Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 24 Mensagens ] 
Bancada - Tipo de madeira 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Qui Mai 17, 2012 10:28 pm
Mensagem Bancada - Tipo de madeira
Srs,

Gostaria de pedir ajuda para saber que tipo de madeira devo utilizar para fazer uma bancada de trabalho, não é uma bancada específica de marceneiro mas multi uso.
Moro em São Leopoldo e se puderem indicar onde tem estas madeiras para comprar, ficarei muito grato.
Em uma empresa me ofereceram uma madeira chamada GRAPIA, alguém conhece? É boa para este fim? Sabe como é vendedor (me desculpem os vendedores, isto não é regra) mas tem uns que vendem até o Maluf com "certificado de garantia" (hehehehehehehe)!!!
A verdade é que como sou plenamente amador nesta arte da marcenaria e não tenho muito conhecimento de madeira gostaria das sábias palavras de quem entende.
Um abraço a todos.
Obrigado pelas dicas.

Qui Jul 26, 2012 11:29 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Mensagem Re: Bancada - Tipo de madeira
Olha, o ideal é uma madeira bem dura e pesada, tipo peroba, massaranduba, ipê, jatobá. O problema é que essas madeiras são caras e difíceis de achar. O amigo Silvio conhece melhor de madeiras e daqui a pouco ele aparece para opinar, mas, pelo que sei, essa grápia é de média densidade. Para uma bancada multi-uso, acredito que sirva bem. Na realidade, eu já vi bancada até de pinus e bastante funcional. Acho que vai mais do seu bolso :D . Boa sorte e abraços!

Qui Jul 26, 2012 11:56 pm
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Também concordo com o amigo Lauro, a Grapia serviria bem para sua bancada, e se for de gratis ainda melhor, mas na verdade aqui na forum temos exemplos de bancadas forradas até com MDF e ficaram ótimas. Amigo Antonini se pretende uma bancada bem legal é só fazer com paciência e ir colocando as dúvidas para os amigos discutirem aqui; e garanto ficará ótima.
Boa sorte
Um grande abraço
Silvio

Sex Jul 27, 2012 12:07 am
Membro

Data de registro: Qui Jul 05, 2012 1:52 pm
Antonini, o Lauro e o Silvio disseram bem, eu faria um pouco diferente, optaria por buscar essa madeira em demolições e ferro velho, alem das caçambas de entulhos, você vai encontrar inumeras dessas citadas pelo Lauro, além de estarem completamente seca, o que não é o caso dessas adquiridas em madeireiras. Estou aqui com vários portais, só madeira de primeira, pra fazer a minha. Quase todas,Acho que é o Lauro que diz, "Especie Caçambienses" heheheh, Os antigos portais eram feitos só com madeiras nobres, assim fazendo você terá uma bancada que será, num futuro distante, utilizada pelos seus netos. Assim penso.

Quando começar a minha irei postar aqui, antes preciso terminar o espaço de brinca.
Boa sorte no projeto.

Sex Jul 27, 2012 8:32 am
Membro

Data de registro: Qui Jul 05, 2012 1:52 pm
VANGODIAS escreveu:
Antonini, o Lauro e o Silvio disseram bem, eu faria um pouco diferente, optaria por buscar essa madeira em demolições e ferro velho, alem das caçambas de entulhos, você vai encontrar inumeras dessas citadas pelo Lauro, além de estarem completamente secas, o que não é o caso dessas adquiridas em madeireiras. Estou aqui com vários portais, só madeira de primeira, pra fazer a minha. Quase todas, Acho que é o Lauro que diz, "Especie Caçambienses" heheheh, Os antigos portais eram feitos só com madeiras nobres, assim fazendo você terá uma bancada que será, num futuro distante, bem distante, esperamos nos, utilizada pelos seus netos. Assim penso.

Quando começar a minha irei postar aqui, antes preciso terminar o espaço de brincar.
Boa sorte no projeto.

Sex Jul 27, 2012 8:34 am
Iniciado

Data de registro: Qua Jul 25, 2012 11:26 am
Caro Antonini ... eu fiz uma para mim usando sobras de madeiramento de telhado ... é um tipo de peroba vermelha... não deve ser aquela peroba que existia antigamente ... fiz a estrutura da mesa com caibros de 100 x 50 mm e para o tampo usei os mesmos caibros que fui juntando com cavilhas até completar a largura do tampo ... ficou com 3,00 x 0,70 mts ... depois de bem lixado, fiz o acabamento com seladora e no final 2 demão de cera micro... e ainda coloquei rodizios com trava nos pés para facilitar a movimentação quando necessário ... ficou bem pesada e resistente ... como disseram os outros colegas, se bem cuidada vai durar até os bisnetos

Vou tirar umas fotos para voce ter uma idéia... mas ainda não sei como postar fotos no forum M&B

Abraços

Sex Jul 27, 2012 8:57 am
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Tenho duas bancadas: uma que está em uso e outra em construção.

A que está em uso, e que será desmontada em um futuro próximo tem a estrutura feita com assoalho de Muiracatiara e o tampo com testeira de Muiracatiara. A madeira é cara, e portanto não apropriada par essa aplicação. No meu caso não me custou quase nada, então tudo bem. Ficou ótima, a madeira é dura, forte e pesada. Na época eu precisava de uma bancada com urgência então construí com o que tinha de material ao redor, sem projeto, planejamento, nada.

A que está em construção, por outro lado, teve projeto e planejamento, e portanto tive que comprar o material especificamente para ela. Neste caso, a estrutura está sendo feita em caibro de eucalipto (que é pesado, forte e barato). O tampo eu pretendia fazer com pranchão de 4 cm Cedro Rosa ou Caxeta, mas decidi mudar para duas tábuas de compensado 15mm uma colada sobre a outra.

O importante na bancada é ser forte, pesada e ser capaz de agüentar qualquer tipo de abuso!

:up:

Sex Jul 27, 2012 10:12 am
Membro

Data de registro: Sáb Fev 18, 2012 2:27 pm
Assim como o Carlos Leite, também fiz a minha bancada com sobras do madeiramento do telhado.

Foi um misto de Garapeira e ***aru, ambas bastante pesadas.

O tampo foi feito com 4 camadas de MDF (18mm) coladas. Por cima do tampo, coloquei um pedaço de Eucatex para proteger o MDF e emoldurei tudo.

Aqui está o tópico sobre ela:
mesa-de-trabalho-t8490.html

Abraços,
Fábio Reis.

Sáb Jul 28, 2012 10:35 pm
Membro

Amigos,

Muito obrigado pelas mensagens.
Realmente terei que comprar as madeiras pois não tenho sobras aqui em casa.
Mas a idéia de fazer os pés e travessas de Eucalipto vai baratear, já o tampo é que é o problema. Há uns 5 anos, quando me mudei pra São Leopoldo, fiz uma mesa para churrasco, de cedro. Há pouco tempo notei que o espaçamento entre as pranchas, que foi feito encostados uma na outra, está com uma bela folga, + ou - 1,5 cm.
Vou tentar achar algo de demolição, mas acredito que será muito mais caro que madeira nova.

Fabio, já tinha visto o teu projeto de bancada, demais, sonho de consumo, mas como iniciante e desaparelhado, por enquanto fico babando. Agora algumas dúvidas, sem não é incomodar demais, o teu tampo ficou resistente, ficou pesado, é possível utilizar para marcenaria inclusive?

Por problemas de espaço não vou partir para uma bancada de marceneiro pois tem que servir para vários fins.

Yan Kleber, este tampo de compensado colado é resistente ou tem que trocar de vez em quando?

Abraços a todos e obrigado.

P.S. não são todos os projetos que posso ver as fotos, o que me frustra pois é sempre bom ter exemplos para entender mais um pouco desta arte com madeiras.

Sáb Jul 28, 2012 11:32 pm
Membro

[quote="carlosleite"]Caro Antonini ... eu fiz uma para mim usando sobras de madeiramento de telhado ... é um tipo de peroba vermelha... não deve ser aquela peroba que existia antigamente ... fiz a estrutura da mesa com caibros de 100 x 50 mm e para o tampo usei os mesmos caibros que fui juntando com cavilhas até completar a largura do tampo ... ficou com 3,00 x 0,70 mts ... depois de bem lixado, fiz o acabamento com seladora e no final 2 demão de cera micro... e ainda coloquei rodizios com trava nos pés para facilitar a movimentação quando necessário ... ficou bem pesada e resistente ... como disseram os outros colegas, se bem cuidada vai durar até os bisnetos

Vou tirar umas fotos para voce ter uma idéia... mas ainda não sei como postar fotos no forum M&B

Abraços[/quote]

Carlos, seria muito bom ter exemplos para melhorar as idéias, tomara que eu tenha permissão de ver as tuas imagens, quando postares.

Obrigado.

Sáb Jul 28, 2012 11:34 pm
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
antonini escreveu:
Amigos,

Muito obrigado pelas mensagens.
Realmente terei que comprar as madeiras pois não tenho sobras aqui em casa.
Mas a idéia de fazer os pés e travessas de Eucalipto vai baratear, já o tampo é que é o problema. Há uns 5 anos, quando me mudei pra São Leopoldo, fiz uma mesa para churrasco, de cedro. Há pouco tempo notei que o espaçamento entre as pranchas, que foi feito encostados uma na outra, está com uma bela folga, + ou - 1,5 cm.
Vou tentar achar algo de demolição, mas acredito que será muito mais caro que madeira nova.

Fabio, já tinha visto o teu projeto de bancada, demais, sonho de consumo, mas como iniciante e desaparelhado, por enquanto fico babando. Agora algumas dúvidas, sem não é incomodar demais, o teu tampo ficou resistente, ficou pesado, é possível utilizar para marcenaria inclusive?

Por problemas de espaço não vou partir para uma bancada de marceneiro pois tem que servir para vários fins.

Yan Kleber, este tampo de compensado colado é resistente ou tem que trocar de vez em quando?

Abraços a todos e obrigado.

P.S. não são todos os projetos que posso ver as fotos, o que me frustra pois é sempre bom ter exemplos para entender mais um pouco desta arte com madeiras.

Rapaz!!!! Realmente 1,5cm de folga é uma coisa ESCANDALOSA. Nunca vi uma madeira encolher tanto assim!

:shock:

Quanto à questão do tampo de compensado, vai ser a primeira vez que vou fazer assim, então não sei lhe informar. Mas mesmo que tenha que trocar depois de um tempo, eu pessoalmente não vejo problema nenhum nisso, apesar do que eu acho que vai demorar MUITO até isso acontecer!

:up:

Dom Jul 29, 2012 9:57 am
Colaborador

Data de registro: Sex Out 17, 2008 6:50 pm
A grapia é excelente , pode ir sem medo , é muito usada inclusive em casa pre fabricadas , alem de um tom muito bonita.
a ideal é a peroba rosa , muito cara atualmente , não é o caso de uma madeira somente resistente , como tambem nao tao pesada, rachar facilmente , ideal em varios aspectos;
A peroba vermelha é boa mas ao dar uma martelada a fedentina vai empestear o ambiente , veja bem se é ela mesmo .
Pior que tudo isso é que seu nariz vai se acostumar como quem mora ao lado do rio mais famoso o /tiete .
Eucalipto vai depender de onde , é uma pessima esc0olha se nao souber a procedencia
A madeira Maluf é garantida ,é confiavel , o lema nao era :
Rouba mas faz ?
E aqui confiam e muito ainda , basta ver a sua coligação com quem foi ......
Politica veio , o bandido (Edição Automática: Termo Impróprio) de ontem , amigao , honestissimo de hoje

Dom Jul 29, 2012 10:09 am
Perfil WWW
Membro

Caríssimo Strada,

Muito obrigado pela transmissão de conhecimento.
Como disse sou leigo nisto mas cada vez mais amante desta arte.

Não leve a mal a brincadeira com o Maluf, sei que tem muitos que o veneram assim como muitos veneram o "Molusco".
Foi só uma brincadeira, sem querer mexer com este meio que está muito difícil de engolir.

Abraços.

Dom Jul 29, 2012 3:34 pm
Membro

Data de registro: Sáb Fev 18, 2012 2:27 pm
Antonini,

O meu tampo ficou bem resistente e pesado e acredito que poderia sim ter uso profissional em uma marcenaria.

No entanto, eu sou hobbysta, então fica difícil responder sua pergunta com 100% de certeza.

Acredito que somente um marceneiro que fizesse uso profissional da minha bancada poderia ter uma opinião melhor balizada.

Abraços,
Fábio Reis

Seg Jul 30, 2012 10:18 am
Membro

Data de registro: Dom Jul 15, 2012 10:38 pm
Antonini,
usei sobras que guardo, a estrutura é de caibros de massaranduba e o tampo usei tábuas de pinho de 30mm, já tem uns 8 anos, um pouco surradas mas estão firmes. Quando for trocá-las, pretendo colocar uns pranchões de massaranduba, que tem uma densidade alta e mantém a superfície em ótimo estado.
Uma dica é ter sobre a bancada um pedaço de chapa lisa de uns 10mm de espessura para exemplo, amassar ponta de prego, assim preserva o tampo.

Ter Jul 31, 2012 10:47 pm
Membro

Data de registro: Ter Jul 17, 2012 2:43 pm
cada dia aprendo uma coisa nova aqui... to gostando do forum... muito bom mesmo!!!

Ter Jul 31, 2012 11:16 pm
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Seg Jul 19, 2010 11:22 am
pessoal, a madeira Cambará é boa?

encontrei em um depósito de madeiramento para telhado... é uma madeira bonita, meio alaranjada.

Qua Ago 01, 2012 4:06 pm
Colaborador

arnaldo
qualquer madeira vai depender de sua qualidade .

Se foi bem selecionado é uma boa madeira sim , normalmente o marceneiro ou telhadista sabe se ele esta boa ou nao .

Qua Ago 01, 2012 4:18 pm
Perfil WWW
Membro

Strada, abusando um pouco do seu vasto conhecimento... viga aparelhada de cambará, na medida 4,5cm x 6,5cm, por R$ 9,84 m/l... o preço está bom? estou meio perdido em relação a qual madeira usar, se tal madeira é viável em relação a custos, etc...

Qua Ago 01, 2012 5:20 pm
Colaborador

o preço nao esta ruim , esta dentro do preço normal do varejo. Mas pelo mesmo valor ou pouca diferença deve encontrar uma garapeira ou itauba que sao bem superiores e menos sujeito a problemas

Qua Ago 01, 2012 8:12 pm
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Dom Jul 29, 2012 10:45 pm
Pois é, esse lance de escolher madeira para bancada é bem complicado, é uma balança de dois pesos: dinheiro que vc quer gastar e qualidade da madeira.

Muita gente hj trabalha mais com mdf, compensados, madeiras leves isso possibilita o uso de uma bancada firme com madeiras não tão "nobres" desde que seja fixada a base no chão/parede agora quando formos usar madeiras maciças ou ferragens muito pesadas ai a necessidade de uma bancada masi "parruda" é necessário, nada como peroba, ypê, marfim tbm da para usar, mas um tampo bem firme de chapas com uma travessa perfil T sobre o fundo e uma chapa por cima deve dar uma sustentação boa, ainda mais se usar uma chapa de aço entre duas de compensado.

Hoje se precisasse montar uma bancada mais robusta provavelmente faria assim, mas os colegas com mais experiência podem me corrigir.

O Yan achou bem grande o espaçamento na mesa do anotnini, 1.5cm para o Cedro, mas aqui em casa há uma mesinha antiga, com mais de 20 anos, feita de Ypê com três tábuas curtas em cima, estão com frestas entre sim com cabem um dedo, senão mais. A mesa continua em uso, mas por vários anos ficou largada sobre o tempo, me admira com tanta chuva e sol em cima, ela deu uma empenada, mas ainda está firme e confiável.

Qua Ago 01, 2012 9:21 pm
Membro

Data de registro: Sáb Jul 21, 2012 10:50 pm
eu fiz uma bancada para mim usando cambará, tava em conta.

Qua Ago 01, 2012 10:15 pm
Membro

Obrigado Strada!!

Qui Ago 02, 2012 12:06 am
Membro

Data de registro: Qua Ago 29, 2012 12:37 am
---------
Olá Pessoal, sou novo tambem e gostaria de pegar carona nesse tópico.
Estou projetando uma bancada baseado nos videos americanos no Youtube
Tipo Roubo ou Benchcraft (acho que é isso) que voces devem conhecer.
Ocorre que as madeiras que já tenho são de maçaranduba e ipê varias peças de 6x6, 3x6 6x20, 20x20 (cm)
porem são madeiras muito duras e dificeis de trabalhar para um iniciante, pois requer
maquinário mais possante.
E quando vejo os videos americanos percebo que a madeira que eles usam são mais clarinhas
e eles consegue afixar peças com parafuso (tipo mdf), com aparafusadeira com muita facilidade
parece até pinus ou algo parecido (claro que não é pinus pois ão de qualidade). Eu gostaria de fazer minha bancada com esse tipo de madeira
e não as que tenho. Alguem poderia me dar uma luz?

Sex Ago 31, 2012 11:50 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 24 Mensagens ]