregos 06 X 06 nos cantos, corto eles com a torques deixando um pedaço em torno de três milímetros exposto, ai é só ajustar as peças forçar em cima dos preguinhos e prensar.

Dependendo do tamanho das peças coloco mais alguns pregos.


Ter Mai 01, 2012 8:21 pm
Perfil
Conselheiro Senior
Avatar de usuário

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Mensagens: 3071
Localização: são paulo
Mensagem Re: colar com cola pva
Alejandro escreveu:
SILVIO56 escreveu:
Amigo Yudi, ...
A outra dica quando vc for utilizar uma prensa; então o ideal é colocar uma arruela e uma bolinha de aço no meio da arruela na pronta da prensa que ira forçar as peças a serem coladas. Esta bolinha de aço irá absorver toda a rotação das peças não deixando a força da prensada ser transferida para as madeiras e sim para a bolinha. Será que deu prá entender?? Tomara que sim, se não conseguiu entender me mande uma MP que eu vou tentar explicar melhor.
Um grande abraço
Silvio


Se puder postar uma foto ajuda no entendimento.
No caso, a bolinha não irá fazer mais uma marca na madeira?


Então meus amigos, tirei uma foto da minha prensa e vou tentar explicar; vejam a foto abaixo
esta é minha prensa:
Imagem
Shot at 2011-12-14
Agora mais abaixo uma foto no detalhe da ponta do eixo roscado que aperta prá baixo comprimindo as peças, no meu caso são varios segmentos todos muito pequenos e portanto com muita facilidade de torção.
Imagem
Shot at 2012-05-01
Então repare que na ponta do parafuso roscado eu fiz um pequeno furinho, onde a bolinha de rolamentos desliza sobre a fonte da pressão, abaixo da bolinha e antes desta tocar na peça a ser colada vai uma arruela ou uma chapinha de ferro também furada com um furo menor que a bolinha certo??
Então como a força vem da horizontal passa pela bolinha e pela arruela ai se espalha para a peça num sentido triangular ou melhor piramidal por toda a peça a ser colada com forças iguais, e ai não tem torção pode acreditar pois faço a muito tempo. Tomara que tenha ficado facil de entender, pois num manjo nada de fisica e desenhar então sou uma lastima.
Um grande abraço aos amigo.
Silvio


Ter Mai 01, 2012 10:24 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Seg Ago 29, 2011 12:21 am
Mensagens: 30
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem Re: colar com cola pva
Caro,
posso sim. a cola é a ct 1000
no frasco vem assim mono adhesivo ct1000. o telefone do distribuidor é 02127016520 email metaltitanio@terra.com.br e página . A empresa é metaltitanio polímeros. Espero ter ajudado.


Qua Mai 02, 2012 8:09 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Seg Ago 29, 2011 12:21 am
Mensagens: 30
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem Re: colar com cola pva
Caro, eu esqueci de falar: você pode também quando efetuar a colagem usar um gabarito ao lado das partes da madeira, desta forma não tem como escapar. isso caso vc não encontre a cola.Um ponto onde vc pode econtrar essa cola é em uma boa madeireira.Nao costuma ser barato aqui no rio.+ - 30 reais 500 gramas. aqui na Av Frei Caneca tem.


Qua Mai 02, 2012 9:53 pm
Perfil
Membro
Avatar de usuário

Data de registro: Ter Abr 10, 2012 7:17 pm
Mensagens: 70
Localização: Luziânia - GO
---------
Mensagem Re: colar com cola pva
SILVIO56 escreveu:
...
Então repare que na ponta do parafuso roscado eu fiz um pequeno furinho, onde a bolinha de rolamentos desliza sobre a fonte da pressão, abaixo da bolinha e antes desta tocar na peça a ser colada vai uma arruela ou uma chapinha de ferro também furada com um furo menor que a bolinha certo??
...
Silvio

Agora entendi.
Obrigado!


Qui Mai 03, 2012 8:21 am
Perfil
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 14 Mensagens ] 


Quem está online

Usuários vendo este fórum:: Nenhum usuário registrado online


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Ir para:  
cron