Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 8 Mensagens ] 
Ar condiconado, o quê aproveitar? 
Autor Mensagem
Administrador

Data de registro: Qua Out 15, 2008 10:50 am
 Ar condiconado, o quê aproveitar?
Pessoal troquei meu Ar Condicionado antigo tipo "caixotão 7.000 BTU" marca Consul por um Split 12.000 BTU, bom não
tive coragem de joga-lo fora em01 , afinal pode servir pra alguma trapizonga /think

Vamos a 2 questões:

1º) O compressor está bom :!: será dá para fazer compressor para aerógrafo, como os de geladeiras :?:

2º) Tem mais alguma peça, além das chaves que podem ser aproveitadas :?: ainda não desmontei ele,
já fui intimado pela Patroa a jogar o resto fora :oops:

O ventilador vou usar para refrescar o sotão, transformarei ele num exaustor.

O técnico que instalou o novo, me recomendou tomar cuidado na hora de cortar o tubo, onde percorre o gás,
pois queima em contato com a pele :oops:

Obs: O Ar Condicionado antigo é 220V.

Abraços
Edú

Dom Out 14, 2012 8:53 pm
Perfil WWW
Administrador

Mensagem Re: Ar condiconado, o quê aproveitar?
Achei um projeto bem interessante e que dá para ser melhorado :up:

Compressor pra aerografo Facil e Barato

Abraços
Edú

Dom Out 14, 2012 11:27 pm
Perfil WWW
Colaborador

Data de registro: Ter Abr 12, 2011 7:32 pm
Edu, sinceramente, nem sei que peças tem dentro de um ar condicionado :D . Mas gostei do vídeo do aerógrafo. Se der para fazer um com o compressor do ar, é uma ótima pedida. Abraços!

Seg Out 15, 2012 12:03 am
Membro

Data de registro: Qui Jul 09, 2009 1:22 pm
Edu, procure um compressor com o motor queimado, o que é comum nos novos, xing-ling, sai mais barato comprar outro do que consertar, mas para o que você quer, deve ser a solução. Vai ter um reservatório grande, e todos os acessórios de segurança e pressostato a um preço pequeno. Eu fiz isso, comprei um compressor pequeno com o motor queimado (joguei fora), e junto dele um motor de geladeira duplex antiga, que retirei de uma funcionando mas que foi descartada por um amigo. Tive o cuidado de ao retirar o motor da geladeira, soldar dois tampões que podem ser retirados e liberam os canos de entrada e saída de ar do motor e que ao permanecerem fechados, impedem a oxidação interna do motor(motor de geladeira aberto enferruja e muito, com o sistema fechado também enferruja). Infelizmente, ainda não fiz as soldas e ligações elétricas, mas sei que vou ter que me preocupar com o óleo que circula no compressor de geladeira e que contamina o ar que vai para o aerógrafo. li em algum lugar que isso pode ser minimizado com um recurso usado em refrigeração... dar voltas (fazer dois círculos subindo com o cano que sai do motor para o reservatório e somente depois direcionar o ar para o reservatório.....vou descobrir, mas não agora....estou com pouco tempo) Vou ganhar no silencio, mas sei que vou ter que me preocupar com o nível de óleo do motor ao longo do uso.

Seg Out 15, 2012 9:26 pm
Administrador

Carlos mesmo um compressor pequeno acaba ocupando mto espaço que quase não tenho :D

Quero fazer uma montagem vertical pois ocupa menos espaço, segue uma foto de exemplo :arrow:

Imagem

Após algumas pesquisas acabei comprando as peças básicas, segue esquema :arrow:

Imagem

Este é um esquema básico, o Pressostato de 60/100 psi será colocado em série com a chave liga/desl.

Imagem Imagem
Regulador e Registro de esfera.

A titulo de curiosidade segue um vídeo explicando funcionamento do motor de geladeira.

conforme for montando vou postando as fotos :lol:

Abraços
Edú

Ter Out 16, 2012 12:29 am
Perfil WWW
Membro

Data de registro: Sáb Abr 02, 2011 2:39 pm
Edú,
este videozinho me lembrou minha primeira tico-tico de bancada caseira, utilizei de um compressor de geladeira queimado somente o virabrequim com o pistão sem o enrolamento do motor, para para fazer o movimento da serrinha . Ficou show , durou ate acab....comprar uma Makita . Hehe!
Mas que serrou muito mdf, serrou sim.

Att.

Demétrius

Ter Out 16, 2012 1:01 am
Membro

Data de registro: Dom Jun 10, 2012 12:50 pm
Edu, a garrafa Pet, tem qual função, não seria melhor usar o corpo de um extintor de carro, você encontra em desmanche de carro, ou ferro velho, sai quase de graça.

Ter Out 16, 2012 6:22 am
Administrador

---------
mellado escreveu:
Edu, a garrafa Pet, tem qual função, não seria melhor usar o corpo de um extintor de carro, você encontra em desmanche de carro, ou ferro velho, sai quase de graça.

Este modelo de garrafa pet aguenta até 110 Bar, eu estarei trabalhando com 60 Bar no aerógrafo,
estintor eu até tenho um aqui, mas quero algo mais leve e quanto menor melhor, pois pretendo
movimenta-lo para outros locais de minha moradia.

Se eu acha-se algum cilindo de metal, mais leve que o extintor e que guente até 100 Bar :up:,
a única coisa que me preocupa são as mangueiras PU só aguentam 150 PSi que é igual a 10 bar :oops:

Mas o meu aerógrafo trabalha com pressão de 15 a 50 PSI ou seja de 1 a 3.4 Bar portanto está
garrafa estará perfeita para aplicação que me disponho, pressão está que ajustarei no Regulador
de saída que possui um manometro acoplado.

Segue um link legal para conversão de

Abraços
Edú

Ter Out 16, 2012 8:42 pm
Perfil WWW
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 8 Mensagens ]