Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 13 Mensagens ] 
Ajuda dos Amigos giradores 
Autor Mensagem
Conselheiro Senior

Data de registro: Sáb Jan 15, 2011 5:59 pm
Mensagem Ajuda dos Amigos giradores
Olá caros amigos de torno e aficionados da arte de girar madeiras, boa tarde.
Estou com um pequeno problema, que embora seja de relativa facilidade em resolver resolvi apelar aos amigos a ajuda necessaria para resolver da melhor forma possivel ou seja:
Recebi uma encomenda para fazer uma peça segmentada; ainda não esta decidida se um Jarro ou um Vaso ou uma Gamela, porém as exigências são para que esta peça seja com "alças", e isto tornou-se um desafio.
Ocorre que há algum tempo atras eu vi e arquivei um site onde um torneiro americano ou canadense, aceitou este tipo de desafio e construiu uma peça maravilhosa nestas condições. Eu tive um problema em meu PC e perdi todos os meus arquivos e por mais que eu procure não encontro o site, e também não me recordo de que forma foi resolvido.
Será que algum dos amigos poderiam me ajudar? Conto com a ajuda dos amigos.
Um grande abraço a todos
Silvio

Seg Fev 27, 2012 5:17 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Set 07, 2010 10:09 am
Mensagem Re: Ajuda dos Amigos giradores
. . .

Vou pesquisar na net e ver se consigo achar algo que te ajude

Mas . . .

a príncipio será que as alças coladas com cavilhas não resolveira o caso; digo isso
pois estou querendo fazer um castiçal pra vela votiva, sabe, aquelas bem grossas e baixinhas
este castiçal pelo desenho que tenho tem uma alça tornedada e isso significa que será em duas
peças, o que me remeteu em meus pensamentos que para a alça ficar sustentável na peça e aguentar
o peso do castiçal tem que estar bem firme mas não tem como parafusar então pensei
o castiçal pronto, a alça torneda pronta, uma cavilha, furos no castiçal e na alça, uma caviha e cola

eu particularmente resolvi que vou fazer assim; mas minha peça será pequena e portanto leve e tua
encomenda pelo meu raciocínio será pesada e vamos ver se consguimos te ajudar nessa

tô acompanhando

Blz . . .

Abraços

. . .

Seg Fev 27, 2012 5:40 pm
Conselheiro Senior

Mano Micro, até já pensei nesta solução, porém o site que vi funciona de forma diferente; o cara retira dois segmentos do labio superior da peça e coloca sobre estes dois espaços, dois outros segmentos já com a alça acoplada, não sei se fui claro; só não recordo se o cara para retirar estes dois segmentos onde irá entrar as alças ele serra ou se coloca sem cola.
Não sei se consegui me expressar.
Um abraço
Silvio

Seg Fev 27, 2012 6:14 pm
Colaborador

Data de registro: Ter Set 14, 2010 11:11 am
Ola Silvio!!!!! sou um zero a esquerda em torneamentos, massss, adoro as peças!!!!!! E E "surfando" , achei no link umas ideias interessantes, para alças salientes -

e se aceita um pitaco para alças no próprio corpo da peça, depois dela pronta, faça aberturas e arredonde com a tupia , fresa meia cana, com um jig pra sair bonito, para o lado externo, um bela lixada, (olha só quem tá falando.....rsrsrsrsrs), seria o que eu faria......e acho que é o que Voce pensou!!!

Ter Fev 28, 2012 3:13 pm
Conselheiro Senior

Valeu amigo Dagoonun, é um excelente material, vou estuda-lo atentamente.
Muito obrigado e um grande abraço
Silvio

Ter Fev 28, 2012 3:57 pm
Membro

Data de registro: Qui Out 14, 2010 5:46 am
Procurei mas não encontrei segmentados com asas.
Encontrei isto:

E isto. que não tem a ver, mas achei interessante: :lol: :lol:

Ter Fev 28, 2012 6:45 pm
Conselheiro Senior

Valeu amigo Verde, vou continuar estudando algumas possibilidades que já tenho.
Um grande abraço
Silvio

Ter Fev 28, 2012 8:01 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Nov 18, 2009 8:08 am
Silvio torneia a alça como se fosse um cabo e depois mais dois pedacinhos curtos para fazer a ligação entre a alça e a peça. Ficaria assim |_| . Ou dois pegadores tipo puxador de gaveta...

Ademir

Qua Fev 29, 2012 8:23 am
Colaborador

Data de registro: Qua Nov 18, 2009 8:08 am
De novo

Dá uma olhada nesse link

Variando a posição da alça para "horizontal" não daria certo? Ou como disseste torneando a peça pronta retirando um segmento(enrola com jornal antes de colar esse segmento) e inseres outro segmento já com a alça toreneada ou recortada na tico-tico....

Bão, são idéias... vai que dá certo...

Ademir

Qua Fev 29, 2012 8:39 am
Conselheiro Senior

É amigo Ademir, o caso vai funcionar como um desafio mesmo, ainda acredito que a melhor forma seja esta que tu disse com um falso segmento enrrolado no jornal para não colar com a peça e depois retirar e colocar as alças.
O video que voce mostra fica impossivel devido a distancia das duas alças (minha peça terá duas alças), os trancos inevitáveis são demais para a estrutura de um segmentado, talvez em madeira sólida fosse possivel; mas por isso é que existem os desafios né não.
Vamos pensando um pouco mais.
Um grande abraço
Silvio

Qua Fev 29, 2012 1:00 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
Silvio, se o problema for retirar os segmentados, a minha sugestão seria fazer estes com madeira balsa, aquela de aeromodelos, pois seria fácil de retirar, daria tambem para ser feito com espuma de poliuretano, ou até com parafina, mas não tenho idéia de como seriam as alças, tambem vão ser segmentadas?

Dom Mar 04, 2012 10:04 pm
Conselheiro Senior

Amigo Pedro, na verdade já resolvi o problema, não poderia ser de madeiras diferentes devido a trepidação poderia abalar a estrutura da peça, então eu fiz com a propria madeira e deixei um segmento solto, ou seja envolvi ele em fita adesiva tipo durex, e colei o conjunto depois foi só retirar o falso segmento e colocar as alças. Mas espere até amanhã ou depois que eu já estou terminando e alias está ficando bem legal, é uma experiência bastante interessante.
Um grande abraço e obrigado pelo pitaco.
Silvio

Dom Mar 04, 2012 10:11 pm
Colaborador

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 8:29 pm
---------
Fico ansioso pelo resultado, ultimamente tenho aprendido muito, o duro é a falta de tempo para colocar tudo em prática, o pior é que eu quero fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo.
Um grande abraço
Pedro

Seg Mar 05, 2012 9:55 am
Fórum Trancado Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 13 Mensagens ]