Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 20 Mensagens ] 
Armário de parede, método de instalação. 
Autor Mensagem
Membro

Data de registro: Qua Jun 27, 2012 8:19 pm
Mensagem Armário de parede, método de instalação.
Um abraço a todos... Tenho algumas dúvidas e preciso da ajuda a respeito de um armário de parede que estou fazendo para uma cliente. Já disse, sou novo nesse negócio e estou preocupado com a segurança da fixação desse armário na parede na casa do cliente, pois, o mesmo possui filhos pequenos e não quero acidentes com os meus móveis. (Deus me livre).
O armário é em MDF de 15 mm medindo 1,20 X 70 x 40 cm. Ele é bem pesado. Estou terminando a montagem, e preciso de um sistema seguro para fixa-lo na parede. Gostaria de saber que parafusos e buchas posso usar de maneira segura, considerando o peso do armário. O armário está projetado para ser escorado em dois sarrafos na parte traseira, com 15 mm de espessura. Esses sarrafos tem que ser madeira ou podem ser de mdf? Seis cantoneira internas (com capa) são suficientes? Quanta dúvida, não é? Desculpem, mas estou muito preocupado com a segurança dos moradores da casa. Meu armário não pode cair de jeito nenhum... rs Se fosse um gabinete no chão, tudo bem, mas, armário suspenso? É preciso muito cuidado.

Qui Set 06, 2012 12:25 pm
Perfil WWW
Iniciado

Data de registro: Sáb Fev 11, 2012 12:42 pm
Mensagem Re: Armário de parede, método de instalação.
Edson, tenho uns armários aqui em casa com especificação semelhante, e eles possuem sistema de facão na traseira e os mesmos são feitos de sarrafo de madeira (pinus).

Quanto às buchas, costumo usar as de N. 8 que são mais do que suficiente. Importante observar a qualidade da parede onde os mesmos serão colocados, pois um reboco "podre" não vai ajudar muito. Se for azulejo, ótimo, perfure no rejunte que vai ficar bem forte.

:up:

Qui Set 06, 2012 12:30 pm
Membro

Data de registro: Seg Ago 06, 2012 11:08 am
Olá Edson,

restou terminando um armário aqui pra casa, armário da bagunça, meu segundo projeto. Não tenho experiência, cometi vários erros e aprendi com eles, e gostaría também que os amigos dessem opinião.

Ele ainda não está terminado, mas essa parte mede 2500mmx800mmx500mmm (a/l/p), está suspenso, sem fundo e fixo na parede. As buchas são de 10, por ele ser grande, mas o que o Yan disse é correto, no seu caso buchas de 8 são o suficiente.

Você não vai conseguir ver as fotos, mas acesse o link e terá uma idéia.

Abraço,

Vespa

Você não tem permissões suficientes para ver os arquivos anexados nesta mensagem.

Qui Set 06, 2012 2:20 pm
Iniciado

Data de registro: Qua Ago 22, 2012 2:04 pm
 Re: Armário de parede, método de instalação.
yankleber

O sistema de facão na traseira é mais seguro (ou mais prático) do que parafusarmos o armário na parede?

Abraços.

Qui Set 06, 2012 3:01 pm
Membro

Data de registro: Seg Set 17, 2012 10:23 pm
Desculpem a ignorância, o que seria um "sistema de facão "?
K

Sáb Set 29, 2012 1:13 pm
Membro

Data de registro: Qua Set 26, 2012 12:11 am
karinacampos escreveu:
K

2

Sáb Set 29, 2012 4:13 pm
Iniciado

AlfredoVeiga escreveu:
yankleber

O sistema de facão na traseira é mais seguro (ou mais prático) do que parafusarmos o armário na parede?

Abraços.

Desculpe a demora, mas só vi sua pergunta agora!!!

Alfredo, a grande vantagem do sistema de facão é o conforto durante a instalação do armário, pois ao invés de ter que ficar segurando um módulo grande e pesado no lugar para fazer as marcações (e também depois na hora de aparafusar), é muito mais fácil lidar com apenas um sarrafo. Acredito que o controle de nível, posicionamento e alinhamento, é bem mais simples assim.

Após ter fixado o sarrafo na parede, simplesmente levanta-se o armário e encaixa-o no lugar. Pronto!

Afora isso, não tem diferença alguma!

Sáb Set 29, 2012 4:56 pm
Iniciado

lcquerido escreveu:
karinacampos escreveu:
K

2

Sáb Set 29, 2012 5:00 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Neste tópico também tem explicações de como fazer o facão viewtopic.php?p=71452#p71452. Na casa que eu morava antes, os armários suspensos da cozinha foram fixados usando aquelas cantoneiras indicadas pelo Vespa, mas, ao invés de buchas, foram usados estes chumbadores . Os armários eram bem pesados e espaçosos, então, além do próprio peso, suportavam uma carga imensa de objetos de cozinha e nunca se mexeram do lugar. Abraços!

Sáb Set 29, 2012 5:35 pm
Membro

Yan, gostei do link, tem várias maneiras de fixar os objetos na parede,
mas tenho uma dúvida,
qual o critério? Como escolher a maneira certa de fixar o objeto pretendido?
Aquele que vai aguentar muito peso, usa-se tal sistema... é assim ?
E o que é aquela régua que aparece com uma ferramenta eletrica que acho
que é uma tupia ? Ela facilita a furação para fixação, me pareceu interessante.
k

Sáb Set 29, 2012 6:05 pm
Membro

Lauro, eu mesma ja fixei um armário com o sistema de facão, mas não sabia que tinha esse nome.
Gostei da robustei do chumbador. Mas como seria preso ao armário ? Ao invés do parafuso que vai
na bucha, prende-se esse parafuso na parede com cimento ?
k

Sáb Set 29, 2012 6:09 pm
Iniciado

karinacampos escreveu:
mas tenho uma dúvida,
k

Karina, não existe propriamente um critério. Basicamente todos os sistemas de fixação baseados em bucha e parafuso são eficientes e confiáveis, portanto use aquele que você gostar mais.

Como eu expliquei anteriormente, a vantagem em você usar um "sistema de penduramento" (hang system), que é baseado em duas peças, uma na parede e outra no armário em que após instalar as peças, você simplesmente encaixa o armário, é a praticidade de não ter que ficar segurando e equilibrando um peso enorme enquanto faz a fixação.

Aquela "régua" que você viu perto da tupia me parece ser um gabarito de furação.

Sáb Set 29, 2012 6:33 pm
Membro

YanKleber escreveu:
karinacampos escreveu:
mas tenho uma dúvida,
k

Karina, não existe propriamente um critério. Basicamente todos os sistemas de fixação baseados em bucha e parafuso são eficientes e confiáveis, portanto use aquele que você gostar mais.

Como eu expliquei anteriormente, a vantagem em você usar um "sistema de penduramento" (hang system), que é baseado em duas peças, uma na parede e outra no armário em que após instalar as peças, você simplesmente encaixa o armário, é a praticidade de não ter que ficar segurando e equilibrando um peso enorme enquanto faz a fixação.

Aquela "régua" que você viu perto da tupia me parece ser um gabarito de furação.

Uma coisa óbvia mas que o burrico aqui não conseguiu chegar à esta conclusão pela lógica. Vou levar muita surra por aqui ainda, graças à Deus...

Sáb Set 29, 2012 11:03 pm
Membro

Já que estamos falando neste sistema, o que é mais usual encontrar no mercado/ É que a patroa me pediu para fazer um armário para guardar produtos de limpeza externo e já pretendo usar este sistema de "penduramento". Mas aquele em ângulo eu já sei que não vai dar pois não tenho como fazer os ângulos como ferramental que tenho (plaina elétrica, serra tico tico e lixadeira orbital)

Abraços

Sáb Set 29, 2012 11:05 pm
Membro

Data de registro: Sáb Fev 18, 2012 2:27 pm
lcquerido,

Geralmente serras tico-tico permitem cortes em 45 graus, portanto você conseguiria sim fazer um facão ela.

Tem certeza de que a sua tico-tico não tem essa função ?

É claro que o ideal seria uma serra circular, pois consegue-se cortes mais precisos com ela, mas a tico-tico pode quebrar um "galhão" !

Abraços,
Fábio Reis.

Dom Set 30, 2012 12:17 am
Colaborador

karinacampos escreveu:
Lauro, eu mesma ja fixei um armário com o sistema de facão, mas não sabia que tinha esse nome.
Gostei da robustei do chumbador. Mas como seria preso ao armário ? Ao invés do parafuso que vai
na bucha, prende-se esse parafuso na parede com cimento ?
k

Karina, o chumbador, na verdade, é uma bucha de metal. Você encaixa ele no furo e a ponta do parafuso fica para fora. É só apertar a porca e a parte traseira dele, que é de um diâmetro maior, abre as garras dentro do furo e fixa a peça na parede. É mais seguro que a bucha, pois esta é de plástico, e o chumbador é de metal. Não sei se o sistema "facão" é tão seguro para armários que vão receber carga de peso tão alta, pois nunca usei para esse fim, só para fixação de paineis, portanto, não posso opinar nesse quesito. Abraços!

Dom Set 30, 2012 3:41 am
Membro

Entendi, vou usar o chumbador para fixar os armários da área de serviços. E para o painel da sala, usarei o sistema de facão.
karina

Dom Set 30, 2012 10:20 am
Iniciado

Lauro escreveu:
Não sei se o sistema "facão" é tão seguro para armários que vão receber carga de peso tão alta, pois nunca usei para esse fim, só para fixação de paineis

Lauro, esse sistema é usado em armários de cozinha, que sustentam enorme peso em louça.

Dom Set 30, 2012 2:53 pm
Colaborador

Valeu Yan! Acho ele mais prático também, pois, se precisar, eventualmente, tirar o armário, é só erguê-lo e pronto. Só não acho muito legal o vão que fica no encaixe. Se alguém for usar para fixar armários, já calcule a folga no fundo para o facão ficar dentro da caixa. Abraços!

Dom Set 30, 2012 11:50 pm
Iniciado

Data de registro: Seg Out 01, 2012 1:43 pm
---------
Para um armários com essas dimensões pode também usar niveladores típicos dos móveis superiores de cozinha, desde que tenha a costa recuada face às ilhargas.
Existem deles que aguentam até 130kg por armários, tipo .

Bom trabalho!

Qua Out 03, 2012 2:10 pm
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 20 Mensagens ]